Meu Twitter

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Alimentos para Diabéticos (e para prevenir o Diabetes)


Alimentos para Diabéticos (e para prevenir o Diabetes)
Alimentos para Diabéticos (e para prevenir o Diabetes)
O diabetes (tipo 2) é uma doença que está estritamente relacionada com os hábitos alimentares. Se os diabéticos, é muito importante ter uma dieta equilibrada, rica em fibras e ficar sempre atento à quantidade de carboidratos dos alimentos, para que não ultrapassem a recomendação diária. A dieta deve ser variada e balanceada.

Os alimentos para diabéticos devem possuir baixo índice glicêmico, que é o indicador da velocidade com que a glicose entra no organismo. Alimentos com índices glicêmicos altos elevam a glicose no sangue rapidamente e por sua vez levam a picos de insulina, justamente o hormônio causador dos problemas em diabéticos. Sem conseguir absorver a glicose corretamente, ela fica na corrente sanguínea e pode levar a complicações como a oxidação dos vasos.

A dieta para os diabéticos é um instrumento terapêutico fundamental para evitar complicações com essa doença. E dieta quer dizer: o que se come, quanto se come e como se come.

A chamada dieta mediterrânea ainda é considerada a mais adequada em caso de diabetes pois privilegia alimentos com ação anti-inflamatória que ajudam na capacidade de regeneração das artérias, mantendo-as jovens e saudáveis.

Alguns Alimentos Indicados para Diabéticos
Alimentos para Diabéticos (e para prevenir o Diabetes)
Abacate
O abacate é um ótimo alimento para os portadores de diabetes. Isto porque ele é rico em gorduras monoinsaturadas e também possui poli-insaturadas, ambas gorduras boas para a saúde. O abacate, assim como as outras gorduras monoinsaturadas como azeite, nozes e castanhas, auxilia na resistência à insulina e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Aveia
A aveia contém uma elevada percentagem de fibras, vitaminas do complexo B (especialmente B1), vitamina E e antioxidantes. A grande quantidade de fibra resulta em uma mais lenta absorção da glicose, e a combinação de antioxidantes faz da aveia um alimento recomendado para estabilizar o açúcar no sangue.

Gorduras Saudáveis
Gorduras são importantes fontes de energia para o organismo e também atuam na síntese de hormônios. Mas é preciso escolher versões saudáveis, que são fontes de ômega 3 e de outros ácidos graxos. Boas escolhas são alimentos como abacate, nozes, amêndoas, castanhas, óleo de coco e azeite de oliva.

Azeite de Oliva
O azeite de oliva praticamente não possui carboidratos, portanto não altera os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a absorção de alimentos consumidos junto com o óleo fica mais lenta. O azeite é rico em Omega 3 e Omega 9, que ajudam a manter a flexibilidade dos vasos sanguíneos, permitindo um bom fluxo de sangue.

Canela
A canela aumenta a sensibilidade à insulina e é importante no combate ao colesterol ruim (LDL). As células convertem açúcares em energia de maneira mais eficiente e controlam a quantidade de açúcar no sangue. Diabéticos que receberam extrato de canela por dia durante 40 dias apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue após se alimentar, bem como melhorias substanciais na saúde do coração.

Chá Verde
O chá verde contém antioxidantes, que ajudam a manter a flexibilidade dos vasos sanguíneos e estabilizar os níveis de glicose no sangue. Um estudo recente da Universidade da Pensilvânia descobriu que este elemento reduz os níveis de açúcar no sangue e impede a subida acentuada depois de uma refeição cujo conteúdo principal foram carboidratos.

Folhas Verdes
As folhas verdes; como alface, rúcula, couve, espinafre, almeirão e salsinha; contêm carboidratos que liberam hormônios no intestino que fazem reduzir o apetite. Essas folhas melhoram a sensibilidade à insulina e, assim, ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.

Vinagre de Maçã
O vinagre de maçã reduz o poder de resistência à insulina do corpo. Ele também diminui os níveis de açúcar no sangue (especialmente se tomado antes de ir dormir). Ele melhora a sensibilidade à insulina de 19% a 34% em pessoas que sofrem de diabetes e condições de pré-diabetes, respectivamente. Ele também retarda o processo de conversão de carboidratos em glicose absorvendo os bicarbonatos no sistema digestivo.

