Meu Twitter

sexta-feira, 2 de junho de 2023

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

NOTA DO EDITOR: Este artigo apareceu originalmente em AG Our Distinctive Doctrine, disponível em My Healthy Church.

Os cristãos recebem o Espírito Santo quando são salvos? Se sim, como essa experiência é diferente do batismo no Espírito Santo?

Sim, quando as pessoas aceitam a Cristo, o Espírito Santo começa uma grande obra em suas vidas. O Espírito os convence do pecado, os convence da justiça e habita neles (João 6:44; 14:17; Romanos 8:9; 1 Coríntios 12:13). Ninguém se torna cristão sem esta graciosa obra do Espírito Santo.

No entanto, há um ministério adicional e distinto do Espírito Santo chamado batismo no Espírito Santo. O Batismo é um dom capacitador de Deus Pai que é prometido a todo crente (Mateus 3:11; Lucas 11:13; 24:49; Atos 2:33, 38). Ajuda o cristão a viver uma vida santa e também traz um novo apego devocional a Jesus Cristo, tornando-o muito real e precioso. O propósito primário do Batismo é dar maior poder para testemunhar (Atos 1:8). Outros benefícios incluem uma maior alegria no serviço espiritual e um maior senso de missão para o mundo.



Uma pessoa pode receber a vida eterna no céu sem o batismo no Espírito Santo? Se assim for, por que devemos ser batizados no Espírito?

Receber a vida eterna não depende de ser batizado no Espírito Santo; pois a salvação é pela graça somente através da fé (Habacuque 2:4; João 6:28, 29; Gálatas 3:6; 5:6; Efésios 2:8). É um dom comprado para nós por Cristo quando Ele foi crucificado. Tudo o que temos a fazer é aceitar o presente. Assim como o ladrão arrependido na cruz ao lado de Jesus teve a garantia de entrar no paraíso naquele mesmo dia, nós também temos a garantia de um lugar no céu com o Pai se crermos em Jesus Cristo. É lamentável que alguns tenham dito: “A menos que você fale em línguas, você não irá para o céu”. Isso não é verdade. É contrário às Escrituras.

Ao mesmo tempo, embora a Bíblia não diga que o batismo no Espírito é necessário para a salvação, ela nos diz que Cristo ordenou a Seus primeiros seguidores que esperassem que o Espírito Santo viesse sobre eles (Lucas 24:49; Atos 1: 8). A Bíblia nos ordena a “ser cheios do Espírito” (Efésios 5:18). Esse encontro pessoal com o Espírito Santo deve ser buscado e valorizado por todo crente. Com ela vem uma dimensão nova e mais completa de compreensão espiritual e um fluxo de dons espirituais (1 Coríntios 12:9-13).


Uma vez que uma pessoa é batizada no Espírito Santo, por que é necessário ser revestido mais tarde?

No dia de Pentecostes, 120 discípulos (seguidores comprometidos de Jesus) foram “cheios” do Espírito Santo (Atos 2:4). Isso cumpriu a promessa que Cristo havia feito a eles alguns dias antes. Ele havia dito: “João batizou com água, mas em poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo” (Atos 1:5). Mas esta experiência inicial de ser batizado no Espírito Santo é apenas o começo de uma experiência ao longo da vida. Deus quer que permaneçamos cheios do Espírito.


Talvez uma analogia esclareça melhor isso. Como cristãos, podemos ser comparados a um reservatório para produzir energia elétrica. Quando aceitamos a Cristo, a construção de nosso reservatório está completa. Agora temos o potencial de ser úteis e afetar vidas. Mas até que as comportas sejam abertas e as águas do rio fluam em cascata, nenhum poder é percebido. Assim é quando somos batizados no Espírito Santo. Abrimos nossas vidas a Deus e o Espírito Santo se derrama em nós e através de nós. É então que nos tornamos mais eficazes no serviço de Deus.

Tal como acontece com o reservatório, esta experiência de geração de energia não pretende ser uma ocorrência única. É para ser um processo contínuo. Quando nosso poder espiritual se esgota, precisamos retornar à Fonte e deixar que o abençoado Espírito Santo se derrame em nós novamente, trazendo novo poder. Isso aconteceu com os primeiros seguidores de Jesus. Eles já haviam sido batizados no Espírito; mas mais tarde, quando surgiu a perseguição, eles precisaram de uma nova onda de poder espiritual; então eles oraram ao Senhor mais uma vez e “todos ficaram cheios do Espírito Santo” (Atos 4:31).


