Meu Twitter

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Obedecer Às Autoridades e Instituições?




Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus.
Romanos 13:1

Comentário de Albert Barnes

Deixe toda alma – Toda pessoa. Nos sete primeiros versículos deste capítulo, o apóstolo discute o assunto do dever que os cristãos devem ao governo civil; um assunto que é extremamente importante e ao mesmo tempo extremamente difícil. Não há dúvida de que ele tinha expressado referência à situação especial dos cristãos em Roma; mas o assunto era de tanta importância que ele lhe dá uma orientação “geral” e declara os grandes princípios sobre os quais todos os cristãos devem agir. As circunstâncias que tornaram essa discussão apropriada e importante foram as seguintes:

(1) A religião cristã foi projetada para se estender por todo o mundo. No entanto, contemplava a criação de um reino entre outros reinos, um império entre outros impérios. Os cristãos professavam suprema lealdade ao Senhor Jesus Cristo; ele era seu legislador, seu soberano, seu juiz. Tornou-se, portanto, uma questão de grande importância e dificuldade, “que tipo” de lealdade eles deviam prestar aos magistrados terrenos.

(2) os reinos do mundo eram então reinos “pagãos”. As leis foram feitas por pagãos e foram adaptadas à prevalência do paganismo. Esses reinos foram geralmente fundados em conquistas, sangue e opressão. Muitos dos monarcas eram guerreiros manchados de sangue; eram homens sem princípios; e foram poluídos em seu caráter privado e opressivo em seu caráter público. Se os cristãos deveriam reconhecer as leis de tais reinos e desses homens, era uma questão séria e que não podia deixar de ocorrer muito cedo. Isso também ocorreria muito em breve, em circunstâncias que seriam muito afetantes e difíceis. Logo as mãos desses magistrados seriam levantadas contra os cristãos nas cenas inflamadas da perseguição; e o dever e a extensão da submissão a eles tornaram-se uma questão de investigação muito séria.



Romanos 13.2 Por isso, quem se opõe à autoridade resiste à ordem de Deus; e os que lhe resistem trarão a si mesmos condenação.

Comentário Barnes


Mas de Deus – com a permissão ou compromisso de Deus; pelos arranjos de sua providência, pelos quais os que estavam no cargo obtiveram seu poder. Deus freqüentemente afirma e afirma que “Ele” cria um e derruba outro; Salmo 75: 7 ; Daniel 2:21 ; Daniel 4:17 , Daniel 4:25 , Daniel 4: 34-35 .

Os poderes que são – Ou seja, todas as magistraturas civis que existem; aqueles que têm o “domínio” sobre as nações, por qualquer meio que possam ter obtido. Isso é igualmente verdadeiro em todos os momentos, que os poderes que existem, existem pela permissão e providência de Deus.

São ordenados por Deus – Esta palavra “ordenado” denota o “ordenamento” ou “arranjo” que subsiste em uma companhia ou exército “militar”. Deus os coloca “em ordem”, atribui-lhes sua localização, muda e os dirige como bem entender. Isso não significa que ele “origina” ou causa as más disposições dos governantes, mas que “dirige” e “controla” a nomeação. Por isso, não devemos inferir:

(1) Que ele aprova a conduta deles; nem,

(2) que o que eles fazem é sempre certo; nem,

(3) Que é nosso dever “sempre” nos submeter a eles.

Seus requisitos “podem ser” opostos à Lei de Deus, e então  opostos à Lei de Deus, e então devemos obedecer a Deus, e não ao homem; Atos 4:19 ; Atos 5:29 . Mas significa que o poder lhes é confiado por Deus; e que ele tem autoridade para removê-los quando bem entender. Se eles abusam de seu poder, no entanto, eles fazem isso por sua conta e risco; e “quando” abusado, a obrigação de obedecê-los cessa. Que este é o caso, é aparente mais longe da natureza da “questão” que provavelmente surgiria entre os primeiros cristãos. “Não podia ser” e “nunca foi” uma pergunta, se eles deveriam obedecer a um magistrado quando ele ordenou algo que era claramente contrário à Lei de Deus. Mas a questão era se eles deveriam ou não obedecer a um magistrado pagão. Esta pergunta o apóstolo responde afirmativamente, porque “Deus” tornou o governo necessário e porque foi arranjado e ordenado por sua providência. Provavelmente também o apóstolo tinha outro objetivo em vista. Na época em que ele escreveu essa epístola, o Império Romano estava agitado com dissensões civis. Um imperador seguiu outro em rápida sucessão. O trono era frequentemente tomado, não por direito, mas por crime. Diferentes demandantes se levantariam e suas reivindicações provocariam controvérsia. O objetivo do apóstolo era impedir os cristãos de entrar nessas disputas e de participar ativamente de uma controvérsia política. Além disso, o trono havia sido “usurpado” pelos imperadores reinantes, e havia uma disposição predominante de se rebelar contra um governo tirânico. Cláudio foi morto por veneno; Calígula de maneira violenta; Nero era um tirano; e em meio a essas agitações, crimes e revoluções, o apóstolo desejava proteger os cristãos de participarem ativamente dos assuntos políticos.

