Meu Twitter

sábado, 14 de julho de 2018

Diabetes


Diabetes
Diabetes
O diabetes faz parte de um grupo de doenças metabólicas caracterizadas pela hiperglicemia — aumento exagerado do nível de glicose no sangue. É uma doença causada pela deficiência da ação da insulina no organismo.

Por algum motivo, o pâncreas não produz a insulina necessária para fazer a glicose entrar na célula e, assim, alimentá-la. Ou seja, diabetes é uma doença que impede o correto aproveitamento dos alimentos.

Quando há ausência de glicose nas células, nosso corpo sente as consequências. Como a glicose não entra nas células, ela se acumula no próprio sangue: por isso sente-se mais sede, fome e vontade de urinar.

Pré-diabetes
Pré-diabetes é uma alteração do metabolismo que pode evoluir para diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Acontece quando os níveis de glicemia (açúcar no sangue) são mais elevados do que o normal, mas não são altos suficientemente para dar o diagnóstico de diabetes.

Principais fatores de risco para que uma pessoa tenha alterações na glicemia:

Idade de 45 anos ou mais;
Ter parentes com diabetes;
Estar acima do peso e com acúmulo de gordura no abdômen;
Sedentarismo (não praticar exercícios ou atividades físicas);
Ter pressão alta (hipertensão arterial), mesmo que controlada com medicamentos;
Ter alterações das gorduras no sangue (triglicérides elevado);
Mulher que teve diabetes durante a gravidez;
Tenha sido diagnosticada com Síndrome do Ovário Policístico (SOP).
É possível se cuidar para prevenir ou adiar o máximo possível o diagnóstico de diabetes tipo 2. Sem mudanças nos seus hábitos existe uma chance grande de que o pré-diabetes evolua para diabetes dentro de 3 a 10 anos.

Sintomas de Pré-diabetes
Geralmente o pré-diabetes não é acompanhado de sintomas. É por isso que é uma condição que muitas vezes não é diagnosticada.

Diabetes
Tabela de Dosagem Glicose
Normal inferior a 99 mg/dl;
Pré-diabetes entre 100 e 125 mg/dl;
Diabetes superior a 126 mg/dl em dois dias diferentes.
(Baseado em exame de glicose com 8h de jejum)

Tipos de Diabetes
Diabetes Tipo 1
O diabetes do tipo 1 ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. É uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina.

Nesse tipo de diabetes, o método de controle mais eficaz é a aplicação de doses diárias de insulina no organismo, através de injeções. Essas doses são necessárias para que a glicose chegue até as células; para que então sejam queimadas e transformadas em energia.

Com o passar do tempo, as altas taxas de glicose acumuladas no sangue podem afetar os olhos, rins, nervos e coração.

Diabetes Tipo 2
O diabetes do tipo 2 é o mais comum. Uma de suas características é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por diversas razões, essas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sanguínea.

O diabetes tipo 2 tende a ocorrer em adultos com histórico de obesidade e sedentarismo. Ou seja, a alimentação inadequada e a falta de exercícios tem influência direta para a doença. O fator hereditário também é bastante influente.

Diabetes Gestacional
O diabetes gestacional é uma forma de diabetes descoberta durante a gravidez e que usualmente desaparece depois do nascimento do bebê. As mulheres que desenvolveram esse tipo de diabetes durante a gravidez estão mais propensas a desenvolver os outros tipos mais tarde.

Diabetes
Sintomas do Diabetes
Pessoas com níveis altos de glicose no sangue podem apresentar os seguintes sintomas:

Sede excessiva
Vontade de urinar diversas vezes
Perda de peso (mesmo comendo mais do que o habitual)
Fome exagerada
Visão embaçada
Infecções repetidas na pele ou mucosas
Machucados que demoram a cicatrizar
Fadiga (cansaço inexplicável)
Dores nas pernas por causa da má circulação
Nervosismo
Mudanças de humor
Náusea
Diabetes
Prevenção do Diabetes
Prevenir sempre é a melhor atitude para se evitar qualquer doença. Quando deixamos nossa saúde em segundo plano, as consequências podem ser danosas; a produtividade se compromete em função da incidência de doenças, queda na resistência física, obesidade, estresse, ansiedade entre outros.