À medida que o crente cheio do Espírito serve ao Senhor, há um gasto de poder espiritual. Torna-se necessário que ele se abra novamente ao Espírito Santo para que seu poder seja reabastecido. A ordem em Efésios 5:18 é literalmente: “Persista em ser cheio do Espírito.” Aqui está o segredo da vida cheia do Espírito. A vida cheia do Espírito é um processo contínuo de receber e dar, de ser cheio e compartilhar com os outros, de receber o poder de Deus e gastá-lo no serviço do evangelho.


É possível ser salvo e batizado no Espírito Santo ao mesmo tempo?

Não precisa haver um grande lapso de tempo entre a conversão (receber a Cristo como Salvador) e o batismo no Espírito Santo. No entanto, uma pessoa deve primeiro ser um crente. Este Batismo não é para incrédulos.

Primeiro, o Espírito Santo vem para convencer uma pessoa do pecado e revelar Cristo como Salvador. Então Ele vem para encher a vida com poder espiritual para o serviço do evangelho e uma vida cristã vitoriosa. O único encontro do Espírito é regenerar; a outra é capacitar. Os dois não são idênticos; eles são logicamente sequenciais; mas um encontro pode seguir o outro muito de perto. Muitos crentes podem testemunhar que vieram a Cristo como Salvador e, momentos depois, O encontraram como o Batizador no Espírito.


É bastante correto, assumindo a presença de entendimento adequado, conduzir um novo convertido ao batismo no Espírito Santo. Embora “esperar” (esperar em Deus orando) seja muitas vezes necessário para a preparação e compreensão do coração, não é impróprio que os novos crentes se movam rapidamente para a plenitude do Espírito.

Primeira Coríntios 13:8 diz: “Havendo línguas, elas cessarão” (KJV). Isso não indicaria que o batismo no Espírito Santo era apenas para aqueles primeiros seguidores há 2.000 anos?


Para entender essa afirmação, precisamos examinar seu contexto. Paulo disse que as profecias cessarão, as línguas se calarão, o conhecimento passará e a perfeição virá (versículos 8-10). Paulo estava falando de um tempo ainda futuro tanto para seus leitores originais quanto para nós. Quando o reino de nosso Senhor for introduzido, a perfeição virá e não haverá mais necessidade de conhecimento, profecia e línguas dados pelo Espírito. Eles desaparecerão porque não serão mais necessários. Mas essas operações do Espírito ainda são necessárias hoje.


Não há indicação nas Escrituras de que as línguas cessariam no final do primeiro século. As línguas devem fazer parte da vida da igreja em cada geração até que Cristo volte para estabelecer Seu reino perfeito. A percepção de Paulo era que os dons espirituais estariam em operação até aquele dia (1 Coríntios 1:7, 8).


Existe prova de que o derramamento do Espírito Santo experimentado hoje é genuinamente bíblico?

A prova é a mesma que apoiou o derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes. Naquela ocasião, o apóstolo Pedro levantou-se e defendeu o derramamento, mostrando que era um cumprimento das Escrituras. Ele começou sua explicação dizendo: “Isto é o que foi dito pelo profeta Joel” (Atos 2:16). O que estamos vivendo em nossos dias é o que foi profetizado por Joel e que começou a se cumprir no dia de Pentecostes.

Uma comparação do livro de Atos com o que está acontecendo no moderno derramamento do Espírito revela notáveis semelhanças em padrão e propósito. O impacto da igreja primitiva, recém-equipada pelo poder do Espírito Santo, mudou o mundo daquela época. Mudanças semelhantes estão sendo feitas na vida humana hoje por meio de servos de Deus cheios do Espírito. Cristo é pregado. Os pecadores são salvos. Os enfermos são curados. O reino de Deus é grandemente aumentado. Podemos dizer, com Pedro: “Isto foi dito pelo profeta Joel”, embora ainda não tenhamos visto a extensão total do despertar espiritual pelo qual estamos orando.


Quem deve ser batizado no Espírito Santo?

Quando os crentes se reuniram em oração no dia de Pentecostes, “todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (Atos 2:4). Nenhum ficou de fora. Não foram apenas os apóstolos que foram cheios, mas todos os homens e todas as mulheres naquela companhia de 120 pessoas. Então o apóstolo Pedro dirigiu-se aos espectadores e disse-lhes que deveriam ser preenchidos. Ele disse: “A promessa é para vós e vossos filhos e para todos os que estão longe – para todos os que o Senhor nosso Deus chamar” (Atos 2:39).


Como disse Pedro, o batismo no Espírito Santo é para cada crente em cada geração. É uma promessa abrangente de dimensão universal. O batismo no Espírito Santo é prometido a todo crente cristão.

