Meu Twitter

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Benefícios do Tomate


Benefícios do Tomate

O tomate, fruto arredondado e de cor vermelha, é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

O tomate está associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. Ele protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares. Ele age como desinflamatório, sendo também muito benéfico para a atividade cerebral.

O suco de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais. Além disso, é ótimo para combater as infecções e exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.

Valor Nutricional
Ácido alfa-lipóico
Licopeno
Colina
Ácido fólico
Betacaroteno
Luteína
O tomate contém quantidades de vitaminas (A, complexo B e C), além devsais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio).

Licopeno
Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.

O licopeno é um carotenoide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

Por ser um carotenoide, o licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente azeite de oliva extra-virgem processado a frio.

Tomates cozidos são bem melhores!
Benefícios do Tomate
O calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas… fique de olho nos rótulos e observe bem os outros ingredientes, assim como o teor de calorias e sódio.

Quais são os tipos de tomate?
Benefícios do Tomate
Tomate Carmem: esse tomate é grande e firme e é a variedade mais consumida no Brasil. Tem a vantagem de durar bastante tempo antes de estragar, mas como é muito aguado, não é muito indicado para molhos. Dê preferência a ele na hora de fazer saladas ou para recheá-lo.
Tomate Italiano: é o tomate ideal para fazer molhos, já que é mais carnudo e tem menos água e sementes. Além disso, ele tem gosto doce e forte, mas estraga mais rapidamente que outras variedades.
Tomate Débora: menos ácido que o tomate Carmem, mas tem mais sementes que o Italiano. É um tipo de tomate bastante coringa, podendo ser usado em saladas, molhos e até para fazer tomate seco. Mas é preciso ter cuidado, já que ele tem bastante água.
Tomate Holandês: é vendido em ramos e sua apresentação é ótima para enfeitar a mesa. Na hora de comprar, é importante ver se os ramos ainda estão verdes, já que os ramos marrons indicam que o tomate está passado. Com sabor mais adocicado e pouca acidez, é indicado para saladas, molhos e pratos quentes como risotos.
Tomate Caqui: esse tipo de tomate é bem grande e vermelho e seu sabor é marcante e adocicado. Ele é muito indicado para saladas e vinagrete, mas não fica muito bem em molhos.
Tomate Cereja: é um tomate pequeno e adocicado. Ele é refrescante e aguado, sendo ideal para saladas, aperitivos, massas e risotos, mas não funciona bem em molhos (além de dar muito trabalho pelo seu tamanho reduzido).
Tomate Sweet Grape: parece um tomate Italiano em miniatura e é bastante carnudo. Esse tipo de tomate parece uma uva e é bem doce, daí vem o seu nome. É ideal para pratos frios, combinado com ervas e queijos. Mas é melhor evitá-lo em molhos e sucos.
Consumo do Tomate
Versátil e saudável, o tomate pode ser consumido cru, em molhos ou desidratado (tomate seco). Para obter seus benefícios de proteção à saúde, é recomendado o consumo de pelo menos uma unidade média de tomate ao dia (aproximadamente 100g) ou então seis unidades de tomate do tipo cereja por dia. Para aumentar a biodisponibilidade de licopeno no tomate cru, consuma o tomate com um pouco de azeite de oliva.

O tomate convencional é conhecido por conter muito agrotóxico, então, sempre dê preferência para consumir o orgânico.

Benefícios do Tomate
Suco de Tomate
Outra maneira de consumir o tomate é na forma de suco. Ele é refrescante e muito nutritivo. E pode ser uma ótima opção para substituir os refrigerantes e as bebidas açucaradas, que engordam e não trazem benefícios. É rico em vitamina K, vitamina A, ferro, cálcio, manganês, magnésio, vitamina C e potássio.

Para fazer o suco de tomate, você vai precisar de:

2 tomates orgânicos maduros
½ copo de água
manjericão fresco a gosto
1 pitada de sal e pimenta
1 colher de sopa de azeite de oliva
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

O Tomate e a Beleza
Benefícios do Tomate
O tomate é refrescante, tonificante e auxiliar da circulação sanguínea, além de aliviar as queimaduras do sol. Ele pode ser aplicado no rosto para restaurar sua acidez relativa depois de um tratamento de limpeza. Para aqueles com pele oleosa, podem aplicá-lo todos os dias. Já para aqueles com peles secas, apenas uma vez por semana. O suco do tomate combate a caspa e a queda de cabelo.

