Benefícios e Sugestões de Alongamento
Passar por um dia corrido é difícil, mas é ainda pior quando os músculos estão tensionados. Com eles assim, as chances de dores ao final do dia crescem muito — mas elas podem ser evitadas se você acrescentar um pequeno hábito de se alongar todos os dias.
Fazer alongamentos regulares ajuda a relaxar os músculos, além de que ajuda na circulação, promove a oxigenação das células e melhora o desempenho nas atividades físicas.
Benefícios e Sugestões de Alongamento
Benefícios do Alongamento
Melhora os músculos: Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física. Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça.
Alivia tensões: O estresse do dia a dia faz com que nossos músculos fiquem tensos, causando dores nas costas, no ombro e no pescoço. O alongamento é uma alternativa simples e fácil para promover o relaxamento muscular e aliviar suas tensões.
Faz bem pra mente: Além de alongar os músculos, o alongamento estimula seu cérebro a liberar a serotonina que regula o humor. Ou seja, sua mente vai ficar mais relaxada e o bem-estar psicológico acontece de forma natural.
Melhora a força: Os alongamentos aumentam a sua flexibilidade articular, facilitando uma maior amplitude de movimento e isto promove um maior recrutamento das fibras musculares, assim sua força muscular cresce também.
Auxilia na recuperação de lesões: O alongamento promove o aumento do fluxo sanguíneo, que é muito importante para recuperar lesões musculares.
Melhora a postura: Quem alonga o corpo regularmente tem as tensões musculares reduzidas e isso faz com que haja melhora na postura e ainda evita os desconfortos que uma má postura pode causar.
Promove sono tranquilo: O estresse provoca a contração dos músculos, que acaba te deixando tenso e desconfortável. Se você faz um bom alongamento, sua experiência de sono vai ser mais leve e confortável.
Benefícios e Sugestões de Alongamento
5 Dicas para um bom Alongamento
Para fazer o alongamento corretamente, considere a modalidade, quais movimentos serão realizados e os músculos mais empregados durante a atividade. Eles devem ser o principal foco da sessão.
A sessão inteira deve durar pelo menos 5 minutos e envolver diversos grupos musculares.
Por outro lado, não ultrapasse o limite de 1 minuto para cada posição. Excessos machucam músculos e até tendões.
Combine o alongamento com exercícios de aquecimento, que devem antecipar gestos próprios do esporte subsequente (caso haja).
Sugestões de como se Alongar
Segure um dos pés de encontro ao bumbum, alongando o Quadríceps (parte anterior da coxa). Troque o lado.
Pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna.
Suba em um degrau, apóie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo, alongando a parte posterior das pernas.
Estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas. Você irá alongar os braços e as costas.
Passe os braços para trás do corpo, cruzando os dedos e alongando o peito.
Puxe o pescoço para o lado, alongando o Trapézio (músculo do pescoço). Troque o lado.
Entrelace os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo, encostando o queixo no peito. Você irá alongar a cervical.
Gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado.
Eleve o braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo.
Estenda um braço à frente e com a outra mão puxe o braço estendido para dentro (em cima do peito), alongando o Deltóide (músculo do ombro).
Estenda um braço à frente com a palma da mão voltada para frente e os dedos voltados para baixo. Com a outra mão, puxe os dedos para trás alongando o antebraço e Bíceps. Troque o lado.
Estenda um braço com o dorso da mão voltado para frente. Com a outra mão, puxe os dedos para você, alongando o antebraço. Troque o lado.
Sente com as pernas afastadas. Leve o tronco à frente, coluna reta e braços estendidos, alongando a coluna e os músculos adutores (parte interna das coxas).
Deite de barriga para cima. Flexione as pernas e cruze uma sobre a outra. Segure a perna de baixo, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo (músculo do bumbum). Troque o lado.
Descruze as pernas. Segure nos joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando a coluna.
Mesmo que você não tenha o hábito de praticar atividades físicas, ainda assim é benéfico fazer alongamentos. Então tente incluir esse hábito na sua rotina e perceba como sua mobilidade pode melhorar, além de sentir menos dores.
Fonte: Beleza e Saúde .com