Meu Twitter

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Como Deixar suas Unhas Bonitas


Como Deixar suas Unhas Bonitas

Quem não gostaria de ter unhas bonitas e bem cuidadas? Para isso, é necessário tomar alguns cuidados. Mesmo quem frequenta manicure enfrenta probleminhas como unha ressecada ou lascada, cutícula despelando e esmalte que descasca. Veja alguns cuidados para manter as unhas bonitas e saudáveis.

As unhas tem importância como órgão funcional e estético. A unha é formada basicamente de queratina, mas há também componentes como proteínas, enxofre e cálcio. Apresenta crescimento médio de 0,1 mm/dia nas mãos, sendo mais lento nos pés. Unhas em boas condições podem ser muito atraentes e refletem a saúde das mãos.

Cuidados com as Unhas

Mantenha a cutícula sempre hidratada. Para isso, esfolie semanalmente e hidrate diariamente.
A cutícula não deve ser retirada por completo. Ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula.
Para amolecer a cutícula, aplique um creme específico e coloque a mão de molho na água morna por cinco minutos. Depois, empurre com uma espátula e só se aventure com o alicate se tiver prática.
Na hora de lixar, o formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a parte mais fina da lixa para retirar as impurezas e as células mortas. Limpe qualquer eventual sujeirinha e Use a lixa de polimento para dar brilho nas unhas.
Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfetados. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto.
Aplique base, mesmo se for usar esmalte por cima, senão a unha pode ficar amarelada. Limpe os excessos com palito próprio de manicure.
Se a sua unha é fraca, use base fortalecedora e cremes específicos.
Para tornar sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo.
Para não ressecar as unhas, remova o esmalte com um produto que não contenha acetona na fórmula.
Evite usar acetona. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças. Use removedores de esmalte sem acetona.
Para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais se você tirar limpar bem o pincel do esmalte ante de aplicá-lo. Depois disso mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área.
Como clarear unhas amareladas por ação de esmalte

Se suas unhas ficam amarelas de pois de usar muito tempo o esmalte, cuidado com a marca do seu esmalte. A maioria dos produzidos no Brasil tem chumbo na composição. Procure usar os hipoalergênicos ou marcas estrangeiras que não são agressivos como: Revlon, Opi, Mavala, Sally Hansen…

A receita é bem simples e baratinha:

Um pote em que caiba suas mãos com água morna;
2 colheres de sopa de água oxigenada de 10 volumes
Para fazer, é simples, basta misturar a água oxigenada na água morna e mergulhar suas unhas na solução, deixando de molho por 10 minutos. Suas unhas devem estar limpas e sem esmalte ou base. A água oxigenada vai agir nas manchas das unhas, deixando-as com aparência mais esbranquiçada e pura. Depois do tempo passado, lave bem as mãos com sabonete e seque bem.

Manchas brancas e unhas quebradiças

Unhas quebradiças ou com manchas brancas são um sinal de alerta. As unhas têm a capacidade de revelar se sua alimentação está deficiente ou que há contato em excesso com produtos de limpeza.

Para melhorar a saúde das unhas é preciso ter uma alimentação rica em vitamina A, Vitaminas do complexo B, ferro, zinco e cálcio.

As unhas quebradiças podem decorrer da falta de vitaminas e nutrientes na dieta. Mas para quem quer testar uma solução mais rápida existem bases e óleos fortalecedores que prometem combater o problema.

Muitas mulheres não conseguem manter as unhas sem que lasquem ou quebrem. Para deixá-las mais fortes, o segredo é aplicar produtos fortalecedores com frequência.

Bases Fortalecedoras

As bases fortalecedoras ajudam melhorar a espessura da unha e melhorando a hidratação e o brilho, como acontece nas fórmulas com ureia. O óleo de cravo, um clássico para esse tipo de problema, é rico em minerais e ácidos graxos, além de vitamina A e C. Seu uso contribui para deixar as unhas mais fortes

Os fortalecedores, podem diminuir as manchas esbranquiçadas, tirar o amarelado, e tem até os que prometem promover o crescimento. A base é um passo essencial dos cuidados com as unhas! Serve para proteger dos pigmentos presente nos esmaltes, serve para fortalecer, nivelar e até mesmo te impedir de roer as unhas, existem vários produtos no mercado, mas hoje o foco é nas bases fortalecedoras!