Por isso, quem se opõe à autoridade – Ou seja, aqueles que se levantam contra o “próprio governo”; que procuram anarquia e confusão; e que se opõem à execução regular das leis. Está implícito, entretanto, que essas leis não devem violar os direitos de consciência ou se opor às leis de Deus.

resiste à ordem de Deuss – O que Deus ordenou ou designou. Isso significa claramente que devemos considerar o “governo” como instituído por Deus e conforme a sua vontade. “Quando” estabelecido, não devemos nos preocupar com os “títulos” dos governantes; não entrar em contendas iradas, ou recusar-se a nos submeter a eles, porque temos medo de um defeito em seu “título” ou porque eles podem tê-lo obtido pela opressão. Se o governo está estabelecido, e se suas decisões não são uma violação manifesta das leis de Deus, devemos nos submeter a ele.

trarão a si mesmos condenação – A palavra “condenação” aplicamos agora exclusivamente ao castigo do inferno; para tormentos futuros. Mas este não é necessariamente o significado da palavra que é usada aqui κρίμα krima. Freqüentemente, denota simplesmente “punição”;  ;  ;  . Neste lugar, a palavra implica “culpa” ou “criminalidade” em resistir à ordenança de Deus, e afirma que o homem que o fizer será punido.

 Tito 3.1 Relembra-os para se sujeitarem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, e estejam preparados para toda boa obra.

Comentário A. R. Fausset

Relembra-os – pois eles estão em perigo de esquecer seu dever, apesar de saberem disso. A oposição do cristianismo ao paganismo, e a disposição natural à rebelião dos judeus sob o império romano (dos quais muitos viviam em Creta), podem levar muitos a esquecer praticamente o que era um princípio cristão reconhecido em teoria, submissão aos poderes que são . Diodoro da Sicília menciona a tendência dos cretenses à insubordinação desenfreada.

se sujeitarem – “voluntariamente” (assim o grego).

governantes e às autoridades – grego, “magistrados… autoridades”.

sejam obedientes – os comandos dos “magistrados”; não necessariamente implicando obediência espontânea. A obediência voluntária está implícita em “pronto para toda boa obra”. Compare , mostrando que a obediência à magistratura tenderia a boas obras, já que o objetivo do magistrado geralmente é favorecer o bem e punir o mal. Contraste “desobediente” ().

Tito 3.2 Não insultem a ninguém, não sejam briguentos, mas sim pacientes, mostrando toda mansidão para com todos os homens.

Comentário A. R. Fausset

Não insultem a ninguém – Falar mal de nenhum homem, especialmente, não de “dignidades” e magistrados.

não sejam briguentos– não atacando os outros.

mas sim pacientes– para aqueles que nos atacam. Rendendo, atencioso, não exortando os direitos da pessoa ao extremo, mas tolerando e gentilmente (veja em ). Muito diferente da ganância inata e do espírito de agressão contra os outros que caracterizavam os cretenses.

mostrando – em atos.

mansidão – (Veja em ); o oposto da severidade apaixonada.

a todos os homens – O dever da conduta cristã para com todos os homens é a consequência apropriada da universalidade da graça de Deus para todos os homens, tantas vezes estabelecida nas epístolas pastorais. 


Obedecer aos magistrados – Ou seja, obedecê-los em tudo que não era contrário à palavra de Deus; Romanos 13: 1; Atos 4: 19-20.

Estar pronto para todo bom trabalho – “Estar preparado para” (hetoimous); pronto para executar tudo o que é bom; Filemom 4: 8 . Um cristão deve estar sempre pronto para fazer o bem, na medida do possível. Ele não precisa ser estimulado, ou persuadido, mas deve estar tão pronto para sempre fazer o bem que considerará um privilégio ter a oportunidade de fazê-lo.