Meu Twitter

sexta-feira, 16 de junho de 2023

OS 9 SINAIS DE MORTE ESPIRITUAL

OS NOVE SINAIS DE MORTE  NA VIDA DO CRENTE

” Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.”  Ezequiel 37:1-3

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” Filipenses 1:21

Viver para Cristo é ser fervoroso, ardente no fogo do Espírito.  Todo cristão declara estar vivendo para Cristo, mas sabemos que a maioria são frios, apáticos e indiferentes. O que está acontecendo com o povo de Deus?

O que está nos impedindo de sermos fervorosos?  São as tribulações e as privações que os crentes não estão suportando nas suas vidas? Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente.     2 Coríntios 4:17

Por outro lado, há também crentes que não passam por tanta tribulação, mas que também são frios! Mas afinal, o que esfria o crente?

Existe uma geração de crentes decaídos, enfraquecidos, sem fé, rebeldes, corações endurecidos, que não aceitam exortação e que se tornam tolerantes com o pecado. Não se preocupam com a sua condição espiritual e sentem o desejo de abraçar as coisas do mundo, junto com as coisas da igreja!  Crentes que costumam ir à igreja somente aos domingos, não participam de quase nada na igreja, não conseguem prestar culto com o coração inteiramente voltado para o Senhor. Estão morrendo lentamente! No sentido espiritual a morte representa estarmos afastados de Deus.

A morte espiritual sempre acontece de duas maneiras: Declarada ou sutil. Consciente ou Inconsciente. O Senhor nos ordena não se desviar “nem para a direita e nem para a esquerda, e ainda retirar o pé do mal” (Pv 4:27). Mas, por que?  Porque a ESQUERDA na Bíblia refere-se ao pecado, a algo ruim, perverso, nocivo e de má índole. Já desviar-se para a DIREITA, simboliza assumir sutilmente o Trono. Nesse lugar só Jesus tem o direito de estar. A bíblia diz que Jesus está à destra (direita) de Deus Pai, e somente a Ele foi reservado esta posição.  Precisamos entender bem esse significado. Reconhecer que Jesus é Soberano, e para isso devemos reverenciá-lo na sua excelsa glória, santidade, majestade e poder. Por isso a palavra de Deus nos diz que não devemos nos desviar para esquerda e muito menos para a direita!

Irmãos e irmãs – na igreja vemos crentes negligenciando a Palavra de Deus e abraçado com as coisas do mundo! Infelizmente são pessoas que já não lutam por uma vida espiritual avivada, nem tampouco se importam em melhorar o seu relacionamento com Deus. Falam mentiras, palavras torpes, não querem abandonar as vaidades, já não são mais misericordiosos e nem benignos, não se envolvem com o trabalho da igreja. Nem percebem que o tempo para se receber a salvação aqui tem limite, pois chegará o dia que o Senhor não será mais achado. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6

A Bíblia nos fala de Nove Tipos de Sinais de Morte Espiritual. O homem só morre quando transgride as normas estabelecidas por Deus. Vejamos então esses sinais para que não aconteça também na nossa vida.

OS NOVE SINAIS DA MORTE NA VIDA DO CRENTE

O PRIMEIRO SINAL – O SILÊNCIO Ap. 4:8.
No céu não há mais silêncio. Aquele que está vivo não deve se cansar de glorificar a Deus, pois no céu existe adoração constante dia e noite. Músicas do mundo só satisfazem a alma. Quando o crente para de ouvir e ler a Palavra, é um sinal que a morte entrou na vida espiritual dele. Crente que não lê a Bíblia, simplesmente não está alimentando o espírito, e por isso acaba deixando a morte entrar na sua vida.
O SEGUNDO SINAL – A FRIEZA  Rm.12:11 – Mateus 6:21
O crente que permitiu a morte começa a esfriar com as coisas do Reino: os cultos, a escola dominical e até os irmãos. Se a sua fome por Deus tem diminuído no decorrer dos dias, meses ou anos é um sinal que ela tem aumentado em outra direção. Onde está teu tesouro, lá está o teu coração, o teu fervor. Ninguém vive sem comer, então muito cuidado com o que está lhe alimentando. Comer é um princípio espiritual. Você se alimenta daquilo que você valoriza, investe e aplica o coração. O teu tesouro fala da tua fome, das tuas prioridades.
O TERCEIRO SINAL – A IMOBILIDADE
Tudo vira Mesmice. Um sinal que alguém morreu é ausência de movimentos. Passividade é sinônimo de morte. Aquilo que era prazer virou fardo porque a morte entrou. Todos os eventos da igreja não lhe despertam entusiasmo. Ficar parado nos leva a ausência de crescimento espiritual. A imobilidade sempre vem com a finalidade de paralisar o crente por completo, trazendo também enfraquecimento das forças morais, apatia, indiferença e estagnação.
O QUARTO SINAL – O ENDURECIMENTO 
Quando uma pessoa morre espiritualmente, os seus membros se enrijecem. Não muda de opinião mesmo sabendo que está errado. Não aceita ser confrontado ou discipulado, pois prefere o isolamento. Não se abre com os irmãos, especialmente com sua liderança, é sinal de enrijecimento, dureza, e consequentemente a morte espiritual já tomou conta da sua vida.
O QUINTO SINAL – O ISOLAMENTO  Gn 3:9 -10

