Meu Twitter

sábado, 2 de abril de 2022

Sifrá e Puá duas Guerreiras que Não Mentiram

Mentira em hebraico é Cazav.  E o significado original da palavra Cazav é palavras vãs ou inúteis faladas para enganar, causar falha ou decepção. Sendo assim o verdadeiro mentiroso é aquele que profere palavras inúteis e que de alguma forma decepcionam e causam conflito ao próximo. É aquele que com suas palavras engana com propósito inútil.

Em uma hierarquia Deus, vida, acima de moralismo frio, de formalismo. Deus é  o Deus da verdade e não usa mentiras para cumprir seus decretos e propósitos como falam os teóricos. Ele deu vida a tudo que quis, fez toda sua vontade. Os propósitos de Deus  a favor da vida, principalmente de seu povo são muito importantes.

Assim que aquele que se bendisser na terra, se bendirá no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos. (Isaías 65.16).

Comentário de Thomas Coke
Êxodo 1.15. E o rei do Egito, etc. – Faraó descobrindo, pela experiência de pelo menos dez anos, que nem as dificuldades que ele impôs aos hebreus, nem todas as crueldades que seus oficiais e pessoas usaram para com eles poderiam impedir sua multiplicação, ele inventou outro esquema mais cruel e enviou duas das principais parteiras hebreias, para ordenar a execução do mesmo. Porém, Moisés menciona apenas duas parteiras, mas não devemos supor que elas sejam suficientes para um número tão vasto de mulheres. Portanto, é mais provável que essas duas fossem as chefes, que tinham a responsabilidade e a direção do resto. Que houvesse tal superioridade entre as parteiras parece provável, pelo menos, pelo que Plutarco nos diz, que entre os gregos havia algumas com quem o cuidado desse negócio estava comprometido; e que as escolas públicas foram mantidas para esse fim.


Comentário de Adam Clarke
Parteiras hebreias – Shiphrah e Puah, que são mencionadas aqui, eram provavelmente certas chefes, sob os quais todo o resto agia e por quem eram instruídas na arte obstétrica. Aben Ezra supõe que não poderia ter havido menos de quinhentas parteiras entre as mulheres hebréias naquele tempo, mas que muito poucas eram necessárias, como é comprovado em Êxodo 1.19.


Comentário de John Calvin
Êxodo 1.15. E o rei do Egito falou. O tirano agora desce da violência aberta e da crueldade que nada servira, para conspirações e enganos secretos. Ele deseja que os bebês sejam mortos no nascimento; e ordena que as parteiras sejam os instrumentos dessa terrível barbárie. Não lemos nenhum exemplo detestável de desumanidade desde que o mundo começou. Admito que ocasionalmente aconteceu, que, com a captura de uma cidade, os conquistadores não pouparam nem crianças e bebês; isto é, no calor da batalha, ou porque a defesa havia sido muito obstinada e eles haviam perdido muitos de seus homens, cuja morte eles vingariam. Aconteceu também que um tio, ou irmão, ou guardião, foi impelido pela ambição de reinar para matar crianças. Aconteceu, mais uma vez, que, ao detestar um tirano, e para destruir a própria memória de sua família, toda a sua prole foi morta; e alguns procederam com tanta crueldade contra seus inimigos, a ponto de arrancar os pequenos dos seios de suas mães. Mas nunca nenhum inimigo, por mais implacável que seja, jamais exalou sua ira contra uma nação inteira, a ponto de ordenar que todos os seus filhos machos fossem destruídos no meio da paz. Foi um julgamento, como infligir um golpe pesado a homens da maior firmeza, muito mais para abalar as pessoas desmaiadas, já cansadas de suas vidas. Pois, à primeira vista, cada um deles acharia mais vantajoso e desejável que se afundassem em um estado mais humilde, do que que a ira de seus inimigos fosse assim provocada contra eles pelas bênçãos de Deus. E é provável, tal foi a prostração de suas mentes, que eles não apenas foram profundamente feridos, mas quase estupefatos. Pois nada mais restava, a não ser que os homens morressem sem esperança de descendência, e que o nome e a raça de Abraão fossem cortados em breve, e assim todas as promessas de Deus seriam inúteis. Nestes dias, nos quais temos de sofrer insultos semelhantes e somos instados a desesperar-se, como se a Igreja logo fosse completamente destruída, vamos aprender a sustentar esse exemplo como um forte escudo: vendo que não é um caso novo, se a destruição imediata nos espera, até que a ajuda divina apareça repentina e inesperadamente em nossa extremidade.

