Meu Twitter

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?


Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?
Você consegue diferenciar se o seu cabelo está caindo ou quebrando?

Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?
A queda de cabelo e a quebra dos fios são dois problemas capilares que afetam a densidade e resultam na perda de volume das madeixas, o que confunde muitas mulheres. Apesar de possuírem sintomas parecidos, os quadros são bastante diferentes e possuem causas distintas, o que também diferencia o tratamento dos problemas. Por isso, é importante saber identificar se seus cabelos estão caindo ou simplesmente se partindo. Identificando o problema, é preciso tratar os fios corretamente e recuperar a saúde e a densidade dos cabelos.

Uma dica rápida para saber é fazer uma avaliação em casa: puxe os fios levemente entre os dedos e verifique se eles caem com uma massinha branca na ponta. Se isso ocorrer, é porque está havendo queda e não quebra.

Queda de Cabelo
Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?
A queda de cabelo pode estar ligada a problemas emocionais e hormonais. Especialistas afirmam que, normalmente, caem em média 100 fios por dia, uma quantidade para as pessoas que têm, em média, 70 mil fios de cabelo. Porém, quando a queda incomoda e parece anormal, é importante verificar informações com um dermatologista para que ele veja qual é a causa do problema e ofereça um tratamento específico. Geralmente, a calvície nas mulheres atinge a região da frente e as laterais do cabelo, não se espalhando por todo o couro cabeludo.

Em algumas mulheres, a queda pode ser a disfunção hormonal, devido a problemas na tireoide e na hipófise. Outras causas incluem estresse emocional, doenças crônicas como diabetes, câncer e dietas alimentares.

Um dos motivos para a queda é a Alopecia Androgenética (AAG). Esse problema faz com que os fios que estejam próximos à divisão central do cabelo fiquem mais escassos. Esse distúrbio fica mais evidente quando a mulher está se aproximando da menopausa, mas pode ser tratada com reposição hormonal.

Outro distúrbio que causa a queda de cabelo é o Eflúvio Telógeno Agudo (ETA) em que fios que antes cresciam muito entram na fase telógena (fase de repouso). Podem ser várias as causas que determinam o surgimento do eflúvio telógeno, como: pós-parto, interrupção do uso de pílulas anticoncepcionais ou de reposição hormonal, infecções e doenças acompanhadas de febre alta, traumas físicos e/ou emocionais, pós-operatório, doenças da tireóide, deficiências nutricionais (ferro, zinco e proteínas) ou dietas muito restritivas (com ou sem medicamentos).

Tratamento para Queda de Cabelo
Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?
Para evitar que seus cabelos caiam, mantenha-os sempre fortalecidos e saudáveis, com produtos antiqueda e fortalecedores. Preserve sempre seus fios limpos e saudáveis, pois higienizá-los corretamente ajuda as madeixas a não se desprenderem da raiz com facilidade. Como a dermatite seborreica também favorece a queda, quem já foi diagnosticado com a doença pode utilizar shampoo anticaspa, que são indicadas para tratar o couro cabeludo e reduzir o problema.

Se houver ausência de vitaminas, experimente pantogar, biotina, e vitaminas e minerais para os cabelos. As vitaminas ajudam no fortalecimento, assim como medicamentos de aplicação local para auxiliar no crescimento dos fios e evitar a queda, tais como: minoxidil, avicis, finasterida e latanoprosta.

Experimente tratar com óleos essenciais, aloe vera e outros tratamentos naturais.

Caso a sua queda de cabelo não seja resolvida, procure um dermatologista, pois essa intensa frequência na perda dos fios pode levar à calvície. Hoje, alguns procedimentos clínicos já são feitos para solucionar o problema, como laser fracionado, luz infravermelha e microagulhamento.

Quebra de Cabelo
Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?
A quebra pode ser notada ao passar a mão pelo couro cabeludo e sentir os “toquinhos” dos fios. A quebra de cabelo acontece quando o fio não cai pela raiz e sim sofre algum estresse que o deixa enfraquecido. Fatores ambientais como o excesso de sol e de vento, mudanças bruscas de temperatura, o cloro da piscina e processos químicos podem deixar os fios quebradiços.

Outras causas da quebra: Procedimentos químicos como alisamento, tintura, relaxamento e escovações exageradas.

Tratamento para Quebra de Cabelo
Qual a diferença entre Queda de Cabelo e Quebra de Cabelo?
A maior causa para a quebra de cabelo é o uso de químicas inadequadas ou má aplicação de produtos por profissionais que não estão preparados.

Nesse caso, o melhor caminho é diminuir e até mesmo cortar o uso desses elementos, fazer hidratações semanais e reconstruções térmicas, que ajudam a nutrir os fios e deixá-los saudáveis novamente. Cabelos bem nutridos costumam ser mais maleáveis e não quebram tão facilmente.

