Meu Twitter

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Óleo de Neem para Pele e Cabelos


Óleo de Neem para Pele e Cabelos

Já faz muito tempo que ouço falar no óleo de neem, mas nunca tinha tido curiosidade em experimentar. Como já testei vários óleos, agora resolvi testar esse; além do mais está bem popular e mais fácil de comprar que antigamente.

O fruto do neem é uma semente que, quando tem sua casca retirada, apresenta uma amêndoa. O conjunto dessas amêndoas passa por processos de limpeza e remoção da casca e, em seguida, é triturado e prensado a frio. A partir daí é obtido o óleo de neem (também chamado por alguns de óleo de nim).


Características do Óleo de Neem
O óleo de neem é conhecido pelas suas propriedades medicinais e terapêuticas, encontradas principalmente em suas sementes e folhas. É muito utilizado para a fabricação de produtos de higiene e limpeza; e na agropecuária, para a produção de adubos e no controle de pragas. O seu óleo é obtido pela prensagem a frio das sementes.

O óleo de neem é famoso como inseticida natural, bactericida, fungicida e repelente. Age contra insetos e ajuda no tratamento de problemas de pele, acne, micoses, unha encravada, eczemas e machucados. Ele ajuda a reduzir a inflamação e acelera a cicatrização da pele danificada.

Uma de suas melhores aplicações é no combate à acne. Suas propriedades eliminam as bactérias causadoras de cravos e espinhas, eliminando-as e evitando que novas possam surgir.

Suas principais propriedades são: antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e emoliente.


Benefícios do Óleo de Neem
Quando se pensa em óleo de neem, a primeira coisa que vem à cabeça é tratar a pele e os cabelos, mas há outros benefícios também. Confira:

O óleo de neem pode estar presente em itens de cuidados dentários. O óleo traz vantagens antibacterianas que realmente ajudam a evitar a cárie dentária, bem como a gengivite, além de aftas.
O óleo de neem é usado para ajudar a evitar a infecção em cortes, bem como feridas. Pode ser usado como um antisséptico.
O óleo de neem pode funcionar como um agente antiviral e antibacteriano. O óleo pode ser extremamente valioso em ajudar o corpo a evitar vírus e também ajudar na redução de febres altas.
Um benefício do óleo de neem para a saúde é a sua utilização como um repelente de insetos. O óleo de neem quando aplicado, ou mesmo esfregado, sobre o corpo pode afastar insetos picantes longe de você.
O componente ativo no neem, conhecido como azadirina, tem ação pesticida. Por isso, o óleo pode ser utilizado como um pesticida totalmente natural.
Um spray de óleo de neem misturado com água ou hidrolato de citronela pode ser borrifado nas plantas, auxiliando no combate às pragas e insetos que podem vir a prejudicar os vegetais. A mesma mistura pode ser aplicada no corpo para aliviar coceiras e vermelhidões causadas por picadas de insetos.
Óleo de Neem para Pele

O óleo de neem é colocado em vários cosméticos, devido às suas qualidades terapêuticas. Com suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o óleo combate numerosas circunstâncias como a acne, psoríase, bem como o eczema.

O neem é composto por quantidades extremamente elevadas de antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos danos ao meio ambiente. O neem também inclui carotenoides que oferecem substâncias antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce.

Elimina rachaduras e ressecamento da pele.

Além de proteger a pele de bactérias e infecções, o óleo de neem é hidratante. A presença de vitamina E e ácidos graxos essenciais em sua composição o torna um antioxidante que atua no combate dos radicais livres e na elasticidade, rejuvenescendo a pele e suavizando rugas e linhas de expressão. Devolve o brilho natural, deixando uma aparência jovem e saudável.

Esse óleo é facilmente absorvido pela pele sem deixar a pele oleosa. O óleo de neem é fantástico para a pele propensa a acne, uma vez que irá ajudá-la a acalmar a irritação, bem como inchaço, limpar espinhas e eliminar as bactérias através da superfície da pele.

O óleo de neem contém também uma substância (aspirina) que pode eliminar as bactérias que causam acne. Ele também pode ajudar a diminuir a vermelhidão e também a inflamação. O teor de ácidos graxos ricos em óleo de neem pode auxiliar para evitar e lidar com cicatrizes de acne.

Como usar Óleo de Neem na Pele
Acrescente umas gotinhas no seu hidratante e misture bem.
Passar puro na pele com leves massagens. Deixe agir por 10 minutos e lave o rosto.
Separe uma quantidade que for usar (no rosto ou corpo) e adicione óleo essencial.
Pode acrescentar algumas gotas do óleo de neem na máscara de argila, tanto para pele quanto para os cabelos
Óleo de Neem para os Cabelos

O óleo diminui a intensidade de caspas e seborreia, retarda a perda de cabelos e hidrata os fios.

O neem tem propriedades regenerativas que ajudam na queda de cabelo. Uma massagem no couro cabeludo usando óleo de neem pode aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo e ajudar a aumentar a taxa de crescimento do cabelo.

Assim como o neem pode ser usado para hidratar a pele seca, ele também pode ser usado como um condicionador natural para cabelos secos e com frizz.

O neem torna o cabelo mais forte contra a queda de cabelo e restaura os cabelos perdidos. O neem também aciona o funcionamento normal do couro cabeludo para garantir o renascimento do cabelo.

Como Usar Óleo de Neem nos Cabelos
Tratamento capilar e pré-lavagem: o cabelo e couro cabeludo devem estar secos. Aplique o óleo no couro cabeludo, massageando por 5 minutos. Espalhe a sobra pelos cabelos, massageando da raiz em direção aos fios por 5 minutos. Deixe agir por mais 10 minutos. Depois lave os cabelos normalmente, com shampoo (duas vezes) e o condicionador.
Pode ser usado o óleo puro, no couro cabeludo ou, para potencializar o efeito, também pode ser adicionado óleo essencial de alecrim, cedro e ylang ylang (uma gota de cada)
Adicione algumas gotas do óleo em sua máscara capilar e aplique como de costume.
Coloque umas gotinhas no seu leave-in para melhorar o ressecamento e o frizz.
E você, já usou o óleo de neem? Como gosta de usar?




www.belezaesaude.com