Meu Twitter

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Jesus Sentiu Tristeza na Alma e Não Medo

extremamente triste, neste versículo sugere que ele estava cercado de tristeza por todos os lados, de modo que o invadiu com tanta violência que, humanamente falando, não havia como escapar. O Dr. Doddridge traduz e parafraseia a passagem assim: “Ele começou a estar em um desânimo, espanto e angústia muito visíveis e visíveis , por causa de algumas sensações dolorosas e terríveis, que foram então impressas em sua alma pela mão imediata. Então, voltando-se para seus três discípulos, ele lhes disse: Minha alma está cercada por todos os lados com uma extremidade de angústia e tristeza, que me tortura quase até a morte; e eu sei que a enfermidade dos seres humanos deve afundar rapidamente sob ela, sem algum alívio extraordinário de Deus: embora, portanto, eu me aplique a ele, continue aqui e observe: “ – e se tivessem feito isso com cuidado, logo teriam encontrado um rico equivalente para sua vigilância no eminente aperfeiçoamento de suas graças, por essa visão maravilhosa e instrutiva. O Dr. More observa verdadeiramente que a contínua resolução de Cristo, em meio a essas agonias e horrores sobrenaturais, era a mais heróica que se pode imaginar, e muito superior à bravura em combate único ou em batalha; onde, em um caso, o espírito é elevado por indignação natural; e no outro pela pompa da guerra, o som da música marcial, o exemplo de companheiros soldados, etc. 

Disse-lhes, então: Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo.
Mateus 26:38

Comentário de Albert Barnes
Minha alma está extremamente triste – Sua natureza humana – sua alma – foi muito e profundamente afetada e pressionada.

Até a morte – isso denota extrema tristeza e agonia.


 
Os sofrimentos da morte são os maiores dos quais temos algum conhecimento; eles são os mais temidos e temidos pelo homem; e esses sofrimentos são, portanto, postos em angústia extrema e indescritível. O significado pode ser assim expresso: Minhas dores são tão grandes que, sob o peso delas, estou pronto para morrer; tal é a ansiedade da mente, que pareço suportar as dores da morte!


 
Fique aqui e vigie comigo – A palavra traduzida “vigiar” significa literalmente abster-se do sono; então estar vigilante ou proteger-se contra o perigo. Aqui, parece significar simpatia com ele, unir-se a ele na busca de apoio divino e preparar-se para enfrentar os perigos.

Comentário de E.W. Bullinger
alma. Grego. psuche. Veja App-110.

muito triste = esmagado pela angústia. Assim, a Septuaginta Salmos 42: 5, Salmos 42:11; Salmos 43: 5.


Comentário de John Calvin
Mateus 26.38. Minha alma está triste. Ele comunica a eles sua tristeza, a fim de despertá-los para simpatia; não que ele não estivesse familiarizado com a fraqueza deles, mas para que depois eles pudessem ter mais vergonha do descuido deles. Esta frase expressa uma ferida mortal de pesar; como se dissesse que desmaiou ou estava meio morto, com tristeza. Jonas ( Jonas 4: 9 ) faz uso de uma frase semelhante ao responder ao Senhor; Estou com raiva até de morte. Eu apóio isso, porque alguns dos escritores antigos, ao lidar com essa passagem com uma aplicação incorreta de engenhosidade, filosofam dessa maneira, que a alma de Cristo não estava triste na morte, mas apenas até a morte. E aqui novamente devemos lembrar a causa de tão grande tristeza; pois a morte em si mesma não teria atormentado tão gravemente a mente do Filho de Deus, se ele não sentisse que tinha que lidar com o julgamento de Deus.