Meu Twitter

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Benefícios da Aveia


Benefícios da Aveia

Benefícios da Aveia

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras.

Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados. A aveia contém uma combinação certa de proteínas e carboidratos que mantém a saciedade.

Porém, para ser eficiente a aveia tem que ser consumida todos os dias.

A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo.

Os flocos de aveia contêm uma boa quantidade de proteína em comparação com outros tipos de cereais. A aveia também contêm fitoquímicos que fornecem uma proteção contra várias doenças crônicas. Um equilíbrio saudável de ácidos graxos proporciona longevidade e boa saúde. Contém vitaminas e minerais essenciais, como o ácido fólico, Vitamina E e Tiamina. Estudos revelaram que o betaglucano contido em flocos de aveia tem a capacidade de controlar as infecções bacterianas no corpo e impedí-las de crescer. Simplificando, a aveia em flocos aumenta a imunidade, facilitando assim uma boa saúde geral e longevidade.

Benefícios da Aveia
Benefícios da Aveia

Contém aminoácidos que estimulam a produção de lecitina no fígado, favorecendo a depuração completa das toxinas do organismo. Consumir aveia é bom para limpar as paredes das artérias, já que a fibra vai “varrendo” os depósitos de gordura que vão se acumulando nos vasos e que podem gerar problemas cardíacos.
Os flocos de aveia são ricos em beta-glucano, uma fibra solúvel que se transforma em gel durante o processo de digestão. Este gel aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago e intestino delgado. Como resultado, ele diminui o período de digestão, resultando, assim, numa absorção prolongada de hidratos de carbono. Desta forma, controla os níveis de açúcar no sangue.
Ajuda na digestão saudável através das fibras insolúveis. Estas fibras funcionam movendo o alimento através do intestino para ajudar a tratar a constipação. A fibra nos flocos de aveia facilita o funcionamento regular e saudável do intestino.
Uma alimentação suplementada com aveia garante uma diminuição no nível de colesterol e, por consequência, protege contra doenças cardiovasculares. Esse efeito benéfico do cereal acontece porque a aveia atrapalha fisicamente a absorção de diferentes tipos de gordura no intestino e, por isso, impede sua transformação em colesterol.
Comer uma porção de flocos de aveia todos os dias pode facilitar o controle dos níveis de pressão arterial. Isto também ajuda a reduzir a necessidade de medicação hipertensiva em certos casos. A pressão arterial elevada pode representar sérios riscos à saúde.
Benefícios da Aveia
Como consumir a aveia?

A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha. O farelo de aveia é o tipo mais nutritivo e rico em β-glucana. É recomendado de 1 a 2 colheres de sopa diariamente.

A aveia pode ser consumida com água, sucos, leite, frutas, iogurtes, e em alimentos feitos de aveia como biscoitos e pães.

Leite de Aveia

Benefícios da Aveia
O leite de aveia serve como fonte de nutrientes importantes e necessários para o funcionamento adequado do organismo humano. A lista inclui componentes como carboidratos, fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro, manganês, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E. A bebida, inclusive, é uma alternativa de variedade de leite para os adeptos do estilo de vida vegano, que não permite o consumo de alimentos e bebidas que tenham origem animal.

Ingredientes

1 xícara de aveia
2 xícaras de água
1 colher de chá de extrato de baunilha
Deixar a aveia de molho na água por, no mínimo, uma hora. Colocar a aveia com a água e a baunilha no liquidificador e bater. Coar com o auxílio de um pano fino ou peneira e armazenar na geladeira. Dura até três dias.

Onde Comprar Aveia?

A aveia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Para compra pela Internet, minha recomendação é a Natue. Eles têm uma grande variedade de produtos naturais, incluindo aveia.

E você, costuma incluir a aveia na sua alimentação?

Benefícios da Linhaça


Benefícios da Linhaça

Benefícios da Linhaça

A linhaça é um alimento completo e que, por sua riqueza, não deve faltar na nossa alimentação. Ela auxilia o sistema digestivo e o funcionamento do intestino, e consequentemente deixa a pele mais bonita. A linhaça tem propriedades nutricionais básicas e preventivas — graças aos componentes antioxidantes e anticancerígenos. Além disso, é um poderoso desintoxicante.