No tratamento contra a acne o tomate pode ser utilizado como uma máscara:

1 tomate bem maduro triturado
1 colher de sopa de iogurte natural
Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem

E você, gosta de tomate? Qual é a maneira preferida de consumir?

Tratamentos e Causas da Depressão


Tratamentos e Causas da Depressão

A depressão é uma doença que afeta o estado físico e emocional. Há grande alteração no humor nos sentimentos e pensamentos. A depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade.

Não é uma tristeza passageira, não é sinal de fraqueza pessoal ou uma condição que possa ser revertida com mera força de vontade. Sua característica essencial é o humor deprimido ou triste na maior parte do tempo, por um período prolongado. A maioria das pessoas com depressão também tem acentuada redução da capacidade de sentir prazer e tem pensamentos negativos.



É importante frisar novamente: ela não é apenas uma tristeza passageira, mas sim uma doença. E, como toda doença, precisa ser diagnosticada e tratada da forma correta o quanto antes.

Fisiologicamente, a depressão é um desequilíbrio no cérebro. Ela não pode ser curada apenas com medicamentos, já que ela é uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. O modo de viver, agir e pensar, podem ser os gatilhos para a depressão aparecer.

Causas da Depressão
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Algum acontecimento marcante como a perda de alguém, alguma doença grave, estresse ou decepção podem contribuir para desencadear uma depressão — porém, essas nunca são as causas diretas.

Algumas mudanças no corpo podem desequilibrar certos hormônios produzidos e podem ser o gatilho para uma depressão.



A depressão também pode ser genética: a doença é muito mais comum com pessoas que têm parentes que já possuem a doença.

Tratamentos e Causas da Depressão
Sintomas da Depressão
Os sintomas da depressão são muito variados: desde sensações de tristeza, passando por pensamentos negativos, inclusive podendo haver alterações da sensação corporal, como dores. Podem ocorrer um ou mais dos seguintes sintomas:

Tristeza profunda e constante
Falta de interesse ou prazer
Dificuldade de concentração
Alterações no apetite e no sono
Ansiedade ou sensação de vazio
Dores de cabeça e musculares
Sentimentos de culpa, ou de achar que a vida não vale a pena
Diminuição da energia e fadiga
Pensamentos relacionados à morte e suicídio
Afastamento de amigos ou pessoas
Se achar fracassado e inútil
Identificação da Depressão
Para afirmarmos que o paciente está deprimido, temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado ou movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança, desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros.

Como Evitar a Depressão

Por mais que não haja maneiras certeiras de se prevenir a depressão, algumas estratégias podem ser aplicadas:

Tenha uma vida equilibrada, com pensamentos positivos e buscando sempre o bem-estar.
Procure relaxar, respirar profundamente e faça as atividades com moderação.
Cuide da saúde, faça exercícios físicos e tenha uma boa alimentação.
Mantenha contato com a natureza, vá à praia, bosques, piscinas, faça caminhadas em parques.
Prepare banhos relaxantes e procure ter um sono reparador.
Evite o estresse.
Fique consciente dos seus atos e busque o autoconhecimento. Isto evitará o desalento e a consequente desorganização orgânica.
Muitas pessoas não sabem que sofrem de depressão por não conseguirem enxergar em si mesmos os sintomas característicos da doença. Portanto, se você conhece alguma pessoa que está tendo comportamentos típicos de alguém depressivo, converse com ele e sugira a procura médica. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor.

Tratamentos e Causas da Depressão
Tratamento para Depressão
Atualmente, há diversos tipos de tratamentos para a depressão. O mais indicado pelos especialistas é o uso de medicamentos em conjunto com a psicoterapia. Além desse, há ainda o tratamento realizado em hospitais, a terapia eletroconvulsiva, a estimulação magnética transcraniana e os tratamentos alternativos.

Medicamentos Antidepressivos
O tratamento com antidepressivo deve ser realizado considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do paciente. O médico pesa os prós e os contras da medicação, decidindo qual o tratamento mais adequado, já que o tratamento nunca é isento de riscos.

Os medicamentos utilizados no tratamento da depressão podem ser: inibidores da recaptação da serotonina; inibidores da recaptação da norepinefrina-dopamina; antidepressivos atípicos; antidepressivos tricíclicos e inibidores da monoamina oxidase.