Êxodo 1.17 Mas as parteiras temeram a Deus, e não fizeram como o rei do Egito lhes mandara; em vez disso, preservaram a vida dos meninos.

Mas as parteiras temeram a Deus – Sua fé as inspirou com tal coragem que arriscaram suas vidas, desobedecendo ao mandato de um cruel tirano; mas foi misturado com estratégias, estratagema.

Mas as parteiras temiam a Deus, e não executaram as ordens do rei do Egito, deixando viver os meninos.
Êxodo 1.17

Comentário de Adam Clarke
As parteiras temiam a Deus – porque sabiam que Deus havia proibido todo tipo de assassinato; porque, embora a lei ainda não tenha sido dada, Êxodo 20.13, sendo hebréias, elas devem saber que Deus havia declarado desde o princípio: Todo aquele que derramar o sangue do homem, pelo homem será derramado seu sangue, Gênesis 9.6. Portanto, elas salvaram todos os filhos do sexo masculino para cuja assistência não foram chamadas.


Comentário de John Calvin
1.17. Mas as parteiras temeram a Deus. Não significa que elas foram primeiro afetadas pelo temor de Deus; mas Moisés  atribui essa razão pela qual elas não obedeceram a seu mandamento injusto, a saber, porque a reverência a Deus teve maior influência sobre elas. E certamente, como todas as nossas afeições são melhor direcionadas por essa rédea, também é o escudo mais seguro para resistir a todas as tentações e um apoio firme para manter nossas mentes longe de vacilar em épocas de perigo. Agora, elas não apenas temiam esse crime como sendo cruel e desumano; mas porque a religião e a piedade mais puras floresceram em seus corações; pois elas sabiam que a semente de Abraão foi escolhida por Deus, e experimentaram que ela era abençoada; e, portanto, era natural sentir que seria um ato de impiedade grosseira extinguir nela a graça de Deus. Também devemos observar a antítese entre o temor de Deus e o pavor da punição, que pode tê-las impedido de fazer o que Faraó, o diabo queria. Embora os tiranos não permitam facilmente que seus mandamentos sejam desprezados, e a morte esteja diante de seus olhos, eles ainda mantêm suas mãos neutras do mal. Assim, sustentadas e apoiadas pelo temor reverencial a Deus, elas corajosamente desprezavam o comando e as ameaças do Faraó. Portanto, aqueles a quem o medo dos homens retira o rumo certo, traem por sua covardia um desprezível indesculpável de Deus, preferindo o favor dos homens aos seus mandamentos solenes. Mas essa doutrina se estende ainda mais amplamente; pois muitos seriam mais do que absurdos, embora, sob pretexto de devida submissão, obedeçam à má vontade dos reis em oposição à justiça e ao direito, sendo em alguns casos os ministros da avareza e rapacidade, em outros de crueldade; sim, para gratificar os reis transitórios da terra, eles não levam em conta Deus; e assim, o pior de tudo, eles se opõem à religião pura com fogo e espada. Isso apenas torna seu desprezo mais detestável, que, embora crucifiquem consciente e voluntariamente a Cristo em seus membros, invocam a desculpa frívola de que obedecem a seus príncipes de acordo com a palavra de Deus; como se ele, ao ordenar príncipes, tivesse renunciado a seus direitos a eles; e como se todo poder terreno, que se exalta contra o céu, não deva ser feito com maior justiça para ceder. Mas, como eles apenas procuram escapar da reprovação dos homens por sua obediência criminal, não sejam discutidos por longas discussões, mas antes referidos ao julgamento das mulheres; pois o exemplo dessas parteiras é abundante o suficiente para condenar; especialmente quando o próprio Espírito Santo os elogia, por não terem obedecido ao rei, porque temiam a Deus.

