Meu Twitter

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Própolis para cabelos mais saudáveis


Própolis para cabelos mais saudáveis!
Própolis para cabelos mais saudáveis!
Você já deve conhecer a própolis como um suplemento alimentar para saúde. Porém, a própolis também pode ajudar a melhorar as condições capilares como caspa, crescimento lento e até queda de cabelo.

O que é própolis?
A própolis, diferentemente do que muitos pensam, não é de origem primária das abelhas. É um hormônio, de origem vegetal, que tem uma função primordial na hora de cuidar da saúde das plantas. Ela protege os novos brotos contra o ataque de possíveis fungos e bactérias – como se fosse um anticorpo externo às plantas.

Própolis para cabelos mais saudáveis!
Esta proteção não passou despercebida pelas abelhas, que utilizam própolis como uma proteção em sua colmeia: retiram-no do interior das plantas quando estão recolhendo o pólen e o aplicam na parte externa de suas colmeias, vedando tudo contra quaisquer organismos invasores que possam querer roubar o seu mel.

Nós obtemos a maior parte da própolis que temos no mercado das colmeias das abelhas, onde se encontra em maior quantidade do que no interior das plantas. Geralmente, é misturado a outros ingredientes – como agrião, menta e mel – e utilizado quase sempre no combate a dores de garganta, gripe e afins.

Própolis e os Cabelos
Própolis para cabelos mais saudáveis!
A própolis é muito benéfica para a saúde e ajuda a melhorar a imunidade, os flavonóides contidos na própolis melhoram a circulação do sangue, o que também favorecerá uma maior oxigenação dos folículos e consequentemente isto também auxiliará no crescimento capilar.

A própolis também protege e fortalece os cabelos. Suas propriedades antibacterianas são muito eficazes para tratar infecções do couro cabeludo. É boa para diminuir a oleosidade capilar e tratar a caspa. Ela também pode ajudar a remover o acúmulo de outros produtos capilares, e serve para manter a cor de cabelos tingidos, além de promover brilho aos fios.

A própolis estimula o crescimento do cabelo, estimulando a proliferação dos queratinócitos de cabelo.

A queda de cabelo muitas vezes é o resultado de uma inflamação. Devido ao fato de conter princípios anti-inflamatórios, os pesquisadores explicam que esperam que a própolis possa reverter a perda de cabelo, embora saibam que testes complementares são necessários.

Como utilizar a própolis nos cabelos?
Para conseguir os benefícios que a própolis pode trazer aos cabelos, o tratamento deve ser feito de 1 a 2 vezes na semana por pelo menos 3 meses.

Própolis para cabelos mais saudáveis!
De quais formas pode se utilizar a própolis?

1. Massagem Capilar. Faça uma mistura de óleo vegetal (coco, jojoba, oliva, semente de uva, rícino) com óleo essencial de alecrim. Uma colher de sopa de óleo + 2 gotas de óleo essencial de alecrim + 6 gotas de própolis. Misture bem e passe no couro cabeludo. Massageie. Deixe agir por 15 minutos. Em seguida lave os cabelos normalmente.
2. Argila. Faça uma mistura de água com argila branca ou verde para os cabelos e acrescente 10 gotas de própolis. Misture bem e passe no couro cabeludo. Deixe agir por 15 minutos. Em seguida lave os cabelos normalmente. Saiba como usar a argila nos cabelos.
3. Shampoo com Própolis. Separe 100 ml de shampoo base neutro. Acrescente 5 gotas de óleo essencial de cedro, 5 gotas de óleo essencial de hortelã e 15 gotas de própolis. Misture bem. Use o shampoo 3 vezes por semana.
4. Máscara Capilar. Separe a quantidade de máscara para passar no seu cabelo e acrescente 5 gotas de própolis. Misture. Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água e passe a máscara no comprimento dos fios. Enxágue bem.



Fonte: Beleza e Saúde .com

Benefícios do Abacaxi


Benefícios do Abacaxi
Gosta de apreciar um bom abacaxi? Além de ser uma delícia, ele hidrata o corpo e repõe as energias! O abacaxi é rico em nutrição, sendo uma excelente fonte de carboidratos e fibras alimentares. Ele é rico em betacaroteno, vitamina B, vitamina C, além de minerais como cálcio, manganês, zinco, potássio, magnésio e ferro.