Chocolate Amargo (70% cacau ou mais)
O chocolate amargo pode aumentar a sensibilidade das células à insulina e reduzir o risco de diabetes. O chocolate amargo, especialmente aquele que não passou por vários processos de industrialização, contém substâncias benéficas à saúde, denominadas flavonoides e, diferente do chocolate ao leite, contém baixas quantidades de gordura saturada. Entretanto, o cacau em pó possui maior concentração de flavonoides.

Em tempo, esses alimentos são recomendados não somente para diabéticos, mas também para pessoas em processo de pré-diabetes ou qualquer um preocupado com a saúde e com a prevenção do diabetes.

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral


Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral
Você sempre ouve dizer que comer arroz integral faz bem, que é melhor que o branco, etc. Mas você sabe as diferenças entre eles? Você sabe por que o arroz integral é melhor que o branco?

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral
Arroz Branco
É o tipo de arroz mais consumido no Brasil. Ele passa por um processo que sobra apenas o endosperma, que é o amido. O produto final tem coloração esbranquiçada.

O arroz branco, ou seja, o arroz polido passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes. O polimento muda a aparência, suaviza o sabor e amacia os grãos. Esse arroz também recebe a adição de ferro e vitaminas durante o processo de polimento. O branco é rico em carboidratos e pobre em proteína.

O arroz branco polido apresenta redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as características nutricionais.

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral
Arroz Integral
O arroz integral é o grão descascado não-polido, e portanto, preserva os nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo.

O integral possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B e fibras. A parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada. Isso faz com que o sistema gastrointestinal seja estimulado, além de aumentar o período de saciedade. O produto final tem um tom mais escuro.

Uma Ajuda no Emagrecimento: Índice Glicêmico Menor
Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral
Uma diferença pouco mencionada entre o arroz integral e o branco é o índice glicêmico. O arroz integral possui um índice glicêmico menor, o que faz que seja convertido em açúcar no sangue em uma velocidade muito menor que o arroz branco. Isso, além de outras vantagens, faz com que a saciedade dure por muito mais tempo, tornando o alimento integral um poderoso aliado no emagrecimento.

Vantagens do Arroz Integral
Diminui os problemas intestinais como a constipação;
Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos;
Protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1 (que é praticamente ausente no arroz branco);
Melhora o metabolismo da contração muscular;
Aumenta a saciedade.
Quanto ao valor calórico destes alimentos, não há grandes diferenças: enquanto 100 gramas de arroz branco possui 128kcal, a mesma quantidade de arroz integral possui 124kcal. Porém, nunca podemos levar em consideração somente o valor calórico dos alimentos: devemos lembrar que o arroz integral é um alimento rico em fibras, que além de favorecer o funcionamento intestinal, pode trazer outros benefícios para a saúde.

Se você consome arroz branco e tem dificuldade de introduzir o arroz integral na sua dieta, a dica é: comece a comer o integral aos poucos.

Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral
Dica para o Arroz Integral
Antes de fazer o arroz integral, é preciso deixar de molho, no mínimo 6 horas. Isso vai deixa-lo mais macio e seu cozimento ficará mais rápido. Além disso, o ácido fítico é neutralizado e os nutrientes prevalecem. Coloque o arroz de molho e adicione duas colheres de vinagre. Se não deixar de molho, é preferível comer o arroz branco: O ácido fítico pode ser prejudicial à saúde.

Deixar de molho permite que enzimas, lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Deixar de molho é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar seus benefícios nutricionais.

Para introduzir o integral na sua dieta, no início você pode misturar um pouquinho do integral no seu arroz branco. Outra dica é misturar o arroz integral a outros ingredientes; fazer um mix, por exemplo: depois que terminar de cozinhar o arroz integral, em outra panela refogue alho, cebola, acrescente peito de frango desfiado, cenoura, alho poró, vagem; enfim: abuse da criatividade!

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?


Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?
Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?
Vamos direto ao ponto: Não, não funcionam. Nenhum creme elimina rugas — e nem sequer as suavizam. Bom, pelo menos eu não conheço nenhum que faz isso. Desde que comecei notar minhas ruguinhas, nunca consegui exterminá-las, e olha que eu já usei muitos cremes.

Quero falar desse assunto aqui no blog, porque recebo muitos e-mails de leitoras querendo saber qual creme elimina rugas, que pagaram fortunas em produtos e que não notaram nenhum resultado. Então ficam frustradas e desanimadas em cuidar da pele. Tudo isso por muitas propagandas enganosas que prometem eliminar toda sua ruga. Bem, se houvesse uma forma tão fácil de eliminar rugas, não existiria mais ninguém com elas, não acham?

O que é a ruga?
As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Mais eficiente que o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada. A ruga é um processo de degradação das células que formam a pele. Se essas células morrem, elas deixam um espaço, que com o tempo vai se ressaltando com a morte de mais células.

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?
E o que faz um creme anti-idade?
Como vimos, os cremes anti-idade provavelmente não eliminam rugas. No entanto, isso não faz com que eles sejam inúteis. Eles possuem, sim, uma série de propriedades que ajudam a manter a pele bonita e saudável:

Uniformiza a tonalidade da pele
Estimula a produção de colágeno
Restaura a firmeza e a elasticidade da pele
Rejuvenesce a pele seca e sem brilho
Hidrata, proporcionando maciez
Retarda o aparecimento natural das rugas
A maioria dos cremes anti-rugas (assim como algumas maquiagens) vem com substâncias como o retinol (que promete o rejuvenescimento da pele), hidroxiácidos (também responsáveis pelo rejuvenescimento), enzima Q10 (que estimula o crescimento de células novas na pele), além de outras. Porém, ainda não foi provado cientificamente o poder desses cosméticos.

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?
E o que funciona para eliminar rugas então?
Ruga não se elimina, porém existem tratamentos como a toxina botulínica que ajudam a disfarçá-las. É um medicamento de origem biológica obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. Botox, como todo mundo fala, é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan. Os médicos usam o botox para suavizar as rugas dinâmicas ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.

No entanto, a toxina botulínica é um método invasivo e não-natural: minimiza rugas porque paralisa o músculo. Tem que ser reaplicada a cada seis meses ou um ano, e torna os músculos cada vez mais flácidos, pois causa atrofia muscular.

A cirurgia plástica é o método mais eficiente (porém altamente invasivo). Existem outros tratamentos que podem ajudar (como por exemplo CO₂ fracionado). Para conhecer as opções que mais se adaptam ao seu caso, o mais recomendado é sempre buscar um dermatologista.

Qual a melhor forma de prevenir as rugas?
Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?
A melhor forma de prevenir as rugas é começar a cuidar da pele desde cedo: quanto mais cedo começar os cuidados, melhor. Fazer o uso de hidratantes, protetor solar, DMAE, cremes à base de vitamina C; tendo a pele jovem, á a melhor forma da prevenção.

O seu dia a dia se reflete na sua pele. São dois os principais fatores que podem prevenir rugas:

Estilo de Vida: Pessoas saudáveis terão pele saudável. É necessário alimentar-se de forma correta, tomar bastante água, fazer exercício regularmente e dormir bem. Uma dieta à base de antioxidantes é capaz de reduzir os sinais da idade da pele. Evitar o açúcar, pois contribui para o envelhecimento da pele.
Cosméticos: Sempre usar protetor solar. Também, como vimos, o uso de bons cremes anti-idade funcionam sim na prevenção, e podem ajudar a manter sua pele mais saudável e evitar o surgimentos de novas rugas. Também é necessário ter um cuidado especial com a limpeza da pele: retirar a maquiagem à noite é fundamental para manter a pele saudável.
Por quanto tempo que devo usar um creme para notar seu efeito?
Não adianta começar a usar um produto hoje e querer que ele faça efeito imediatamente. Geralmente, a suavidade e a maciez já são sentidas assim que o hidratante é aplicado. Alguns ativos que podem estar presentes nas fórmulas, como as vitaminas C e E, o DMAE e outros podem demorar até um mês para agir. O ideal é que você use o mesmo produto por pelo menos 3 meses. Por outro lado, existem substâncias que se usadas por muito tempo podem gerar efeitos colaterais, ou então podem não fazer mais efeito. Nesses casos, é importante mudar o tratamento.

