Meu Twitter

sábado, 2 de maio de 2020

Alimentos para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis!


Alimentos para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis!
Assim como acontece com a pele, a saúde do cabelo é um bom medidor da qualidade da sua alimentação. Se você segue um cardápio equilibrado, nutritivo e saudável, provavelmente seus fios serão brilhantes, leves e fortes. Da mesma forma, dietas pobres podem deixar os cabelos fracos, quebradiços e sem vida.

Cada fio de cabelo é composto por células que contem uma proteína chamada queratina. E essas células dos cabelos precisam ser nutridas constantemente com minerais e vitaminas. Com bons hábitos alimentares é possível evitar a queda e melhorar o crescimento capilar.

Confira 6 alimentos Super Importantes para Manter a Vitalidade dos Cabelos
1. Ovo

Alimentos para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis!
Consumir ovos regularmente ajuda a manter a saúde capilar. Não é de hoje que os ovos fazem parte de receitas caseiras de hidratação dos cabelos. Mas ingeri-lo também é benéfico: o alimento possui proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro. Juntos, esses nutrientes contribuem para o processo de formação capilar e multiplicação das células dos cabelos, deixando-os mais saudáveis. Comer alimentos ricos em proteína contribui para o crescimento do cabelo porque os folículos capilares são feitos principalmente desse nutriente.

2. Cenoura

Alimentos para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis!
A cenoura é bem nutritiva para os cabelos. Ela ajuda a manter a pigmentação natural (adiando o grisalho por um tempo) e também evita a queda de cabelo. Tudo isso porque ela é rica em betacaroteno – uma substância que atua como excelente antioxidante, desacelerando o envelhecimento das células. Esse mesmo betacaroteno é precursor da vitamina A, o que favorece a nutrição e hidratação dos fios.

3. Feijão
Alimentos para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis!
Por ser rico em ferro, o feijão é um dos alimentos capazes de evitar a anemia e garantir cabelos mais saudáveis. A leguminosa também é uma excelente fonte de zinco, que auxilia o crescimento do cabelo. Além disso, o feijão fornece aminoácidos essenciais para a formação dos fios. Quando há falta de ferro no corpo, pode levar à queda de cabelo.

Uma ótima mistura é o feijão com a carne vermelha. São alimentos muito complementares. A carne vermelha possui altos níveis de aminoácidos e ferro. Esses nutrientes contribuem bastante para a saúde capilar. E por ter vitamina B, que atua como coadjuvante na formação de queratina, o alimento também é uma excelente opção para manter os fios mais fortes.

4. Abacate

Alimentos para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis!
O abacate é uma excelente fonte de gordura boa para o organismo. Consumir abacate promove o crescimento do cabelo devido à presença de vitamina E. Essa vitamina protege algumas áreas da pele, como o couro cabeludo do estresse oxidativo do organismo. Sendo assim, os fios ganham mais força e brilho.

5. Castanhas

Alimentos para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis!
Mais uma categoria de alimentos que tem muito a oferecer ao nosso couro cabeludo: as oleaginosas (castanha do Pará, amêndoas e nozes). Elas são perfeitas para quem sofre com fios quebradiços. Isto porque são ricas em ácidos graxos, que ajudam a fortalecer o cabelo e a dar um aspecto mais encorpado e saudável. Então, uma boa dica é ingerir pelo menos um tipo de oleaginosa por dia.

6. Frutas Vermelhas
Alimentos para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis!
As frutas vermelhas como amora, mirtilo, framboesa e morango, são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce dos fios. Ainda favorecem a microcirculação no couro cabeludo. A vitamina C, encontrada nessas frutas, está ligada também à hidratação e prevenção da queda. Fazer um smoothie de frutas vermelhas é ótimo para os cabelos, pois há um mix de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes.

Se a sua alimentação é pobre em nutrientes, o ideal é fazer uma suplementação.



Fonte: Beleza e Saúde.com

Benefícios do Cravo-da-Índia


Benefícios do Cravo-da-Índia


Você sabe o que essa especiaria pode fazer por sua saúde? O cravo-da-índia (ou simplesmente “cravo”), é rico em óleos essenciais com ação analgésica e anti-séptica. Por apresentar flavonoides, o cravo-da-índia ajuda também a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico. Quanto aos seu valor nutricional, também é fantástico, contém manganês, vitamina K, magnésio, cálcio, potássio e ácidos graxos ômega-3.