Benefícios do Abacaxi
Benefícios do Abacaxi
Controla a coagulação sanguínea: A bromelina possui efeitos na coagulação do sangue, auxiliando na sua redução. A bromelina possui alto peso molecular, capaz de ser absorvida pelo trato gastrointestinal produzindo ações anti-inflamatórias, podendo apresentar efeitos anticoagulantes e inibição da agregação plaquetária. Alivia os sintomas de angina e, por isso, inibe a coagulação do sangue e construção e remove placas nas artérias — o que é útil para a trombose, tromboflebite, varizes e aterosclerose.
Auxilia no controle do colesterol e triglicérides: A fruta é um ótimo remédio natural para diminuir os níveis de colesterol, pois ajuda a normalizar esta dislipidemia no sangue por ser rico em fibras solúveis que melhoram o trânsito intestinal e diminuem a captação do colesterol proveniente da alimentação. Além disso, por possuir fibras solúveis (que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea), contribui para baixar os valores de triglicerídeos no sangue.
Melhora o sistema imunológico: A vitamina C é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados, doenças cardíacas e auxiliando no funcionamento das células brancas do sangue; elas são as principais células de defesa do nosso organismo. Além disso, a vitamina C é um potente antioxidante, que combate os radicais livres internos e externos ao organismo.
Melhora as condições do trato digestivo: A bromelina age no estômago desdobrando as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada. Devido ao alto teor de fibras, ajuda a prevenir a constipação e promove a regularidade intestinal.
Previne gripes, tosses e resfriados: A presença da bromelina é responsável por facilitar a expectoração. A enzima tem ação mucolítica, que dissolve o muco ou catarro dos pulmões, favorecendo uma limpeza geral e facilitando a expectoração. Ele também é indicado para pacientes que têm sinusite ou tosses crônicas.
Auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios: o potássio possui papel fundamental no equilíbrio de eletrólitos do organismo, na contração muscular e cardíaca, melhorando o desempenho e evitando a fadiga de esportistas.
Melhora unhas, pele e cabelos: A bromelina suaviza a pele e tem sido usada para combater inflamações como a acne. O abacaxi é um poderoso antioxidante que combate os danos dos radicais livres melhorando assim cabelos, pele e unhas. É um excelente remédio caseiro para pele com lesões e para reduzir manchas de idade já que contém enzimas que compõem a elasticidade da pele.
Ajuda a preservar a memória: As substâncias presentes na fruta atuam diretamente nos nossos neurotransmissores, promovendo a melhora da renovação celular, preservando a memória e prevenindo doenças neuro-degenerativas como o Alzheimer.
Ótimo aliado da saúde bucal: O abacaxi não é um clareador natural dos dentes como dizem por aí. Mas por outro lado, seu consumo previne as placas bacterianas, reduz o risco de doenças periodontais e também de gengivite. Isso porque, a vitamina C presente na fruta é essencial para a boa saúde dos dentes, gengivas e ossos.
Ajuda a reduzir câimbras e regula a tireoide: Um dos fatores agravantes da câimbra é a deficiência de iodo no organismo. Por conter bons níveis de iodo em sua composição, o consumo regular do abacaxi é recomendado para reduzir as câimbras. Além disso, o iodo em conjunto com a bromelina, são indispensáveis para o equilíbrio da glândula tireoide.
Outros Benefícios:

Por conter celulose, ajuda no bom funcionamento intestinal.
Acelera a cicatrização dos tecidos.
Diminui a pressão arterial.
Auxilia no tratamento de pedras nos rins.
Combate viroses.
Combate anemias.
Auxilia no problema da retenção de líquidos.
Ajuda a perder peso.
Além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão.
Composição Nutricional do Abacaxi (100 g)
Calorias 48 kcal
Proteínas 0,54 g
Carboidratos 12,63 g
Fibras 1,4 g
Cálcio 13 mg
Magnésio 12 mg
Manganês 1,17 mg
Fósforo 8 mg
Ferro 0,28 mg
Potássio 115 mg
Cobre 0,09 mg
Vitamina A 56 UI
Vitamina B1 0,79 mg
Vitamina B6 0,11 mg
Vitamina C 36,2 mg
Benefícios do Abacaxi
Bromelina, a “Super Enzima” do Abacaxi
As enzimas estão presentes em grande quantidade no abacaxi, sendo a principal delas a bromelina. O papel das enzimas é fundamental: elas servem para “quebrar” as proteínas, tornando-as disponíveis para o metabolismo.

No caso da bromelina, além dos benefícios da quebra de proteínas, foi demonstrado que causa efeitos sistêmicos diferenciados no corpo. Os efeitos comprovados da bromelina incluem: redução de dor de artrite e sinusite (remédios à base de bromelina são muito utilizados na Europa para esse fim), redução de inflamação e inchaço (inclusive inchaços provocados por lesão esportiva, picadas de insetos e até queimaduras), alívio de distúrbios gastrointestinais, além de muitos outros.

Existem também alguns estudos preliminares que comparam a bromelina a medicamentos utilizados em quimioterapias (5-fluorouracil), e que sugerem que o efeito antitumoral da bromelina pode superar o do medicamento em alguns casos.

A bromelina está presente naturalmente no abacaxi, principalmente no talo. Para obter doses maiores para fazer algum tratamento, pode-se recorrer aos remédios à base de bromelina. Nesses casos, deve-se obter orientação médica, já que existem prazos máximos para uso conforme a condição tratada.

Uma Dica Legal de Como Usar o Abacaxi
Benefícios do Abacaxi
Além de comer a fruta in natura, ou até mesmo em sucos, uma outra ideia interessante é preparar gelo de abacaxi e gengibre.

O gengibre acelera o metabolismo, o que facilita a queima dos excessos alimentares. Também é perfeito para a desintoxicação do organismo, sendo considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. Enfim, o gengibre é tudo de bom.

Então, para fazer o gelo, faça um suco bem concentrado de abacaxi e gengibre. Em seguida, coloque a bebida em forminhas de gelo e ponha no congelador. Depois que congelar, use os cubos chupando-os como se fosse um picolé ou para gelar bebidas como água, suco, vitamina e água de coco.

Benefícios do Abacaxi
Contraindicações de Comer Abacaxi
Os pacientes com gota, artrite reumatoide e úlceras pépticas devem consultar o médico ou nutricionista antes de consumir a fruta para que sejam orientados em relação a quantidade que pode ser ingerida sem riscos à saúde. Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo em excesso e fazer acompanhamento médico.

Ao contrário do que se pensa, quem sofre de gastrite pode sim consumir a fruta, desde que evite os excessos. O recomendado é que, seu consumo não seja feito isoladamente, e sim em conjunto com alimentos como castanhas, sementes ou vegetais, pois estes minimizam os efeitos da acidez no sistema digestório.



Fonte: Beleza e Saúde .com