Meu Twitter

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Deus Engana O Falso Profeta?

" ‘E, se o profeta for enganado e levado a proferir uma profecia, eu o Senhor terei enganado aquele profeta, e estenderei o meu braço contra ele e o destruirei, tirando-o do meio de Israel, meu povo. - Ezequiel 14.9

E, se o profeta se deixar seduzir e proferir um oráculo, é que eu, o Senhor, o terei seduzido; estenderei a mão contra ele e o farei seduzir; contra ele estenderei a mão, e o farei desaparecer do meio do meu povo de Israel.
Ezequiel 14:9

Comentário de Albert Barnes

Eu, o Senhor, enganei esse profeta – Uma verdade profunda está abaixo dessas palavras, a saber, que tanto o mal quanto o bem estão sob a direção de Deus. Ele o faz como quer, empregando-o para testar a sinceridade dos homens e, assim, fazendo com que finalmente contribua para a purificação de Seu povo, para a confirmação dos justos, para o aumento de sua glória e felicidade. O caso dos falsos profetas que enganaram Acabe 1 Reis 22 é uma representação impressionante desse princípio. O Senhor envia um espírito maligno para convencer Acabe à sua ruína. Perto do fim do reino de Judá, os falsos profetas eram especialmente abundantes. Os pensamentos do coração dos homens foram revelados, o bem separado do mal e o restante do povo expurgado dos pecados pelos quais, nos últimos anos, toda a nação havia sido contaminada.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 14: 9 . Se o profeta for enganado  O leitor observará que Ezequiel, ou Deus por Ezequiel, está aqui falando de falsos profetas ou anti-profetas, conforme descrito no capítulo anterior; aqueles que se colocaram em oposição aos verdadeiros profetas de Deus. Eles eram profetas que profetizaram de seus próprios corações: cap. Ezequiel 13: 2 ; Ezequiel 13:17 . Eles eram profetas tolos que seguiram seu próprio espírito, e não viram nada da verdade: Ezequiel 14: 3 . Eles eram aqueles que viram vaidade e adivinhação mentirosa, fingiram ser profetas de Deus, quando o Senhor não os enviou: Ezequiel 14: 6-7 . Eles seduziram o povo, dizendo: Paz, quando não havia paz: Ezequiel 14:10 ; Ezequiel 14:16 . De um dos profetas deste selo perverso, Ezequiel está falando aqui, como pode ser facilmente percebido pelo que é dito neste mesmo versículo, que Deus estenderá sua mão sobre o profeta e o destruirá: (veja exemplos notáveis, Jeremias 28: 15-17 ; Jeremias 29:21 ; Jeremias 22: 3 l, 32.): e no versículo seguinte é adicionado; que o castigo do profeta será como o castigo daquele que o busca; que palavras carregam uma clara insinuação de que o profeta aqui mencionado é considerado tão ruim quanto os idólatras que deveriam consultá-lo aqui, e ter sido tanto um falso profeta quanto os falsos adoradores; iguais em temperamento e princípios e, portanto, também devem ser punidos por encorajar a adoração de ídolos sob falsas pretensões de inspiração. Tendo visto então que tipo de profeta o texto fala, agora será mais fácil explicar o resto. Deus declara que ele enganará: primeiro decepcionará ou apaixonará tal profeta, e depois o destruirá : ele o abandonará primeiro por fortes ilusões e depois por destruição. O texto não pode ser traduzido incorretamente assim: Se o profeta se apaixonar quando fala algo, eu o Senhor apaixonarei ainda mais esse profeta . Portanto, o sentido da passagem pode ser quase o mesmo que o de São Paulo, 1 Coríntios 1:20 . (ou, no entanto, o verbo aqui pode ter o mesmo significado como eµ??a?e há); Deus fez loucura a sabedoria do mundo; ou aquilo que Isaías diz, cap. Ezequiel 44:25 que frustra os sinais dos mentirosos, ou profetas mentirosos, e enlouquece os adivinhos; que desvia os sábios, e faz com que os seus conhecimentos sejam tolos. Mas é observável que Isaías se une no versículo imediatamente a seguir; que confirma a palavra de seu servo (Isaías, o verdadeiro profeta) e  realiza o conselho de seus mensageiros. Compare 1 Samuel 3: 19-20, de onde se percebe como Deus ilumina os entendimentos e ratifica as previsões de seus próprios profetas verdadeiros, enquanto ele se apaixona pelos conselhos e desaponta a confiança mentirosa dos homens e sedutores maus. Ver as Escrituras de Waterland Vindicadas, parte 3: p. 100


Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 14: 9-12 . E se o profeta for enganado – Ou seduzido. Isso deve ser entendido dos falsos profetas, cujas práticas são reprovadas ao longo de todo o capítulo anterior. Eu, o Senhor, enganei esse profeta; eu, o Senhor, fiz com que ele fosse enganado; Eu o entreguei a fortes ilusões, como um julgamento justo sobre ele por seguir ídolos e criar falsas pretensões de inspiração, 2 Tessalonicenses 2: 11-12 . Ou as palavras podem significar: decepcionarei as expectativas daqueles profetas que seduzem meu povo, falando em paz com eles. Pois trarei sobre eles os males que eles, com grande segurança, declararam que nunca acontecerão. Assim, Bispo Newcome: “Quando qualquer falso profeta é enganado, e o provável evento é contrário à sua profecia, eu Jeová superintendi o curso das coisas a ponto de enganar esse profeta.”

E eu vou, & c. – Ou, sim, estenderei minha mão sobre ele – Pune notavelmente sua falsidade e, em severidade, o destrua. E eles – Tanto o enganador quanto o enganado; suportará o castigo de sua iniqüidade – Há uma paridade tão grande na loucura e impiedade dos profetas sedutores quanto do povo seduzido, que é difícil dizer, cujo pecado é maior. A punição do profeta será, & c. – Os castigos deles serão tão semelhantes quanto os pecados; ambos serão cortados e destruídos. Para que a casa de Israel não se desvie mais de mim – Os julgamentos que infligirei aos falsos profetas, e aqueles que os consultarem, serão uma instrução para o meu povo para continuar firme para mim e para o meu culto, e não ansiar pelo práticas idólatras das nações vizinhas.

Comentário de Adam Clarke

Eu, o Senhor, enganei esse profeta – Ou seja, ele correu antes de ser enviado; ele voluntariamente se tornou o servo das ilusões de Satanás; e eu sofri que isso acontecesse, porque ele e seus seguidores se recusaram a me consultar e me servir. Muitas vezes tive ocasião de comentar que é comum na língua hebraica declarar algo feito pelo Senhor, que ele apenas sofre ou permite que seja feito; pois o governo de Deus é tão absoluto e universal que a menor ocorrência não pode ocorrer sem a sua vontade ou permissão.


Comentário John Calvin 


Aqui Deus encontra aquele pensamento tolo no qual muitas mentes são extasiadas. Quando eles tinham seus próprios impostores à mão, eles pensavam que todas as ameaças de Deus podiam ser repelidas por um escudo. Jeremias e Ezequiel nos ameaçam, dizem eles, mas temos outros para nos animar com boa esperança: eles prometem que todas as coisas devem ser alegres e prósperas para nós: uma vez que, portanto, apenas dois ou três nos privam da esperança de segurança, e outros, e aqueles também muito mais numerosos, nos prometem segurança, não precisamos nos desesperar. Como eles opõem seus impostores aos verdadeiros profetas e imaginam um tipo de conflito, no qual a impostura prevalece e a verdade de Deus é vencida, ele diz que não há razão para que as lisonjas dos falsos profetas o enganem. Pois se você diz que eles também têm o nome e o cargo proféticos, eu respondo que eles cometem erros por sua culpa; pois eu os engano porque sua impiedade merece isso. Isso ainda pode ser obscuro, mas tentarei explicá-lo por um exemplo familiar. Nesse momento, vemos que muitos por preguiça se afastam de todo medo e prometem a si mesmos liberdade do castigo, enquanto rejeitam todo o cuidado de Deus. O, dizem eles, o que eu tenho a ver com religião? pois isso só me ocasiona problemas; quem quiser se entregar seriamente a Deus em meio a essas dissensões e divisões entrará em um labirinto. Uma vez que, portanto, muitos se consideram livres de falhas, mesmo que rejeitem Deus, essa doutrina pode se voltar contra eles. Atualmente, de fato, existem divergências na religião que perturbam muitos; mas você acha que isso acontece precipitadamente: Oh! não sabemos qual parte a seguir: perguntar; pois Deus não deu o controle a Satanás e seus ministros, que a Igreja está perturbada e os homens se opõem mutuamente pelo acaso. Mas quando isso acontece pelo justo julgamento de Deus, é certo que ninguém pode ser enganado a menos que por sua própria vontade. Pois o Profeta retira esse princípio de Moisés, sempre que surgem falsos profetas, que isso é uma prova de fidelidade e de piedade sincera. Teu Deus te tenta, diz Moisés, se você o ama. ( Deuteronômio 8: 3. ) Visto que, portanto, nenhum falso profeta surge sem o justo julgamento de Deus, e como Deus deseja distinguir entre adoradores sinceros e hipócritas, segue-se que ninguém pode se desculpar com esse pretexto, de opiniões diferentes que surgir por sábia ordenação. Pois, como Deus deseja fazer um experimento, como eu disse, a respeito de seus servos e filhos, e como os falsos profetas misturam todas as coisas e envolvem a clara luz do dia nas trevas, ninguém que verdadeira e sinceramente busque a Deus ficará enredado entre eles. armadilhas.

