Meu Twitter

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

19 de setembro – Devocional Diário CHARLES SPURGEON #263

Chá Especial para Fortalecer a Imunidade


Chá Especial para Fortalecer a Imunidade

Chá Especial para Fortalecer a Imunidade
Tomar um bom chá pode ser muito mais benéfico para saúde do que você possa imaginar. O chá é um excelente aliado para melhorar a nossa imunidade evitando pegar gripes, resfriados e outras doenças. O chá, se bem feito, pode conter vitaminas, minerais, antioxidantes e elementos anti-inflamatórios.

O Consumo de Chá

Os efeitos terapêuticos de muitos chás são comprovados cientificamente. Um ponto importante é a regularidade: a maior parte dos chás precisa ser consumido todos os dias para que seus efeitos possam ser percebidos. O chá (ou infusão) é uma das principais formas de se aproveitar dos fitoterápicos, que são benéficos a saúde. É também um estímulo neurológico a mais que aumenta o bem-estar. Não é difícil entender o porquê. O que é mais agradável de tomar: um chazinho ou uma pílula? 😉

Chá Especial para Fortalecer a Imunidade
Receita do Chá para Fortalecer a Imunidade

O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo dos mais diversos ataques à saúde, sejam eles por intermédio de vírus, bactérias, protozoários, fungos, infecções, entre outros. Diariamente, esse sistema enfrenta germes e microrganismos que são considerados prejudiciais ao bom funcionamento. Portanto, uma boa manutenção das células, tecidos e órgãos que compõe essa defesa natural é de extrema importância para se ter uma vida saudável.

Existem alimentos que fortalecem o sistema imunitário. Seu consumo pode ser o tradicional, ou como sucos e chás. Muitas frutas e verduras possuem um alto poder antioxidante, são ricos em vitaminas e minerais, capazes de aumentar a imunidade.

Eu fiz uma pesquisa de certos nutrientes e cheguei a essa receita de chá para melhorar a minha imunidade e achei tão bom que também quero compartilhar com vocês. Não é muito simples de fazer, é preciso ir atrás de alguns ingredientes, mas vale a pena o esforço. Na verdade, não sei nem se posso chamar de chá, é um verdadeiro elixir! 🙂

Todos os ingredientes são opcionais. Quando mais você puder adicionar, melhor. Mas não deixe de fazer, pois os ingredientes são todos funcionais e serão úteis mesmo que seu chá seja bem mais simples.

Ingredientes

5 estrelinhas de anis
1 pedaço de gengibre
1 punhado de hortelã
1 colher de sobremesa de erva doce
1 colher de café de cúrcuma
1 pitada de pimenta
8 cravos
1 punhado de goji berry
1 colher de café de matcha
1 colher de chá de óleo de coco
1 colher de chá de mel
½ limão
Chá Especial para Fortalecer a Imunidade
Sobre os Ingredientes

Anis Estrelado: Este é constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente antiviral. Ajuda nos distúrbios gastrointestinais, gases, tosse, resfriados. O anis estrelado é digestivo e melhora a imunidade do organismo.

Gengibre: Combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo. Tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica. Rico em antioxidantes, combate os radicais livres, melhora a imunidade, prevenindo gripes e resfriados. Saiba mais sobre o gengibre.

Hortelã: É rico em ferro, cálcio e nas vitaminas A,B e C. É antioxidante e auxilia na conservação do colágeno da pele e do cabelo. O mentol presente na hortelã é conhecido no combate às bactérias e vírus, reforçando o sistema imunológico. Saiba mais sobre a hortelã.

Erva-doce: É rica em vitamina A, vitamina C e minerais como: cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo. Contém substâncias antioxidantes que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Os flavonoides aumentam o nível de glutationa, nossa principal defesa antioxidante, sendo também um supressor eficaz da inflamação crônica. Saiba mais sobre a erva-doce.

Cúrcuma e Pimenta: Ao usar a cúrcuma, sempre use a pimenta junto para melhorar a absorção da cúrcuma no organismo. A cúrcuma é um poderosíssimo anti-inflamatório que previne muitas doenças. Saiba mais sobre a cúrcuma.

Cravo: Por apresentar flavonoides, o cravo-da-índia ajuda também a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico. Contém manganês, vitamina K, magnésio, cálcio e potássio.Saiba mais sobre o cravo.

Goji berry: A goji é rica em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. Além disso, a fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro. Saiba mais sobre a goji berry.

Matcha: No lugar do chá verde, vamos usar o matcha que é uma versão mais potente, com ainda mais antioxidantes, tem saber mais suave e é mais nutritivo. Saiba mais sobre o matcha.

Óleo de coco: Se você nunca adicionou óleo de coco no seu chá, experimente! Além de dar um sabor especial, vai deixar seu chá mais nutritivo. Saiba mais sobre óleo de coco.

Mel:É rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, auxiliando em problemas respiratórios, funções intestinais e sistema circulatório. O mel tem ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e revigorante.Saiba mais sobre o mel

Limão: Além de dar um sabor azedinho, o limão é rico em vitaminas e minerais, o que também vai ajudar a melhorar a imunidade. Saiba mais sobre o limão.

Como Preparar o Chá

Ferva 500 ml de água. Em uma jarra coloque o anis, gengibre, hortelã, erva-doce, cúrcuma, cravo e a goji berry. Acrescente a água fervida e deixe em infusão por 5 minutos.

Na xícara que você vai beber o chá, acrescente o matcha, óleo de coco e mel. Acrescente o chá na xícara e misture bem, por último coloque umas gotinhas de limão. Essa quantidade é para duas pessoas; ajuste as quantidade de acordo. Tomar uma xícara por dia. Para ter um efeito benéfico, tente tomar pelo menos 3 vezes na semana.

O sabor é picante e um pouco adocicado. Se você está habituado apenas a chás “tradicionais”, seu paladar vai precisar se ajustar um pouco. Experimente e sua saúde agradece!

Sinta Cristo te ofendendo! | Josemar Bessa