Psicoterapia
A psicoterapia é um tratamento baseado na conversa sobre a condição do paciente com um profissional da área da saúde mental. Dentre as inúmeras ajudas que a psicoterapia pode te dar, estão:

Ajudar em uma crise ou outra dificuldade atual;
Identificar os comportamentos negativos da pessoa e substituí-los por outros saudáveis e positivos;
Explorar relacionamentos e experiências para que interações positivas com os outros sejam desenvolvidas;
Encontrar maneiras melhores de lidar com os problemas;
Identificar as questões que contribuem para sua depressão e comportamentos que piorem o estado;
Recuperar a satisfação e o controle da própria vida;
Ajudar a definir metas realistas para a sua vida;
Desenvolver a capacidade de tolerar e aceitar o sofrimento utilizando-se de comportamentos mais saudáveis.
Tratamentos e Causas da Depressão
Tratamento Natural para Depressão
Uma boa forma de tratar naturalmente a depressão é ingerir alimentos ricos em vitamina B12, ômega 3 e triptofano, pois estes impulsionam o bom humor e devolvem a energia perdida. Nosso cérebro precisa também de gordura para um bom funcionamento, por isso a ingestão de castanhas, nozes, óleo de coco e óleo de abacate são muito úteis. Saiba mais em Alimentos para Depressão.

A suplementação de vitaminas do complexo b é muito importante para evitar doenças mentais. Essas vitaminas também podem ser úteis para melhorar o cansaço mental e físico apresentado durante uma depressão.



Outras formas de tratamento alternativos para depressão são a acupuntura e aromaterapia. Estes tratamentos coadjuvantes podem ser úteis por tratar o indivíduo como um todo e não somente a doença em si.

Além disso, técnicas de relaxamento, como ioga ou tai chi, meditação, massagem terapêutica, terapia de música ou arte e exercício aeróbico, podem ajudar bastante.

Maquiagem para Pele Oleosa


Maquiagem para Pele Oleosa
Maquiagem para Pele Oleosa
A pele oleosa sempre requer cuidados especiais, inclusive na hora da maquiagem. Para conseguir um make perfeito mesmo tendo a pele super oleosa, basta ter os produtos certos e seguir algumas dicas!

A escolha do cosmético é essencial para manter a pele limpa e livre de óleo. Existem muitos produtos: os chamados oil-free (livre de óleo), anti-shine (anti-brilho), reguladores da oleosidade e lencinhos absorventes de oleosidade que ajudam a resolver o problema por algumas horas. Também existem os pós-fixantes e os primers, que fixam a maquiagem deixando a pele sem brilho por algumas horas.

É importante usar o primer facial?
Para peles oleosas, a resposta é sim! O primer facial é um creme que deve ser aplicado antes de qualquer maquiagem. Sua função é retirar a oleosidade da pele, prolongar o tempo da maquiagem e amenizar as linhas de expressão. Ele também fecha os poros, promovendo assim um disfarce óptico na pele. Não deixa qualquer sensação de rosto pesado, a pele fica com a textura lisinha, perfeita para receber a maquiagem. Um outro bom motivo para usar o primer é que ele evita que a maquiagem fique em contato direto com a pele; ele forma como se fosse uma película protetora, evitando que a base entre nos poros do rosto.

Cuidados na Hora da Maquiagem
Lave o rosto com sabonete específico para pele oleosa.
Use um esfoliante para eliminar as células mortas.
Use uma loção anti-brilho (ou matte) que contraia os poros. Espere alguns minutos.
Escolha uma base livre de óleo e que não seja muito líquida.
Passe pó facial, de preferência mineral, para eliminar a oleosidade e dar o acabamento final. Use pincel; jamais use esponja.
Use sombras compactas de longa duração e que fixam (nunca em creme ou bastão).
Se houver necessidade de corretivo, prefira os mais secos em pó ou em bastão. Evite os cremosos e líquidos.
Use rímel, lápis ou delineador que sejam a prova d’água.
O blush deve ser em pó, pois é regulador de oleosidade. Evite os líquidos e cremosos.
Para a boca, use gloss ou batom, de acordo com sua preferência.
Maquiagem para Pele Oleosa
Retirando a Maquiagem
A limpeza da pele antes de dormir é fundamental para evitar que os poros se abram ainda mais e para que não surjam espinhas. Primeiramente, passe um demaquilante com algodão. Depois, lave o rosto com sabonete específico. Em seguida, passe loção adstringente para eliminar as sujeirinhas que se acumulam nos poros.