Mas Ezequiel prosseguirá ainda mais, como já sugeri anteriormente, a saber, que todas as imposturas e erros não surgem precipitadamente, mas procedem da ingratidão do próprio povo. Pois se eles não tivessem se entregado tão voluntariamente aos falsos profetas, Deus sem dúvida os teria poupado. Mas, como os profetas falsos abundavam por todos os lados e eram tão abundantes em toda parte, é possível entender que o povo era digno de tais imposturas. Agora, então, percebemos o significado do Espírito Santo quando Deus declara que ele é o autor de todo o erro que os falsos profetas estavam espalhando. Pois não basta observar apenas o som das palavras e depois ilicitar a substância do ensino profético; mas devemos atender ao propósito do Espírito. Eu já expliquei por que o Profeta diz isso, ou seja, que os israelitas deveriam deixar de dar as costas de acordo com seus costumes, dizendo que, se permanecerem em dúvida entre várias opiniões, isso não deve ser imputado a eles como crime. Pois ele responde que os falsos profetas só receberam essa licença, porque o povo merecia ser cego: e, em suma, ele diz que as mentiras de Satanás se multiplicaram não aleatoriamente ou à vontade dos homens, mas porque Deus retribui um povo sem graça e perfídia com uma justa recompensa. Portanto, Paulo diz que o erro tem uma eficácia divina, quando os homens preferem abraçar a mentira à verdade ( 2 Tessalonicenses 2:11 ), e não se submetem a Deus, mas sacudem o jugo. Agora, portanto, quem quiser se desculpar sob o pretexto da simplicidade por não concordar com a palavra de Deus, esta resposta está próxima – que todas as coisas são assim misturadas pelo justo decreto de Deus. Visto que, portanto, Satanás eclipsa a luz sempre que nuvens são espalhadas para perturbar os fracos, aqui encontramos Deus como o autor dela, uma vez que a impiedade do homem a merece. Pois o Profeta aqui não fala profanamente sobre o poder absoluto de Deus, como eles dizem; mas quando ele apresenta o nome de Deus, ele dá como certo que Deus não se deleita com tal perturbação, quando falsos profetas se apoderam dele. É certo, então, que Deus não se deleita com esse engano; mas a causa deve ser pensada, como veremos em breve: a causa nem sempre é manifesta; mas sem controvérsia isso é fixo, que Deus castiga os homens com justiça, quando a verdadeira religião é tão fragmentada por divisões, e a verdade é obscurecida pela falsidade.

Devemos sustentar, então, que Deus não se enfurece como um tirano, mas exerce apenas julgamento. Além disso, esta passagem nos ensina que nem imposições nem enganos surgem sem a permissão de Deus. Isso parece absurdo à primeira vista, pois Deus parece contender consigo mesmo quando dá licença a Satanás para perverter a sã doutrina: e se isso acontece pela autoridade de Deus, parece perfeitamente contraditório consigo mesmo. Mas lembremo-nos sempre disso, que os julgamentos de Deus não são sem razão chamados de abismo profundo ( Salmos 36: 6 ), que quando vemos homens rebeldes agindo como agem nestes tempos, não devemos querer compreender o que ultrapassa até o senso de anjos. Soberemente, portanto, e com reverência, devemos julgar as obras de Deus, e especialmente seus conselhos secretos. Mas, com a ajuda da reverência e modéstia, será fácil reconciliar essas duas coisas – que Deus gera, preza e defende sua Igreja, e confirma o ensino de seus profetas, o tempo todo que ele permite que seja rasgado e distraído por grelhar intestino. Por quê então? Ele age assim para punir a maldade dos homens quantas vezes quiser, quando os vê abusar de sua bondade e indulgência. Quando Deus acende a chama de sua doutrina, esse é o sinal de sua inestimável pena; quando ele sofre que a Igreja seja perturbada e que os homens se dissipem em algum grau, isso deve ser imputado à maldade dos homens. Qualquer que seja a explicação, ele declara que enganou os falsos profetas , porque Satanás não poderia pronunciar uma única palavra a menos que fosse permitido, e não apenas isso, mas até ordenado; enquanto Deus exerce sua ira contra os iníquos.

