Meu Twitter

domingo, 3 de abril de 2022

Raabe: É a Prova de que a Fé Agrada a Deus e Não Moralismo

Josué, filho de Nun, despachou de Setim secretamente dois espiões: Ide, disse-lhes ele, e examinai a terra e a cidade de Jericó. Em caminho, entraram em casa de uma prostituta chamada Raab, onde se alojaram.
Josue 2:1

Comentário de Albert Barnes

A casa de uma prostituta – Em face das passagens paralelas (por exemplo, Levítico 21: 7 : Jeremias 5: 7 ), a tradução preconizada por razões óbvias, a saber, “a casa de uma mulher, uma hospedeira”, não pode ser mantida. Raabe deve permanecer um exemplo sob a Lei, semelhante a Lucas 7:37, no Evangelho, de “uma mulher que era pecadora”, mas, por causa de sua fé, não apenas perdoou, mas exaltou a mais alta honra. Raabe foi admitido entre o povo de Deus; casou-se com uma família principal de uma tribo principal e encontrou um lugar entre os antepassados ??mais lembrados do rei Davi e de Cristo; recebendo assim as bênçãos temporais da aliança em maior medida. Os espiões, é claro, se dirigiam a uma casa em Jericó para visitar sem suspeitas; e a situação de Raabe, no muro Josué 2:15 , o tornava especialmente adequado. Parece que em Josué 2: 4 que Raabe os escondeu antes que os mensageiros do rei chegassem à casa dela, e provavelmente assim que os espiões chegassem à casa dela. Portanto, é muito provável que eles se encontrem com Raabe fora de Jericó (compare Gênesis 38:14 ) e verifiquem onde ela morava na cidade, e que eles possam confiar-se aos seus cuidados. Raabe (isto é, “espaçoso”, “largo”. É considerado pelos pais como um tipo de Igreja Cristã, que foi reunida entre os convertidos de todo o vasto círculo de nações pagãs.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 1. E Josué – enviou – dois homens para espionar, etc. – ou enviou, conforme a margem de nossas Bíblias a processa mais adequadamente. Josué certamente havia enviado os espiões para Jericó antes de emitir no campo a ordem mencionada ver. 10, 11 do capítulo anterior. Essa suposição remove todas as dificuldades que possam surgir nesta história em relação à ordem do tempo e esclarece o versículo 22 do presente capítulo. Moisés havia conseguido com tanta indiferença enviar espiões antes para descobrir a terra de Canaã, que é surpreendente, à primeira vista, que Josué se aventurasse a recorrer a esse método. Mas, para não mencionar que ele pode estar determinado a isso de sua própria mente, ou talvez pelos mandamentos expressos de Deus, sem qualquer solicitação por parte do povo, ao que parece, que ele enviou esses dois espiões secretamente, e que somente ele relataram o sucesso de sua comissão. Como general capaz, a prudência exigia que Josué adquirisse um conhecimento do lugar que ele pretendia atacar: sua confiança nas promessas divinas não excluía o emprego diligente e criterioso de segundas causas que pudessem favorecer o sucesso de seu empreendedor. Portanto, traduziríamos o início do versículo dessa maneira: E Josué, filho de Freira, secretamente enviou de Shittim dois homens para espiar, e dissera, etc. Veja Houbigant. Pela terra que Josué ordena que eles vejam, não devemos entender toda a terra de Canaã, mas os arredores de Jericó: a cidade, suas avenidas, sua situação, suas fortificações, as tropas que a defendem; em uma palavra, todos os obstáculos que ele teria que superar para se tornar mestre. A cidade de Jericó, situada em uma ampla planície de acordo com Josefo, estava a apenas sete milhas e meia de distância do Jordão. Maundrel diz que ele veio de Jericó para as margens da Jordânia em duas horas; o que responde bastante ao cálculo anterior.

E eles foram e entraram na casa de uma prostituta, chamada Raabe  A dúvida do termo usado pelo escritor sagrado, para significar o modo de vida de Raabe, dividiu os intérpretes. Pode significar igualmente uma anfitriã e uma prostituta. Onkelos considera isso no sentido anterior, fazendo Rahab ser o detentor de uma casa pública, que recebia, vingava e alojava estranhos. Josefo, e vários rabinos, têm a mesma opinião, que também tem partidários entre os cristãos. São Crisóstomo, em seu segundo sermão sobre o arrependimento, chama duas vezes essa mulher de anfitriã. Não parece pelo texto, digamos alguns, que ela seguiu qualquer outro comércio; e é improvável que Salmon, que era um dos chefes da casa de Judá e um dos ancestrais do Messias, se casasse com ela se ela fosse prostituta. E, no entanto, deve ser possuído, as maiores probabilidades, neste particular, são contra Raabe. A palavra hebraica zonah implica constantemente uma prostituta. Assim, o LXX entendeu, e dois apóstolos aprovaram sua versão; veja Hebreus 11:31 . Tiago 2:25, o que eles não teriam feito, considerando-a como uma mulher cuja memória eles deveriam manter venerável, se não tivessem sido constrangidos pelas leis da verdade. Além disso, é observável que, nessa relação, Rahab não diga uma palavra de seu marido ou filhos, quando implora a vida de seus parentes; o que, considerando o comércio que ela exercia, naturalmente a tornaria suspeita. Podemos acrescentar com Serrarius que Raabe talvez fosse uma daquelas jovens que, em uma visão religiosa, se dedicaram à impureza nos templos dos ídolos. O mesmo crítico supõe que a lua tenha sido a divindade tutelar de Jericó. Veja Calmet e Levítico 21: 7 .


E alojado lá  Supondo que Rahab tenha realmente vivido de uma maneira irrepreensível, não é de surpreender ver os espiões enviados por Joshua nessa descoberta virem à noite para alojar-se em sua estalagem. Quaisquer que fossem seus modos de vida, sua casa era o lugar mais favorável para a execução de seus projetos. E é suficientemente evidente, lendo a sequela desta história, que o próprio Deus os conduziu para lá por uma direção especial de sua providência.

Comentário de Adam Clarke

Josué – enviou – dois homens para espionar secretamente – É muito provável que esses espiões tenham sido enviados logo após a morte de Moisés, e, portanto, nossa leitura marginal, enviada, deve ser preferida. Secretamente – Também é muito provável que fossem pessoas confidenciais e que a transação fosse entre eles e ele sozinho. Como eles deveriam passar pelo Jordão oposto a Jericó, era necessário que eles tivessem posse dessa cidade, para que, em caso de reversão, não tivessem inimigos na retaguarda. Ele enviou os homens, portanto, para ver o estado da cidade, avenidas de aproximação, fortificações etc., para que ele pudesse conciliar melhor seu modo de ataque.

A casa de uma prostituta – prostitutas e donos de estalagens parecem ter sido chamados pelo mesmo nome, pois sem dúvida muitos que seguiram esse modo de vida, devido à sua situação exposta, não eram os mais corretos em seus costumes. Entre os antigos, as mulheres geralmente mantinham casas de entretenimento, e entre os egípcios e gregos isso era comum. Vou juntar algumas provas.


Heródoto, falando sobre as muitas diferenças entre o Egito e outros países, e a peculiaridade de suas leis e costumes, diz expressamente: “Entre os egípcios, as mulheres mantêm todas as preocupações comerciais e mantêm tabernas, enquanto os homens continuam em casa e tecem”. Herodes. em Euterp., c. xxxv. Diodoro Siculus, lib. é. 8 e c. xxvii., afirma que “os homens eram escravos das mulheres no Egito e que no contrato de casamento estipula que a mulher será a governante de seu marido e que ele deve obedecê-la em todas as coisas”. O mesmo historiador supõe que as mulheres tenham esses altos privilégios entre os egípcios, para perpetuar a memória da administração beneficente de Ísis, que depois foi deificada entre elas. Nymphodorus, citado pelo antigo scholiast no Édipo Coloneu de Sófocles, explica esses costumes: ele diz que “Sesostris, encontrando a população do Egito aumentando rapidamente, temendo que ele não pudesse governar o povo ou mantê-lo unido sob um chefe, obrigou os homens a assumirem as ocupações das mulheres, a fim de que se tornassem efeminadas “. Sófocles confirma o relato de Heródoto; falando do Egito, ele diz:

??e? ?a? ?? µe? a?se?e? ?ata ste?a?p

Ta???s?? ?st???????te? a? de ?????µ??p

?a ‘ ?? ß??? t??fe?a p??s????? ‘ ae?