Benefícios do Cravo-da-Índia
Analgésico e antisséptico: o chá de cravo-da-índia, além de ser saboroso, pode ajudar a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.
Acelera o metabolismo: aumenta a produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, o que promove a queima rápida de gordura. O cravo ajuda também em casos de náuseas e mal-estar estomacal.
Antioxidante: o cravo-da-índia é um excelente antioxidante porque possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poliinsaturadas.
Antisséptico bucal: o chá é usado no tratamento de bactérias na boca e no estômago e age, principalmente, contra o mau hálito.
Contribui para o bom funcionamento da tireoide: mais um aliado para ajudar quem sofre de hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireoide, o cravo é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
Controle do colesterol: o cravo ajuda também no controle do colesterol ruim sendo também antiviral e antifúngico.
Cravo-da-Índia para Beleza e Higiene
Além de seu uso culinário e medicinal, o cravo-da-índia é também empregado na área da beleza e higiene: o óleo de cravo é usado para cuidar das unhas, e o chá pode ser usado como higienizador e antisséptico para as mãos: além de proteger e limpar, deixa um aroma delicioso. Lavar o rosto com chá de cravo e fazer a aplicação do óleo posteriormente é indicado para tratar espinhas. É ainda útil no tratamento de infecções de pele e micoses. O óleo também pode ser usado contra prisão de ventre, ao ser usado para massagear a barriga.

Benefícios do Cravo-da-Índia

Chá de cravo-da-Índia
O consumo de chá de cravo tem sido utilizado para aliviar a dor abdominal. Tem qualidades analgésicas que funcionam bem para aqueles que sofrem de dores de gases ou outras chateações no estômago. Cravos estimulam o fluxo sanguíneo, a produção de saliva e secreções gástricas para ajudar na digestão. Além disso, ele tem efeitos anti-eméticos (contra náuseas). Chá de cravo também tem sido usado para matar os parasitas intestinais e funciona igualmente bem matando as bactérias e infecções por fungos, como candidíase oral.

O chá de cravo pode ser usado em banhos de assento, para tratar e prevenir problemas ginecológicos como desconforto, secura, dores e infecções, além de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Para preparar chá de cravo-da-índia, coloque água a ferver e quando estiver borbulhando, desligue o fogão e adicione os cravos. Por cada xícara de água, use 1 a 1,5 g de cravo. Consuma no máximo 2 xícaras por dia.

Benefícios do Cravo-da-Índia
Tintura de Cravo-da-Índia
É possível também fazer uma tintura com cravo-da-índia. Para isso, basta colocar 50 gramas de cravo em 1 litro de álcool etílico ou de qualquer outra bebida alcoólica, como aguardente, rum ou cachaça. Após deixar repousando durante uma semana, fica pronta para usar.

A tintura de cravo-da-índia pode ser utilizada para aliviar dor de dentes, inflamações na garganta e também pode ser aplicada em infeções da pele, como as micoses. Pode ainda utilizá-la para tratar de problemas de prisão de ventre. Basta friccionar a solução na barriga, com movimentos circulares. Caso utilize a tintura internamente, misture uma ou duas gotas de tintura numa colher de sopa de água ou sumo e beba entre duas a três vezes ao dia.

Benefícios do Cravo-da-Índia

Óleo Essencial de Cravo-da-Índia
O óleo essencial de cravo-da-índia é utilizado em shampoos e loções capilares que limpam e auxiliam o crescimento dos fios. O eugenol, um dos principais constituintes do óleo essencial presente na especiaria, é responsável pela atividade antimicrobiana.

O óleo essencial do cravo-da-índia pode ser usado também em dentes cariados ou com suspeita de cárie. Para isso, em solução oleosa de 10% mergulhe uma gaze ou algodão e aplique nos dentes cariados.

Pó de Cravo-da-Índia
Pode utilizar pó de cravo-da-índia para dar um toque final a um prato especial. O cravo em pó pode ser utilizado em bolos, tortas, doces, biscoitos ou até em pratos salgados e no preparo de carnes especiais.

Benefícios do Cravo-da-Índia

Formas de Utilização do Cravo-da-Índia
Mesclado em forma de pó, com mel, é bom para as náuseas e a distensão abdominal. Também pode ser utilizado como infusão, fervendo 2 a 3 cravos em uma xícara, deixando repousar durante 10 minutos e adoçando com mel, sendo eficaz contra flatulência.
Também é possível preparar uma pasta com sal, água e cravo para massagear a testa e as têmporas em casos de enxaqueca.
Aqueles que sofrem de dor nos dentes podem aplicar uma mescla de um quarto de uma colher de sopa de azeite de oliva e uma gota de óleo de cravo, diretamente na parte afetada. Se a dor for nas gengivas, pode-se esfregar o pó do cravo ou umedecer um algodão com uma gota de óleo de cravo e aplicar para conseguir um efeito anestésico.
O óleo também é ideal para dores de ouvido (aplicando uma gota no ouvido afetado). A infusão de cravo é boa para os que enjoam em viagens a muita altura e também para o tratamento de cólera.
Contra-indicações do Cravo-da-Índia
Remédios à base de cravo nunca devem ser usados por mulheres grávidas, pois provocam contrações uterinas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas.

E você? Também gosta de cravo-da-índia?