Em outro sentido, Jeremias diz que foi enganado ( Jeremias 20: 7 ). Estou enganado, mas tu, o Senhor, me enganaste; porque ali ele fala ironicamente. Pois quando os homens ímpios se vangloriavam de que muitas de suas profecias eram ilusórias, e o ridicularizavam como um homem tolo e desorientado, ele diz: Se eu sou enganado, ó Senhor, me enganaste. Vemos, então, que por falsa ironia, ele reprova a petulância daqueles que desprezavam suas profecias; e finalmente, ele mostra que Deus foi o autor de seus ensinamentos. Mas neste lugar Deus declara sem figura que ele enganou os falsos profetas. Se alguém se opõe agora, que nada é mais remoto da natureza de Deus do que enganar, a resposta está à mão. Embora a metáfora seja bastante grosseira, sabemos que Deus transfere para si mesmo por uma figura de linguagem o que não lhe pertence apropriadamente. Dizem que ele ri dos ímpios; mas sabemos que não é agradável à sua natureza ridicularizar, rir, ver e dormir. ( Salmos 2: 4 ; Salmos 37:13 .) E assim, neste lugar, confesso, há uma forma imprópria de falar; mas o senso não é duvidoso – que todas as imposturas são espalhadas por Deus – já que Satanás, como eu disse, nunca pode pronunciar a menor palavra a menos que seja ordenado por Deus. Mas o tipo de engano que resolverá essa dificuldade para nós é descrito na história sagrada. Pois quando Acabe teve uma grande multidão de falsos profetas, somente Miquéias permaneceu firme e cumpriu fielmente seu dever para com Deus: quando trazido perante o rei Acabe, ele imediatamente impressiona os seus boatos – Eis! todos os meus profetas predizem a vitória: ele responde – vi Deus sentado em seu trono; e quando todos os exércitos do céu foram reunidos diante dele, Deus perguntou: Quem enganará Acabe? E um espírito se ofereceu, a saber, um diabo, e disse: Eu o enganarei, porque serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Deus responde, Partida, e assim será. ( 1 Reis 22: 0 ; 2 Crônicas 18: 0. ) Depois segue-se: Portanto, o Senhor pôs uma mentira na boca de todos esses profetas. Aqui, ele nos mostra distintamente a maneira pela qual Deus enlouquece os falsos profetas e os engana, a saber, uma vez que ele envia Satanás para preenchê-los com suas mentiras. Desde então, eles são impelidos por Satanás, o pai da mentira, o que eles podem fazer senão mentir e enganar? Tudo isso, então, depende dos justos julgamentos de Deus, como este lugar ensina. Deus, portanto, não engana, por assim dizer, sem uma agência, mas usa Satanás e impostores como órgãos de sua vingança. Se alguém voa para essa distinção sutil entre ordenar e permitir, é facilmente refutado pelo contexto. Pois isso não pode ser chamado de mera permissão quando Deus voluntariamente procura alguém para enganar Acabe, e então ele mesmo ordena que Satanás saia e o faça. Mas a última cláusula que citei tira toda dúvida, já que Deus pôs uma mentira na boca dos profetas, isto é, sugeriu uma mentira a todos os falsos profetas. Se Deus sugerir, veremos que Satanás voa não apenas por sua permissão para espalhar suas imposturas; mas, como Deus desejava usar sua ajuda, ele a concedeu nessa condição e para esse fim. Mas deixaremos o resto para a próxima palestra.

Comentário de John Wesley

E se o profeta é enganado quando ele fala alguma coisa, eu, o Senhor, enganei esse profeta, e estenderei minha mão sobre ele, e o destruirei do meio do meu povo Israel.

O profeta – O falso profeta, que fala todo sereno e quieto, na esperança de recompensa.

Ter enganado – Permitiu que ele errasse, ou justamente o deixou em sua cegueira.


Conclusão 


Deus não engana, mas tudo que acontece tem a permissão Dele e nada pode surpreende-lo. Deus Tem o controle de tudo!