Oedip. Col. v. 352.

“Ali os homens ficam em suas casas tecendo tecidos, enquanto as mulheres fazem negócios fora de casa, fornecem comida para a família”, etc. É nessa passagem que o estudioso cita Nymphodorus pelas informações fornecidas acima, e que ele diz é encontrado no capítulo 13 do seu trabalho “Sobre os costumes das nações bárbaras”. Que o mesmo costume prevaleceu entre os gregos, temos a seguinte prova de Apuleio: Ego vero quo primata ingressui stabulum conspicatus sum, accessi, and Quadam Anu Caupona illico percontor . Aletam. lib. i., p. 18, Edit. Bip. “Tendo entrado na primeira estalagem com a qual me encontrei e vendo uma certa Velha, a Guardiã da Pousada, perguntei a ela.”

É muito provável que as mulheres guardassem os locais de entretenimento público entre os filisteus; e que foi com alguém assim, e não com prostituta, que Sansão alojou; (veja Juízes 16: 1 , etc.); pois, como esse costume certamente prevaleceu entre os egípcios, dos quais temos a prova mais completa acima, podemos naturalmente esperar que também tenha prevalecido entre os cananeus e filisteus, como descobrimos em Apuleio que depois ocorreu entre os gregos. Além disso, há mais do que uma prova presuntiva de que esse costume foi obtido entre os próprios israelitas, mesmo no período mais polido de sua história; pois é muito mais razoável supor que as duas mulheres, que foram a Salomão para julgamento, em relação à criança morta ( 1 Reis 3:16 , etc.), eram guardas de estalagens, do que prostitutas. É sabido que prostitutas comuns, de seu curso de vida abandonado, quase nunca têm filhos; e as leis eram tão rigorosas contra tais em Israel ( Deuteronômio 23:18 ;), que se fossem dessa classe, não é de todo provável que eles ousariam aparecer diante de Salomão. Todas essas circunstâncias consideradas, estou plenamente satisfeito de que o termo ???? zonah no texto, que traduzimos prostituta, seja traduzido em taberna ou hospedeiro, ou hostess. Os espiões que foram enviados nessa ocasião foram sem dúvida as pessoas mais confidenciais que Josué tinha em seu anfitrião; eles fizeram uma tarefa da maior importância, e que envolveu as maiores consequências. O risco que corriam de perder a vida nesta empresa era extremo. Portanto, é provável que pessoas que não pudessem escapar da apreensão e da morte, sem a interferência milagrosa de Deus, devessem, apesar da lei que neste momento deveria ter sido tão bem conhecida por eles, entrar em um lugar onde poderiam esperar, não a benção, mas a maldição de Deus? Portanto, não é mais provável que eles tenham ido a uma pousada do que a um bordel? Mas o que completa em meu julgamento as evidências sobre esse ponto é que este mesmo Raabe, a quem chamamos de prostituta, era na verdade casado com Salmon, um príncipe judeu, ver Mateus 1: 5 . E é provável que um príncipe de Judá tivesse casado com uma pessoa como o nosso texto representa Raabe?

É certo que a Septuaginta, que é seguida por Hebreus 11:31 e Tiago 2:25 , traduz o hebraico ???? zonah por p???? , o que geralmente significa uma prostituta; mas não é absolutamente evidente que a Septuaginta usou a palavra nesse sentido. Todo estudioso sabe que a palavra grega p???? vem de pe??a? , para vender, como ocorre com pe?a? , para passar de um para outro; transformar facio a me ad alterum ; Damm. Mas isso não pode ser falado tanto dos bens da mulher quanto de sua pessoa? Nesse sentido, Chaldee Targum entendeu o termo e, portanto, o traduziu ???????? ???? ittetha pundekitha , uma mulher, uma taberna. Que esse é o verdadeiro sentido de opinião de muitos homens eminentes; e os argumentos anteriores a tornam pelo menos muito provável. A tudo isso pode ser acrescentado que, como nosso abençoado Senhor atravessou a linha desta mulher, não é de pouca importância saber que caráter moral ela sustentou; como guardiã da pousada, ela pode ser respeitável, se não honrada; como prostituta pública, ela não podia ser nenhuma; e não é muito provável que a providência de Deus tenha sofrido uma pessoa com um caráter tão notoriamente ruim para entrar na linha sagrada de sua genealogia. É verdade que os casos de Tamar e Bate-Seba podem ser considerados suficientes para destruir esse argumento; mas quem considerar esses dois casos com maturidade verá que eles diferem totalmente do de Raabe, se permitirmos que a palavra prostituta seja legítima. Quanto à objeção de que seu marido não é mencionado em nenhum lugar no relato aqui dado; parece-me ter pouco peso. Ela poderia ter sido uma mulher solteira ou uma viúva; e em qualquer um desses casos não poderia haver menção a um marido; ou se ela tivesse um marido, é pouco provável que ele fosse mencionado nessa ocasião, pois o segredo parece ter sido mantido religiosamente entre ela e os espiões. Se ela fosse uma mulher casada, seu marido poderia ser incluído nos termos gerais, tudo o que ela tinha e todos os seus parentes, Josué 6:23 . Mas é mais provável que ela fosse uma mulher solteira ou viúva, que conseguia seu pão honestamente, mantendo uma casa de entretenimento para estranhos. 


Comentário de John Calvin

1. E Josué, filho de Num, enviou, etc. O objetivo da exploração agora em questão era diferente do anterior, quando Josué foi enviado com outros onze para inspecionar todos os distritos da terra e trazer informações para todo o país. pessoas quanto à sua posição, natureza, fertilidade e outras propriedades, magnitude e número de cidades, habitantes e maneiras. O objetivo atual era descartar aqueles que poderiam estar mais lentos, envolver-se com mais entusiasmo na campanha. E embora apareça no primeiro capítulo de Deuteronômio ( Deuteronômio 1:22 ) que Moisés, a pedido do povo, enviou homens escolhidos para espionar a terra, ele relata em outro lugar ( Números 13: 4 ) que ele fez isso por ordem de Deus. Esses doze, portanto, partem para o divinamente comissionado, e com um propósito um pouco diferente, a saber, fazer um levantamento completo da terra e serem os arautos de sua excelência para despertar a coragem do povo.

Agora, Josué secretamente envia duas pessoas para verificar se pode haver uma passagem livre sobre o Jordão, se os cidadãos de Jericó estavam se entregando à segurança ou se estavam alertas e preparados para resistir. Em resumo, ele envia espiões cujo relatório ele pode fornecer contra todos os perigos. Portanto, uma dupla questão pode ser levantada aqui – devemos aprovar sua prudência? ou devemos condená-lo por uma ansiedade excessiva, especialmente porque ele parece ter confiado mais do que era certo à sua própria prudência, quando, sem consultar a Deus, ele foi tão cuidadoso ao tomar precauções contra o perigo? Mas, na medida em que não se diz expressamente que ele recebeu uma mensagem do céu para ordenar que o povo coletasse seus vasos e publicasse sua proclamação sobre a passagem do Jordão, embora seja perfeitamente óbvio que ele nunca teria pensado em mudar o campo, a menos que Deus o tenha ordenado, também é provável que, ao enviar os espiões, ele consultou Deus quanto ao seu prazer no assunto, ou que o próprio Deus, sabendo quanta necessidade havia dessa confirmação adicional, o sugeriu espontaneamente à mente do seu servo. Seja como for, enquanto Josué ordena que seus mensageiros espionem Jericó, ele está se preparando para cercá-lo, e, portanto, deseja verificar em que direção pode ser abordada com mais facilidade e segurança.


Eles entraram na casa de uma prostituta, etc. Por que alguns tentam evitar o nome de prostituta e interpretam as ??? como alguém que mantém uma estalagem, não vejo, a menos que achem vergonhoso ser hóspede de uma cortesã, ou deseja acabar com o estigma de uma mulher que não apenas recebeu gentilmente os mensageiros, mas garantiu sua segurança por uma coragem e prudência singulares. De fato, é uma prática regular com os Rabinos, quando eles consultam para a honra de sua nação, presunçosamente arrancar as Escrituras e dar uma reviravolta diferente por suas ficções a algo que não parece muito respeitável. Mas a probabilidade é que, enquanto os mensageiros estavam cortejando sigilo, evitando a observação e todos os locais de relações públicas, eles chegaram a uma mulher que morava em um local aposentado. Sua casa era contígua à muralha da cidade; seu lado externo estava na verdade situado na muralha. A partir disso, podemos inferir que era algum canto obscuro, distante da via pública; assim como as pessoas de sua descrição geralmente moram em ruas estreitas e lugares secretos. Não se pode supor com consistência ter sido uma pousada comum, aberta a todos indiscriminadamente, porque eles não podiam ter a liberdade de se envolver em relações familiares, e deve ter sido difícil, nessas circunstâncias, obter ocultação.