Fonte: Beleza e Saúde.com

Própolis Verde para Imunidade e Saúde


Própolis Verde para Imunidade e Saúde


O que é a Própolis?
Própolis é uma substância resinosa que as abelhas recolhem de troncos e brotos de árvores e de algumas plantas. As abelhas usam esta mistura de resina natural e enzimas de sua saliva para dar estrutura, fechar aberturas e rachaduras na colmeia, e também como agente desinfetante. A própolis é diretamente responsável por garantir a assepsia das colmeias, pois tem uma potente ação antimicrobiana, o que protege as abelhas de doenças. Colmeias são locais propensos ao desenvolvimento de fungos, vírus e bactérias, dadas as suas condições de temperatura, umidade e superlotação. De forma mais comum esta substância resinosa tem cor marrom escura, mas pode ser encontrada em tons verdes, vermelhos, pretos e brancos, dependendo das fontes da resina coletada pelas abelhas.

Própolis Verde
A própolis verde é proveniente de substâncias como resinas e extratos do alecrim-do-campo. Além das propriedades já oferecidas por qualquer variação da própolis, estudos sugerem que a própolis verde possui ação antiviral e antibactericida, e por isso é muito utilizada em hospitais no Japão. Além de destruir bactérias, fungos e vírus, melhora a imunidade, evitando doenças.

Composição da Própolis
A própolis é composto de 50% de resina e bálsamo, 30% de cera, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e 5% de impurezas em geral.

Contém flavonoides, ácidos fenólicos, terpenos e óleos essencias. Suas propriedades ainda incluem ações antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória e anticancerígena. A composição da própolis varia de acordo com a área geográfica e os diferentes tipos de plantas das quais é recolhido, o que determina a cor da resina e as suas propriedades. A própolis verde é rica em éster fenetílico do ácido cafeico, com potente ação anticancerígena.

É rico em minerais (em torno de 60), incluindo cálcio, magnésio, ferro, zinco, sílica, potássio, fósforo, cobre, cobalto, bem como 16 aminoácidos. Ele também contém precursor de vitamina A (betacaroteno) e vitaminas B1, B2 e B3.

Própolis Verde para Imunidade e Saúde

Benefícios da Própolis Verde
1. Atuação no Sistema Imunológico
Se a sua imunidade está abalada, aposte na própolis verde. Esse elemento apresenta proteínas capazes de transformar e equilibrar o nosso sistema imunológico. Tudo isso sem contar os inúmeros benefícios antibacterianos, sendo um excelente remédio para quem deseja acabar com a acne. Quando presente no organismo, o ingrediente é responsável por ativar as ações das respostas imunes, intensificando o trabalho dos receptores que atuam na produção de citocina — o grupo de moléculas responsáveis por emitir sinais entre as células do corpo humano.

2. Possui Propriedades Antioxidantes
Os antioxidantes são ideais para bloquear e banir os radicais livres do nosso corpo. Com isso, é possível combater diferentes problemas que podem aparecer por conta dessas moléculas perigosas. São elas: doenças do coração, doenças neurológicas, inflamações e até mesmo o envelhecimento precoce. Outra vantagem surpreendente é que, ingerindo a própolis verde, você terá maior resistência e fortalecimento capilar.

3. Prevenção e Tratamento de Doenças
A própolis verde se tornou um elemento natural muito interessante para tratar ou prevenir doenças. O composto pode prevenir a multiplicação das células doentes, diminuindo as chances de a doença se manifestar. Melhora o bem-estar geral, melhorando a imunidade.

4. Melhora a Cicatrização
Podemos dizer que uma das grandes vantagens em ingerir a própolis verde está na sua ação cicatrizante. Isso porque o componente é capaz de metabolizar e estimular a produção de substâncias fundamentais para a pele, como é o caso do colágeno. Com essa atividade, qualquer tipo de ferida pode se regenerar com muito mais rapidez e facilidade.

Como usar a própolis verde?
Própolis Verde para Imunidade e Saúde
Existem muitos produtos que contam com o extrato da própolis verde em suas composições. Entre os principais produtos com esse componente, podemos citar as seguintes versões:

cápsulas — ideal para quem acha o gosto muito ruim. Geralmente as doses são de 500 mg.
antisséptico bucal — a própolis é frequentemente usada para diminuir o surgimento de cáries e inflamações na gengiva.
extrato — é um liquido que contém quantidades concentradas da própolis verde. Ideal para ingestão. Normalmente se mistura 20 gotas com água.
spray — ideal para tratar e prevenir inflamações e dores na garganta.
O que não faltam são vantagens para quem ingere a própolis verde. Aposte nessa substância e você terá muito mais saúde e bem-estar. Agora em tempos do coronavírus, a própolis ajuda a melhorar a imunidade, deixando o organismo mais resistente, fazendo com que os sintomas fiquem mais brandos e a cura mais rápida.



Fonte: Beleza e Saúde.com