Normalmente as bases fortalecedoras contém os seguintes ativos:

Cálcio: Promove a calcificação e devolve a resistência das unhas
Queratina: Hidrata as unhas
Silício Orgânico: Liga-se a queratina, reage com o cálcio, e promove o fortalecimento das unhas
Taurina: Fortalece as unhas
Complexo Vitamínico: Vitamina A, Vitamina E e Pro Vitamina B5
Óleo de Melaleuca: Ação bactericida
Bisabolol: Antiflamatório natural
Os componentes são absorvidos restaurando as unhas, fortalecendo e estimulando o crescimento saudável.

Alguns exemplos de bases fortalecedoras:

Base Fortalecedora Dermage – Nail Force
Base Fortalecedora Risqué – Technology
Fortificante Mavala Scientifique
Base Fortalecedora La Beaute
Base para Unha Casco de Cavalo Fortalecedora
E você, se preocupa em manter suas unhas bonitas?





Fonte: www.chamada.com

Argila Preta para Pele e Cabelos


Argila Preta para Pele e Cabelos

A argila preta, também conhecida como lama vulcânica, é um material composto por elementos com ricas propriedades. É a mais nobre de todas argilas. Para obtê-la, é necessário descer 4 metros abaixo da superfície, onde os níveis de alumínio e silício são muito altos e os de ferro são muito baixos.


Propriedades da Argila Preta
A argila é um material natural, composto por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de diversos oligoelementos, destacando entre os minerais encontrados, o silício – segundo elemento mais abundante na natureza. Contém também titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio, e ferro. Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração.

Promove ação absorvente, cicatrizante e antisséptica. A argila preta é normalizadora e cicatrizante, graças aos seus elétrons livres, que lhe conferem capacidades também energéticas, radiônicas e iônicas. Sua atuação é principalmente cosmética, mas ela também ajuda no tratamento de doenças. Suas altas quantidades de silício e alumínio a tornam altamente rejuvenescedora.


Benefícios da argila preta para a pele
Usada para tratamentos de inflamações na pele há séculos, somente mais recentemente estudos científicos têm demonstrado o poder antibacteriano da argila natural no tratamento de pele. Essa propriedade tem demonstrado excelentes resultados no controle da acne e de outras infecções de pele.

Os cientistas também tem demonstrando a eficiência da aplicação tópica da argila na maior produção de colágeno pela pele.

A argila preta apresenta uma grande e concentrada quantidade de matéria orgânica e enxofre sendo, assim, recomendada para muitos tratamentos de pele.

As propriedades da argila preta proporcionam uma incrível absorção de resíduos que possam estar impregnados na pele. Apresentam um efeito desintoxicante, removendo até mesmo partículas decorrentes da poluição a que estamos expostos no dia a dia e que possam ficar em nossas células.

Sua ação descongestionante limpa os poros profundamente, proporcionando uma pele suave e limpa.

Suas funções bactericida e anti-inflamatória são fortes aliadas contra as espinhas, inflamações e machucados superficiais na pele.

Além de acelerar o processo de cicatrização das espinhas existentes, a argila preta previne o aparecimento de novas infecções. A limpeza profunda é responsável por uma pele livre de acnes. Por apresentar uma incrível capacidade de acelerar a regeneração celular, a argila preta pode ser um ótimo cicatrizante.


Receita da Máscara de Argila Preta para a Pele
Argila preta
Soro fisiológico
Óleo de rosa mosqueta
Em um recipiente de plástico (nunca de metal, por conta das trocas iônicas), separe uma colher de argila preta em pó.

Vá adicionando, lentamente, uma colher de sopa de soro fisiológico. Mexa sempre enquanto estiver acrescentando a água. Adicione 5 gotas de óleo de rosa mosqueta. Misture bem.

Quando a consistência ficar parecida com a de uma pasta, a sua mistura está pronta. Aplique na pele já limpa e deixe agir por 20 minutos e em seguida enxágue bem o rosto.


Benefícios da argila preta para os cabelos
A argila preta também pode ser utilizada para tratamentos capilares, como prevenção à queda e limpeza profunda.