É composta de 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteína e 6% de outros carboidratos (entre eles: açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose). No entanto, essa gordura tem uma quantidade enorme de ácidos graxos do tipo ômega 3 (usados no combate a obstruções em artérias, responsáveis por doenças do coração).

Na casca da linhaça encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Lignana

Um dos principais destaques da linhaça é uma substância chamada lignana, que exerce o mesmo papel do estrógeno. Nesse sentido, a semente de linhaça atua de forma parecida com a soja, que possui a isoflavona e fitoesteróide que imita o hormônio feminino.

A lignana atua também na apoptose celular — um mecanismo de defesa que provoca a destruição das células defeituosas (no caso de um câncer, é justamente esse mecanismo de autodestruição que costuma não funcionar).

Benefícios da Linhaça
Diferença entre Linhaça Dourada e Linhaça Marrom

Do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os dois tipos: contêm as mesmas quantidades de ômega 3, fibras, vitaminas, minerais, ômega 6 e lignana. A linhaça marrom é produzida em qualquer ambiente, por este motivo ela é mais fácil de encontrar e mais barata. Já a dourada é produzida em ambientes frios, por isso ela tende a conservar melhor as propriedades. Outro ponto positivo da linhaça dourada é que é mais pura: dificilmente terá agrotóxicos, outro motivo por que é mais cara.

Ômega-3 e Ômega-6

Essas duas gorduras atuam juntas e são ótimas para o coração porque ajudam a baixar a taxa de LDL, o mau colesterol. E mais: o ômega-3 é anti-inflamatório, ajuda o corpo a estocar menos gordura e reduz o apetite. Em combinação com a vitamina E, presente no alimento, o ômega-3 e o ômega-6 previnem contra o envelhecimento da pele.

→ Saiba mais sobre os Ômegas 3, 6 e 9.

Benefícios da Linhaça
Por que se deve triturar as sementes de linhaça?

Ainda que as sementes de linhaça colocadas de molho na água sejam um ótimo laxante natural, a linhaça precisa de fato ser moída para que todos seus nutrientes sejam aproveitados.

As sementes possuem uma casca muito espessa, que dificilmente será rompida durante a mastigação, e provavelmente irá atravessar o sistema digestivo intacta. Para que isso não ocorra e todos os nutrientes — principalmente o óleo contido nas sementes — seja bem aproveitado, sempre opte por consumir a linhaça triturada.

Benefícios da Linhaça

Os ácidos graxos da linhaça atuam sobre o metabolismo, aumentando a queima de gordura e facilitando a perda de peso. Auxilia no emagrecimento porque ajuda no funcionamento dos rins, que passam a excretar água e sódio em excesso de maneira mais eficiente, o que colabora para a diminuição do inchaço.
Diminui os sintomas da TPM e da menopausa, pois tem boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que controlam os hormônios femininos. Também é benéfica para saúde da pele e dos cabelos.
Boa para glicemia, pois não contém carboidratos e ainda por cima auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue. Além disso, o consumo habitual de farinha de linhaça pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que pode evitar ou auxiliar no controle da diabete.
A linhaça ajuda a reduzir as taxas de LDL, o colesterol ruim, a linhaça também conseguiu aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol. Esse efeito da farinha de linhaça se deve, em parte, ao fato da semente aumentar os níveis de apolipoproteína A1, que é exatamente a maior proteína encontrada no HDL.
Um dos benefícios da linhaça é seu grande potencial anti-inflamatório. Essa capacidade se deve à presença dos antioxidantes, que evitam e combatem o estresse oxidativo, responsável pelo aparecimento de inflamações e uma série de doenças como artrite, colite e outras inflamações.
Ao melhorar os números do colesterol, reduzir as inflamações e combater a obesidade, a linhaça torna-se um dos maiores aliados do coração e de todo o sistema cardiovascular. Níveis menores de colesterol, triglicerídeos e menos inflamação se traduz em vasos sanguíneos desobstruídos e um coração sadio, com batimentos regularizados e sem arritmias.
Como consumir a Linhaça

Linhaça
Deve-se sempre consumir a linhaça moída, pois assim facilita a absorção de seus nutrientes. Na casca dela se concentram proteínas, vitaminas e minerais. Mas, como a casca é muito dura, nosso aparelho digestivo não aproveita bem os nutrientes quando ingerimos a semente inteira. Por isso, a linhaça em forma de farinha é sim mais benéfica.

