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segunda-feira, 19 de setembro de 2022

O Que Fazer Quando Deus é Rejeitado pelo seu Povo?

Ele respondeu: Estou devorado de zelo pelo Senhor, o Deus dos exércitos. Porque os israelitas abandonaram a vossa aliança, derrubaram os vossos altares e passaram os vossos profetas ao fio da espada. Só eu fiquei, e querem tirar-me a vida. 1 Reis 19:10 – A imagem que ele desenha aqui do Israel apóstata é muito comovente: 1. Eles abandonaram a tua aliança – agora se apegaram e adoraram outros deuses. 2. Derrubado teus altares – Tentou, tanto quanto possível, abolir tua adoração e destruir sua lembrança da terra. 3. E matou teus profetas – para que não haja quem reprove sua iniquidade ou ensine a verdade; para que a restauração da verdadeira adoração seja impossível. 4. Só me resta – Eles conseguiram destruir todo o resto dos profetas, e estão determinados a não descansar até que me matem. O Senhor desse-lhe: Sai e conserva-te em cima do monte na presença do Senhor: ele vai passar. Nesse momento passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos; mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu; mas o Senhor não estava no tremor de terra. 1 Reis 19:11 1 Reis 19:11 . Vá em frente e fique no monte diante do Senhor – Elias veio aqui para se encontrar com Deus, e Deus graciosamente condescendeu em dar-lhe a reunião. E a maneira como ele se manifesta parece evidentemente se referir às descobertas que Deus anteriormente fez de si mesmo neste lugar a Moisés. Houve uma tempestade, um terremoto e um incêndio ( Hebreus 12:18 ), mas quando Deus mostrou a Moisés sua glória, ele proclamou seu nome diante dele: O Senhor Deus, misericordioso e gracioso, etc. Então aqui: Elias ouviu um vento forte e viu os terríveis efeitos disso; pois rasgou as montanhas e rasgou as pedras; sentiu o choque de um terremoto e viu uma erupção de fogo. Esses efeitos, sem dúvida, foram todos produzidos pelo ministério dos anjos, os precursores da divina Majestade, e deveriam inaugurar a manifestação pretendida da glória de Jeová. Por estes, Elias estava preparado para receber esta descoberta de Deus com a maior humildade, reverência e temor de Deus: e por esses Deus significava seu poder onipotente e irresistível, para partir os corações mais duros dos israelitas e abater toda a oposição que era. ou deve ser feito contra seu profeta no exercício de seu cargo. O Senhor não estava no vento, etc. – O Senhor não garantiu sua presença especial e graciosa a Elias naquele vento, terremoto ou fogo, o que possivelmente deveria ensiná-lo a não se perguntar se Deus não acompanhou sua terrível administração no monte Carmelo com a presença de sua graça, transformar o coração dos israelitas para si mesmo, como ele desejava; mas que, por razões sábias, Deus achou conveniente negar. Nisto também foi sugerido que “julgamentos milagrosos e demonstrações aterradoras do poder e indignação do Senhor, embora adequados para a destruição ou intimidação de seus inimigos, ou para despertar a atenção, eram apenas preparativos para esse bem real destinado a Israel;” que deve ser efetuado pelas instruções convincentes e persuasivas de sua palavra, acompanhadas pelas influências de seu Espírito. Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo; mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira. 1 Reis 19:12 Comentário de Albert Barnes Uma voz baixa e calma – literalmente, “um som de quietude suave”. O ensino é uma condenação do “zelo” em que Elias se gloriara, um zelo se exibindo em vinganças ferozes e terríveis, e uma exaltação e recomendação desse temperamento brando e gentil, que “suporta todas as coisas, crê em todas as coisas, espera tudo tudo suporta todas as coisas. ” Mas era tão contrário a todo o caráter do severo, severo e impiedoso Tishbite, que não poderia encontrar uma entrada pronta em seu coração. Por um tempo, moderou seu excessivo zelo e o inclinou a seguir caminhos mais gentis; mas, mais tarde em sua vida, a antiga dureza se repetiu em um ato em referência ao qual nosso próprio Senhor fez o conhecido contraste entre os espíritos das duas Dispensações Lucas 9: 51-56 . Comentário de Joseph Benson 1 Reis 19:12 . Depois do fogo, uma voz baixa e calma – Para íntimo, que Deus faria sua obra em e para Israel em seu próprio tempo, não por força ou poder, mas por seu próprio Espírito ( Zacarias 4: 6 ), que se move com um poderoso , mas ainda com um portão doce e gentil. “Elias talvez tivesse esperado levar tudo à sua frente, com mão erguida e com milagres e julgamentos contínuos: ou ele supôs que a reforma desejada seria realizada pela sanção da autoridade civil ou pelo apoio do povo em geral ; considerando que, chamando sua atenção pela fome e sua remoção graciosa, em resposta a suas orações, pedindo e obtendo fogo do céu para consumir o sacrifício e pela execução dos sacerdotes de Baal, ele deveria ter começado a instruí-los com mansidão e mansidão, publicamente e de casa em casa, e ter animado outros a ajudá-lo; e então o Senhor teria abençoado aquela voz mansa e delicada para os propósitos mais importantes, não obstante a fúria perseguidora de Acabe e Jezabel, e a apostolado geral do povo. Assim, milagres nas primeiras eras do cristianismo chamaram a atenção dos homens para a pregação do evangelho; que, como uma pequena voz calma, era o poder de Deus para a salvação de milhares e milhões. ” Scott. Pois a fé vem ouvindo a palavra de Deus, e milagres apenas abrem caminho para ela. Comentário de John Wesley E depois do terremoto, um incêndio; mas o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e suave. Uma voz calma – Para dizer que Deus faria sua obra em e para Israel em seu próprio tempo, não por força ou poder, mas por seu próprio espírito, Zacarias 4: 6 , que se move com poder, mas com um doce e vendaval suave. Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna. Uma voz disse-lhe: Que fazes aqui, Elias? 1 Reis 19:13 Comentário de Albert Barnes Manto – A roupa superior, uma espécie de capa ou capa curta – talvez feita de pele de carneiro não curtida, que era, além da tira de couro em volta de seus lombos, a única vestimenta do profeta (compare Mateus 3: 4 ). Para a ação, compare as referências marginais. Ouviu uma voz para ele … – A pergunta ouvida antes em visão agora é novamente colocada ao profeta pelo próprio Senhor. Elias não dá uma resposta mais humilde e gentil. Ele ainda está satisfeito com sua própria declaração de seu caso. Comentário de Joseph Benson 1 Reis 19:13 . Quando Elias ouviu, ele enrolou o rosto no manto – Medo da presença de Deus, sentindo que ele não era digno nem capaz de suportar a vista de Deus com o rosto aberto. E saiu e se levantou, & c. – Que Deus havia ordenado que ele fizesse; e quando ele estava indo em direção à boca da caverna, ficou horrorizado e parou em seu curso pelo vento terrível, pelo terremoto e pelo fogo; quando estes passaram, ele prossegue e segue para o mês da caverna. Moisés foi colocado na caverna quando a glória de Deus passou diante dele, mas Elias foi chamado a sair dela; mas nem Moisés nem Elias viram qualquer tipo de semelhança. E eis que uma voz – O que fazes aqui, Elias? – O que Deus falou antes por um anjo, ele agora fala com ele imediatamente. Ele respondeu: Consumo-me de zelo pelo Senhor, Deus dos exércitos. Porque os israelitas abandonaram a vossa aliança, derrubaram os vossos altares e passaram os vossos profetas ao fio da espada. Só eu fiquei, e agora querem tirar-me a vida. 1 Reis 19:14 O Senhor disse-lhe: Retoma o caminho do deserto, na direção de Damasco. Ali chegando, ungirás Hazael como rei da Síria, 1 Reis 19:15 Comentário de Albert Barnes A resposta não é uma justificação dos caminhos de Deus, nem uma reprovação direta da fraqueza e desânimo do profeta, nem uma explicação ou aplicação do que Elias tinha visto. No momento, ele é simplesmente direcionado de volta ao caminho do dever prático. Sua missão ainda não acabou, ainda há trabalho para ele fazer. Ele recebe injunções especiais em relação a Hazael, Jeú e Eliseu; e ele é consolado com uma revelação bem adaptada para despertá-lo de seu desânimo: há sete mil que simpatizam com ele em suas provações e que precisam de seu cuidado e atenção. O deserto de Damasco – Provavelmente o distrito ao norte do país do profeta, entre Basã e o próprio Damasco, e que mais tarde foi conhecido como Ituréia e Gaulanite. Aqui, o profeta pode estar seguro de Jezabel, enquanto ele pode se comunicar rapidamente com Israel e Damasco, e executar as comissões que lhe foram confiadas. Quando você vier, ungir – Antes, “e você irá ungir”, Elias realizou apenas uma das três comissões que lhe foram dadas. Ele parece ter ficado livre para escolher o horário para executar suas comissões, e