Minha conclusão, portanto, é que eles obtiveram admissão em particular e imediatamente se dirigiram a um esconderijo. Além disso, no fato de que uma mulher que ganhou um vergonhoso sustento pela prostituição foi logo depois admitida no corpo do povo escolhido e se tornou membro da Igreja, somos providos de uma impressionante demonstração de graça divina que poderia assim penetrar em um lugar de vergonha, e extrair dele não apenas Raabe, mas seu pai e os outros membros de sua família. Certamente , enquanto o termo ???? , quase invariavelmente significa prostituta, não há nada aqui para nos obrigar a nos afastar do significado recebido.


1 E Josué, filho de Num, enviou desde Sitim dois espias secretamente, dizendo-lhes: Andai, reconhecei a terra, e a Jericó. Os quais foram, e entraram em casa de uma mulher prostituta que se chamava Raabe, e passaram a noite ali.

Comentário de Robert Jamieson

Josué… enviou… dois homens para espionar secretamente – A fé é manifestada por um uso ativo e perseverante dos meios (); e consequentemente, Josué, embora confiante na realização da promessa divina (), adotou todas as precauções que um general hábil poderia pensar em dar sucesso à sua primeira tentativa na invasão de Canaã. Dois espiões foram enviados para reconhecer o país, particularmente no bairro de Jericó; pois, na perspectiva de investir naquele lugar, era desejável obter informações completas sobre seu local, suas abordagens, o caráter e os recursos de seus habitantes. Essa missão exigia a mais estrita privacidade, e parece ter sido cuidadosamente ocultada do conhecimento dos próprios israelitas. Divulgar publicamente qualquer relatório desfavorável ou exagerado, poderia ter desanimado o povo, como o fez os espiões nos dias de Moisés.

Jericó – Alguns derivam esse nome de uma palavra que significa “lua nova”, em referência à planície em forma de lua crescente em que se encontrava, formada por um anfiteatro de colinas; outros a partir de uma palavra que significa “seu perfume”, devido à fragrância do bálsamo e palmeiras em que foi emboscada. Seu local era supostamente representado pelo pequeno vilarejo de paredes de barro Er-Riha; mas pesquisas recentes fixaram um ponto a cerca de meia hora de viagem para o oeste, onde existem grandes ruínas a cerca de seis ou oito milhas de distância do Jordão. Era para essa idade uma cidade fortemente fortificada, a chave da passagem oriental através da profunda ravina, agora chamada Wady-Kelt, para o interior da Palestina.

{em revisão} eles… entraram na casa de uma prostituta – Muitos expositores, desejosos de remover o estigma deste nome de uma ancestral do Salvador (), a chamaram de anfitriã ou taverna. Mas o uso das Escrituras (), a autoridade da Septuaginta, seguida pelos apóstolos (), e o estilo imemorial dos khans orientais, que nunca são mantidos pelas mulheres, estabelecem a propriedade do termo empregado em nossa versão. Sua casa provavelmente era recomendada aos espiões pela conveniência de sua situação, sem qualquer conhecimento do caráter dos internos. Mas uma influência divina os direcionou na escolha daquele alojamento. [JFB,].


Mas a mulher ocultou os dois homens e respondeu: Vieram realmente uns homens à minha casa, mas eu não sabia de onde eram.
Josue 2:4


Eu não sabia de onde eles eram – Raabe agiu como ela fez da crença na palavra declarada de Deus, e na convicção de que a resistência à Sua vontade seria ao mesmo tempo vã e perversa Josué 2: 9-11. Assim, ela manifestou uma fé sã e prática, e é louvada de acordo com Hebreus 11:31 ; Tiago 2:25 . O estratagema   que ela recorreu pela pressão das circunstâncias por sua fé em Deus e para proteger sua própria família.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 4. E a mulher tomou os dois homens, e os escondeu  Ou melhor, como algumas versões têm, agora a mulher tomou os dois homens, e os escondeu; tendo, sem dúvida, percebido a chegada dos oficiais do rei, ou sendo informada da busca realizada no momento em que, já instruída pelos dois espiões, ela os conferenciou e garantiu sua fidelidade.

E disse assim: Chegaram homens para mim, mas eu não sabia de onde eram  Como se ela tivesse dito: “Minha casa está aberta a todos: dois homens vieram se hospedar aqui; mas eu não era obrigado a me informar quem eles eram.” eram ou de onde vieram; nem era da minha conta indagar. ”

Comentário de Adam Clarke

E os escondeu – Provavelmente, por algum tempo, ela os ocultou em algum canto privado, até que ela teve a oportunidade de escondê-los no topo da casa da maneira mencionada Josué 2: 6 .


E a mulher tomou os dois homens e os escondeu, e disse assim: Chegaram homens para mim, mas eu não sabia de onde eram:

E a mulher – Ou, mas a mulher havia tomado – e os havia escondido, antes que os mensageiros viessem do rei; assim que ela entendeu por seus vizinhos, que havia uma suspeita do assunto, e imaginou que seria feita uma busca. E isso é justamente mencionado como um grande e generoso ato de fé, Hebreus 11:31 , pois ela aparentemente arriscou sua vida com uma persuasão constante da verdade da palavra de Deus e da promessa dada aos israelitas.

Sua fé é elogiada por dois apóstolos, que ao mesmo tempo declaram ( Hebreus 11:31 ; Tiago 2:25 ) que o serviço que ela prestou aos espiões era aceitável a Deus.


A Diferença entre Mentira e Estratégia


*Mentira em hebraico é Cazav.  E o significado original da palavra Cazav é palavras vãs ou inúteis faladas para enganar, causar falha ou decepção. Sendo assim o verdadeiro mentiroso é aquele que profere palavras inúteis e que de alguma forma decepcionam e causam conflito ao próximo. É aquele que com suas palavras engana com propósito inútil.*


Estratégia, estratagema não é mentira como dizem os teóricos. O significado de

Estratagema - substantivo masculino.

1. Termo militar: Manobra, Plano empregado geralmente em guerra para enganar, confundir o inimigo.

2. Por Extensão:

Plano, esquema, etc. Previamente estudado e posto em prática para atingir determinado objetivo.

Astúcia é o mesmo que esperteza ou habilidade da pessoa que não se deixa enganar com facilidade.

Alguns dos principais sinônimos de astúcia são: truque, artimanha, estratégia, habilidade, finura, argúcia, artifício, manha, esperteza, sagacidade, lábia, agudeza e solércia.


Raabe não falou palavras vãs e inúteis.Ela tinha um propósito útil e usou a estratagema para salvar sua vida e a sua família. Alguns comentaristas chamaram ela de traidora, mas as pessoas  do pais inteiro estavam sem forças para lutarem, seus corações rstavam como cera derretida, medrosos, covardes e desleais. Não há traição onde não existe lealdade. Raabe agiu através da sua fé em Deus. 

Os homens enviados foram atrás deles pelo caminho, que conduz ao vau do Jordão, e as portas da cidade foram fechadas após a partida da patrulha.
Josue 2:7

Comentário de Albert Barnes

O sentido é que “eles seguiram o caminho que leva à Jordânia e através dos vaus”; provavelmente aqueles descritos em Juízes 3:28 .

Comentário de John Wesley

E os homens seguiram atrás deles até o Jordão, até os vaus; e assim que os que os perseguiam saíram, fecharam a porta.

Fords – Ou passagens, ou seja, os lugares onde as pessoas costumavam passar sobre a Jordânia, seja por barcos ou pontes.


O portão – Da cidade, para impedir a fuga dos espiões, se Raad estava errado, e eles ainda espreitavam nela.

Comentário de John Calvin

7. E os homens perseguiram, etc. Sua grande credulidade mostra que Deus os havia cegado. Embora Raabe tenha ganho muito ao iludi-los, um novo curso de ansiedade intervém; porque os portões estavam fechados, a cidade como uma prisão excluía a esperança de escapar. Eles foram, portanto, novamente despertados por uma provação séria para invocar a Deus. Por verem que essa história estava escrita em seu relatório, é impossível que eles pudessem ignorar o que estava acontecendo, especialmente como Deus, com o objetivo de ampliar sua graça, propositadamente os expôs a uma sucessão de perigos. E agora, quando foram informados de que foram feitas buscas por eles, inferimos que ainda estavam acordados, que estavam ansiosos e alarmados. Sua apreensão deve ter aumentado em grande parte quando lhes foi dito que sua saída foi impedida.