Porque, responderam elas ao faraó, as mulheres dos hebreus não são como as dos egípcios: elas são vigorosas, e já dão à luz antes que chegue a parteira.
Êxodo 1.19

Comentário de Thomas Coke
Êxodo 1.19. E as parteiras disseram a Faraó : Totalmente satisfeitas que era melhor obedecer a DEUS que o homem, as parteiras desobedeceram a esse comando injusto; e se vingaram ao faraó, quando acusado por ele, por fazê-lo. Não vejo razão suficiente para supor que houvesse a menor prevaricação nas parteiras: pois não é natural acreditar que a mesma Providência Divina que tão milagrosamente interposta para a multiplicação de Israel pudesse conceder uma libertação fácil às mulheres hebreias e fazer com que dispensem a assistência de parteiras? Para que, com essa suposição, as parteiras não apenas entregassem a verdade, mas a entregassem com grande magnanimidade, conferindo a proteção que Deus dava à sua nação: e, portanto, achamos que seu processo é aprovado e recompensado; porque Deus lidou bem com eles, Êxodo 1.20.


Comentário de Adam Clarke
As mulheres hebreias não são como as egípcias – Esta é uma declaração simples do que a experiência geral mostra ser um fato, a saber, que mulheres que, durante toda a gravidez, estão acostumadas a trabalhos forçados, especialmente ao ar livre, apresentam relativamente pouca dor no parto. Nessa época, toda a nação hebraica, homens e mulheres, estava em estado de escravidão e era obrigada a trabalhar em argamassa e tijolos, e todo tipo de serviço No Campo, Êxodo 1.14, e isso explica imediatamente a facilidade e rapidez de seu trabalho. Com a mais estrita verdade, as parteiras poderiam dizer: As mulheres hebreias não são como as egípcias: as últimas se delicam delicadamente, não têm trabalho de parto e são mantidas trancadas em casa, por isso têm um trabalho duro, difícil e perigoso; mas as mulheres hebreias são vivas, cha??? chayoth , são fortes, sãs e vigorosas, e, portanto, são libertas antes que as parteiras entrem nelas. Nesses casos, podemos concluir naturalmente que as parteiras raramente eram solicitadas. E esta é provavelmente a razão pela qual encontramos apenas duas mencionadas; como em tal estado da sociedade, poderia haver muito pouco emprego para as pessoas dessa profissão, como mãe, tia ou qualquer conhecida ou vizinha do sexo feminino, e poderia prontamente prestar toda a assistência necessária nesses casos. Os comentaristas, pressionados por dificuldades imaginárias, buscaram exemplos de parturição fácil na Etiópia, Pérsia e Índia, como paralelos ao caso que temos diante de nós; mas eles podem ter se poupado do problema, porque o caso é comum em todas as partes do globo em que as mulheres trabalham duro, e especialmente ao ar livre. Eu mesmo conheci vários exemplos desse tipo entre os trabalhadores pobres. Vou mencionar uma: vi uma mulher pobre em campo aberto em trabalho duro; ela ficou longe à tarde, mas voltou na manhã seguinte ao trabalho com o bebê, tendo sido entregue em segurança! Ela continuou seu trabalho diário, aparentemente sem sofrer inconvenientes!

