Meu Twitter

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!


Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!
Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!
Todo mundo já deve conhecer o hidróxido de magnésio: é a base do produto vendido em farmácias como Leite de Magnésia Phillips. É um produto super barato e versátil: atua como antiácido e laxante; alivia a azia, má digestão e prisão de ventre. O que muita gente não sabe é que ele também é um desodorante natural muito eficiente!

Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!
Quais as funções do leite de magnésia?
Por ser uma substância alcalina, o leite de magnésia é muito utilizado como antiácido, neutralizando a hiperacidez estomacal e reduzindo a sensação de queimação.
Possui propriedades laxativas: em reação com o ácido clorídrico (HCl) do suco gástrico, é produzido, além da água, o cloreto de magnésio (MgCl2), uma substância higroscópica, ou seja, capaz de absorver umidade, o que lubrifica as paredes do intestino e intensifica os movimentos peristálticos, eliminando a prisão de ventre.
Devido ao seu caráter adstringente, o leite de magnésia é largamente empregado como redutor da oleosidade da pele. Também atua como antisséptico, amenizando a acne.
É comum, ainda, a utilização do leite de magnésia na fabricação do primer, um tipo especial de pré-maquiagem que muito auxilia na fixação de bases e pós compactos.
Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!
Leite de Magnésia como Desodorante
Além de todos os benefícios acima, o leite de magnésia é um excelente substituto para desodorantes industrializados, uma vez que é capaz de neutralizar os ácidos carboxílicos que compõem o suor, responsáveis pelos odores desagradáveis da transpiração das axilas e dos pés.

Eu já dei dicas de desodorantes naturais bem eficientes, mas o leite de magnésia realmente merece destaque pela sua simplicidade, preço e eficiência!

Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!
Como usar o leite de magnésia como desodorante?
Você pode colocar um pouco do leite de magnésia em um algodão e passar nas axilas.

Para facilitar a aplicação, use uma embalagem de um roll-on de um desodorante antigo: basta tirar aquela bolinha e colocar o leite de magnésia dentro. Pronto! É só usar.

Se você quiser uma fragrância agradável e deixar o seu desodorante um pouquinho mais hidratante, tem uma receitinha bem bacana:

Separe a quantidade de 50 ml de leite de magnésia num potinho
Acrescente 2 colheres de sopa de água
10 gotas de glicerina ou óleo vegetal (calêndula, óleo de coco, semente de uva)
5 gotas de óleo essencial de lavanda
5 gotas de óleo essencial de tea tree
Junte todos os ingredientes e misture bem. Coloque na embalagem roll-on para facilitar o uso.

Leite de Magnésia: Desodorante Natural muito Eficiente!
Antitranspirantes e Desodorantes Industrializados
Desodorantes e antitranspirantes não são a mesma coisa. Esses dois compostos químicos foram criados para propósitos radicalmente diversos e funcionam de maneira diferente quando são aplicados na pele.

Desodorantes não conseguem fazer com que você pare de suar. Em vez disso, eles miram as bactérias que se alimentam do seu suor. Geralmente os desodorantes têm álcool ou outros ingredientes que contribuem para fazer com que suas axilas se tornem ambientes inóspitos para as colônias de bactérias. Eles também podem conter bactericidas (como o Triclosan) que matam os organismos antes que eles tenham tempo de digerir seus fluidos.

Antitranspirantes, por outro lado, são classificados como drogas pela FDA quando combinados com desodorantes. Os antitranspirantes contém altos níveis de cloreto de alumínio, que causa dermatite (coceira e pele irritada). Os compostos de cloreto de alumínio são os agentes antitranspirantes mais eficazes que existem no mercado hoje. Eles se misturam ao suor para criar uma camada de gel que obstrui o duto da glândula sudorípara, além de fazer com que elas se contraiam. Quando mais poros forem fechados, menos você suará. O processo é temporário, claro — uma hora o bloqueio sai junto com a descamação da pele — embora o tempo de permanência do efeito antitranspirante varie de pessoa para pessoa.

Outros ingredientes ativos incluem parabenos e hidroxitolueno butilado (BHT), que agem como conservantes, fragrâncias de mascaramento, óleos emolientes hidratantes, agentes emulsionantes e pó de talco para reduzir o atrito.

Muito alumínio em seu organismo pode ser fatal, já que ele pode detonar seus rins. Por isso a FDA tem, na última década, rotulado antitranspirantes com alertas contra seu uso por pessoas com problemas renais. Outros irritantes potenciais incluem o zircônio e o propileno glicol, ambos ingredientes comuns em antitranspirantes.

Isso tudo não significa que o uso moderado e diário de antitranspirantes lhe causará algum mal. Mas se você tem uma dessas vulnerabilidades (sensibilidade ao alumínio, rins enfraquecidos), é de bom tom diminuir a dose.

E nesse caso, tem uma solução muito eficaz, natural e barata, usar o leite de magnésia como desodorante.

Além de render muito, ser muito barato e ser livre de compostos químicos “duvidosos”, ele é muito eficiente. Que tal experimentar?