O pecado produz isolamento, mas a santidade produz comunhão. Uma pessoa morta deve ser enterrada, isto é, isolada daqueles que estão vivos. Quando um irmão se isola é sinal que a morte está avançando. O pecado tem a tendência de ser escondido, às escuras, mas a verdade é clara e não se esconde.  Quando Adão pecou, ele se escondeu tentando se isolar de Deus. Por que ele fez isso? Porque essa é a reação de todo crente quando a morte entra. Quando erramos não queremos ser vistos, não queremos conversar, muito menos ser confrontado. Quando fazemos isso a morte avança ainda mais.

O SEXTO SINAL – OLHOS FECHADOS 

Quando um crente está morrendo ele vai perdendo a visão. Só fala de coisas naturais. Não tem revelação. Sua alma é vazia. Não tem mais a visão que quanto mais vida em Deus, mais Luz, mais Clareza, mais Revelação. Visão nos fala de enxergar o Senhor nas circunstâncias da vida. Aqueles que estão morrendo são naturais, só enxergam as circunstâncias e não Deus através das circunstâncias. Não enxergamos mais com benignidade e amor, mas com desconfiança. A igreja, os irmãos, os pastores são sinônimos de cobrança e fardo. Isso é sinal de morte.

O SÉTIMO SINAL – A TRISTEZA
Quando um crente é contaminado pela morte espiritual, perde a alegria, a fé, o ânimo, o vigor então começa a diminuir. Um dos sinais da morte na vida do crente é o cansaço da alma. O cansaço físico tem relação com o corpo e mente, mas o cansaço da alma é um sinal da morte espiritual. O desânimo para com tudo e a apatia são evidências que a morte está inundando a nossa alma.
O OITAVO SINAL – A DECOMPOSIÇÃO
A igreja, o discipulado começa a perder a importância. Um corpo entra em decomposição por falta de alimento. Não se alimenta da Palavra, da oração, da Ceia do Senhor. O crente em decomposição deixa as coisas e a sua vida espiritual morrer aos poucos: perde a liderança, perde seu ministério, perde o prazer de voltar para a casa, perde o governo do seu lar. Sua vida espiritual muda completamente. Embora possamos estar vivos as nossas virtudes estão corrompidas, apodrecidas, se decompondo.
O NONO SINAL – O SEPULTAMENTO  (Mt 25:24-25)
O sepultamento dos sonhos, dos projetos, do ministério, da igreja, da família, e por fim do chamado. A morte é inimiga de Deus( I Co. 15.26) – Um dos sinais de Deus é a vida. Quando um crente cultiva a morte em sua vida, em sua casa, no seu trabalho ele desperta a ira de Deus porque Deus é contra a morte.
O Senhor não irá remover a morte da sua vida a não ser que você se posicione em favor da vida. Vença a morte espiritual se posicionando em favor da vida, através do Sangue de Jesus.

CONCLUSÃO:  

Hoje o Senhor te pergunta: Como anda sua vida espiritual? Há algum sintoma de morte?

O que você precisa é do fogo de Deus. Seja ousado para pedir a Deus mais fogo em sua vida. A melhor maneira de não morrermos, é conhecer mais a Deus e gastar nosso tempo na sua presença. A Bíblia nos fala que quanto maior for o nosso interesse em aproximarmos D’Ele, mais Ele se aproximará de nós (Sl 9:10).

