Meu Twitter

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Amor sem limites filmes evangelicos completos

Receita Caseira de Shampoo de Hortelã


Receita Caseira de Shampoo de Hortelã

Receita Caseira de Shampoo de Hortelã

Para shampoos naturais, sempre ouvimos falar em alecrim, jaborandi, bardana, sálvia… porém, a hortelã também é excelente para a saúde capilar!

Ela regular o pH do couro, ajuda a evitar (e até tratar) a queda de cabelo e caspa. Vamos fazer uma receitinha caseira, bem natural, de shampoo de hortelã?

Benefícios da Hortelã para os Cabelos

Hidrata o eixo do fio do cabelo
Aumenta o fluxo sanguíneo até a raiz do cabelo
Estimula o couro cabeludo
Equilibra o pH do couro cabeludo
Dá brilho aos fios
Combate caspa e piolho
Acalma irritações do couro cabeludo
Promove um crescimento saudável do cabelo
Age como um antibacteriano
Regula a produção de sebo do couro cabeludo
Indicação do Shampoo de Hortelã

O shampoo de hortelã é indicado para cabelos oleosos, com queda de cabelo e problemas com caspa.

Óleo Essencial de Hortelã

Receita Caseira de Shampoo de Hortelã
O óleo essencial de hortelã equilibra o pH do couro cabeludo. Por isso, é indicado tanto para couro cabeludo seco (que resulta em caspas) quanto para cabelos com excesso de oleosidade. O óleo estimula o folículo, promovendo o crescimento adequado dos seus cabelos. Promove uma sensação de frescor incrível no couro cabeludo. O óleo de hortelã — se usado frequentemente —  promove a saúde capilar, deixando os fios mais fortes e saudáveis. Obs: O óleo de hortelã possui outras utilidades, mas nosso assunto hoje são apenas os benefícios para os cabelos.

Como fazer o Shampoo de Hortelã?

A maneira mais prática e eficiente para preparar um shampoo com hortelã é adicionando gotas de óleo essencial de hortelã ao shampoo. Caso não consiga ter acesso ao óleo essencial, você pode fazer um chá bem concentrado e passar no couro cabeludo antes de lavar.

A melhor maneira para fazer este chá é pelo método de infusão para preservar as características presentes na planta: Ferva a água e adicione a hortelã. Faça mais ou menos 50 ml ou uma quantidade que umedeça seu couro cabeludo.

Receita do shampoo

100 ml de shampoo neutro (base para shampoo)
15 gotas de óleo essencial de hortelã
5 gotas de óleo essencial de lavanda (saiba mais)
5 gotas de óleo essencial de melaleuca (saiba mais)
Algumas gotinhas de limão
1 cápsula de vitamina E
Receita Caseira de Shampoo de Hortelã
Misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro para evitar que os óleos se oxidem. Pode ser usado diariamente.

Observações sobre os Ingredientes

Se você tem cabelos secos, esse shampoo pode ressecar um pouquinho os cabelos. Se o seu cabelo for seco, acrescente uma colher de sopa de óleo vegetal; pode ser de oliva, abacate, coco, amêndoas ou gérmen de trigo.

No shampoo que eu faço para mim, além desses ingredientes, eu uso óleo vegetal de gérmen de trigo. Usei também o Fito Shampoo de alecrim da Weleda (esse) como base, que é bem neutro.

Quanto mais neutro e sem ingredientes for o shampoo base, melhor. A base de shampoo neutro você encontra em casas que vende ativos para cosméticos, como por exemplo na Engetec. Podem ser também shampoos a base de ervas ou shampoos sem sulfato. Um outra opção para base são os shampoos infantis.

O óleo essencial de hortelã você encontra online na Natue (que possui também mais variedades de óleos essenciais).

E então, gostou da ideia? Que tal testar a hortelã em seu shampoo?

29 de abril - Devocional Diário CHARLES SPURGEON #120