Parece, no entanto, que Rahab não estava de todo consternado, uma vez que ela negocia com tanta presença de espírito e com tanta calma, por sua própria segurança e pela de sua família. E nessa compostura e firmeza, sua fé, que é elogiada em outro lugar, parece conspícua. Pois, por princípios humanos, ela nunca teria enfrentado a fúria do rei e do povo, e se tornado uma suplicante para convidados meio mortos de terror. Muitos, de fato, pensam que há algo ridículo no elogio concedido a ela por São Tiago e o autor da Epístola aos Hebreus ( Tiago 2:25 ; Hebreus 11:31 ), quando a colocam no catálogo de os fiéis. Mas qualquer um que pesar cuidadosamente todas as circunstâncias perceberá facilmente que ela foi dotada de uma fé viva.


Primeiro, se a árvore é conhecida por seus frutos, aqui não vemos efeitos comuns, que são tantas evidências de fé. Em segundo lugar, um princípio de piedade deve ter dado origem à sua convicção de que as nações vizinhas já haviam sido derrotadas e deitadas de uma maneira prostrada, uma vez que o terror enviado do alto encheu todas as mentes de consternação. É verdade que nos escritores profanos também encontramos expressões semelhantes, que Deus lhes extorquiu para que ele pudesse afirmar seu poder de governar e transformar o coração dos homens da maneira que ele quisesse. Mas enquanto esses escritores se orgulham como papagaios, Raabe declara sinceramente que Deus destinou a terra aos filhos de Israel, porque todos os habitantes desmaiaram diante deles, reivindicando para ele um domínio supremo sobre o coração dos homens, um domínio que o orgulho do mundo nega.

Pois, embora a experiência de todos os tempos tenha mostrado que mais exércitos caíram ou foram derrotados pelo terror repentino e desprevenido do que pela força e proeza do inimigo, a impressão dessa verdade desapareceu imediatamente e, portanto, os conquistadores sempre exaltaram seu próprio valor e, em qualquer resultado próspero, glorificaram seus próprios esforços e talentos para a guerra. Eles acham, admito, que a ousadia e a coragem são ocasionalmente concedidas ou retidas por alguma causa estranha e, portanto, os homens confessam que, na guerra, a fortuna faz muito ou até reina supremo. Daí seu provérbio comum em relação aos terrores de pânico, e seus votos feitos tanto a Pavor (Dread) quanto a Jupiter Stator. Mas nunca se tornou uma impressão séria e profunda em suas mentes, que todo homem é corajoso conforme Deus o inspirou com a coragem atual, ou covarde conforme suprimiu sua ousadia. Raabe, no entanto, reconhece a operação de uma mão divina, golpeando as nações de Canaã com consternação e, assim, fazendo-as como se por antecipação pronunciassem sua própria destruição; e ela deduz que o terror que os filhos de Israel inspiraram é um presságio da vitória, porque eles lutam sob Deus como seu líder.
De fato, embora a coragem de todos tenha se dissipado, eles se prepararam para resistir à obstinação do desespero; vemos que quando os iníquos são quebrantados e esmagados pela mão de Deus, eles não são tão subjugados a ponto de receber o jugo, mas em seu terror e ansiedade tornam-se incapazes de serem domados. Aqui também temos que observar como, em um medo comum, os crentes diferem dos incrédulos, e como a fé de Raabe se mostra. Ela mesma estava com medo como qualquer outra pessoa; mas, quando reflete que tem a ver com Deus, conclui que seu único remédio é evitar o mal, cedendo humildemente e placidamente, pois a resistência seria totalmente inútil. Mas qual é o caminho seguido por todos os miseráveis ??habitantes do país? Embora assoladas pelo terror, até agora a superação de sua perversidade é estimulada uma à outra no conflito.


Eu sei que o Senhor vos entregou esta terra; o terror de vós apoderou-se de nós, e todos os habitantes da terra estão desanimados por vossa causa.
Josue 2:9

Comentário de Thomas Coke

Ver. 9. Ela disse aos homens: Eu sei que o Senhor lhe deu a terra, etc. – Como se ela os tivesse dirigido. “Não se surpreenda com o cuidado que tomo por sua segurança. Eu, assim como você, acredito no único Deus verdadeiro, mestre absoluto do destino das nações. Sei que ele resolveu dar este país ao povo de Israel. e já posso perceber sensatamente o efeito de seu decreto soberano, no terror que tomou conta de todos os habitantes desta terra “, etc. Esse terror é aqui pintado por duas expressões muito fortes. Primeiro, foi um terror caído sobre os habitantes do país; isto é, um terror repentino, que os atingiu como um trovão. Em segundo lugar, desmaiaram ou, como o hebraico importa, derreteram; como a cera é feita para derreter no fogo: eles foram destituídos de sua força e coragem.


Ouvimos dizer como o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito, e como, além do Jordão, tratastes os dois reis dos amorreus, Seon e Og, os quais votastes ao interdito.
Josue 2:10

Comentário de John Calvin

10. Porque ouvimos como, etc. Ela menciona, como causa especial de consternação, que o boato generalizado de milagres, até então sem exemplo, o impressionou na mente de tudo o que Deus estava guerreando para os israelitas. Pois era impossível duvidar que o caminho através do Mar Vermelho tivesse sido milagrosamente aberto, pois a água nunca teria mudado de natureza e ficada empilhada em montões sólidos, se Deus, o autor da natureza, não tivesse ordenado. A transmutação do elemento, portanto, mostrou claramente que Deus estava do lado do povo, a quem ele dera uma passagem seca pelas profundezas do mar.

As vitórias de sinal também conquistadas sobre Og e Basã, foram justamente consideradas como testemunhos do favor divino para com os israelitas. Esta última conclusão, de fato, repousava apenas em conjecturas, enquanto a passagem do mar era uma prova completa e irrefragável, tanto quanto se Deus tivesse estendido a mão do céu. Todas as mentes, portanto, foram tomadas com a convicção de que, na expedição do povo israelita, Deus era o líder principal;  daí seu terror e consternação. Ao mesmo tempo, é provável que eles tenham sido enganados por alguma imaginação vã de que o Deus de Israel havia se mostrado superior na disputa aos deuses do Egito; assim como os poetas fingem que todo deus colocou uma nação ou outra sob sua proteção, e guerreia com outras, e assim conflitos ocorrem entre os próprios deuses enquanto protegem seus favoritos.


Mas a fé de Raabe voa mais alto, enquanto somente ao Deus de Israel ela atribui poder supremo e eternidade. Esses são os verdadeiros atributos de Javé.  Ela não sonha, de acordo com a noção vulgar, de que alguém, dentre uma multidão de divindades, esteja prestando sua assistência aos israelitas, mas ela reconhece que Aquele cujo favor eles eram conhecidos por possuir é o verdadeiro e único Deus. Vemos, então, como em um caso em que todos receberam a mesma inteligência, ela, na aplicação dela, foi muito além de seus compatriotas.


Quando ouvimos isso, nosso coração desfaleceu e ninguém mais tem coragem de vos resistir, porque o Senhor, vosso Deus, é o Deus nas alturas dos céus e aqui embaixo na terra.
Josue 2:11

Comentário de Albert Barnes

O Senhor, seu Deus, ele é Deus – Do boato das milagrosas interposições de Deus, Raabe acreditava e faz a mesma confissão à qual Moisés se esforça para trazer Israel, ensaiando argumentos semelhantes Deuteronômio 4:39 . Raabe só tinha ouvido falar do que Israel havia experimentado. Sua fé então estava pronta. Vale ressaltar, também, que os mesmos relatos que operam fé e conversão na prostituta causam apenas terror e espanto entre seus compatriotas. (Compare Lucas 8: 37-39 .)

Comentário de Thomas Coke

Ver. 11. Para o Senhor teu Deus, ele é Deus, etc. – “É um Deus cujo poder, muito diferente do dos ídolos, que somente presidem certos lugares dos quais são considerados deidades tutelares, se estende por toda a natureza. , e não tem limites. ” Essa bela confissão de Raabe é uma prova convincente da pureza de seus sentimentos. Depois disso, não devemos nos surpreender com o apóstolo celebrando a fé dessa memorável cananéia; muito menos, que, animada por uma fé tão judiciosa e nobre, deveria receber como os espiões enviados por Josué.

