A Humanidade de Jesus. Ele têm duas Natutezas: Divina e Humana.
“Eu ascendo para junto de meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” . (João 20.17 TNM)
Dizem elas: “Que estranho, Jesus chama Jeová de ‘meu Deus’! “
Resposta Apologética:
Pode ser estranho quando o “estudante” da Bíblia não leva em consideração todo o contexto cristológico envolvido. Pode parecer estranho, se de fato acreditarmos que Jesus é o seu próprio Pai. Mas não é assim!
A Bíblia revela que o Verbo se fez carne, e que este mesmo verbo se humilhou tomando forma de servo (natureza humana) nessa condição de humano, é lógico que Cristo tinha um Deus e poderia como de fato o fez, chamar o Pai de “seu Deus”. O texto citado refere-se ao Pai como Deus, não porque Jesus Cristo seja menos que Deus (estou falando de natureza, substância, essência, onipotência, onipresença e onisciência) mas simplesmente porque o nome “Deus” era normalmente usado para o Pai.
Seja qual for o relacionamento que Jesus tinha com o Pai como seu Deus,Ele deixou bem claro que o Pai era seu Deus de maneira exclusiva, por comparação da maneira do Pai ser o nosso Deus.
“Eu ascendo para junto de MEU Pai e VOSSO Pai, MEU Deus e VOSSO Deus”.
Jesus nunca se referiu ao Pai usando o pronome “NOSSO” não se incluía junto com os seus discípulos. Jesus tomava o máximo de cuidado de distinguir entre os dois relacionamentos, Ele é o Filho de Deus por natureza e nós por adoção. Semelhantemente, o Pai era o Deus de Jesus por que Ele se humilhou para se tornar homem, ao passo que o Pai é o nosso Deus porque somos “criaturas” por natureza. Mesmo depois de ressuscitado Jesus continua sendo homem (I Timóteo 2.5 - Atos 17.21) e Deus (João 20.28 – Rom.9.5 – Tito 2.13 – I João 5.20 e outros…) simplesmente porque nele habita CORPORALMENTE (sumatikos) TODA a PLENITUDE (pleroma) da Divindade (theotetos) (Colossenses 2.9)
obs: Todos estes versículos, estão adulterados na TNM, sendo vertidos de maneira errônea pela STV, não condiz com a gramática grega, e muito menos com o seu significado.
O raciocínio de que Jesus não pode ser Deus porque chamou o Pai de seu Deus é perigoso. Se invertêssemos a questão, o engodo jeovista cairia por terra, por exemplo, existem versículos que o Pai chama o Filho de Deus.
“Mas do Filho diz: Ó Deus(filho), o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos…”
“…por isso Deus(filho), o teu Deus(pai) te ungiu com óleo de alegria…”
“E (o pai falando): Tu Senhor(filho), no princípio fundaste a terra…”(Hebreus 1.8,9,10)
Será que o Pai deixa de ser Deus só porque também chamou seu filho de Deus? Claro que não! Jesus igualmente não deixa de ser Deus por que chamou seu Pai de Deus.