Entrei mais particularmente nesse assunto porque, por falta de informações adequadas, (talvez por um motivo pior), algumas pessoas falaram muito desprotegidamente contra esse registro inspirado: “As parteiras hebreus contaram mentiras palpáveis, e Deus as elogia; assim podemos fazer o mal para que o bem venha dele e santificar os meios até o fim “. Agora, afirmo que não houve mentira direta nem prevaricação no caso. As parteiras afirmam corajosamente a Faraó um fato (se não tivesse sido assim, ele tinha mil meios de averiguar a verdade), e afirmam isso de modo a convencer sua mente sobre o assunto de sua crueldade opressiva. por um lado, e a misericórdia de Javé, por outro. Como se eles tivessem dito: “A própria opressão sob a qual, através da tua crueldade, os israelitas gemem, seu Deus se voltou para sua vantagem; eles não são apenas frutíferos, mas geram comparativamente sem problemas; dificilmente temos emprego entre eles.”  Aqui está um fato, anunciado com ousadia diante do perigo; e vemos que Deus ficou satisfeito com essa franqueza das parteiras, e ele as abençoou por isso.

Êxodo 1.19 As parteiras responderam a Faraó:As mulheres hebreias não são como as egípcias; pois são fortes, de maneira que dão à luz antes que a parteira chegue a elas.

As mulheres hebreias não são como as egípcias. Provavelmente era verdade. As parteiras tiveram a coragem de desobedecer ao rei, elas tinham “a coragem de suas convicções” e tinham temor de Deus. Seus verdadeiros motivos eram preservar a vida que Deus valoriza acima da autoridade  e das leis dos homens. Assim, elas se refugiaram em Deus. É fato que no Oriente o parto costuma ser um processo tão curto que dispensa a presença de uma parteira.

Êxodo 1.20 E Deus fez bem às parteiras. E o povo se multiplicou, e se fortaleceu muito.

E Deus fez bem às parteiras – Isto representa Deus como recompensando-as por contar uma mentira? Essa dificuldade é totalmente removida por uma tradução mais correta. Para “fazer” ou “construir uma casa” em idioma hebraico, significa ter uma numerosa progênie. A passagem então deve ser traduzida assim:“Deus protegeu as parteiras, e o povo se fortaleceu muito; e porque as parteiras temeram, os hebreus cresceram e prosperaram ”.

Exodo 1.21 E por as parteiras terem temido a Deus, ele constituiu famílias a elas.

constituiu famílias a elas – ou seja, elas se casaram com hebreus e se tornaram mães em Israel.

Porque elas haviam temido a Deus, ele fez prosperar suas famílias.
Êxodo 1.21

Comentário de Albert Barnes
Eles fizeram casas – ou seja, eles se casaram com hebreus e se tornaram mães em Israel. A expressão é proverbial. 


Comentário de Thomas Coke
Êxodo 1.21. Ele fez casas para eles – Ele fez famílias para eles, i.e. no sentido óbvio das palavras, ele recompensou sua piedade, virtude e coragem, tornando-os prósperos e suas famílias consideráveis ??em Israel. Nesse sentido, todas as versões que conhecemos compreendem a passagem: e como esse é o caso, e como a expressão é verdadeiramente bíblica, certamente não há necessidade de procurar outras interpretações forçadas. Ver Deuteronômio 25.9. Rute 4.11. 1 Samuel 2.35; 1 Samuel 25.28. 2 Samuel 7.27. Salmos 127.1.