Comentário de Adam Clarke

and to earth beneath – This confession of the true God is amazingly full, and argues considerable light and information. Ele é Deus no céu acima , e na terra abaixo – Esta confissão do Deus verdadeiro é surpreendentemente cheia e argumenta considerável luz e informação. Como se ela tivesse dito: “Sei que seu Deus é onipotente e onipresente”, e em conseqüência dessa fé, ela escondeu os espiões e arriscou sua própria vida ao fazê-lo. Mas como ela tinha esse conhecimento claro da natureza divina?

  1. Possivelmente, o conhecimento do verdadeiro Deus era geral na terra naquele tempo, embora conectado com muita superstição e idolatria; o povo acreditando que havia um deus para cada distrito e para todo povo; pelas montanhas e pelos vales; ver 1 Reis 20:23 .
  • Ou ela recebeu essa instrução dos espiões, com quem parece ter conversado bastante; ou,
  • 3. Ela teve isso de uma influência sobrenatural de Deus sobre sua própria alma. Ela provavelmente fez melhor uso da luz que havia recebido do que o resto de seus compatriotas, e Deus aumentou essa luz.

    Comentário de John Wesley

    E assim que ouvimos essas coisas, nossos corações se derreteram, e não restou mais coragem em homem algum por sua causa: para o SENHOR, seu Deus, ele é Deus no céu acima e na terra abaixo.

    Derretido – Ou seja, foram dissolvidos, perdeu toda a coragem.



    O SINAL DO JURAMENTO 


    Agora, vo-lo peço, jurai-me pelo Senhor, que, assim como usei de bondade para convosco, do mesmo modo poupareis a casa de meu pai.
    Josue 2:12

    Comentário de Albert Barnes

    Um sinal verdadeiro – literalmente, “um sinal” ou “penhor da verdade; “Algo para obrigá-los a manter fielmente sua promessa. O “sinal” foi o juramento que os espiões fazem Josué 2:14 .

    Comentário de Thomas Coke

    Ver. 12. Agora, portanto, oro, jura-me pelo Senhor . Em reconhecimento ao serviço de sinalização que Raabe havia prestado aos dois espiões, ela pede a eles um favor, que é que, ao tomar Jericó, não apenas ela e seus pais, mas também todos os familiares que foram encontrados em sua casa, devem ser isentos da destruição geral. E ela deseja que isso seja assegurado por um juramento: essa era a maior segurança que ela poderia ter; um juramento é o laço de fidelidade mais respeitável e sagrado em todos os discursos e promessas. Todas as nações o consideraram. Todos acreditavam que os deuses, vingadores do pecado, eram particularmente perjúrios; e, sem dúvida, os adoradores do Deus verdadeiro devem ser os mais religiosos de todos os mortais na observância de um juramento. Mas quão animada deve ter sido a fé dessa mulher, que poderia excitá-la a agir como ela! Ela fala de Jericó, mais como uma cidade já tomada, do que mal ameaçada; e comporta-se como se ela realmente visse o cumprimento do terrível decreto de Deus. Portanto, as precauções que ela toma e o juramento que exige são tantas provas da confiança com que recebeu a palavra de Deus e de sua perfeita aquiescência na vontade dele.

    E me dê um sinal verdadeiro  isto é, um sinal que possa servi-la como salvaguarda e colocar sua casa em perfeita segurança contra a violência dos soldados. Houbigant a processa e você me dará um verdadeiro sinal.

    Comentário de Adam Clarke

    – This is a farther proof that this woman had received considerable instruction in the Jewish faith; Jure  me pelo Senhor – Esta é mais uma prova de que essa mulher havia recebido considerável instrução na fé judaica; ela reconheceu o verdadeiro Deus por seu caráter essencial, Javé; e sabia que um juramento em seu nome era a obrigação mais profunda e mais solene sob a qual um judeu poderia vir. Isso não se refere também ao mandamento de Deus: Temerás ao Senhor e juraremos por seu nome? Veja a nota em Deuteronômio 6:13 .

    Comentário de John Wesley

    Agora, pois, peço-lhe que jure pelo Senhor, uma vez que vos mostrei benignidade, que também mostrareis benignidade à casa de meu pai, e me dê um verdadeiro sinal.

    Pelo Senhor – Pelo seu Deus, que é o único Deus verdadeiro: então ela é dona da adoração dele, um ato eminente do qual jura pelo nome dele.

    Casa de meu pai – Meus parentes próximos, que ela nomeia particularmente Josué 2:13 , marido e filhos, parece que ela não tinha nenhum. E para si mesma, era desnecessário falar, sendo um dever claro e inegável salvar o seu preservador.

    Verdadeiro sinal – ou uma garantia de que você irá preservar a mim e aos meus da ruína comum: ou um sinal que eu possa produzir como testemunha deste acordo e um meio de minha segurança. Isso é tudo o que ela pede. Mas Deus fez por ela mais do que ela podia perguntar ou pensar. Posteriormente, ela foi promovida a princesa em Israel, esposa de Salmon e um dos ancestrais de Cristo.


    Comentário de John Calvin

    12. Agora, portanto, oro, juro, etc. É outra manifestação de fé que ela coloca os filhos de Abraão em possessão segura da terra de Canaã, sem se basear em nenhum outro argumento além de ter ouvido que era prometido divinamente. para eles. Pois ela não supunha que Deus estivesse favorecendo intrusos sem lei que estavam forçando seu caminho para os territórios de outros com violência injusta e licenciosidade incontida, mas concluiu que eles estavam entrando na terra de Canaã, porque Deus lhes havia atribuído o domínio dela. . Não se pode acreditar que, quando procuraram uma passagem dos edomitas e de outros, nada disseram para onde estavam indo. Não, essas nações estavam familiarizadas com a promessa feita a Abraão, e cuja memória havia sido renovada novamente pela rejeição de Esaú.

    Além disso, na língua de Raabe, contemplamos aquela propriedade característica da fé descrita pelo autor da Epístola aos Hebreus, quando a chama de visão ou visão de coisas que não aparecem. ( Hebreus 11: 1 ) Raabe está morando com seu povo em uma cidade fortificada; e, no entanto, ela dedica sua vida a seus convidados aterrorizados, como se eles já tivessem tomado posse da terra e tivessem pleno poder de salvar ou destruir enquanto eles satisfeito. Essa rendição voluntária foi, de fato, a mesma coisa que abraçar a promessa de Deus e se lançar em sua proteção. Além disso, ela faz um juramento, porque muitas vezes, na tomada das cidades, o calor e o tumulto da luta sacudiam a lembrança do dever. Do mesmo modo, ela menciona a bondade que demonstrou com eles, para que a gratidão os estimule ainda mais a cumprir sua promessa. Pois, embora a obrigação do juramento deva ter sido efetiva, teria sido duplamente básico e desumano não demonstrar gratidão a uma anfitriã a quem eles deviam se libertar. Raabe mostra a bondade de sua disposição, em sua ansiedade em relação aos pais e parentes. Isso é de fato natural; mas muitos são tão dedicados a si mesmos que as crianças hesitam em não resgatar suas próprias vidas pela morte de seus pais, em vez de exercer coragem e zelo para salvá-los.


    Dai-me um sinal seguro de que salvareis meu pai, minha mãe, meus irmãos, minhas irmãs e todos os que lhe pertencem e livrareis as nossas vidas da morte.
    Josue 2:13

    Comentário de Thomas Coke

    Ver. 13. Para que salve vivo meu pai, etc. – Vemos aqui o que Raabe quer dizer no versículo anterior pela casa de seu pai; – ou seja, a família dele: a enumeração dela demonstra que ela não tinha marido nem filhos. Por tudo o que eles têm, ela quis dizer os filhos de seus irmãos e irmãs, e todos os seus parentes. Ver cap. Josué 6:23 .

    Comentário de Adam Clarke

    Liberte nossas vidas da morte – Ela havia aprendido, pelos espiões ou não, que todos os habitantes da terra estavam condenados à destruição e, portanto, ela os obriga a fazer um pacto com ela para a preservação de si e de sua casa.

    Comentário de John Wesley

    E para que salveis vivo meu pai, minha mãe, meus irmãos e minhas irmãs e tudo o que eles têm, e livramos nossas vidas da morte.

    Tudo o que eles têm – isto é, seus filhos, como aparece em Josué 6:23 .