Com o uso regular, seus fios ficarão mais fortes e encorpados. Além de um couro cabeludo livre de problemas como a caspa e a oleosidade.

Ela também elimina as toxinas no couro cabeludo e melhorando a circulação sanguínea, o que ajuda a acelerar o crescimento dos fios. Por apresentar uma função de limpeza, a argila preta, quando aplicada delicadamente nos fios, desencadeia o trabalho de um shampoo antirresíduo.

A ativação da circulação por conta da massagem aumentará ainda mais o processo de renovação dos fios, diminuindo a queda de cabelo e encorpando os fios.


Receita da máscara de argila preta para os cabelos
Argila preta
Água mineral
Óleo essencial de alecrim
Óleo de coco
Em um recipiente de plástico (nunca de metal, por conta das trocas iônicas), separe 3 colheres de argila preta em pó.

Vá adicionando, lentamente, 4 colheres de sopa de água. Mexa sempre enquanto estiver acrescentando a água. Adicione 5 gotas de óleo essencial de alecrim e uma colher de chá de óleo de coco. Misture bem.

Para passar no couro cabeludo o ideal é que a consistência fique mais líquida.

Aplique no couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos e em seguida retire o excesso da argila e lave os cabelos normalmente.


Fonte: www.belezaesaude.com

10 Alimentos Mais Recomendados por Nutricionistas


10 Alimentos Mais Recomendados por Nutricionistas

Quando se fala em alimentação, há muitas ideias conflitantes na Internet. Por exemplo: alguns dizem que a soja é saudável; outros acham que é veneno. Alguns acham que as frutas sempre pertencem a uma dieta saudável; outros acham que são tão açucaradas que você deveria ter cuidado. Alguns acham que laticínios são péssimos; outros pensam que o iogurte grego é o néctar dos deuses.

Toda essa informação conflitante pode deixar o consumidor perdido. Há, no entanto, alguns alimentos com os quais praticamente todos os especialistas em nutrição podem concordar; alimentos que são universalmente considerados saudáveis.

Principais Alimentos Recomendados
1. Folhas Verdes

As folhas verdes de folhas escuras como rúcula, almeirão e couve são alimentos que nenhum nutricionista pode criticar. As verduras são de baixa caloria e com muitos nutrientes. Alguns dos poderosos nutrientes que as folhas contêm são: vitaminas A, C e K, folato, potássio, magnésio, cálcio, ferro e luteína.

As folhas verdes contém altos níveis de antioxidantes, que ajudam a prevenir muitas doenças, como câncer e doenças cardíacas. A couve também é ótima para o coração, diminuindo o colesterol. Ela promove a saúde do fígado e do aparelho digestivo, e é um excelente alimento para desintoxicação.

2. Abacate

O abacate é o queridinho dos nutricionistas. Ele é rico em ácidos graxos e glutationa, que é um poderoso antioxidante. É ainda uma fonte muito forte de minerais e contém magnésio, ajudando no metabolismo da glicose (açúcar) e a nutrir os nervos e o cérebro. Também é rico em cálcio, estando por isso indicada no combate a osteoporose, ao ferro, à anemia e ajudando na formação dos glóbulos vermelhos e fósforo que, juntamente com o cálcio, ajuda na mineralização dos ossos. O abacate reduz ainda o colesterol e a pressão sanguínea e ajuda a regular o sistema digestivo. É anti-inflamatório e fornece muita energia contribuindo para uma boa saúde mental.

O abacate também é rico em L-carnitina, um aminoácido natural da família da vitamina B. Eles também têm muitas propriedades antioxidantes, que são benéficas para aumentar o metabolismo.

As gorduras monossaturadas nos abacates atuam como protetores de membrana celular. Quando as células estão protegidas dos danos dos radicais livres, elas funcionam melhor. Isso significa uma pele mais bonita, um cérebro mais rápido e mais energia.

3. Alho

O alho é outro alimento com o qual todos os especialistas em nutrição provavelmente possam concordar. O alho é verdadeiramente um dos superalimentos da natureza.

O alho é uma importante arma de combate às doenças e consegue impedir o crescimento das bactérias, incluindo o E.coli, que é uma bactéria que habita no intestino e que pode causar infeções. Possui um poder anti-inflamatório e ajuda a diminuir os níveis da pressão sanguínea e do colesterol.

