Meu Twitter

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Benefícios do Cominho


Benefícios do Cominho

Benefícios do Cominho

De origem egípcia, o cominho é uma das especiarias mais populares na culinária da Índia, México e Oriente Médio. O cominho é um tempero que proporciona um aroma forte, único e relaxante. Além do seu sabor marcante — que dá um toque especial às refeições — o cominho possui diversos benefícios para saúde. O cominho é uma excelente fonte de ferro, fibra alimentar, proteína e minerais.

As partes utilizadas do cominho são as folhas e as sementes. O cominho pode ser utilizado basicamente de 3 maneiras:

As folhas podem ser usadas para preparar o chá.
As sementes também são utilizadas para fazer chá e na preparação de alguns alimentos como, por exemplo, licores.
O pó de cominho, que são as sementes moídas, é usado na culinária.
Benefícios do Cominho
Benefícios do Cominho

Bom para digestão: As sementes do cominho ajuda na secreção de enzimas pancreáticas, que auxiliam na digestão e ajudam na absorção dos nutrientes. Auxilia também na secreção de ácidos biliares.
Bom para a memória: O cominho ajuda a manter a acetilcolina no cérebro, que ajuda a reter a memória. Contém antioxidantes que são úteis para melhorar a memória. Também auxilia para uma mais rápida recuperação em casos de amnésia.
Bom para pele: Contém vitamina E que ajuda a manter a pele saudável e jovem. Tem também propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que ajudam tratar furúnculos, espinhas e eczema. O cominho também ajuda a eliminar toxinas do corpo de forma natural; com isso, haverá também uma redução das rugas, tornando a pele suave e macia.
Reduz o estresse e insônia: O cominho ajuda na indução do sono. Ele é uma boa fonte de vitamina B, e óleos essenciais com efeitos hipnóticos, que ajudam a melhorar a qualidade do sono.
Bom para infecções: O cominho tem propriedades antissépticas e antimicrobianas. Essas propriedades melhoram a imunidade do corpo. Contém vitamina C e ferro, que evitam infecções.
Previne a anemia: Por conter ferro, ele ajuda na formação de hemoglobina e eritrócitos no sangue. Hemoglobina ajuda na transferência de oxigênio a diferentes partes do organismo, evitando fadiga e tonturas.
Ajuda na digestão: O cominho estimula o fígado a produzir bile, que facilita a digestão, ajuda a eliminar gordura e melhora absorção de nutrientes.
Fortalece os ossos: O cominho fortalece os ossos, pois contém nutrientes como cálcio, vitaminas A, potássio, magnésio e compostos estrogênicos que ajudam a tratar a osteoporose.
Chá de Cominho

Benefícios do Cominho
O chá de cominho é recomendado em situações desde uma desintoxicação do organismo, até o tratamento de transtornos digestivos.

Como preparar o chá?

O chá de cominho pode ser feito tanto com as folhas como as sementes.

Receita:

2 colheres de sopa de cominho
400ml de água
1 colher rasa de café de sal do Himalaia
Suco de ½ limão
Ferva a água e depois de apagar o fogo coloque o cominho, mexendo um pouco e deixando a mistura descansar por 10 minutos. Coe e após isso, coloque o sal e o suco de limão. Misture bem. Tome ainda quentinho.

Óleo Essencial de Cominho

Benefícios do Cominho
O óleo essencial de cominho é extraído a partir de sementes secas, bem como esmagadas através de um processo de destilação a vapor.

O óleo essencial de cominho é útil para aquecer e ajuda a aliviar dores musculares e a osteoartrite. No sistema digestivo, age como estimulante, reduzindo a cólica, dispepsia, flatulência, inchaço e indigestão. Para o sistema nervoso, é um tônico e tem um efeito benéfico sobre as dores de cabeça, enxaqueca e exaustão nervosa. O óleo essencial de cominho é um ótimo relaxante ajudando nos casos de insônia.

E você, costuma incluir o cominho na sua dieta? O que acha?

16 de Fevereiro - Quando a obediência parece impossível