Para preparar a linhaça moída, bata-a em um liquidificador ou mixer. Não há necessidade que ela vire pó. Depois, ela pode ser guardada na geladeira em um vidro limpo e seco bem fechado. Consuma em até mais ou menos uma semana.

É aconselhável tomar uma colher de sopa por dia, podendo ser a qualquer hora do dia. Se a intenção é ter um bom funcionamento do intestino, tome em jejum; pode ser com água ou com qualquer líquido de sua preferência.

Leite de Linhaça

Benefícios da Linhaça
O leite de linhaça é uma boa opção de leite vegetal, tanto para quem tem intolerância à lactose, quanto para veganos, vegetarianos, ou para aqueles que querem uma opção a mais de ingrediente para suas dietas.

O leite de linhaça não contém colesterol ou lactose. Assim, ele é mais saudável para o coração e para quem tem intolerância ou alergia à lactose. Os ácidos graxos ômega-3 do óleo de linhaça prensado a frio são preservados no leite de linhaça, ajudando na prevenção de doenças. O leite de linhaça é fortificado com vitaminas e minerais, incluindo vitaminas A, B12, e vitamina D. Além disso, é também enriquecido com cálcio. Isso tudo com baixas calorias e sem gorduras trans.

Como fazer o leite de linhaça?

Ingredientes:

½ xícara de sementes de linhaça deixadas de molho – a semente utilizada pode ser tanto a dourada quanto a marrom, já que os dois tipos possuem os mesmos valores nutricionais;
3 xícaras de água filtrada – quantidade de água aproximada para deixar o leite cremoso;
1 colher de sopa de extrato de baunilha (opcional).
Modo de preparo:

Lave meia xícara de sementes de linhaça e deixar escorrer. Armazene-as em um recipiente de vidro com tampa. Antes de fechar o pote, adicione água filtrada. Tampe o recipiente e leve à geladeira. Deixe ali durante aproximadamente 12 horas. Na sequência, você deve acrescentá-la ao liquidificador. Adicione também as três xícaras de água e o extrato de baunilha e bata bem. Em seguida, coe em uma peneira bem fininha.

Óleo de Linhaça

Benefícios da Linhaça
O óleo de linhaça é um dos alimentos mais ricos em Omega 3 e Omega 6. A alta taxa de Omega 3 faz da linhaça um alimento de caráter preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular. É um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde. Ele favorece o metabolismo da gordura e a produção de energia, regulando as funções celulares e a cicatrização dos tecidos. Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano; por isso, procure incorporar esse precioso alimento na sua dieta. É preciso tomar cuidado quando comprar o óleo — é preciso que seja de boa procedência, sem misturas e aditivos. O maior problema desse óleo é que ele se oxida muito facilmente.

Você costuma esfoliar a pele? Saiba como fazer


Você costuma esfoliar a pele? Saiba como fazer

Você costuma esfoliar a pele? Saiba como fazer

A esfoliação ajuda na renovação celular da pele, pois serve para eliminar as células mortas de sua superfície. O resultado é uma pele mais macia, uniforme, lisinha, sedosa e pronta para hidratação.

Além de proporcionar a renovação celular, a esfoliação melhora a aparência das marcas, manchas, acnes, aspereza e estimula a produção de células novas com mais colágeno, tornando a pele mais hidratada.

Os produtos esfoliantes apresentam diversas versões tais como: cremes, sabonetes (líquidos e em barra), misturas com óleos corporais, buchas de banho e até cremes em gel.

As partículas que promovem a esfoliação da pele também variam, podendo ser de origem vegetal — como as de sementes de bambu e linhaça — ou sintéticas: cada uma podendo ser mais ou menos abrasivas conforme o local a ser esfoliado. Além dos esfoliantes prontos e industriais, existem várias opções de esfoliantes caseiros.