Ele contém alicina, um fitoquímico que tem muitas propriedades medicinais. O alho é ótimo para combater vírus, bactérias ruins e fungos. De fato, foi provado que diminui o comprimento do resfriado comum.

4. Linhaça

A semente da linhaça triturada é rica em ômega 3 e traz enormes benefícios ao corpo humano. Diversos estudos têm mostrado efeito cardioprotetor da farinha de linhaça, por ser rica em ômega-3, promovendo o aumento do HDL (bom colesterol) e a redução do LDL e triglicérides.

Minerais como magnésio, manganês, fósforo e zinco não faltam em sua composição, bem como fibras. Melhora o funcionamento intestinal, previne câncer, auxilia no controle de inflamações no organismo e protege a saúde.

5. Castanhas

A castanha-do-pará é rica em selênio e protege o cérebro de doenças degenerativas. Além do cérebro, a tireoide funciona melhor quando o selênio está em cena. Devido à forte ação antioxidante, não é de espantar que o nutriente ainda seja associado à prevenção de doenças cardíacas. A castanha acumula gordura insaturada, versão que contribui para a queda dos níveis de colesterol ruim no sangue.

As nozes são os melhores frutos secos em dietas para regular o colesterol, porque são os mais ricos em ácidos gordos e ómega 3. É facto comprovado que este último melhora o humor e ajuda na prevenção do câncer.

A amêndoa é um tipo popular de castanha. Ela é rica em vitamina E, antioxidantes, fibras e magnésio. Estudos mostram que as amêndoas podem ajudar a perder peso, e proporcionar benefícios impressionantes para a saúde metabólica.

6. Salsinha

Outro tempero de gosto ímpar e cheirinho inconfundível, a salsinha não apenas melhora o sabor de qualquer prato, mas também é repleta de vitaminas essenciais à saúde dos seus ossos e dos seus sistemas nervoso e imunológico também. A salsinha é conhecida, ainda, por seus efeitos anti-inflamatórios.

Em termos de minerais, a salsinha contém minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, zinco, potássio e enxofre. Devido ao alto teor de ferro é especialmente recomendada para pessoas que sofrem de anemia. Contém vitamina C, Vitaminas B1, B2 e B6.

Além disso tudo, contém clorofila, fibras e possui propriedades antibacterianas e antioxidantes. Contém um flavonoide chamado apigenina, que atua como um agente anti-inflamatório. A salsa é também antineurálgica devido a uma substancia chamada apiol, oleosa e muito utilizada para curar febres intermitentes e neuralgias.

7. Café

O café é o queridinho de todas as manhãs. É uma bebida complexa formada a partir de diferentes componentes, como antioxidantes e substâncias benéficas.

Entre os motivos está sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, mas também pela alta concentração de polifenóis – antioxidantes que impedem, ou ao menos diminuem, a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular. Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar.

O ideal é comprar o café em grãos e moer em casa. Deve ser orgânico e sem adição de açúcar, e não deve ser consumido em exagero.

8. Morango

É difícil encontrar alguém que não goste de morangos, e a boa notícia é que, além de saborosa, essa fruta é uma ótima fonte de vitamina C e de outras substâncias que fazem bem à saúde dos ossos e ao metabolismo. Morangos são ricos também em antocianinas, que fazem muito bem ao coração.

Possuem grande quantidade de flavonoides, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células. Evita também o aparecimento de câncer e a oxidação do LDL (colesterol considerado ruim quando em excesso) que pode gerar a ‘placa de ateroma’ ou aterosclerose nas artérias, que causam o infarto e o derrame cerebral

Morangos são altamente nutritivos, e contém baixas calorias e carboidratos. Eles estão cheios de vitamina C, fibras e manganês, e estão, sem dúvida, entre as mais deliciosas comidas existentes e não poderia faltar na lista de alimentos saudáveis, especialmente os orgânicos.

9. Chocolate Amargo

Como as nutricionistas sabem que ninguém vive sem um docinho, sempre indicam o chocolate. O cacau possui gorduras boas e polifenois. Ajuda a reduzir a pressão arterial e a diminuir o mau colesterol e a aumentar o bom. Além disso, é diurético e rico em vitaminas e minerais.