Quando uma pessoa está cheia do Espírito Santo, ela está em um estado semiconsciente ou totalmente coerente e consciente do que está acontecendo?

Está claro nas Escrituras que pode haver fenômenos associados quando um crente é batizado no Espírito Santo. Curiosamente, no Dia de Pentecostes, a multidão que testemunhou aquele derramamento original do Espírito “zomba deles” os 120 que foram cheios do Espírito. Os espectadores disseram: “Eles beberam muito vinho” (Atos 2:13). Mas Pedro explicou: “Estes homens não estão bêbados, como vocês pensam. São apenas nove da manhã! Não, isso é o que foi dito pelo profeta Joel” (Atos 2:15, 16).

O ponto é claro: houve uma resposta humana dramática a essa visitação divina. Pelas aparências externas, era como se esses crentes cheios do Espírito estivessem embriagados. Comportamento semelhante às vezes é visto hoje quando as pessoas estão cheias do Espírito, mas as experiências dos crentes variam muito. Alguns foram preenchidos com pouca ou nenhuma agitação emocional e, no entanto, a experiência foi autêntica e real. Outros ficaram tão emocionados que ficaram “confuso no Espírito” e alheios ao que os cercava por um tempo.

É importante que cada crente que busca se renda totalmente ao Espírito Santo. Os fenômenos acompanhantes são estabelecidos pela escolha soberana do Espírito Santo. Mas a ênfase deve estar sempre no enchimento interior e não na experiência emocional, que é contrária à autêntica obra do Espírito Santo. Esses extremos devem ser evitados. A obra interior do Espírito Santo, ao invés da demonstração externa do espírito humano, deve ser o foco de todo coração que busca.


Por que algumas pessoas são batizadas no Espírito imediatamente, enquanto outras buscam por tanto tempo sem receber a experiência?

Pouco antes de Sua ascensão, Jesus disse a Seus discípulos: “Em poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo” (Atos 1:5). Alguns dias depois, eles foram cheio do Espírito (Atos 2:4). Anteriormente, o Senhor havia dito: “Vou enviar-vos o que meu Pai prometeu; ficai, porém, na cidade até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24:49). Sem dúvida, os discípulos obedeceram a essa diretiva; eles permaneceram em Jerusalém e passaram muito tempo em oração. Houve uma “espera” pela vinda do Espírito. No entanto, uma vez que o Espírito desceu, não houve mais nenhum incidente de “esperar” ou “demorar”. Hoje não há mais razão para esperar, exceto porque “esperar” pode estar relacionado com a preparação do coração para ser cheio do Espírito Santo.


Alguns crentes receberam o Batismo quase imediatamente; outros esperaram por vários períodos de tempo. Por que? (1) Como o Espírito Santo é soberano, alguns precisarão de um período de espera antes de estarem preparados para se entregarem totalmente ao Seu controle divino. (2) Porque “o enchimento” pode envolver um processo com o batismo vindo depois de um tempo maravilhoso e significativo de espera na presença de Deus. Os buscadores devem perceber que qualquer período de “espera” apenas os aproxima do derramamento total do Espírito Santo em suas vidas.


Quando um indivíduo está buscando o batismo no Espírito Santo, algo pode ser feito para preparar sua vida ou ambiente para acelerar o enchimento?

Frequentemente se faz a pergunta: “O que posso fazer para reivindicar a promessa do batismo no Espírito Santo para minha vida?” Uma coisa que o crente deve fazer é buscar o Batizador em vez do Batismo. É Jesus quem batiza os crentes no Espírito Santo. Os buscadores devem concentrar sua atenção Nele, e não em uma experiência.

Existem outras medidas que, se tomadas, ajudarão os buscadores. (1) Entenda que o batismo no Espírito Santo é um dom de Deus. Deve ser recebido com gratidão e ação de graças ao Doador. Não pode ser ganho ou merecido. Só pode ser aceito com um coração aberto e disposto. (2)

Esteja totalmente persuadido de que o batismo no Espírito Santo é bíblico e doutrinariamente correto. (3) Confesse quaisquer pecados conhecidos em sua vida e resolva viver uma vida justa com a ajuda de Deus. (4) Comece a adorar o Senhor com expressões de louvor e adoração. (5) Expresse ao Senhor, que é o Batizador, o desejo de ser cheio do Espírito Santo para Sua glória. (6) Renda-se a qualquer “jornada” profunda dentro do seu espírito e permita que essa onda interior irrompa em expressões de adoração, louvor e adoração em uma linguagem desconhecida para você, mas significativa para Deus.

Tradução: Antônio Reis

https://news.ag.org/features/faq-baptism-in-the-holy-spirit