Todo aquele que se aproximar de Deus, com o coração sincero, será bem recebido e a morte espiritual vai passar longe dele. Portanto vença os nove sinais que querem matar a sua vida com Deus.  Supere a sua vontade natural, e para superar, é preciso uma certa força, para que através de ouvir a Palavra venha a fé, e através da fé o Senhor Jesus, e através D’Ele você possa conseguir sair vitorioso contra a morte espiritual.

Profetizando Nova Vida:  Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles. Eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR. EZEQUIEL 37:1-14

NECESSITAMOS DE RESTAURAÇÃO

1. “Nossos ossos estão secos”.  O tempo que o povo havia passado no cativeiro tinha destruído a esperança de que seriam restaurados.

2. “Nossa esperança desvaneceu”.  Mesmo no cativeiro, no começo o povo esperava um retorno em breve. Essa esperança foi dissipada pelos anos no exílio.
3. “Estamos de todo exterminados”.  O povo foi esparramado por todas as nações e foram isolados uns dos outros. A situação frustrou-lhes qualquer visão de ser uma “nação restaurada”. O povo não tinha mais esperança de um futuro melhor. “A esperança que se adia faz adoecer o coração” (Pv 13:12). Além do mais, a perda da esperança produz cada vez mais a separação de Deus. Por isso, o Senhor tomou a iniciativa e deu ao profeta Ezequiel uma visão maravilhosa – uma mensagem de esperança para o povo.

Deus perguntou a Ezequiel:  “Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?”  Os incrédulos diriam: Jamais! No entanto, Ezequiel conhecia o incrível poder de Deus, de modo que respondeu, dizendo:  “Eu não sei, mas Tu o sabes”. O senso comum lhe dizia que era impossível; mas por reverência a Deus, respondeu:  “Senhor Deus, tu o sabes”.

Em primeiro lugar, ele sabia muito bem que Deus tem o poder da criação e que Ele pode fazer qualquer coisa a partir do nada. Aliás, Deus usa o “nada absoluto” como matéria-prima para fazer tudo. Deus tem o poder para fazer o que Ele quiser. É por esta razão que o profeta Jeremias disse: “Nada há que te seja demasiado difícil”  (Jr 32.17).

Em segundo lugar, os ossos secos podem reviver por causa das promessas de Deus. Todos nós sabemos que as promessas feitas por Deus nunca falharão. É por isso que Paulo disse: “Pois tantas quantas forem as promessas feitas por Deus, todas elas têm em Cristo o ‘sim’. Por isso, por meio dele, o ‘Amém’ é pronunciado por nós para a glória de Deus” (2 Co 1:20). Deus havia advertido aos israelitas de que seriam levados ao cativeiro séculos antes que isso acontecesse, mas também fez promessas de que os traria de volta das terras estrangeiras.
Em terceiro lugar, os ossos secos podem reviver por causa do plano e do propósito de Deus para Seu povo. A confortante mensagem para Ezequiel era que os ossos secos poderiam viver novamente, porque esse era o plano de Deus. Sobre isso, Deus falou por meio do profeta Jeremias: ” Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado por vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.  Jr 29:11-14O que Deus planejou pode tardar por causa das rebeliões humanas, mas os Seus planos jamais podem ser frustrados:  “Bem sei que tudo podes, e que nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2). Ele levará adiante os planos que tem para com o seu povo ao longo da história.
Deus demonstrou que o processo de reavivamento em Israel ocorreria respectivamente em duas etapas:
A primeira etapa consistiria na pregação da Palavra de Deus: “Então ele me disse: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos ouçam a palavra do Senhor!”  A palavra de Deus tem um tremendo poder.

A segunda etapa do reavivamento consistiria no enchimento do Espírito Santo. E ele me disse: Profetiza ao Espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao Espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó Espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o Espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. (v. 9,10)

“Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR”  (v. 14). Quando eles saíssem de suas sepulturas, ninguém poderia reivindicar reconhecimento para si mesmo:  Aquele seria um ato exclusivo de Deus!

O poderoso Espírito que reavivou a Israel ainda é capaz de avivar todos aqueles que estão mortos espiritualmente:  “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”  (Ef 5:14).