O chocolate é rico em flavonoides, que ajudam no bom funcionamento do sistema circulatório e diminuem a pressão sanguínea. Ainda tem altas concentrações de magnésio, mineral de importância alta em mais de 300 processos biológicos do organismo. Para ser benéfico o chocolate deve conter pelo menos 70% de cacau.

10. Limão

Seja no suco, como tempero e até na sobremesa, o limão é versátil e saboroso, encaixando em diversos momentos da nossa alimentação. É uma fruta rica em vitamina C, importante para um bom funcionamento do sistema imunológico. Também é fonte de cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo que equilibram o nosso organismo.

A água com limão pode ajudar a aliviar sintomas de indigestão e constipação por conter uma grande quantidade de fibras, além de ajudar a alcalinizar o sangue. Os flavonoides cítricos encontrados no limão podem ajudar a impedir o crescimento de células cancerígenas e têm poder anti-inflamatório.

E aí, concorda com a lista acima? E vocês nutricionistas, alguém discorda de algum ponto?

Fonte: www.belezaesaude.com

Ansiedade: o Mal do Século?


Ansiedade: o Mal do Século?
Será que você tem sintomas de ansiedade? Ao contrário do que muita gente pensa, a ansiedade pode afetar qualquer pessoa, a qualquer hora e aparentemente “sem motivo”. Por isso, é importante sabermos identificar e tratar esse mal que só cresce a cada dia.

O que é Ansiedade?

A ansiedade é uma perturbação psíquica decorrente da excessiva excitação do sistema nervoso central. Ela caracteriza-se por uma inquietação quase constante, preocupação, angústia e falta de sossego, provocando mau estar e constante tensão.

A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada normal a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem, por exemplo, uma entrevista de emprego, a publicação dos aprovados em um concurso, o nascimento de um filho, uma viagem, uma cirurgia delicada, ou um problema financeiro. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida.

Porém, quando a pessoa tem sintomas recorrentes de aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, medo, insônia constante, prejudicando o dia a dia de forma constante, aí sim isso pode ser considerado patológico.


Sintomas da Ansiedade
Existem muitos sintomas que podem indicar um caso de ansiedade. Como cada pessoa tem uma química única, o número, tipo, intensidade e frequência dos sintomas de ansiedade irão variar muito de pessoa para pessoa, mas seguem alguns dos principais:

Tremores e frio
Dores no peito
Fadiga crônica
Necessidade de açúcar, doces, ou chocolate
Palpitações
Contração muscular
Dormência e formigamento, perda de sensibilidade
Tensão e dores Musculares persistentes
Necessidade frequente de urinar
Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho
Dificuldade em respirar
Tonturas
Pensamentos, melodias, conceitos persistentes
Vazio emocional
Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar, causando insônia)
Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade
Medo exagerado de morrer ou de um perigo iminente
Causas da Ansiedade

O gatilho para a ansiedade é qualquer coisa que seja interpretada pelo indivíduo como prejudicial, o que é extremamente variável de pessoa para pessoa, pois os fatos não são interpretadas da mesma forma por todo mundo. Uma pessoa pode ficar extremamente ansiosa no dia anterior a uma prova — talvez a ponto de passar mal — ter insônia, sentir náuseas; enquanto outra pessoa lidar de forma mais natural com isso. Por quê? Porque uma interpreta essa prova como uma possível "rasteira" que a vida pode estar lhe dando, acha que por mais que tenha se preparado nunca será bem sucedida, e que será terrível ser reprovada. A outra pessoa, aquela que encarou a prova mais tranquilamente, considerou que essa prova é uma das possibilidades da vida dela, dando muito menos importância às possibilidades negativas.

Entre as causas mais comuns que disparam a ansiedade, são algumas: o primeiro dia em novo emprego, o nascimento de um filho, casamento, cirurgias, ser demitido, comprar uma casa e problemas com a justiça. Porém, lembrando mais uma vez que isso sempre é muito individual.

Tratamento para a Ansiedade

É importante entender que a ansiedade, quando passa dos niveis considerados normais, é considerada uma doença. Essa doença é tão séria como qualquer outra (talvez mais!) e, por isso, deve ser tratada apenas com recomendação médica de um psiquiatra.

