Meu Twitter

terça-feira, 31 de maio de 2016

A Bíblia, luz para o nosso caminho

A Bíblia, Luz Para o Nosso Caminho

Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho... Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo

(Salmo 119:105, 162).

A BÍBLIA, LUZ PARA O NOSSO CAMINHO
Finalmente o remoto vilarejo no alto das montanhas foi conectado à rede elétrica. O trabalho está terminado e um inspetor visita os moradores de diferentes casas para garantir que tudo está em ordem. Uma moradora idosa responde sua pergunta sobre se ela está satisfeita: "Sim, claro! Agora eu posso ver melhor para acender a minha lâmpada de óleo".

Podemos sorrir disso, mas em relação a luz, há muita coisa que é notável. Quantos são os que andam tateando pela escuridão moral deste mundo! Eles possuem uma Bíblia, mas nunca a abrem. Eles podem ler um panfleto evangelístico de vez em quando ou uma página de um devocional cristão, mas isso não é suficiente. Isso é semelhante a preferir uma lâmpada de óleo que a muito mais brilhante luz elétrica.

Tem havido muitos e longos períodos no decorrer da história quando era proibido a posse de uma Bíblia. Quantas vezes os cristãos colocaram suas vidas em risco e viajaram muitos quilômetros para poder ler um dos poucos exemplares restantes! Para estes crentes a Palavra de Deus não era apenas a luz para o seu caminho, mas a fonte de onde tiraram conforto e alegria.

Não vamos deixar as nossas Bíblias na prateleira, como uma lâmpada que permanece apagada no escuro, mas deixemos que a Palavra de Deus ilumine nosso caminho como a luz, para a nossa salvação, a nossa preservação e nossa alegria.

As duas possibilidades

Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus

(Romanos 2:5).

É um estranho pensamento que, até onde diz respeito a Deus, o balanço da vida do homem tem entradas apenas no lado do débito. Que imensa dívida se amontoou no curso de nossa vida! Imagine recebermos um extrato da conta todas as noites!

Da mesma forma, o pensamento da responsabilidade que devemos a Deus não pode nos dar uma paz real. Todos nós temos uma consciência, a qual nenhum de nós pode silenciar completamente. Ela nos provoca inesperadamente, trazendo assuntos antigos para a luz novamente. Em momentos como estes, há apenas duas possibilidades: ou suprimir os pensamentos e continuar como antes, ou vir a Deus e colocar as coisas em ordem.

No Salmo 10, temos o caso de alguém que escolhe a primeira possibilidade. Ele tenta manter a calma ao exclamar: "Não há Deus"! ou pelo menos: "Ele não vai desenterrar o passado", ou ainda: "Deus esqueceu-se... nunca verá isto" (Salmo 10:11).

O Salmo 32, por outro lado, é a oração de quem colocou as coisas em ordem. "Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado" (v. 5). Isso o permitiu respirar com alívio.

Por que Deus pode cancelar nossa dívida quando confessamos nossos pecados? Porque outro pagou por ela: Jesus Cristo, o Seu próprio Filho. É por isso que Ele morreu na cruz e fez a expiação; Ele deu a Deus a plena satisfação para a culpa dos outros. Cristo suportou a ira de Deus sobre o pecado, de modo que o crente possa ser livre.