Meu Twitter

terça-feira, 3 de março de 2020

5 Frutas mais Indicadas para Diabéticos




Quem tem diabetes precisa ter um cuidado especial em relação a alimentos ricos em açúcar. Isso porque a doença é marcada por uma maior dificuldade em converter o açúcar em energia, e sua sobra na corrente sanguínea é capaz de disparar inúmeros problemas.

Embora as frutas sejam ricas em vitaminas e minerais, elas concentram frutose, um açúcar natural. Apesar de realmente impactar nas taxas de açúcar no sangue, a frutose não fará mal nenhum se for consumida dentro de uma quantidade esperada de carboidratos na refeição.

A Quantidade Ideal
Assim como a população em geral, os diabéticos precisam comer de três a cinco porções de frutas por dia. O ideal é fracionar o consumo das frutas ao longo do dia. Nunca coma tudo de uma vez. Afinal, o excesso de carboidrato eleva a glicemia.

Suco ou fruta?
Entre o alimento in natura e a bebida feita com ele, sempre prefira a fruta. É que a fruta em si carrega uma boa quantidade de fibras, substâncias que não deixam o açúcar disparar tão rápido na corrente sanguínea. Quando o alimento é espremido, porém, as fibras acabam indo embora. Não que não possa tomar um suco de frutas, é só não exagerar na dose.

5 Frutas mais Indicadas para Diabéticos

As 5 Melhores Frutas que Podem Ser Consumidas por Diabéticos
1. Maçã
A maçã é a primeira fruta que deve ser lembrada por quem tem diabetes. Isso ocorre por ela ser rica em pectina, uma fibra solúvel que retém água e carrega parte dos açúcares direto para os intestinos. A pectina também ajuda na redução do mau colesterol (LDL). Além do mais, é considerada uma fruta de baixo índice glicêmico (IG). O ideal é consumir a maçã com casca, e se possível, orgânica.

2. Abacate
O abacate possui pouco carboidrato, muita proteína e é considerado uma gordura boa, pois possui cinco tipos de ácidos graxos ômega: 3, 6, 7, 9 e 11. Os ácidos graxos ajudam a combater o diabetes e a obesidade. Assim, é uma fruta que deve ser incluída na dieta. Além disso, conta com fibras que auxiliam o sistema digestivo, gorduras monoinsaturadas, que são poderosas aliadas no combate à sensibilidade de insulina.

3. Coco
O coco é indicado para quem tem diabetes por ajudar na saciedade, o que indiretamente diminui o peso. Além disso, reduz inflamações e é rico em gorduras, e ajuda a diminuir a carga glicêmica nas refeições. A fruta também é ótima para a imunidade e ajuda a combater bactérias e fungos.

4. Morango
Além de conter menos açúcar que outras frutas, o morango é uma das melhores opções para os diabéticos, pois possui um índice glicêmico baixo. Possui antioxidantes que melhoram o sistema imunológico, neutralizando os subprodutos nocivos do metabolismo chamados radicais livres, que podem levar ao câncer e outras doenças.

5. Limão
O limão é uma fruta benéfica para quem tem diabetes, pois evita hemorragias, uma preocupação dos pacientes que convivem com a doença. A fruta protege as artérias e diminui a viscosidade do sangue, efeitos essenciais para a saúde cardiovascular. E o limão tem função reguladora sobre o pâncreas.

Qual a melhor hora para comer frutas?
O diabético deve preferir comer frutas logo depois das refeições do almoço e jantar, como forma de sobremesa.

Frutas que devem ser evitadas
Algumas frutas devem ser consumidas com moderação pelos diabéticos por conterem mais carboidratos ou por terem menos fibras, o que facilita a absorção do açúcar no intestino. Os principais exemplos são ameixa em calda enlatada, açaí polpa, banana, jaca, pinha, figo, uva e tamarindo.



Fonte: Beleza e Saúde.com