OS 9 SINAIS DE MORTE ESPIRITUAL

OS NOVE SINAIS DE MORTE  NA VIDA DO CRENTE

” Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.”  Ezequiel 37:1-3

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” Filipenses 1:21

Viver para Cristo é ser fervoroso, ardente no fogo do Espírito.  Todo cristão declara estar vivendo para Cristo, mas sabemos que a maioria são frios, apáticos e indiferentes. O que está acontecendo com o povo de Deus?

O que está nos impedindo de sermos fervorosos?  São as tribulações e as privações que os crentes não estão suportando nas suas vidas? Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente.     2 Coríntios 4:17

Por outro lado, há também crentes que não passam por tanta tribulação, mas que também são frios! Mas afinal, o que esfria o crente?

Existe uma geração de crentes decaídos, enfraquecidos, sem fé, rebeldes, corações endurecidos, que não aceitam exortação e que se tornam tolerantes com o pecado. Não se preocupam com a sua condição espiritual e sentem o desejo de abraçar as coisas do mundo, junto com as coisas da igreja!  Crentes que costumam ir à igreja somente aos domingos, não participam de quase nada na igreja, não conseguem prestar culto com o coração inteiramente voltado para o Senhor. Estão morrendo lentamente! No sentido espiritual a morte representa estarmos afastados de Deus.

A morte espiritual sempre acontece de duas maneiras: Declarada ou sutil. Consciente ou Inconsciente. O Senhor nos ordena não se desviar “nem para a direita e nem para a esquerda, e ainda retirar o pé do mal” (Pv 4:27). Mas, por que?  Porque a ESQUERDA na Bíblia refere-se ao pecado, a algo ruim, perverso, nocivo e de má índole. Já desviar-se para a DIREITA, simboliza assumir sutilmente o Trono. Nesse lugar só Jesus tem o direito de estar. A bíblia diz que Jesus está à destra (direita) de Deus Pai, e somente a Ele foi reservado esta posição.  Precisamos entender bem esse significado. Reconhecer que Jesus é Soberano, e para isso devemos reverenciá-lo na sua excelsa glória, santidade, majestade e poder. Por isso a palavra de Deus nos diz que não devemos nos desviar para esquerda e muito menos para a direita!

Irmãos e irmãs – na igreja vemos crentes negligenciando a Palavra de Deus e abraçado com as coisas do mundo! Infelizmente são pessoas que já não lutam por uma vida espiritual avivada, nem tampouco se importam em melhorar o seu relacionamento com Deus. Falam mentiras, palavras torpes, não querem abandonar as vaidades, já não são mais misericordiosos e nem benignos, não se envolvem com o trabalho da igreja. Nem percebem que o tempo para se receber a salvação aqui tem limite, pois chegará o dia que o Senhor não será mais achado. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6

A Bíblia nos fala de Nove Tipos de Sinais de Morte Espiritual. O homem só morre quando transgride as normas estabelecidas por Deus. Vejamos então esses sinais para que não aconteça também na nossa vida.

OS NOVE SINAIS DA MORTE NA VIDA DO CRENTE

O PRIMEIRO SINAL – O SILÊNCIO Ap. 4:8.
No céu não há mais silêncio. Aquele que está vivo não deve se cansar de glorificar a Deus, pois no céu existe adoração constante dia e noite. Músicas do mundo só satisfazem a alma. Quando o crente para de ouvir e ler a Palavra, é um sinal que a morte entrou na vida espiritual dele. Crente que não lê a Bíblia, simplesmente não está alimentando o espírito, e por isso acaba deixando a morte entrar na sua vida.
O SEGUNDO SINAL – A FRIEZA  Rm.12:11 – Mateus 6:21
O crente que permitiu a morte começa a esfriar com as coisas do Reino: os cultos, a escola dominical e até os irmãos. Se a sua fome por Deus tem diminuído no decorrer dos dias, meses ou anos é um sinal que ela tem aumentado em outra direção. Onde está teu tesouro, lá está o teu coração, o teu fervor. Ninguém vive sem comer, então muito cuidado com o que está lhe alimentando. Comer é um princípio espiritual. Você se alimenta daquilo que você valoriza, investe e aplica o coração. O teu tesouro fala da tua fome, das tuas prioridades.
O TERCEIRO SINAL – A IMOBILIDADE
Tudo vira Mesmice. Um sinal que alguém morreu é ausência de movimentos. Passividade é sinônimo de morte. Aquilo que era prazer virou fardo porque a morte entrou. Todos os eventos da igreja não lhe despertam entusiasmo. Ficar parado nos leva a ausência de crescimento espiritual. A imobilidade sempre vem com a finalidade de paralisar o crente por completo, trazendo também enfraquecimento das forças morais, apatia, indiferença e estagnação.
O QUARTO SINAL – O ENDURECIMENTO 
Quando uma pessoa morre espiritualmente, os seus membros se enrijecem. Não muda de opinião mesmo sabendo que está errado. Não aceita ser confrontado ou discipulado, pois prefere o isolamento. Não se abre com os irmãos, especialmente com sua liderança, é sinal de enrijecimento, dureza, e consequentemente a morte espiritual já tomou conta da sua vida.
O QUINTO SINAL – O ISOLAMENTO  Gn 3:9 -10