Comentário de Adam Clarke
Ele fez casas para eles – o Dr. Shuckford acha que há algo errado na pontuação e na tradução deste lugar, e lê a passagem assim, acrescentando o versículo 21 ao 20: “E eles se multiplicaram e se tornaram poderosos; e isso aconteceu ( ???? vayehi ) porque as parteiras temiam a Deus; e ele (Faraó) fez ( ??? lahem , masc.). Eles (os israelitas) casas; e comandou todo o seu povo, dizendo: Todo filho que nasce, etc. ” O médico supõe que, antes dessa época, os israelitas não tinham habitações fixas, mas viviam em tendas e, portanto, tinham uma melhor oportunidade de ocultar seus filhos; mas agora o Faraó construiu suas casas, obrigou-os a habitar nelas, e fez com que os egípcios os vigiassem, para que todas as crianças fossem destruídas, o que não poderia ter sido facilmente efetuado se os israelitas continuassem a viver em suas habitualmente dispersas maneira em tendas. Que as casas em questão não foram feitas para as parteiras, mas para os israelitas em geral, o texto hebraico parece indicar claramente, pois o pronome ??? lahem , para eles, é o gênero masculino; se as parteiras tivessem sido feitas, o pronome feminino ??? lahen teria sido usado. Outros sustentam que, ao torná-las casas, não apenas as parteiras se destinam, mas também que as palavras marcam um aumento de suas famílias e que a objeção tirada do pronome masculino não tem peso, porque esses pronomes são frequentemente trocados; is used. ver 1 Reis 22.17, onde ??? lahem está escrito e, em paralelo, 2 Crônicas 18.16, ??? lahen é usado. , and in several other places. Assim, ??? bahem , em 1 Crônicas 10.7, está escrito ??? bahen, 1 Samuel 31.7, e em vários outros lugares. Não há dúvida de que Deus abençoou as parteiras; sua aprovação de sua conduta é estritamente marcada; e não há dúvida de que ele prosperou com os israelitas, pois se diz particularmente que o povo se multiplicou e se tornou muito poderoso. Mas as palavras provavelmente se referem aos israelitas, cujas casas ou famílias foram construídas por um extraordinário número de crianças, apesar da cruel política do rei egípcio. Vaidoso é o conselho do homem quando se opõe às determinações de Deus! Todos os meios utilizados para a destruição deste povo tornaram-se em suas mãos instrumentos de prosperidade e aumento. Quão verdadeiro é o ditado: Se Deus é por nós, quem será contra nós?


Comentário de John Calvin
1.21. Ele fez casas para eles. Não é de todo minha opinião que isso deva ser exposto como se referindo às mulheres, e estou surpreso que muitos intérpretes tenham sido grosseiramente enganados em um ponto tão caro. Todos concordam que o pronome é masculino e, portanto, de acordo com o uso comum, deve se referir aos homens; mas porque as duas letras ? e ? são às vezes usadas de forma intercambiável, eles supuseram que as duas cláusulas do versículo deviam estar conectadas, e ambas se referiam às mulheres. Mas não há necessidade disso, uma vez que a sentença é muito bem assim: – “O povo se multiplicou e se tornou muito poderoso, e aconteceu que, porque as parteiras temiam a Deus, que Deus lhes fez casas”, ie . os israelitas; tanto quanto dizer que, através da piedade dessas mulheres, eles obtiveram uma descendência abundante. E porque alguns viram que um significado adequado não poderia ser obtido por essa falsa interpretação, eles imaginaram que, pela inspiração de Deus, casas bem fortificadas foram construídas pelo povo, onde poderiam estar protegidas dos ataques de seus inimigos. . Nada pode ser mais pueril que esse conceito. Mas, para que os leitores não se confundam desnecessariamente nesse ponto não muito desconcertante, indagamos o que os hebreus queriam dizer com essa expressão “construir casas”. Quando Deus promete ( 1 Samuel 2.35 ) que ele construirá para Samuel “uma casa segura”, não há dúvida de que ele se refere a um sacerdócio estável. Novamente, quando ele declara ( 2 Samuel 7.27 ) que ele construirá uma casa para Davi; e quando um pouco depois lemos na oração de Davi, (v. 27), “você revelou a seu servo, dizendo: Eu te edificarei uma casa”, a dignidade real deve ser claramente entendida. Também é claro, a partir do endereço de Abigail, que esse era um modo comum de falar, onde ela diz ( 1 Samuel 25.28 ): “o Senhor certamente fará de meu senhor uma casa segura”. Agora, é bastante inadequado para o sexo feminino e o nome que uma mulher deve ser feita chefe de família. De onde parece que as palavras são forçadas, se dissermos que Deus fez uma casa para as parteiras; mas será mais aplicável a todo o povo, que foi multiplicado por Deus, até que se erguesse como um edifício perfeito em toda a sua altura. A conclusão é que os israelitas deviam aos esforços de duas mulheres o fato, não apenas de terem sobrevivido e sido preservados, mas também de terem florescido cada vez mais, para que assim a glória de Deus brilhasse com maior brilho, desde que ele maravilhosamente preservou seu povo quando estava quase destruído por esses instrumentos fracos. Mas Moisés coloca a palavra “casas” no número plural, porque as pessoas foram edificadas pelo aumento da descendência de famílias separadas.

