Meu Twitter

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Definição de Saudade

*Vejam que texto emocionante !*

Recebi ,
quero compartilhar.

*DEFINIÇÃO DE SAUDADE*

*Dr.Rogério Brandão*
Oncologista (PE)

Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes.
Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional...
Comecei a frequentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria.
Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer.
Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

Até o dia em que um anjo passou por mim!
Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimios e radioterapias.
Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos, porém, isso é humano!

Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinha no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção:

— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Indaguei:
— E o que a morte representa para você, minha querida?
— Olha tio, quando somos pequenos, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é?

( Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, e com elas, eu procedia exatamente assim).

— É isso mesmo.
— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei *"engasgado"*, não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou a visão e a espiritualidade daquela criança.

— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.

Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:

— E o que saudade significa para você, minha querida?
— *Saudade é o amor que fica!*

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra *SAUDADE*:
*É O AMOR QUE FICA!*

ATITUDE É :
- Seja mais humano e agradável com as pessoas.
- Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.
- Viva com simplicidade.
- Ame generosamente.
- Cuide-se intensamente.
- Fale com gentileza.
- E, principalmente, NÃO RECLAME!

Viva em harmonia com tudo e todos!!!

*REPARE NAS COISAS QUE POSSUI, E NÃO NO QUE LHE FALTA.*

Brócolis: Tesouro Nutricional ao seu Alcance!


Brócolis: Tesouro Nutricional ao seu Alcance!

Brócolis: Tesouro Nutricional ao seu Alcance!

O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis. Ele é um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Além disso, apresenta ácido fólico, selênio e potássio. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama.

Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.

Ao ingerir o brócolis regularmente, o risco de um homem desenvolver câncer de próstata reduz-se sensivelmente, especialmente em casos de tumores mais agressivos. Os fitoquímicos são componentes que aparecem no brócolis e são conhecidos por proteger contra o câncer. O principal fitoquímico já descoberto é o Sulforafano, que elimina a H Pylori (bactéria responsável por problemas estomacais). O sulforafano é alvo de diversos estudos por ter grande eficácia na prevenção e no tratamento de tumores. Os resultados apontam que o sulforafano consegue destruir apenas as células cancerígenas, deixando intactas as demais células saudáveis do órgão afetado pelo tumor.

Possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonoides e os carotenoides, todos considerados guardiões das nossas células. Agem principalmente contra o envelhecimento precoce.

Componentes Importantes do Brócolis

Sulforafano: Um dos compostos de plantas mais abundantes e amplamente estudados no brócolis. Ele pode ter efeitos protetores contra vários tipos de câncer
Indole-3-carbinol: Um nutriente único encontrado em vegetais crucíferos, o que pode ter efeitos benéficos contra o câncer
Carotenoides: Brócolis contém luteína, zeaxantina e beta-caroteno, que podem contribuir para uma melhor saúde ocular
Kaempferol: Um antioxidante com muitos benefícios para a saúde. Ele pode proteger contra doenças cardíacas, câncer, inflamação e alergia
Quercetina: Um antioxidante com inúmeros benefícios
Brócolis: Tesouro Nutricional ao seu Alcance!
Benefícios do Brócolis

Brócolis são uma excelente fonte de magnésio e cálcio, que ajuda na regulação da pressão arterial. Ele contém glucorafanina que aumenta as propriedades antioxidantes dos tecidos do corpo. Ele também tem propriedades anti-inflamatórias e relaxa os músculos do coração e artérias.
O brócolis é rico em fibra alimentar que ajuda na redução do nível de colesterol no organismo. Ainda é anti-inflamatório, devido à presença de sulforafano, que ajuda a reduzir os danos ao revestimento do vaso sanguíneo. Brócolis também contém o antioxidante betacaroteno, que ajuda a restringir o dano celular nos músculos cardiovasculares.
O brócolis é rico em vitamina C e antioxidantes. Estes compostos ajudam na prevenção do envelhecimento, rugas e pigmentos na pele. Os Antioxidantes ajudam a prevenir a formação de radicais livres que pode causar problemas relacionados com a pele. Ele contém vários antioxidantes como caroteno e traços de minerais que ajudam no fortalecimento da imunidade.
O Brócolis é fonte de carotenoides. Ela é rica em luteína e zeaxantina. Estes antioxidantes estão presentes na mácula dos olhos e ajudar na prevenção da degeneração macular relacionada com a idade.
Alta fonte de fibra faz brócolis benéfico na digestão. Ela ajuda a manter eficiente o movimento do intestino e freios excessos. Os isotiocianatos são fito nutrientes presentes em brócolis, que ajudam a proteger a mucosa do estômago e impede o crescimento de bactérias na parede do estômago.
Ricos em antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres das células, os brócolis podem ser um potente preventivo contra o câncer. São eles: isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e, principalmente, sulforafano. Eles participam dos processos de transformação de substâncias dentro do organismo, facilitando a eliminação de toxinas.
Fonte de Proteína

As proteínas ajudam na construção dos músculos, e são necessárias para o crescimento e manutenção. O brócolis é um dos vegetais que mais possui proteínas. Para cada 100 g de brócolis, possui 2,8 g de proteína.

Como consumir o Brócolis?

Brócolis
No país há basicamente 2 tipos de brócolis, o ninja ou japonês, que apresenta cabeça única e é vendido fresco, limpo ou congelado. E o segundo tipo é brócolis comum, com venda nos maços, apresentando talos, flores e folhas. O brócolis pode ser consumido de várias maneiras. É muito apreciado cru em saladas, como também cozidos, grelhados e como um ingrediente de várias receitas, tais como suflês, sopas, tortas, bolos e refogados.

Quando cozidos em excesso, os brócolis perdem grande parte de seus nutrientes e sua textura também é alterada. O ideal é cozinhá-los em vapor ou em panela tampada contendo pouca água, por pouco tempo. Assim, manterá todas as suas propriedades benéficas a saúde. Os brócolis são alimentos muito perecíveis e, portanto devem ser guardados em sacos plásticos e mantidos sob refrigeração por no máximo uma semana.

Brócolis: Tesouro Nutricional ao seu Alcance!
Suco Verde de Brócolis

Se você não gostar do sabor ou da consistência do brócolis na culinária, prepare um suco. Essa é a melhor forma de extrair todos os benefícios sem precisar comer o brócolis.

Ingredientes:
½ copo de água
3 flores de brócolis
3 folhas de couve
2 laranjas
1 colher de sopa de linhaça
Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador, coar e tomar imediatamente.

O brócolis é um dos vegetais mais populares no mundo. É fácil de preparar e pode ser comido cru e cozido. Ele é rico em muitos nutrientes, incluindo uma família de compostos de plantas chamados isotiocianatos, que podem ter numerosos benefícios para a saúde. Possui fibras e mais proteínas do que a maioria dos outros vegetais. O consumo de brócolis tem sido associada com um risco reduzido de câncer e doenças cardíacas, bem como melhoria da saúde ocular. E você, já consome essa maravilha nutricional?

30 de agosto – Devocional Diário CHARLES SPURGEON #243