No caso de pessoas com histórico familiar de diabetes, devem se tomar os seguintes cuidados:

Manter o peso normal;
Praticar atividades físicas regularmente;
Não fumar e evitar bebidas alcoólicas;
Controlar a pressão arterial;
Evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas (ex: cortisona e diuréticos tiazídicos);
Fazer exames de sangue regularmente.
Essas medidas, sendo adotadas precocemente, podem evitar ou retardar o aparecimento do diabetes, mesmo em pessoas geneticamente predispostas.

Tratamento da Diabetes
Uma vez diagnosticado o diabetes, deve-se ter uma atenção especial com a saúde. O controle efetivo do diabetes é extremamente importante, pois ajuda a prevenir sérias complicações no longo prazo. Entre as principais formas de controle do diabetes, temos: boa alimentação, exercícios físicos, monitoramento do açúcar no sangue e cuidado contínuo.

Diabetes
1. Boa Alimentação
Uma dieta saudável é essencial para o controle do diabetes. É muito importante consultar um nutricionista para avaliar a quantidade e características adequadas dos alimentos (tal como teor de açúcar). Basicamente, deve-se evitar ao máximo a ingestão de açúcares e carboidratos e aumentar a quantidade de fibras, gorduras, vegetais, folhas verdes, grãos e algumas frutas. Além disso, o fumo deve ser imediatamente interrompido e a ingestão de álcool diminuída.

Diabetes
2. Exercícios Físicos
Todos os pacientes devem ser incentivados à prática regular de exercícios físicos, que pode ser uma caminhada de 30 a 40 minutos ou exercícios equivalentes. O exercício pode ser simples como uma rápida caminhada, entretanto deve ser praticado com regularidade. O importante é se mexer — inclusive trabalhos domésticos e de jardinagem estão valendo.

3. Monitoramento da Glicose no Sangue
O nível da glicose no sangue deve ser monitorado regularmente. Somente através do monitoramento é que fica possível a correta administração das doses de insulina. Além disso, esse cuidado permite que o médico possa fazer mudanças necessárias no tratamento.

4. Cuidado Contínuo
Visitas regulares ao médico são parte essencial da rotina de quem vive com diabetes. Podem haver outras contribuições no cuidado com a saúde que ajudem no gerenciamento do diabetes; e somente um médico especializado pode indicá-las.

Pequenas mudanças podem ajudar muito! Faça os exames de rotina e converse com seu médico. Fique de olho nos sintomas do diabetes que incluem aumento da sede, urinar mais, ter mais fome, cansaço e visão turva. E, lembre-se que o diabetes é totalmente evitável se você melhorar o seu estilo de vida.

Tratamentos Naturais para TPM


Tratamentos Naturais para TPM
Tratamentos Naturais para TPM
Você é daquelas que sofre bastante com a TPM? Ou sua TPM não é tão forte assim? Bem, se a sua TPM for muito forte, o recomendável é procurar um médico para descobrir qual é a causa desse desequilíbrio hormonal, ninguém precisa ficar sofrendo à toa. Se seu nível de TPM é moderado ou mais fraco, que tal experimentar algumas dicas naturais para amenizar os sintomas?

Os sintomas da TPM podem ser muito variáveis e a sua intensidade depende de cada mulher. Duram em geral entre 5 a 10 dias antes da menstruação.

Atualmente, acredita-se que a função fisiológica do ovário seja a causa das alterações neuropsicoendócrinas que interferem tão drasticamente na vida das mulheres.

Estilo de Vida Influencia Bastante nos Sintomas
Tratamentos Naturais para TPM
Manter um estilo de vida saudável vai melhorar muito seu bem-estar em geral, inclusive os sintomas da TPM.

Uma boa alimentação, associada ao consumo de frutas nesse período, deve ser intensificado. A quantidade de água ingerida também deve ser generosa. A redução no consumo de sal, açúcar, cafeína e álcool também podem ajudar em problemas como na retenção de líquidos, irritabilidade e cólicas.

As atividades físicas liberam endorfinas, causando sensação de bem-estar. Portanto, movimente-se! Caminhadas ao ar livre, especialmente em lugares em contato com a natureza são altamente benéficos.

