Meu Twitter

sexta-feira, 17 de junho de 2016

EXPOSIÇÃO DA CARTA AOS EFÉSIOS - Aula 30 (final) - Pr Antonio Carlos Costa

Jesus Cristo é o caminho para Deus

Jesus Cristo É o Caminho Para Deus 

Pois não há homem que não peque (1 Reis 8:46). JESUS CRISTO É O CAMINHO PARA DEUS Um homem e uma mulher se aproximaram de nós enquanto caminhávamos nas montanhas. Logo fomos envolvidos numa conversa sobre a beleza da criação de Deus. Perto de nós uma parede de rocha subia verticalmente várias dezenas de metros, e olhando para cima, perguntei-lhes como é que alguém poderia ir para céu. "Eu cumpro os mandamentos de Deus", disse a mulher. Essa é uma resposta que muitas vezes se ouve. Tentei explicar a ela: "Ninguém que já viveu tem sido capaz de guardar os dez mandamentos, exceto o Senhor Jesus Cristo. Ninguém pode ganhar por si mesmo um lugar no céu, sem falar em sobreviver ao último julgamento diante de Deus". Mas a mulher insistiu que, guardando os mandamentos a salvação poderia ser obtida. Então, perguntei a ela: "Supondo que o caminho para o céu fosse através desta muralha de rocha. Você aventuraría ir lá em cima?" Ela balançou a cabeça. Ela sabia que um único deslize poderia lhe custar a vida. Então acrescentei: "Se alguém quer guardar os mandamentos de Deus, mas transgride apenas um, torna-se 'culpado de todos'. Isso é o que diz a Palavra de Deus" (Tiago 2:10). A mulher ficou em silêncio e pensativa. De repente o homem que até então nada tinha dito, falou: "É a fé que salva". Como ele estava certo! Não é obra nossa, mas a fé no que Cristo fez! O que nos salva é crer no Filho de Deus, o Senhor crucificado e ressuscitado, Jesus Cristo. Através dEle, o Salvador, todos podem vir a Deus, se quiserem. Todos os outros caminhos levam à perdição. Mas Cristo nos conduz pelo camino de vida que termina na glória do céu. Jesus Cristo é o caminho.

Novidade?



Leitura Bíblica: João 13.1-17

Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros (Jo 13.34).

Amor: palavra falada e cantada em tantos versos e músicas... Amar e ser amado é um desejo básico de todo ser humano. Jesus, respondendo um mestre da lei sobre qual seria o maior mandamento, diz: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mt 22.37-40). Este seria o resumo da lei. Esse mandamento era bem antigo, sendo citado já em Lv 19.18 na lei que Deus deu ao seu povo por meio de Moisés. Era conhecido – então, como Jesus diz dar um novo mandamento? O que muda é o padrão. Não mais amar o próximo como a mim mesmo, mas como Jesus amou. Na prática, como é isso? Jesus amou tanto que deu a sua vida por nós. Talvez não precisemos chegar literalmente a tal ponto, mas a leitura de hoje mostra algumas maneiras práticas de amar: começa dizendo que Jesus amou seus discípulos até o fim. Ele conhecia cada um deles: o impetuoso Pedro, geralmente o primeiro a falar e que muitas vezes saía com algo impróprio, diz que seria capaz de dar a vida por Jesus, mas este sabia que ele o negaria naquela noite; os “filhos do trovão”, que brigavam pelo primeiro lugar no reino de Jesus mas não por uma toalha para lavar os pés dos outros; o incrédulo Tomé e até Judas, que o traiu. Observando um por um, nota-se que era um grupinho nada fácil. Mas mesmo assim Jesus os amou, dando-lhes prioridade, ensinando na teoria e na prática, servindo-os, advertindo quando necessário, convivendo com eles.
Para amar assim, precisamos estar conectados com a fonte de todo amor: Deus (1 João 4.8). Sem essa conexão podemos ter uma energia residual, mas ela acaba um dia e seremos incapazes de continuar amando adequadamente. É como um aparelho doméstico que tem uma bateria com um pouco de energia acumulada. Mas se estamos ligados à fonte, nosso amor será contínuo e intenso e um canal de bênção para todos ao nosso redor. – CTK

Amar como Jesus amou: isto é ser cristão!



17 de junho - Devocional Diário CHARLES SPURGEON #169