Meu Twitter

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Benefícios do Maracujá


Benefícios do Maracujá
Benefícios do Maracujá
O maracujá, além de ser rico em nutrientes benéficos para nossa saúde, ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e tensão, muito comuns nos dias atuais. A fruta tropical, de sabor doce e ácido ao mesmo tempo, também é conhecida em inglês como passion fruit (“fruta da paixão”). Considerado um calmante natural, o maracujá possui um quadro nutricional grandioso, que ajuda a turbinar o nosso sistema imunológico e ainda atua no controle da pressão arterial. Além disso, a fruta é rica em alcalóide e flavonóides, nutrientes que atuam em prol do sistema nervoso.


Além de ser um calmante natural, a polpa da fruta é rica em vitaminas do complexo B e C, responsáveis entre outras coisas pela manutenção de nossa saúde mental e emocional. E não é só a polpa que merece atenção. Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca do maracujá evita os picos de insulina (especialmente perigosos para os diabéticos), combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer.

Nas sementes, por sua vez, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha e até em cosméticos, graças à ação emoliente e antioxidante. E as folhas do maracujazeiro também oferecem benefícios semelhantes. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da conhecida ação tranquilizante.

Benefícios do Maracujá
Benefícios do Maracujá
Fonte abundante das vitaminas A, C e outras do complexo B.
Apresenta boa quantia de sais minerais, entre eles o cálcio, ferro, fósforo e sódio.
É um ótimo calmante natural para o organismo humano.
A casca é bastante rica em fibras que ajudam na digestão, emagrecem e ainda previnem e controlam a diabete.
Nas sementes é possível encontrar um potente vermífugo (fazendo um suco de maracujá, as propriedades das sementes são automaticamente passadas para o líquido).
É um poderoso antioxidante que age contra o envelhecimento precoce dos órgãos e melhora o funcionamento do organismo
O maracujá é apenas contraindicado em casos de pressão baixa: pela ação sedativa do maracujá, a pressão pode cair ainda mais.

Pectina
A pectina é um tipo de fibra solúvel encontrada nas frutas e vegetais, sendo um componente natural desses alimentos. Tem alta capacidade de formar um tipo de gel viscoso, característico das geleias de frutas. Entre os alimentos que apresentam maior teor de pectina estão as frutas cítricas, maracujá, beterraba, maçã e tomate. Por ser uma fibra solúvel, a pectina não é digerida por enzimas humanas, mas tem ação benéfica para a microbiota intestinal e acaba formando uma espécie de gel no intestino, o que melhora o transito intestinal e a absorção de água. Apesar de promover pouco efeito laxativo, a pectina tem ação prebiótica, pois estimula o desenvolvimento da flora intestinal sadia.

Benefícios do Maracujá
O maracujá não é muito conhecido pelos seus poderes emagrecedores, mas isso não quer dizer que eles não existam. A pectina, que no estômago se transforma numa espécie de gel não digerível e provoca sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos.

A pectina é facilmente encontrada em alta concentração na casca do maracujá. Essa substância carrega as gorduras e a glicose presente nos alimentos, eliminando-as pelas fezes. Quanto à glicose, a pectina consegue reduzir a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea, e quanto mais lento for esse processo, a fome irá demorar um pouco mais para aparecer.

A farinha dessa fruta é também muito eficiente na eliminação das toxinas acumuladas no organismo: estas prejudicam o funcionamento dos órgãos, desequilibrando o metabolismo — algo que dificulta mais ainda o processo de emagrecimento. Para facilitar essa ação “emagrecedora”, é importante beber no mínimo dois litros de água por dia, pois a farinha é riquíssima em fibras que pedem hidratação constante.

Benefícios do Maracujá
Como fazer a farinha de maracujá em casa?
1. Selecione maracujás firmes e sem rugas. Retire a polpa e corte a casca ao meio e em pedaços;
2. Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de meia hora, mexendo de vez em quando;
3. Retire a assadeira do forno quando a casca estiver torrada. Bata no liquidificador. Se restarem grumos, peneire a farinha.
Sugestão: 1 colher de sopa por dia. Pode colocar no suco ou água ou ainda salpicar na comida. Evite levá-la ao fogo.

E aí, que tal aproveitar essa delícia da natureza? 🙂





Fonte: Beleza e Saúde .com

Benefícios de Pular Corda


Benefícios de Pular Corda
Benefícios de Pular Corda
Para quem não gosta de muita burocracia na hora de fazer exercícios físicos, pular corda é uma ótima opção. É um exercício prático, que pode ser feito em quase qualquer lugar e traz enormes benefícios para saúde.


Pular corda é um exercício aeróbico completo, pois exercita todo o corpo. Ao pular corda constantemente, você conseguirá manter seu corpo em forma e saudável.

Se você quiser se exercitar sem ir à academia, pular corda é o esporte ideal por sua simplicidade e facilidade. Além disso, você só precisará aprender a respeito de técnicas e tipos de pulos realizados e será possível ver as inúmeras vantagens e benefícios de pular corda em pouco tempo de prática. Assim, você só precisa de uma corda e vontade de se mexer e se divertir!

Benefícios de Pular Corda
Os benefícios de pular corda são diversos. Apesar de parecer uma prática fácil, engana-se quem acredita que é apenas uma brincadeira de criança. Embora seja simples, o exercício pode ser muito positivo para o corpo, desde que executada da maneira correta. Existem diferentes variações para um treino com corda, que deve ser feito com tênis e vestimenta adequada. Respeitando a individualidade de cada um, é possível montar um treino variado com exercícios de força ou aeróbicos.