Dormir bem e evitar o estresse também devem fazer parte desse estilo de vida mais saudável.

Vitaminas e Minerais que ajudam na TPM
Tratamentos Naturais para TPM
Cálcio e Vitamina D: Uma dieta rica em cálcio e vitamina D podem dar um “chega-pra-lá” na tensão pré-menstrual. A dupla diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos, aliviando cólicas, dores nas costas e o inchaço. Além de tomar sol (ou fazer suplementação de vitamina D), abuse do gergelim e vegetais verde-escuros.

Vitamina E: A vitamina E pode aliviar sintomas como ansiedade e sensibilidade mamária entre outros. Por ser antioxidante, recomenda-se o consumo de alimentos fonte de vitamina E. Alimentos: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleos vegetais, ovos.

Magnésio: O magnésio também está envolvido na atividade da serotonina e de outros neurotransmissores, e sua deficiência pode amplificar os sintomas da TPM. Alimentos fontes: leite, leguminosas, cereais integrais, vegetais e folhas verde escuras.

Vitamina B6: A vitamina B6 atua na formação de serotonina e dessa forma proporciona melhora nos sintomas de alterações de humor. Por isso, indica-se que se atinja as recomendações diárias desta vitamina. Alimentos fontes: fígado, ovos, soja, aveia, farelo de trigo, batata, germe de trigo, cenoura, amendoim, nozes, etc.

Tratamentos Naturais
Ervas e chás
Tratamentos Naturais para TPM
Chás diuréticos são excelentes indicações para ajudar a aliviar o inchaço e também alguns ajudam a acalmar (urtiga, camomila, hibisco, erva-doce e chá verde).

A erva-de-São-João ajuda a aliviar a insônia e melhora a depressão.

Outra erva interessante é o vitex agnus-castus, usado para aliviar os sintomas da TPM há centenas de anos. Este arbusto originário da região mediterrânea é utilizado na medicina popular como chá para re-equilíbrio hormonal, contra insônia e a ansiedade.

Óleo de Prímula
Tratamentos Naturais para TPM
O óleo de prímula é um dos medicamentos naturais que tem efeitos confirmados no combate aos sintomas da TPM. Ideal para amenizar dores nas mamas, e outros sintomas desagradáveis. Além de permitir o alívio dos desagradáveis sintomas como irritabilidade, mau humor, depressão, dores e inchaços nos seios, ele não tem os inconvenientes causados por tratamentos à base de anti-inflamatórios e antidepressivos.

Esse efeito se deve ao linolênico, que funcionam como intermediários nas sínteses de outras substâncias reguladoras dos hormônios sexuais femininos. Essa propriedade de regulador hormonal do óleo de prímula ameniza os sintomas da TPM e ele ainda possui um ótimo efeito sobre a pele, controlando a oleosidade e mantendo sua elasticidade.

Se quiser saber mais sobre esse óleo, veja o post Óleo de Prímula: Um Poderoso Aliado na Saúde Feminina.

Óleos Essenciais para TPM
Tratamentos Naturais para TPM
Fazer massagens com óleo essencial também ajuda na TPM. Escolha um óleo carreador(pode ser de coco, semente de uva, amêndoas, ou rosa mosqueta) e adicione o óleo essencial de sua preferência. (para cada colher de sopa, 3 gotas de óleo essencial) Além da massagem, você também pode optar por fazer uma inalação.

Se você não conhece os óleos essenciais, ou quer saber mais sobre esse “universo”, recomendo o artigo Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais.

Alguns óleos essenciais que podem ajudar nos sintomas da TPM:

Contra a ansiedade e a irritabilidade: camomila, gerânio, lavanda, rosas ou ylang-ylang;
Contra o aumento no apetite: bergamota ou rosas;
Contra o cansaço: alecrim ou sálvia esclaréia;
Contra as crises de choro e confusão: gerânio ou lavanda;
Contra a dor nos seios: gerânio;
Contra o estado depressivo: jasmim, rosas e mandarina;
Contra a insônia: bergamota, camomila ou lavanda;
Contra a retenção hídrica: erva doce, limão e mandarina.
E você, sofre com TPM? O que faz para aliviar os sintomas?