A esfoliação, por remover as células mortas, leva a uma renovação celular, o que ajuda a manter o tecido mais jovem. Ela deixa a pele mais macia e preparada para a aplicação de um hidratante, antirrugas, ou outro produto. Ou seja, além de estimular a pele, é também uma boa preparação para os cuidados com cosméticos.

Como fazer a esfoliação?

A esfoliação é um procedimento importante para a pele do corpo e rosto e deve ser feita de 1 vez por semana ou a cada 15 dias. Além do rosto e do corpo, pés e mãos também podem ser esfoliados, mas com menos frequência. Passe o esfoliante na pele úmida e faça movimentos circulares e suaves na pele. Faça um pouco de pressão; mas cuidado para não machucar a pele. Enxágue bem com água morna. Passe um hidratante. Evite fazer a esfoliação após depilação.

Indicação da Esfoliação

A esfoliação é mais indicada para peles oleosas, pois ela elimina as células mortas e retira a oleosidade, podendo até deixar a pele mais ressecada. As peles normais e secas também podem fazer a esfoliação, porém é preciso hidratar bem a pele após o procedimento.

Esfoliação Facial

Você costuma esfoliar a pele? Saiba como fazer
A esfoliação do rosto é essencial para manter a pele sempre bonita, macia e hidratada. Usar esfoliantes é muito importante para evitar pêlos encravados, cravos, espinhas e oleosidade excessiva da pele. Elimina as células mortas e melhora a aparência da pele.

Receita caseira para o rosto

Ingredientes:

1 colher de chá de farelo de aveia
1 gota de óleo essencial de limão
1 colher de chá de creme hidratante
Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando levemente e de forma breve (não fique com o esfoliante em ação por muito tempo). Enxágue bem o rosto. Passe um hidratante e, se for durante o dia, não se esqueça do protetor solar.

Esfoliação Corporal

Você costuma esfoliar a pele? Saiba como fazer
É importante fazer a esfoliação corporal no período de tratamentos estéticos contra celulite e gordura localizada. Pode-se utilizar a esfoliação corporal também para depilações (3 dias antes e 3 dias depois) para evitar que os pelos encravem.

No verão, esfolie a pele do corpo 1 vez por semana para o bronzeado ficar mais bonito e uniforme. No inverno, é bom diminuir a frequência para que a pele não perca a camada de gordura natural que protege a pele do frio. A melhor hora para fazer a esfoliação corporal é na hora do banho.

Receita caseira para o corpo

Ingredientes:

1 colher de sopa de açucar mascavo
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de óleo de amêndoas
1 colher de sopa de água
Misture os ingredientes e aplique no corpo com movimentos circulares, esfoliando levemente e de forma breve. Enxágue bem. Enxugue a pele e passe um hidratante corporal.

Esfoliação dos Pés

Você costuma esfoliar a pele? Saiba como fazer
A esfoliação dos pés pode ser feita 1 vez por semana. No inverno essa frequência pode diminuir. Esfoliar os pés ajuda a evitar o ressecamento e rachaduras. Esfolie apenas a planta dos pés, nunca a parte de cima.

Receita caseira para os pés

Ingredientes

1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fubá
1 colher de sopa de óleo de amêndoas
1 colher de chá de mel
Misture os ingredientes e aplique nos pés com movimentos circulares, esfoliando principalmente a sola do pé. Enxágue bem. Enxugue os pés e passe um hidratante.

Esfoliação das Mãos

Você costuma esfoliar a pele? Saiba como fazer
Você costuma esfoliar as mãos? Manter as mãos macias e hidratadas é um desafio. Elas estão sempre em contato com produtos químicos, água, vento, sol e outros agentes que prejudicam a manutenção de uma pele macia. A esfoliação das mãos também é importante, pois ela fica mais macia e lisinha, pronta para receber a hidratação.

Receita caseira para as mãos

Ingredientes

1 colher de chá de pó de café
1 gota de óleo essencial de limão
1 colher de chá de creme hidratante
Misture os ingredientes e aplique nas mãos com movimentos circulares, esfoliando levemente e massageando bem as mãos. Enxágue bem. Passe um hidratante.


E você, costuma esfoliar a pele? Gosta de receitas caseiras? Ou prefere comprar o esfoliante pronto…

5 de Maio - Sete fontes de alegria