Meu Twitter

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Chá de Goiabeira


Chá de Goiabeira
Chá de Goiabeira
A goiabeira — Psidium guajava — é uma árvore nativa da América do Sul, que dá origem à goiaba, uma fruta que costuma ser produzida em países como Brasil, Colômbia, Venezuela e México.

Você provavelmente deve estar acostumado a ouvir falar da fruta da goiabeira, a goiaba, entretanto, abaixo vamos conhecer algumas indicações e benefícios que foram atribuídos ao chá das folhas da goiabeira.

Propriedades do Chá da Goiabeira
A goiabeira é muito conhecida pelo seu fruto, entretanto, suas folhas são bastante utilizadas para fins medicinais. Contém algumas vitaminas do complexo B e vitamina C, além de licopeno, fibras e potássio. Além disso, as folhas podem oferecer nutrientes anti-inflamatórios, analgésicos, antimicrobianos e antioxidantes. As folhas da goiabeira possuem também propriedades calmantes. Isso ajuda no combate ao estresse e à ansiedade.

Chá de Goiabeira
Benefícios do Chá de Goiabeira
1. Combate a Diarreia
Alguns dos componentes da folha de goiaba podem ter uma atividade antibiótica natural que ajuda a matar agentes responsáveis pela diarreia. O chá das folhas da goiabeira, principalmente os brotos, são ricos em taninos, uma classe de substâncias químicas com ação adstringente. Além dessa atuação adstringente, o chá também auxilia no combate de possíveis infecções intestinais.

2. Saúde cardiovascular
Os compostos das folhas de goiaba podem ajudar a diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca. Os extratos de folha de goiaba podem colaborar com a diminuição do colesterol sanguíneo e de taxas de triglicerídeos não saudáveis em humanos.

3. Feridas
As folhas dessa planta têm grandes propriedades curativas que podem tratar ferimentos como cortes. Seus agentes antibacterianos previnem infecções e reduzem a inflamação por acelerar a cicatrização de feridas. O chá de folha de goiaba pode ajudar também na cura de infecções de ouvido.

4. Infecção na Garganta
Devido às suas qualidades anti-inflamatórias, as folhas de goiabeira frescas podem aliviar a dor de dente, curar problemas de gengiva e feridas na boca, e tratar dores de garganta, quando utilizadas para gargarejo. O agente antibacteriano nestas folhas protegem os dentes e gengivas, pois agem como um ingrediente dentifrício e purificador da boca.

5. Previne o diabetes
De acordo com uma pesquisa realizada no Japão, o chá de folha de goiabeira pode efetivamente reduzir os níveis de glicose no sangue em diabéticos, diminuindo assim a atividade da enzima alfa-glucosidease. Além disso, impede a absorção de sacarose e maltose pelo corpo, diminuindo também os níveis de açúcar no sangue. Beber este chá durante 12 semanas reduz os níveis de açúcar no sangue sem aumentar a produção de insulina.

6. Faz bem para pele
Os antioxidantes presentes na goiaba protegem a pele de danos oxidativos, o que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, o extrato das folhas de goiaba pode ajudar a tratar a acne quando aplicado diretamente sobre a pele. O extrato das folhas de goiaba é eficaz no combate às bactérias causadoras da acne – provavelmente devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

7. Faz bem para os Cabelos
Por ser rica em vitaminas e minerais e possuir propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianos e antioxidantes, o chá de goiabeira pode ser muito benéfica aos cabelos. Essas propriedades ajudam a melhorar a saúde do couro cabeludo, nutrindo os folículos pilosos e promovendo o crescimento de novos fios. O chá também ajuda no combate a queda do cabelo, melhora a caspa e a oleosidade excessiva. Os fios ficam mais macios e brilhantes.

Chá de Goiabeira
Como fazer o chá de goiabeira?
Ingredientes:

1 colher de chá de folhas secas de goiabeira;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:

Adicionar as folhas secas de goiabeira na xícara de água fervente; Tampar e deixar repousar durante aproximadamente 10 minutos. Então, coar e servir-se imediatamente. O chá também pode ser feito com as folhas naturais.

Cuidados com o chá de goiabeira
O uso da goiabeira não pode ser feito por pacientes que possuem um aparelho digestivo muito sensível ou que sofrem com problemas intestinais. Se utilizada em excesso, a planta pode provocar a prisão de ventre.



Fonte: Beleza e Saúde .com