Meu Twitter

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Anis Estrelado


Anis Estrelado
Anis Estrelado
Anis estrelado ou estrela-de-anis é uma planta de uso culinário e medicinal, a Illicium verum, originária da China e do Vietnã. Esta planta cuja semente seca parece uma estrela, é rica em óleos aromáticos e seu aroma assemelha o do anis.


Dos frutos maduros se extrai o óleo essencial e, quando secos, são usados para decocção ou para se fazer o chá.

Propriedades Medicinais do Anis Estrelado
Além de conter vitamina C, cálcio e ferro, diversos estudos da farmacologia moderna demonstram que o anis estrelado e seus compostos ativos contém propriedades anti-virais, anti-bacterianas, anti-fúngicas, e que é particularmente bom para o tratamento da gripe. De fato, o anis estrelado contém um composto chamado ácido chiquímico que é usado para fazer o remédio Tamiflu. O anis é considerado ainda:

Antisséptico
Anti-inflamatório
Calmante
Digestivo
Diurético
Relaxante
Indutor do sono
Analgésico
Anis Estrelado
Benefícios do Anis Estrelado
O óleo de anis estrelado tem propriedades do estrogênio, o hormônio feminino. Reduz muitos problemas hormonais sofridos pelas as mulheres, e reduz também as cólicas menstruais.
O anis estrelado é excelente para problemas com gases. Se for acompanhado de outros ingredientes como gengibre e cominho, proporciona alívio instantâneo para o gás no estômago.
O anis estrelado provou a sua importância controlando o nível de pressão arterial. Ele mantém o coração forte. Reduz a pressão sobre o coração, ajudando-o a funcionar bem.
As propriedades antissépticas do anis estrelado ajudam a curar pequenos cortes e abrasões. Ele ajuda na digestão adequada dos alimentos e fornece alívio imediato para tosse, gripe e resfriado.
O óleo de anis estrelado exibe propriedades antissépticas comprovadas. Esta propriedade de óleo torna-o um antisséptico eficaz e ajuda a combater infecções bacterianas na pele, e auxilia na cura das feridas muito mais rápido.
O anis estrelado possui fortes propriedades antirreumáticas. Ele ajuda a estimular a circulação sanguínea e tem um efeito pacificador sobre as áreas afetadas, reduzindo a dor e a inflamação.
O anis estrelado pode ser um antiespasmódico eficaz. O óleo de anis ajuda a curar os problemas causados por cólicas, espasmos, dores, aflições nervosas e diarreia.
O óleo de anis pode estimular a circulação e proporcionar alívio à reumatismo e artrite, estimular a secreção de enzimas e hormônios, impulsionar todo o metabolismo e, finalmente, estimular o sistema nervoso e o cérebro para nos tornar mais ativos e alertas.
O anis estrelado é um eficaz agente carminativo. Ele ajuda a eliminar gás em excesso no corpo e ajuda a aliviar problemas como azia e estômago inchado.
Ajuda a tratar o congestionamento, tosse, bronquite asma e outros problemas respiratórios, como falta de ar. Esta propriedade decorre da capacidade das sementes de anis estrelado de afrouxar a fleuma.
O anis estrelado é um excelente remédio natural para aliviar dor de garganta.
O anis estrelado pode ter propriedades sedativas suaves que podem ajudar seus nervos a se acalmar e também garantir uma boa noite de sono. Se você está tendo dificuldade em dormir, experimente o anis estrelado calmante antes de ir para a cama.
Anis Estrelado
Chá de Anis Estrelado
A melhor maneira de consumir o anis é na forma de chá. Um chazinho de anis é ótimo para recuperar as energias em casos de resfriados e aliviar a tensão.

Para fazer o chá, ferva 500 ml de água e adicione 5 estrelas de anis. Abafe a mistura por dez minutos e ingira. Lembre-se de que para melhor efeito é interessante que se tome duas xícaras ao dia.

Anis Estrelado
Óleo Essencial de Anis Estrelado
O óleo essencial de anis estrelado tem um aroma doce, limpo, lembrando alcaçuz. Ele varia da cor completamente límpida para amarelo pálido.

O óleo essencial de anis não deve ser usado diretamente na pele e não deve ser ingerido. A melhor forma de usar é através de massagens com óleo carreador ou pela inalação.

O aroma adocicado que o óleo libera é capaz de acalmar e promover a boa convivência em relacionamentos, além disso, é considerado como afrodisíaco.

O óleo é indicado também para tratamentos contra gripes, resfriados e pneumonia, aliviando a tosse, a asma e também a cólica e gases em bebês.

Para a pele o produto também é muito funcional, pois consegue tratar edemas, celulites e pode ser utilizado em processos de drenagem linfática. A menopausa, período de mudanças promovidas pela questão hormonal na mulher, pode ter alguns efeitos amenizados com o auxílio do anis estrelado, que consegue devolver o brilho e a maciez da pele que fica bastante ressecada durante esta fase.

Há várias formas de se usar o produto, podendo aplicá-lo através de compressas, colar aromático, escalda pés, inalação, massagem, vaporização e aromatização de ambientes, sempre com a necessidade de ser diluído em água, óleos vegetais ou hidratantes neutros.


Fonte: Beleza e Saúde .com