Alguns medicamentos utilizados no tratamento da ansiedade generalizada são os remédios ansiolíticos, antidepressivos ou calmantes, como:

Alprazolam
Diazepam
Fluoxetina
Amitriptilina
Valeriana
Esses remédios, que sempre devem ser indicados pelo psiquiatra, normalmente atuam no sistema nervoso de forma a diminuir a preocupação exagerada, tensão, medo ou pavor de que algo mal possa acontecer, sintomas característicos da ansiedade. Estes remédios ansiolíticos podem ser usados no tratamento para ansiedade e síndrome do pânico, mas não devem ser usados de forma prolongada e descontrolada, pois podem provocar dependência.

Dicas para Controlar a Ansiedade
Como dito acima, a ansiedade é uma doença e sempre deve ser tratada sob orientação de um profissional de saúde. Existem, porém, práticas que comprovadamente ajudam a prevenir a até tratar casos de ansiedade. Elas nunca devem substituir um tratamento médico, mas servem sim como prevenção e formas de melhoria na qualidade de vida da pessoa com ansiedade.

Prática de Exercícios Físicos
A forma mais comum de tratar a ansiedade é a prática de exercícios físicos. Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também normalmente é aproveitado para descansar a mente, ou automaticamente pelo cérebro, ou sob a forma da meditação ativa. Quando você anda, pensa. A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo, que relaxa o cérebro e “refresca a cabeça” de pensamentos repetitivos.

Controle sua Respiração
Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração.

Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdomen expandir-se, ou seja, estufe a barriga e não o peito. Depois, expire lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. É simples, mas pode testar que funciona!

Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.

Ioga

Dentro dessa proposta de exercícios físicos e controle da respiração, o exercício perfeito é a ioga.

A Ioga oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo simultaneamente, por isso é tão eficiente. Este controle, que é obtido através de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação, tem como resultado o aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade e maior controle sobre o estresse.

Além da ioga, outras alternativas populares para pessoas ansiosas são sessões de massagem e de acupuntura.

Melhore a Alimentação
Quanto mais rica e mais nutritiva for sua alimentação, melhor. Um cérebro bem nutrido dá muito menos espaço para doenças, como a ansiedade por exemplo.

Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate, de forma moderada (para não ganhar peso). Para outros alimentos feitos sob medida para turbinar o cérebro e proporciar bem-estar, veja os posts 10 Alimentos para seu Cérebro! e 10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão).

Outra possibilidade é ingerir o triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Eles também podem ser ingeridos em cápsulas, mas apenas com a orientação de um médico especialista.

Existem ainda os chás. Muitos deles possuem substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana.

Aromaterapia

A aromaterapia é ótima como coadjuvante no tratamento da ansiedade, auxiliando a medicina convencional.

Pesquisas em aromaterapia demonstraram que todos nós reagimos consciente ou inconscientemente ao estimulo dos cheiros. Quando bem-utilizados, cheiros são extremamente eficazes para despertar lembranças boas ou acalmar. E, certos cheiros são mais propícios em causar reações emocionais e/ou físicas, aliviando o sistema nervoso e alguns ativam os centros psíquicos.

Os óleos essenciais da aromaterapia induzem a mudanças de humor, dando uma sensação de bem-estar e reduzindo o stress. A terapia com a aromaterapia poderá ser realizada através de banhos relaxantes e revigorantes, massagens e inalação com os óleos essenciais.

As gotas de óleos essenciais devem ser sempre diluídas em óleos vegetais caso faça a massagem. Para fazer inalação pingue algumas gotas em uma xícara de água quente e respire profundamente. Conheça alguns óleos que ajudam a acalmar e relaxar:

Óleo essencial de lavanda
Óleo essencial de laranja
Óleo essencial de erva cidreira
Óleo essencial de camomila
Óleo essencial de eucalipto
Óleo essencial de gerânio
Óleo essencial de limão
E você, já sofreu (ou conhece alguém) com ansiedade? Se já passou por isso, houve alguma atitude em específico te ajudou a superar? Compartilhe nos comentários!



Fonte: www.belezaesaude.com