O pecado produz isolamento, mas a santidade produz comunhão. Uma pessoa morta deve ser enterrada, isto é, isolada daqueles que estão vivos. Quando um irmão se isola é sinal que a morte está avançando. O pecado tem a tendência de ser escondido, às escuras, mas a verdade é clara e não se esconde.  Quando Adão pecou, ele se escondeu tentando se isolar de Deus. Por que ele fez isso? Porque essa é a reação de todo crente quando a morte entra. Quando erramos não queremos ser vistos, não queremos conversar, muito menos ser confrontado. Quando fazemos isso a morte avança ainda mais.

O SEXTO SINAL – OLHOS FECHADOS 

Quando um crente está morrendo ele vai perdendo a visão. Só fala de coisas naturais. Não tem revelação. Sua alma é vazia. Não tem mais a visão que quanto mais vida em Deus, mais Luz, mais Clareza, mais Revelação. Visão nos fala de enxergar o Senhor nas circunstâncias da vida. Aqueles que estão morrendo são naturais, só enxergam as circunstâncias e não Deus através das circunstâncias. Não enxergamos mais com benignidade e amor, mas com desconfiança. A igreja, os irmãos, os pastores são sinônimos de cobrança e fardo. Isso é sinal de morte.

O SÉTIMO SINAL – A TRISTEZA
Quando um crente é contaminado pela morte espiritual, perde a alegria, a fé, o ânimo, o vigor então começa a diminuir. Um dos sinais da morte na vida do crente é o cansaço da alma. O cansaço físico tem relação com o corpo e mente, mas o cansaço da alma é um sinal da morte espiritual. O desânimo para com tudo e a apatia são evidências que a morte está inundando a nossa alma.
O OITAVO SINAL – A DECOMPOSIÇÃO
A igreja, o discipulado começa a perder a importância. Um corpo entra em decomposição por falta de alimento. Não se alimenta da Palavra, da oração, da Ceia do Senhor. O crente em decomposição deixa as coisas e a sua vida espiritual morrer aos poucos: perde a liderança, perde seu ministério, perde o prazer de voltar para a casa, perde o governo do seu lar. Sua vida espiritual muda completamente. Embora possamos estar vivos as nossas virtudes estão corrompidas, apodrecidas, se decompondo.
O NONO SINAL – O SEPULTAMENTO  (Mt 25:24-25)
O sepultamento dos sonhos, dos projetos, do ministério, da igreja, da família, e por fim do chamado. A morte é inimiga de Deus( I Co. 15.26) – Um dos sinais de Deus é a vida. Quando um crente cultiva a morte em sua vida, em sua casa, no seu trabalho ele desperta a ira de Deus porque Deus é contra a morte.
O Senhor não irá remover a morte da sua vida a não ser que você se posicione em favor da vida. Vença a morte espiritual se posicionando em favor da vida, através do Sangue de Jesus.

CONCLUSÃO:  

Hoje o Senhor te pergunta: Como anda sua vida espiritual? Há algum sintoma de morte?

O que você precisa é do fogo de Deus. Seja ousado para pedir a Deus mais fogo em sua vida. A melhor maneira de não morrermos, é conhecer mais a Deus e gastar nosso tempo na sua presença. A Bíblia nos fala que quanto maior for o nosso interesse em aproximarmos D’Ele, mais Ele se aproximará de nós (Sl 9:10).