O brilho na Bíblia de Genebra é: “ i . e Deus aumentou as famílias dos israelitas por seus meios. ” Lightfoot, Harmonia 2. 108, pelo contrário, explica a expressão: “Pela qual, sua piedade, Deus os medita com os israelitas, pois eram mulheres egípcias, e construíram famílias israelitas por eles”. “Triplex hic difícil como, (diz Poole,) 1. Quis fecit? 2. Quibus? 3. Quid? O saldo de comentários parece favorecer a solução de Calvin.

Conclusão 

Sifrá e Puá duas grandes heroínas para a nação de Israel e para os propósitos de Deus. Os planos jamais serão frustrados pelos poderosos desse mundo. Ele sempre cumprirá com suas ordens, com suas palavras. AMÉM!




A Mentira das Parteiras Hebreias foi Aprovada por Deus?

A mentira das parteiras hebreias foi aprovada por Deus?

  •  
  •  
  •  

Em Êxodo 1.15-22 vemos o relato bíblico referente a ordem de Faraó a duas parteiras egípcias – Sifrá e Puá – de executar os meninos hebreus após o parto. Muitos acreditam que Deus aprovou a mentira das parteiras hebreias, mas foi isso mesmo? Será que elas mentiram?

Vamos analisar o texto e ver as possibilidades.


As parteiras temeram a Deus?

Em Êxodo 1.17-19 lemos que as parteiras temeram a Deus, e decidiram não obedecer às ordens do rei, mas em nenhum momento a Bíblia diz que elas mentiram.

O argumento delas, é o de que “As mulheres hebréias não são como as egípcias. São cheias de vigor e dão à luz antes de chegarem as parteiras”. (v.v 19).


O leitor menos apressado, logo supõe que elas mentiram. Contudo, várias coisas podem ter acontecido.

Como por exemplo, os meninos podiam ser escondidos pelos pais, assim como aconteceu com Moisés (Êxodo 2.1), e mesmo sabendo dessa possibilidade elas não insistiam em procurar.

Sendo assim, não havia como Sifrá e Puá, matá-los.

Ou se para você não faz sentido, as parteiras podem ter simplesmente demorado de forma proposital para atender aos chamados, dando tempo necessário para as crianças nascerem e ser colocadas em segurança.

De uma forma ou de outra, o argumento deve ter sido sólido para um Faraó irado, que não deixaria isso passar, caso suspeitasse delas.

Lembre-se que esse faraó tinha um coração obstinado, que resistiu até mesmo as pragas do Egito.

Deus abençoou a mentira das parteiras hebreias ou a obediência delas?

Em Êxodo 1:20,21 lemos que Deus foi bondoso com Sifrá e Puá, o termo hebraico utilizado no texto para “bondoso” é “יטב yatab” e de acordo com o dicionário de Strong significa: ser bom, ser agradável, estar bem, estar satisfeito, estar alegre, ser agradável.

Ou seja, a benção de Deus sobre a vida delas, é fruto do fato de Deus ter ficado satisfeito com elas, e isso não teria acontecido caso elas tivessem mentido, porque como sabemos, o pai da mentira é o Diabo (João 8.44)

Conclusão

Dizer que Deus abençoou a mentira das parteiras hebreias é precipitado e teologicamente incoerente.

Devemos ter em mente que Deus não é como o ser humano que precisa da mentira para que seus propósitos eternos prosperem.

Além disso, como está escrito em 1 João 1.5 Deus é luz e nele não há nenhuma espécie de obscuridade, trapaça ou mentira.

Sendo assim, ao analisar o caso das parteiras hebreias, Sifrá e Puá, devemos excluir a possibilidade de que elas mentiram.


Diego Damasceno