Uma boa dica é investir em tratamentos mais eficazes como um cronograma capilar. Por se tratar de um tratamento a médio prazo, o cronograma capilar garante hidratação, nutrição, regeneração e proteção do fio, interrompendo a quebra.

Manter as pontas saudáveis também ajuda. Tratamentos com óleo de argan e jojoba nas pontas ajuda no fortalecimento.

Cuide dos fios na hora de lavar. Desembaraçar os cabelos apenas quando estiverem molhados para que o pente deslize nos fios sem quebrá-los. Use elásticos de tecido, sem partes metálicas, que podem deixar os fios enganchados e parti-los.

Diminuir o uso frequente de ferramentas de calor, como secador e chapinha, que fazem com que os fios fiquem mais fracos e suscetíveis à quebra, e sempre utilizar protetores térmicos.

Ao notar alguma diferença nos cabelos, é importante não deixar passar muito tempo e procurar um médico especialista. Ele será capaz de encontrar as causas dos problemas e oferecer as melhores soluções para seus fios.



Fonte: Beleza e Saúde .com

Semente de abóbora: alimento riquíssimo e versátil


Semente de abóbora: alimento riquíssimo e versátil!
Semente de abóbora: alimento riquíssimo e versátil!
Você já experimentou semente de abóbora? Quase todo mundo sabe que a abóbora é um vegetal muito nutritivo, rico em carotenoides e antioxidantes. Mas e as suas sementes?

Além das propriedades encontradas no fruto, essa importante parte da abóbora normalmente é jogada fora: as sementes são extremamente nutritivas, e um dos alimentos mais ricos em fibras já pesquisados.

Propriedades da Semente de Abóbora
Semente de abóbora: alimento riquíssimo e versátil!
Excelente fonte de fibras, as sementes de abóbora são um excelente auxiliar na regularização do trânsito intestinal.
Abundante em triptofano. Este aminoácido converte-se em serotonina no seu corpo, garantindo bom humor e uma boa noite de sono.
Rica em magnésio. Este mineral é um relaxante natural, importante para o bom funcionamento do coração.
Possui elevados níveis de proteínas. Essencial para a saúde, é especialmente útil para quem deseja ganhar massa muscular.
Elevada presença de zinco. Este mineral reforça o sistema imunológico e também protege a próstata.
Excelente fonte de ferro. Fornece energia ao seu corpo e colabora decisivamente na formação do sangue, facilitando o prolongar de uma vida saudável.
Incluem compostos de fitoesterol. Estes esteróis são importantes na redução dos níveis de colesterol. No universo das nozes e sementes, as sementes de abóbora possuem a 2ª maior concentração de esteróis, logo após as sementes de girassol e dos pistaches.
Semente de Abóbora para Pele e Cabelos
Rica em vitamina E (vitamina com reconhecida ação antioxidante), o consumo diário desta semente pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce, não só da pele como das todas as células do organismo. A vitamina A contida na semente também ajuda na saúde da pele.

O óleo extraído da semente de abóbora, usado tanto interna quanto externamente, auxilia no tratamento de queda de cabelo, quando combate o DHT (DiHidroTestosterona) — que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de enfraquecimento e perda dos cabelos.

Como Consumir a Semente de Abóbora?
Semente de abóbora: alimento riquíssimo e versátil!
Encontramos a semente de abóbora de duas maneiras: com casca (a branquinha) e a sem casca (a verdinha). Prefira comprar a semente sem casca e crua. Você encontra em casas de produtos naturais.

Inclua as sementes aos legumes ou saladas verdes (se preferir dê uma tostadinha na frigideira antes).
Pode incluir na sua salada de frutas.
Triture as sementinhas e enriqueça a sua sopa.
Prepare um molho de salada: triture no liquidificador, semente de abobora, salsinha ou coentro, uma gema de ovo cozido e azeite de oliva.
Pode também tostar na frigideira com azeite de oliva e sal e comer pura. Enfim a criatividade é sua 🙂
Óleo de Semente de Abóbora
Semente de abóbora: alimento riquíssimo e versátil!
O óleo da semente da abóbora é prensado a frio e tem um sabor forte de noz. Ele não deve ser aquecido a altas temperaturas para assim manter seus nutrientes. O óleo de semente de abóbora é cheio de antioxidantes, como a vitamina A, vitamina E, e zeaxantina. Possui também proteínas e ácidos gordurosos, rica em cucurbitacina uma substância que tem propriedades anti-inflamatórias, prevenindo doenças na próstata e no trato urinário.

Assim como a semente pura, auxilia no tratamento de queda de cabelo, combatendo o DHT. Nesse caso pode usar o óleo diretamente no couro cabeludo. Pode ser usado também na pele para hidratar e nutrir.

É fonte de gorduras insaturadas (ômega 6 e ômega 9), que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares (porém cuidado com o desequilíbrio com o ômega 3!). Quando usado adequadamente, seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicérides.

Então, gostou de conhecer mais sobre a semente de abóbora?




Fonte: Beleza e Saúde .com