    Eles responderam-lhe: a custa de nossa vida salvaremos a vossa, contanto que não nos atraiçoeis. Quando o Senhor nos entregar esta terra, fiéis {à nossa promessa} tratar-te-emos com bondade.
    Josue 2:14

    Comentário de Albert Barnes

    Nossa vida pela sua – Veja a margem. Essa é (veja Josué 2:17 ) uma forma de juramento, na qual Deus é efetivamente invocado para puni-los com a morte se eles não cumprirem sua promessa de salvar a vida de Raabe. Compare a forma mais comum de juramento, 1 Samuel 1:26 , etc.

    Comentário de Thomas Coke

    Ver. 14. E os homens asseguraram a ela: Nossa vida pela sua  isto é, nós pereceremos, em vez de permitir que você sofra o menor dano; ou, podemos perecer, se sua demanda não for atendida! Eles se comprometeram por juramento (ver ver. 17.), na medida em que estavam, numa firme convicção de que Josué não deixaria de ratificar o que prometeram apenas para o bem público.

    Se você não fala sobre isso, é nosso assunto  ou, como o hebraico significa, essa é nossa palavra; – no noivado que fazemos com você. Persuadidos de que seu juramento deveria ser cumprido, esses israelitas prudentes não consideravam apropriado dar-lhe imprudentemente; eles especificam a condição sob a qual se comprometem, a saber, que Raabe deveria manter em segredo o que havia passado entre ela e eles. Sem isso, outros que não os de sua família poderiam ter se abrigado em sua casa, ou outras casas que ela não poderiam ter imitado o sinal, pelo qual este deveria ser conhecido; e, assim, enganaram a vigilância daqueles que, como executores dos mandamentos de Deus, não deviam poupar senão a si própria e os que lhe pertenciam.

    Lidaremos gentilmente, etc. – Ou seja, “exerceremos misericórdia de você e cumpriremos nossa promessa”. As Escrituras costumam usar essas expressões para denotar os favores de Deus para com seus filhos e a fidelidade com que ele realiza as promessas que os fez.

    Comentário de Adam Clarke

    Nossa vida pela sua – “Que nossa vida seja destruída se sofrermos a sua para ser ferida!” Isto é o que antigamente se chamava em nosso país promessas – apostas, a vida de um homem pela vida de seu vizinho ou amigo.

    Comentário de John Wesley

    E os homens lhe responderam: Nossa vida pela sua, se você não fizer isso por nossa conta. E será que, quando o Senhor nos der a terra, lidaremos com bondade e sinceridade contigo.

    Para a sua – Vamos arriscar nossas vidas pela segurança da sua.

    Nosso negócio – isto é, este acordo nosso e a condição dele, para que outros sob esta pretensão, se assegurem. Pelo qual eles demonstram tanto sua piedade quanto sua prudência em administrar seu juramento com tanta circunspecção, que nem sua própria consciência pode ser enredada, nem a justiça pública obstruída.

    Comentário de John Calvin

    14. Nossa vida pela sua, etc. Eles aprisionam a morte sobre si mesmos, se não fizerem fielmente a tarefa de salvar Raabe. Pela interpretação adotada por alguns, Nós prometeremos nossas vidas, parece exagero ou muito restrito, pois a intenção deles era simplesmente se vincular a Deus. Eles se constituem, portanto, um tipo de vítima expiatória, se algum mal acontece a Raabe por negligência. A expressão, para a sua, deve, sem dúvida, ser estendida aos pais, irmãos e irmãs. Eles, portanto, tornam suas próprias vidas responsáveis ??nesse sentido, para que lhes seja necessário sangue, se a família de Raabe não permanecer segura. E aqui consiste a santidade de um juramento, que, embora sua violação possa escapar impunemente, no que diz respeito aos homens, ainda que Deus tenha sido interposto como testemunha, levará em conta a perfídia. Em hebraico, fazer misericórdia e verdade é equivalente a desempenhar o ofício da humanidade com fidelidade, sinceridade e firmeza.

    Uma condição, no entanto, é inserida, desde que Rahab não divulgue o que eles disseram. Isso foi inserido, não por desconfiança, como é normalmente exposto, mas apenas para colocar Raabe mais em guarda, por sua própria conta. O aviso, portanto, foi dado de boa fé e fluiu de pura boa vontade: pois havia o perigo de Raabe se trair por uma revelação. Em uma palavra, mostram como é importante que o assunto permaneça, por assim dizer, enterrado, para que a mulher, falando sem consideração do pacto, possa se expor à pena de morte. Nisto, mostram que estavam sinceramente ansiosos pela segurança dela, uma vez que logo a advertem contra fazer qualquer coisa que possa colocar fora de seu poder prestar-lhe um serviço. Além disso, estipulando distintamente que ninguém deve sair de casa, ou de outra forma eles devem ser responsabilizados, podemos tirar a importante inferência de que, ao fazer juramentos, a sobriedade deve ser cuidadosamente atendida, para que não profanemos o nome de Deus fazendo promessas fúteis sobre qualquer assunto.

    O conselho de Raabe, de se desviar para a montanha e permanecer quieto por três dias, mostra que não há repugnância entre a fé e as precauções que fornecem contra perigos manifestos. Não há dúvida de que os mensageiros rastejaram para a montanha com grande medo, e ainda assim a confiança que eles haviam concebido, da notável interferência de Deus em seu favor, dirigiu seus passos, e não lhes permitiu perder a presença de espírito. .
    Alguns levantaram a questão: se é criminoso sobrepor muros, pode ser lícito sair da cidade por uma janela? Mas deve-se observar, primeiro, que os muros das cidades não eram sagrados em todos os lugares, porque todas as cidades não tinham um Romulus, que podia fazer da sobreposição um pretexto para matar seu irmão;  e segundo, que essa lei, como Cícero nos lembra, deveria ser temperada pela eqüidade, na medida em que quem deveria escalar um muro com o objetivo de repelir um inimigo seria mais merecedor de recompensa do que punição. O fim da lei é tornar os cidadãos seguros pela proteção dos muros. Ele, portanto, que deveria escalar os muros, nem por desprezo, petulância, nem fraude, nem de maneira tumultuada, mas sob a pressão da necessidade, não poderia justamente ser acusado por uma ofensa capital. Deveria ser contestado que a coisa era um mau exemplo, eu admito; mas quando o objetivo é resgatar a vida de uma lesão, violência ou roubo, desde que seja feito sem ofensa ou dano a alguém, a necessidade justifica. Paulo não pode ser acusado como crime de que, quando estava em perigo de sua vida em Damasco, ele foi decepcionado com uma cesta, visto que lhe era divinamente permitido escapar, sem tumulto, da violência e crueldade dos homens maus.


    Então, servindo-se de uma corda, ela desceu-os pela janela, pois a casa em que morava estava sobre o muro da cidade.
    Josue 2:15

    Comentário de Albert Barnes

    Sobre a muralha da cidade – A muralha da cidade provavelmente formava a parede dos fundos da casa, e a janela se abriu, portanto, no campo. (Compare a fuga de Paulo, 2 Coríntios 11:33 ).

    Comentário de Thomas Coke

    Ver. 15. Então ela os decepcionou, etc. – Tendo assim mutuamente dado suas palavras um ao outro, aproveitou a escuridão da noite, para decepcioná-los por meio de um cordão, através de uma janela de sua casa que dava para o país. Esta casa foi construída sobre o muro, ou no próprio muro da cidade, muito perto do portão. Uma das frentes dava para a cidade; o outro fora disso.

    Comentário de Adam Clarke

    a cord etc. – The natural place of this verse is after the first clause of Joshua 2:21 ; Então ela os decepcionou com um cordão etc. – O lugar natural deste versículo é após a primeira cláusula de Josué 2:21 ; pois é certo que ela não os deixou na cesta até todas as circunstâncias marcadas em Josué 2: 16-20 ; inclusive ocorreu.

    Ela estava encostada no muro – Ou seja, o muro da cidade fazia parte de sua casa ou a casa dela era construída perto do muro, de modo que o topo ou as ameias dele ficavam acima do muro com uma janela que dava para o país. Quando os portões da cidade estavam fechados, não havia como os espiões escaparem, a não ser por esta janela; e para isso, ela os deixou cair pela janela em uma cesta suspensa por um cordão, até chegarem ao chão do lado de fora da parede.

    Comentário de John Wesley

    Então ela os deixou cair por um cordão através da janela: pois sua casa estava no muro da cidade e ela habitava no muro.