Além dos benefícios para a saúde, pular corda é uma atividade prazerosa, inclusive por remeter às brincadeiras clássicas da infância. Aquilo que parecia apenas divertimento, desde sempre serviu de estímulo para o desenvolvimento da criança, como nas atividades motoras. Todos esses aspectos são refletidos na vida adulta, momento em que a prática de pular corda beneficia o corpo como um todo, no fortalecimento dos músculos e estímulo do cérebro, para otimizar a sincronização dos movimentos.

Benefícios de Pular Corda
Benefícios de Pular Corda
Tonifica os músculos: Não pense que os benefícios de pular corda apenas se limitam à perda de peso. Os saltos podem melhorar o tônus muscular de suas pernas e toda a parte inferior do corpo. É comum você experimentar algumas dores nas pernas nos primeiros dias de pular corda, e isso ocorre porque todos os músculos estão se dedicando para realizar o trabalho necessário para executar o exercício por completo. Em poucos dias você poderá notar que os seus músculos já se adaptarão aos pulos, e devido a esses “danos”, visando reparação, os músculos se tornam maiores e mais fortes se comparados ao período inicial.
Melhora a densidade óssea: Pode não ser um problema atual, mas por que não evitar consequências futuras à sua estrutura óssea? Pois é, pular corda pode contribuir para a saúde de seus ossos, assim melhorando a sua composição, estrutura e densidade. Pense e desfrute dos benefícios de pular corda no presente e no futuro.
Melhora a circulação sanguínea: O movimento gerado quando pulamos corda beneficia diretamente nosso sistema circulatório. O coração trabalha para cumprir o bombeamento do sangue para todo o corpo de maneira eficaz. Igualmente, o faz circular pelas artérias, o que diminui o risco de sofrer um infarto ou uma parada cardíaca.
Melhora a saúde cardiovascular: Esse benefício vale tanto para mulheres quanto para os homens. O exercício, com o tempo, diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca em repouso, enquanto aumenta o consumo de oxigênio do nosso corpo.
Desenvolve a capacidade pulmonar: Ou seja, seus pulmões serão mais eficientes, facilitando a respiração e evitando doenças respiratórias. Além disso, outro dos benefícios de pular corda é que ela aumenta a resistência física.
Elimina toxinas: Quando optamos por este exercício, expulsamos as toxinas de nosso corpo por meio do suor. Estes permitem que as células se regenerem e que funcionem de forma adequada.
Ajuda no emagrecimento: Pular corda é um exercício bastante completo, pois trabalha o corpo todo de uma só vez, além de ser uma ótima opção de cardiorrespiratório. Os exercícios cardio servem para fortalecer pulmões, coração e melhorar o fôlego. O gasto de energia é alto e por isso perde-se peso. Os exercícios devem ser continuados.
Claro que cada organismo é único e não se pode fazer comparações, mas se você procurar ter acompanhamento do nutricionista e de um treinador, com certeza a prática de pular corda vai acelerar o seu emagrecimento e beneficiar seu corpo em muito mais.

Como iniciar o exercício?
Se você vai começar a pular corda, é preciso começar aos poucos e ir aumentando gradativamente. Isso para evitar lesões e dores.

Com uma boa técnica e a posição correta para pular corda, você será capaz de dominar o exercício rapidamente.

Benefícios de Pular Corda
1. Mantenha a cabeça ereta e olhando para frente, não para baixo.
2. Os joelhos devem estar ligeiramente flexionados e o tronco reto.
3. Os cotovelos devem estar próximos ao corpo.
4. Para bater a corda, faça isso com o pulso, ou seja, não com os braços.
5. Use um calçado confortável com uma sola adequada para amortecer os pulos.
6. Os pulos podem ter entre 3-4 centímetros. Para pular, você deve tomar impulso com as pontas dos dedos e, ao cair, também se apoiar nelas.
Sugestão para iniciantes: Para 3 vezes na semana
Pular corda e parar alguns minutinhos para descansar.

1. Primeira semana: 4 sessões de 25 pulos
2. Segunda semana: 4 sessões de 30 pulos
3. Terceira semana: 4 sessões de 35 pulos
À medida em que seu corpo for se acostumando com o exercício, você pode ir aumentando gradativamente.

Você deve começar com exercícios básicos, depois, poderá aumentar o tempo e adicionar mais pulos ao seu treino. Dessa forma, você achará mais fácil pular e, ao mesmo tempo, poderá aproveitar mais.

Entre os diferentes tipos, temos: pulo básico com os pés juntos, alternando com um pé na frente, pulo alternando os joelhos, abrindo e fechando as pernas, pulo com os calcanhares alternados e deslocamento lateral.

Desvantagens de pular corda: O impacto do seu corpo caindo pode ferir suas articulações ou joelhos. Além isso, os quadris também estão propensos a danos sérios. Portanto, é essencial usar calçados esportivos apropriados.

Com tanta dinâmica, o treino de pular corda pode ser uma excelente alternativa para quem busca emagrecer e perder gordura corporal. Também é possível conquistar boa tonificação de membros inferiores, como coxas, glúteos e panturrilhas, desde que o praticante complemente o treino com exercícios de fortalecimento, que ajudam a evitar danos ao corpo.

E então, que tal começar a pular corda?






Fonte: Beleza e Saúde .com