parece que ele achava que a ocasião apropriada não havia surgido nem pela primeira nem pela segunda antes de sua própria tradução. Mas ele teve o cuidado de comunicar os mandamentos divinos ao seu sucessor, que os executou no momento oportuno (referências marginais). Comentário de Joseph Benson 1 Reis 19: 15-16 . Vá, volte no seu caminho – O caminho pelo qual você veio; pois o caminho de Horebe a Damasco era, em parte, o mesmo com o qual ele havia chegado. Ungir Hazael para ser rei sobre a Síria – Parece que a palavra unção deve ser tomada aqui figurativamente para nomear ou declarar, o que foi feito por Eliseu, 2 Reis 8:12 ; pois a palavra é freqüentemente usada para aqueles que nunca foram ungidos com óleo: Elias, no entanto, pode ungir ele, embora não seja relacionado; ou, como alguns pensam, quando ele entendeu quais flagelos ele e Jeú seriam para Israel e que destruição eles trariam sobre eles, ele talvez implorou sinceramente a Deus e obteve seu pedido para que a execução do comando fosse adiada para outra pessoa. Tempo. E Jeú, filho de Ninsi – isto é, seu neto; porque ele era filho de Josafá, 2 Reis 9: 2 . E Eliseu ungirás – a quem ele constituiu profeta lançando sobre ele seu manto. Isto foi planejado como uma previsão de que, por essas pessoas, Deus puniria os israelitas degenerados, defenderia sua própria causa entre eles e vingaria a disputa de sua aliança. A RESPOSTA DIVINA AO PROFETA ELIAS Mas reservarei em Israel sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal, e cujos lábios não o beijaram. 1 Reis 19:18

O Fogo de Deus Foi a Resposta

Então, subitamente, o fogo do Senhor baixou do céu e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, a poeira e até mesmo a água da valeta. 1 Reis 18:38 Comentário de Albert Barnes O fogo do Senhor caiu – Não pode ter sido um relâmpago. Foi totalmente, tanto em sua natureza quanto em sua oportunidade, milagroso. Compare as referências marginais para a conduta do povo. Comentário de Joseph Benson 1 Reis 18:38 . O fogo do Senhor caiu – E não apenas, como em outros momentos (veja a margem), consumiu o sacrifício e a madeira, como sinal da aceitação de Deus da oferta, mas lambeu toda a água que estava na vala, exalando e extraindo-o como vapor, descendo (com outra água, a ser levantada do mar adjacente) na chuva pretendida, que seria o fruto desse sacrifício e oração, mais do que o produto de causas naturais. E isso não foi tudo. Para completar o milagre, o fogo consumiu as pedras do altar, e o próprio pó, para mostrar que não era fogo comum, e talvez para mostrar que, embora Deus aceitasse esse sacrifício ocasional deste altar, ainda assim, no futuro, eles deveriam demolir todos os altares em seus lugares altos, e por seus sacrifícios constantes fazer uso disso apenas em Jerusalém. O altar de Moisés e Salomão foram consagrados pelo fogo do céu; mas isso foi destruído, porque não era mais usado. Podemos bem imaginar que terror esse fogo atingiu Ahab culpado, e todos os adoradores de Baal, e como eles fugiram dele o mais longe e o mais rápido que puderam, dizendo, em seus corações, para que não nos consuma também, Números 16:34 . – O processo desse consumo é muito notável e calculado para remover a possibilidade de suspeita de que houvesse fogo oculto. 1. O fogo desceu do céu. 2. Os pedaços do sacrifício foram consumidos primeiro. 3. A madeira a seguir, para mostrar que não foi nem por meio da madeira que a carne foi queimada. 4. As doze pedras também foram consumidas, para mostrar que não era fogo comum, mas uma cuja agência nada podia resistir. 5. O pó, cuja terra foi construída o altar, foi queimado. 6. A água que estava na trincheira foi, pela ação desse fogo, totalmente evaporada. 7. A ação desse fogo era sempre descendente, contrária à natureza de todo fogo terreno e material. Nada pode ser mais simples e sem arte do que essa descrição, mas quão surpreendentemente completa e satisfatória é toda a conta! Então o fogo do SENHOR caiu e consumiu o holocausto, a madeira, as pedras e o pó, e lambeu a água que estava na vala. E quando todo o povo viu, caiu de cara no chão; e disseram: O SENHOR, ele é o Deus; o Senhor, ele é o Deus. Eles caíram – em reconhecimento ao Deus verdadeiro. Ele é Deus – Ele sozinho; e Baal é um ídolo sem sentido. E eles dobram as palavras, para notar sua satisfação e segurança abundantes da verdade de sua afirmação.