    Muralha da cidade – O que lhe deu a oportunidade de dispensá-los quando os portões foram fechados.

    Sobre a parede – Sua habitação particular estava lá: o que pode ser acrescentado, porque a outra parte de sua casa estava reservada para o entretenimento de estranhos.


    Ide para o monte, disse-lhes ela, para que não vos encontrem os vossos perseguidores. Ocultai-vos ali durante três dias, até que eles voltem; depois retomareis o vosso caminho.
    Josue 2:16

    Comentário de Thomas Coke

    Ver. 16. E ela disse-lhes, etc. – Não é provável que a conversa que começa nisto e termina no versículo 22, tenha sido realizada sob a janela de Raabe. Nada poderia ter sido mais imprudente. Ela certamente deu a eles esse excelente conselho para dispensá-los, imediatamente antes de decepcioná-los. Deveríamos, portanto, traduzir, e ela lhes dissera: Entenda, etc. isto é, “Tome cuidado para não manter o caminho para a Jordânia, pois você será descoberto: primeiro, retire-se para as montanhas nas fronteiras deste território; esconda-se em alguma caverna e não faça sua aparição até depois de três dias; no final desse tempo, o povo do rei certamente não pensará em mais nenhuma busca por você, e você escapará facilmente. ” Mas por que (pode-se perguntar) Raabe supõe que serão gastos três dias na busca dos espiões, uma vez que são apenas duas ligas, ou duas e meia, de Jericó à Jordânia? A que se pode responder, que por três dias ela quis dizer, falando propriamente, mas um dia e duas noites, apreendendo que os oficiais da corte, que saíam à noite, passariam o dia inteiro procurando por eles, e retorne cedo no terceiro dia. Ou, talvez, ela soubesse que eles andariam por todos os lados por três dias juntos, a fim de descobrir os espiões; e, argumentando com essa conjectura, ela aconselha os espiões a se esconderem por três dias; porque, depois de tanto tempo, era evidente que o povo do rei, cansado de sua busca infrutífera, não pensaria mais neles.

    Comentário de Adam Clarke

    Esconda- se  três dias – Eles deveriam viajar à noite e se esconder durante o dia; caso contrário, eles poderiam ter sido descobertos pelos perseguidores que os procuravam.

    Comentário de John Wesley

    E ela lhes disse: Levai-te ao monte, para que os perseguidores não te encontrem; e esconde-se ali três dias, até que os perseguidores retornem; e depois seguis o vosso caminho.

    A montanha – Ou seja, para algumas das montanhas com as quais Jericó estava cercado, nas quais também havia muitas cavernas onde eles podiam espreitar.

    Três dias – não três dias inteiros, mas um dia inteiro e parte de dois dias.


    Os homens disseram-lhe: Eis como havemos de cumprir o juramento a que nos obrigastes:
    Josue 2:17

    Comentário de Thomas Coke

    Ver. 17-20. E os homens disseram-lhe, etc. – Antes de saírem de casa, haviam respondido ao seu pedido com respeito à sua segurança; como eles não apenas se empenharam em realizá-lo, mas também se estabeleceram com ela sobre o sinal que deveria ser sua salvaguarda e para ajudá-los a manter sua palavra. Esse token era uma linha de fio escarlate, de acordo com a nossa versão. Mas não está claro que s ? shani especifique a cor dessa linha. A palavra vem de s ? shanah, ou seja, dobrar; para que possa significar neste lugar uma linha dupla, forte e bem retorcida , a mesma que os espiões usavam para descer da janela de Raabe. Gataker é desta opinião. No entanto, ao estabelecer uma conjectura contra outra, deve-se confessar que aquilo que se baseia na significação mais comum da palavra ???? sheni, de acordo com as versões antigas, parece merecer a preferência. É certo que os LXX, Chaldee e Siríaco, entendem por sheni a cor do escarlate ou, pelo menos, do vermelho; e podemos supor que esses intérpretes antigos entendessem a linguagem do Antigo Testamento um pouco melhor do que nossos críticos modernos. A palavra hebraica ???? tikvath, significa antes uma faixa, ou uma teia, do que uma linha. Podemos julgar isso pela analogia da expressão com outras pessoas semelhantes a ela. Kevai, no Caldeu, é uma teia: kevin, teias de aranha; e mikveh, 1 Reis 10:28 parece significar pano. Além disso, uma linha escarlate não seria notável o suficiente para servir de guarda de segurança para Rahab. É mais natural supor que havia no apartamento, onde ela se comunicava com os espiões, um pedaço de material de cor vermelha; e foi isso que eles a mandaram pendurar na janela para sua segurança. Veja Le Clerc e Calmet.

    Comentário de John Wesley

    E os homens disseram-lhe: Não teremos culpa do teu juramento que nos fizeste jurar.

    Disse – Ou, tinha dito; a saber, antes que ela os decepcionasse; sendo muito improvável que ela os demitisse antes que a condição fosse acordada; ou que ela discutisse com eles, ou com ela, sobre coisas tão secretas e pesadas depois de terem sido decepcionadas, quando outros pudessem ouvi-las.

    Irrepreensível – Ou seja, livre de culpa ou censura se for violado, ou seja, se a seguinte condição não for observada.


    quando tivermos entrado na terra, porás este cordão vermelho na janela por onde nos fizeste descer; reúne em torno de ti, em tua casa, teu pai, tua mãe, teus irmãos, e toda a família de teu pai.
    Josue 2:18

    Comentário de Albert Barnes

    A “linha” ou cordão era fiada de fios tingidos de cochonilha: isto é, de uma cor escarlate profunda e brilhante. A cor chamaria a atenção de uma vez e forneceria um sinal óbvio pelo qual a casa de Raabe poderia ser distinguida. , etc.), an emblem of salvation by the Blood of Christ; O uso de escarlate nos ritos levíticos, especialmente naqueles mais intimamente ligados à idéia de afastar o pecado e suas conseqüências (compare, por exemplo, Levítico 14: 4 , Levítico 14: 6 , Levítico 14:51 ; Números 19: 6 ) , naturalmente levou os pais, de Clemente de Roma em diante, a ver neste fio escarlate, não menos do que no sangue da Páscoa ( Êxodo 12: 7 , Êxodo 12:13 , etc.), um emblema da salvação pelo Sangue de Cristo; uma salvação comum aos mensageiros de Cristo e àqueles a quem eles visitam.

    Comentário de Adam Clarke

    tikvath chut hashshani . Esta linha de fio escarlate – ???? ??? ???? tikvath chut hashshani . Provavelmente isso pode significar esse pedaço de tecido escarlate ou esse tecido (feito) de fio escarlate. Quando os israelitas tomaram a cidade, este pedaço de pano vermelho parece ter sido pendurado pela janela como uma bandeira; e este era o sinal em que ela e os espiões haviam concordado.

    Comentário de John Wesley

    Eis que, quando entrarmos na terra, atarás esta linha de fio escarlate à janela pela qual nos deixaste abater; e trarás teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a casa de teu pai, para casa. até ti.

    Na terra – isto é, sobre o Jordão e perto da cidade.

    Esta linha de escarlate – provavelmente o mesmo com o qual ela estava prestes a decepcioná-los.
    Janela – para que possa ser facilmente discernida por nossos soldados.


    Se alguém ultrapassar a porta de tua casa e sair para fora, este será responsável pelo que acontecer, e nós seremos inocentes. Mas se alguém puser a mão sobre quem quer que seja que se encontrar contigo em tua casa, é sobre nós que isto cairá.
    Josue 2:19

    Comentário de John Wesley

    E será que todo aquele que sair pela porta da tua casa para a rua, seu sangue estará sobre sua cabeça e ficaremos sem culpa; e quem estiver com você em casa, seu sangue estará sobre nossa cabeça. cabeça, se alguma mão estiver sobre ele.

    Sobre sua cabeça – A culpa de sua morte repousará totalmente sobre si mesmo, como sendo ocasionada por sua própria negligência dos meios de segurança.


    19 Qualquer um que sair fora das portas de tua casa, seu sangue será sobre sua cabeça, e nós sem culpa. Mas qualquer um que estiver em casa contigo, seu sangue será sobre nossa cabeça, se mão o tocar.