Todo aquele que se aproximar de Deus, com o coração sincero, será bem recebido e a morte espiritual vai passar longe dele. Portanto vença os nove sinais que querem matar a sua vida com Deus.  Supere a sua vontade natural, e para superar, é preciso uma certa força, para que através de ouvir a Palavra venha a fé, e através da fé o Senhor Jesus, e através D’Ele você possa conseguir sair vitorioso contra a morte espiritual.

Profetizando Nova Vida:  Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles. Eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR. EZEQUIEL 37:1-14

NECESSITAMOS DE RESTAURAÇÃO

1. “Nossos ossos estão secos”.  O tempo que o povo havia passado no cativeiro tinha destruído a esperança de que seriam restaurados.

2. “Nossa esperança desvaneceu”.  Mesmo no cativeiro, no começo o povo esperava um retorno em breve. Essa esperança foi dissipada pelos anos no exílio.
3. “Estamos de todo exterminados”.  O povo foi esparramado por todas as nações e foram isolados uns dos outros. A situação frustrou-lhes qualquer visão de ser uma “nação restaurada”. O povo não tinha mais esperança de um futuro melhor. “A esperança que se adia faz adoecer o coração” (Pv 13:12). Além do mais, a perda da esperança produz cada vez mais a separação de Deus. Por isso, o Senhor tomou a iniciativa e deu ao profeta Ezequiel uma visão maravilhosa – uma mensagem de esperança para o povo.

Deus perguntou a Ezequiel:  “Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?”  Os incrédulos diriam: Jamais! No entanto, Ezequiel conhecia o incrível poder de Deus, de modo que respondeu, dizendo:  “Eu não sei, mas Tu o sabes”. O senso comum lhe dizia que era impossível; mas por reverência a Deus, respondeu:  “Senhor Deus, tu o sabes”.

Em primeiro lugar, ele sabia muito bem que Deus tem o poder da criação e que Ele pode fazer qualquer coisa a partir do nada. Aliás, Deus usa o “nada absoluto” como matéria-prima para fazer tudo. Deus tem o poder para fazer o que Ele quiser. É por esta razão que o profeta Jeremias disse: “Nada há que te seja demasiado difícil”  (Jr 32.17).

Em segundo lugar, os ossos secos podem reviver por causa das promessas de Deus. Todos nós sabemos que as promessas feitas por Deus nunca falharão. É por isso que Paulo disse: “Pois tantas quantas forem as promessas feitas por Deus, todas elas têm em Cristo o ‘sim’. Por isso, por meio dele, o ‘Amém’ é pronunciado por nós para a glória de Deus” (2 Co 1:20). Deus havia advertido aos israelitas de que seriam levados ao cativeiro séculos antes que isso acontecesse, mas também fez promessas de que os traria de volta das terras estrangeiras.
Em terceiro lugar, os ossos secos podem reviver por causa do plano e do propósito de Deus para Seu povo. A confortante mensagem para Ezequiel era que os ossos secos poderiam viver novamente, porque esse era o plano de Deus. Sobre isso, Deus falou por meio do profeta Jeremias: ” Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado por vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.  Jr 29:11-14O que Deus planejou pode tardar por causa das rebeliões humanas, mas os Seus planos jamais podem ser frustrados:  “Bem sei que tudo podes, e que nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2). Ele levará adiante os planos que tem para com o seu povo ao longo da história.
Deus demonstrou que o processo de reavivamento em Israel ocorreria respectivamente em duas etapas:
A primeira etapa consistiria na pregação da Palavra de Deus: “Então ele me disse: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos ouçam a palavra do Senhor!”  A palavra de Deus tem um tremendo poder.

A segunda etapa do reavivamento consistiria no enchimento do Espírito Santo. E ele me disse: Profetiza ao Espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao Espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó Espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o Espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. (v. 9,10)

“Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR”  (v. 14). Quando eles saíssem de suas sepulturas, ninguém poderia reivindicar reconhecimento para si mesmo:  Aquele seria um ato exclusivo de Deus!

O poderoso Espírito que reavivou a Israel ainda é capaz de avivar todos aqueles que estão mortos espiritualmente:  “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”  (Ef 5:14).