Enfim, minha intenção é a de deixar bem claro que existem muitas propagandas enganosas e que não existe nenhum produto que elimine as rugas, o que não tira totalmente o mérito dos cremes anti-idade.

Ah, e se alguém já usou algum produto que de fato eliminou rugas, por favor me avise, ok? 🙂

Como cuidar dos cabelos no inverno?


Como cuidar dos cabelos no inverno?
Como cuidar dos cabelos no inverno?
A estação mais fria do ano chegou e com ela devemos redobrar a atenção com a beleza, uma vez que a pele e os cabelos sempre ficam mais ressecados e frágeis no inverno. Isso acontece porque nos dias mais frios há menor produção de glândulas sebáceas, assim os cabelos tendem a ressecar com mais facilidade.

No inverno, quando a umidade está baixa, seu cabelo pode ficar seco. Na maioria das vezes, deixamos o cabelo secar naturalmente no verão, mas durante o inverno é muito comum apelarmos para o secador já que o ar quente que sai dele é tão reconfortante!

A falta de cuidados nesta época vai refletir no seu cabelo nos próximos meses e com certeza você vai demorar muito para recuperá-los.

A hidratação (e alguns outros cuidados) são essenciais para manter a beleza dos fios em épocas de baixa temperatura.

Como cuidar dos cabelos no inverno?
Dicas para evitar o ressecamento dos fios no clima frio
Evite usar o secador de cabelos em excesso. É mais aconchegante e quentinho secar o cabelo após o banho, mas o secador resseca ainda mais os fios. Caso precise usar o secador, utilize sempre um protetor térmico e deixe o ar um pouco mais frio.
Utilize um umidificador de ar. Além de ser bom para suas vias respiratórias, também fará um enorme bem aos seus cabelos.
No inverno, usamos água mais quente no banho do que nas outras estações, porém a água quente é muito prejudicial às madeixas. Além de ressecar o couro cabeludo e estimular a oleosidade na raiz, resseca muito os fios. Na hora de enxaguar os cabelos opte pela água mais morna.
Abuse dos finalizadores para evitar o ressecamento das pontas. O mais recomendado é o óleo de argan. Pode ser depois do banho ou com os cabelos secos. Isto combate o ressecamento e ajuda a diminuir o frizz dos cabelos, muito comum nesta época.
Como cuidar dos cabelos no inverno?
Hidratação Capilar
Para manter os cabelos saudáveis e bonitos, a hidratação capilar é importante durante o ano todo. Mas tanto em climas muito quentes como frios ela é mais necessária.

Ampolas: Como no frio fica mais difícil de fazer hidratação capilar, uma boa opção é usar ampolas capilares. Elas têm princípios ativos mais concentrados e é mais prática de usar. As ampolas podem ser usadas toda semana, intercalando com as hidratações capilares.
Umectação capilar: Para pontas bem ressecadas, a umectação capilar é a maneira mais indicada para tratar.
Cronograma Capilar:Para cabelos mais problemáticos como fios ressecados, opacos, com pontas espigadas ou duplas, elásticos, quebradiços, finos ou até se você já sofreu corte químico por causa das luzes, o mais recomendado é fazer um cronograma capilar.
Hidratação Capilar: Hidrate os fios ao menos de quinze em quinze dias, assim você ajuda a manter o brilho e a saúde dos seus cabelos. As máscaras também são muito importantes para manter os cabelos hidratados no inverno, além de terem um forte poder de hidratação. As máscaras de tratamento oferecem brilho e sedosidade aos cabelos.
Como cuidar dos cabelos no inverno?
Receita para hidratar os cabelos
1 colher de sopa de máscara capilar
1 gema de ovo
10 gotas de óleo vegetal (coco, abacate, argan ou jojoba)
5 gotas de óleo essencial de alecrim
Modo de fazer: Misture todos os ingredientes. Lave os cabelos e retire o excesso de água. Passe a máscara e deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem. Finalize com condicionador.

Faça essa hidratação de 15 em 15 dias intercalando com as ampolas.