    Comentário de Keil e Delitzsch

    (19-20) Quem saiu pela porta, seu sangue deveria estar sobre sua própria cabeça; isto é, se ele foi morto lá fora pelos soldados israelitas, ele deveria suportar sua morte como sua própria culpa. Mas todo aquele que estava com ela em casa, seu sangue deveria cair sobre a cabeça (dos espiões) deles, se alguma mão estivesse contra eles, ou seja, se lhes tocasse ou lhes fizesse mal (vid., Êxodo 9:3). A fórmula, “seu sangue esteja sobre sua cabeça”, é sinônimo da fórmula legal, “seu sangue esteja sobre ele” (). A terceira condição () é simplesmente uma repetição da condição principal estabelecida logo no início (). [Keil e Delitzsch,]


    20 E se tu denunciares este nosso negócio, nós seremos desobrigados deste teu juramento com que nos fizeste jurar.

    Comentário de Keil e Delitzsch

    (19-20) Quem saiu pela porta, seu sangue deveria estar sobre sua própria cabeça; isto é, se ele foi morto lá fora pelos soldados israelitas, ele deveria suportar sua morte como sua própria culpa. Mas todo aquele que estava com ela em casa, seu sangue deveria cair sobre a cabeça (dos espiões) deles, se alguma mão estivesse contra eles, ou seja, se lhes tocasse ou lhes fizesse mal (vid., Êxodo 9:3). A fórmula, “seu sangue esteja sobre sua cabeça”, é sinônimo da fórmula legal, “seu sangue esteja sobre ele” (). A terceira condição () é simplesmente uma repetição da condição principal estabelecida logo no início (). [Keil e Delitzsch,].


    2.21 E ela respondeu: Seja assim como dissestes. Logo os despediu, e se foram: e ela atou o cordão de escarlate à janela.

    Comentário de Robert Jamieson

    ela atou o cordão de escarlate à janela – provavelmente logo após a partida dos espiões. Não foi formado, como alguns supõem, em rede, como uma treliça, mas simplesmente para pendurar a parede. Sua cor vermelha tornava visível, e era assim um sinal e penhor de segurança para a casa de Raabe, como a marca sangrenta nas vergas das casas dos israelitas no Egito para aquele povo. [JFB].


    Comentário de John Wesley

    E ela disse: De acordo com suas palavras, que assim seja. E ela os mandou embora, e eles partiram; e ela amarrou a linha escarlate na janela.

    Na janela – a partir de agora, em parte para que os espiões possam vê-lo saindo antes de partirem, e assim melhor o conhecerem a alguma distância; em parte para que algum acidente possa ocasionar uma negligência a respeito.



    Josué disse então aos dois homens que tinham explorado a terra: Entrai na casa da prostituta e fazei-a sair de lá com tudo o que lhe pertence.
    Josue 6:22

    Comentário de John Wesley

    Josué, porém, dissera aos dois homens que espionavam o país: Entra na casa da prostituta e tira dali a mulher e tudo o que ela tem, como lhe agradeceste.

    Casa da prostituta – que, juntamente com a parede sobre a qual estava apoiada, foi deixada de pé, por um favor especial de Deus para ela.

    Comentário de John Calvin

    22. Mas Josué havia dito aos dois homens, etc. A boa fé de Josué em cumprir promessas e sua integridade geral são evidentes nos cuidados ansiosos aqui tomados. Porém, como toda a cidade foi colocada sob anátema, pode-se levantar uma questão sobre essa exceção de uma família. Nenhum homem mortal tinha liberdade para fazer qualquer mudança na decisão de Deus. Ainda assim, foi apenas por sugestão do Espírito que Raabe havia negociado sua impunidade. Concluo que Josué, ao preservá-la, fez apenas o que era considerado e prudente.

    Podemos acrescentar que os mensageiros ainda não estavam sob nenhuma obrigação contrária, pois a destruição completa da cidade não havia sido declarada. É verdade, eles ouviram em geral, que todas essas nações deveriam ser destruídas, mas ainda estavam livres para fazer um pacto com uma mulher solteira, que voluntariamente abandonara seus compatriotas. Mas, depois, encontraremos uma solução muito mais fácil, a saber: enquanto os israelitas, por ordem divina, exortaram todos a quem atacavam, a render-se, mantendo a esperança de perdão, as nações cegas recusaram obstinadamente a paz oferecida, porque Deus havia decretado destruir todos eles. Mas, embora todos, em geral, tenham sido endurecidos para sua destruição, segue-se que Raabe foi isento de privilégios especiais e poderia escapar em segurança, enquanto os outros pereciam. Josué, portanto, julgou sabiamente que uma mulher que voluntariamente havia ido à Igreja foi resgatada tão cedo, não sem a graça especial de Deus. O caso do pai e de toda a família é, de fato, diferente, mas vendo que todos eles abjuram espontaneamente seu estado anterior, confirmam a estipulação que Raabe havia feito para sua segurança, pela prontidão de sua obediência.

    Além disso, vamos aprender com o exemplo de Josué, que não atestamos suficientemente nossa probidade, evitando violar nossa promessa intencionalmente e com um objetivo definido, a menos que também nos esforcemos diligentemente para garantir seu desempenho. Ele não apenas permite que Rahab seja entregue por seus convidados, mas toma cuidado para evitar que ela sofra ferimentos no primeiro tumulto; e para tornar os mensageiros mais diligentes no desempenho de seus ofícios, ele os lembra que eles haviam prometido com a intervenção de um juramento.




    Raabe, a prostituta, é outro exemplo. Ela foi declarada justa por causa de suas ações quando escondeu os mensageiros e os fez sair em segurança por um caminho diferente. Assim como o corpo sem fôlego está morto, também a fé sem obras está morta.
    Tiago 2.25‭-‬26 NVT



    VOCÊ SABE COMO SE MANIFESTA O AMOR DE DEUS?

    vida de oração

    Alguns mistérios e acontecimentos de nosso mundo são difíceis de entender. Muitas pessoas não sabem como se manifesta o amor de Deus e de que modo ele age em nossas vidas.

    Porém, é fundamental entender esse amor e a sua importância. Além disso, temos de reconhecer que ele é incondicional, ou seja, não depende de nossos esforços. Por isso, vamos entender o que ele é, o que a Bíblia diz sobre o tema e de quais formas ele se manifesta. Acompanhe a leitura!

    Afinal, o que é o amor de Deus?

    O amor de Deus é algo difícil de ser explicado, afinal, Ele é o próprio amor. Por mais que definições possam ser apresentadas, só entendemos de maneira completa quando o experimentamos em nossa vida.

    Ele não é um sentimento que possa ser aumentado ou diminuído, pois é intenso, incondicional e não depende de nossas atitudes. Sendo assim, faz parte do caráter divino, ou seja, não pode ser acrescentado ou retirado das características divinas.

    O que a Bíblia diz sobre o amor de Deus?

    A Bíblia coloca o amor como um dos atributos de Deus, porém, isso não significa que é apenas uma qualidade ou adjetivo que possa ser acrescentado. Os atributos são características que O definem, sendo impossível separá-los.

    Em 1 João 4:8, o apóstolo escreve que Deus é amor. Isso demonstra que o amor é parte do caráter divino, sendo eterno, infinito, soberano e incondicional. Não precisamos fazer nada para que Ele nos ame.

    Os autores do Novo Testamento utilizam o termo grego “ágape” para exemplificar o amor de Deus. Isso indica que é um amor profundo, que não se baseia em condições para existir. Não há nada que possa ser feito para aumentar ou diminuir o amor de Deus para conosco, pois Ele é a própria fonte desse amor.

    Quais são as formas de manifestação desse amor?

    O amor de Deus pode ser manifestado de diferentes formas. Vamos conhecer algumas delas!

    Misericórdia

    É o ato de Deus em que ele imputa a justiça perfeita de Cristo aos pecadores eleitos, propiciando a manifestação de seu amo. Pela sua misericórdia ele perdoa definitivamente a transgressão do seu povo por meio do sacrifício de Jesus Cristo.

    Aliança

    As alianças de Deus na Bíblia começam no Antigo Testamento e se espalham por todo o período histórico. Por meio delas, Ele promete libertar o povo e ser o Deus deles, estabelecendo uma relação de confiança.

    Graça

    A graça divina nos remete ao amor ágape. Desse modo, a promessa de Deus traz segurança para o cristão, pois ele não depende de sua própria capacidade inexistente, mas da graça divina, que é eterna.

    Neste artigo, entendemos como se manifesta o amor de Deus, vimos que ele não é condicional e que nada podemos fazer para aumentá-lo ou diminuí-lo. Portanto, precisamos entender a necessidade de reconhecê-lo e saber que a maior manifestação desse amor foi a cruz.