Meu Twitter

sábado, 21 de julho de 2018

7 Produtos Indispensáveis para o Inverno!


7 Produtos Indispensáveis para o Inverno!
7 Produtos Indispensáveis para o Inverno!
Gosta de sentir um friozinho? No inverno, a nossa pele sofre mais com o ressecamento. Por isso, é preciso ter um cuidado especial para manter a pele bonita e saudável.

Basta a temperatura da água do chuveiro subir para que a pele comece a dar sinais de ressecamento (banhos quentes removem a oleosidade natural). O clima mais seco e o vento frio favorecem a perda de umidade do corpo. No inverno, normalmente acabamos tomando menos água, e isso acaba interferindo na textura da pele, mãos, corpo, lábios e cabelo.

Produtos Indispensáveis para Pele no Inverno
1. Hidratante Labial
7 Produtos Indispensáveis para o Inverno!
Hidratar os lábios no inverno é muito necessário para mantê-los saudáveis. Segundo especialistas, a pele dos lábios perde dez vezes mais umidade do que outras partes do corpo. Para ajudar na hidratação, use os lip balms, produzidos a partir de manteiga vegetal e cera de abelha, que ajudam a hidratar e cicatrizar feridas. Os lip balms criam uma camada protetora sobre os lábios, protegendo-os das agressões do clima. Para um melhor resultado, utilize-os a de hora em hora. Os hidratantes labiais são excelentes também, isso porque eles costumam vir com proteção solar, hidratando e protegendo os lábios ao mesmo tempo. Para um hidratante mais natural, confira a receita de um bálsamo de coco para os lábios.

2. Creme para as Mãos
7 Produtos Indispensáveis para o Inverno!
Com temperaturas mais baixas, as mãos já ficam mais ásperas, ressecadas, podendo muitas vezes surgir rachaduras e até pequenos cortes. A pele da mão também tem muito contato com substâncias que podem ressecá-las, e isso tende a se agravar no inverno. Por isso, os cuidados devem ser redobrados nessa estação para que elas continuem sempre macias. Na época de frio, as mãos devem ser hidratadas várias vezes ao dia. O filtro solar é fundamental mesmo no inverno para prevenir o envelhecimento precoce da pele e as manchas senis. Seu uso nas mãos deve ser diário e após ser aplicado o hidratante. Para um creme mais natural, confira a receita de um creme reparador para as mãos.

3. Hidratação Facial
7 Produtos Indispensáveis para o Inverno!
No frio, as glândulas sebáceas e sudoríparas ficam menos produtivas, o que causa a falta de lubrificação natural da pele. Durante o inverno, use as espumas de limpeza, que são menos agressivas. Água termal é sempre uma boa pedida. Borrife o produto ao longo do dia. Ele vai manter a hidratação e ainda nutrir a pele do rosto.

Para quem luta contra a oleosidade do rosto e tem medo de apostar na hidratação, uma dica: existem hidratantes faciais que são oil-free, ou seja, hidratam sem excesso de óleo e com componentes que não provocam acne ou oleosidade extra. Aplique o hidratante facial logo após lavar o rosto, pois os poros estão mais dilatados, facilitando a penetração dos princípios ativos dos produtos.

4. Hidratação Corporal
7 Produtos Indispensáveis para o Inverno!
No inverno, há uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar. Além disso, nesta época, é comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. A hidratação corporal é indispensável então. As chamadas manteigas corporais são mais eficientes para essa época.

Para potencializar os cremes corporais, acrescente uma colher de café de óleo vegetal de sua preferência, pode ser óleo de coco, semente de uva, amêndoas, argan ou rosa mosqueta.

5. Sabonete para o Banho
7 Produtos Indispensáveis para o Inverno!
Os hidratantes de banho podem minimizar o sofrimento de enfrentar o frio para passar os cremes. Feitos para usar com a pele ainda molhada, sem enxaguar, são rapidamente absorvidos. São muito práticos no inverno, pois a aplicação é rápida. Mas fique atenta: esses produtos formam um filme protetor para reter a água, assim eles impedem também uma posterior penetração dos demais cosméticos. Portanto, se a pele está carente de água, é importante hidratar para depois fazer a manutenção com os hidratantes de banho.

Quem tem a pele seca deve evitar este tipo de produto. Nesses casos, é necessária uma hidratação ativa, que será feita através da ingestão de água e de uma alimentação equilibrada. Podem ser usados também os hidratantes comuns, utilizados após o banho, com alto poder de penetração

6. Óleo corporal
7 Produtos Indispensáveis para o Inverno!
O óleo corporal tem baixo poder de hidratação, porém ele ajuda muito nessa época do ano. Suas partículas são muito grandes e não conseguem penetrar na pele, formando um filme. A água perdida pelos poros durante o dia não atravessa completamente esse filme e fica retida na pele. Essa é uma forma de hidratação secundária. O óleo, por formar esta película de proteção na pele, mantém hidratadas aquelas peles que já assim estão. Se a pele estiver ressecada, é indispensável a hidratação por meio da alimentação, ingestão de água e aplicação de cremes que possuam ativos hidratantes ou nutritivos.

7. Máscara capilar
7 Produtos Indispensáveis para o Inverno!
O cabelo também sofre com o frio. As altas temperaturas da água no banho retiram todo o óleo do couro cabeludo, deixando os fios desidratados. Já em alguns casos, o organismo entende que, com a ausência de oleosidade, ele precisa produzir mais, deixando os cabelos mais oleosos. Por isso, é importante que os cabelos sejam lavados com água morna e que o secador seja usado sempre em parceria com um creme termoativado, que vai formar uma película protetora para proteger os fios.

Fazer hidratações semanais nessa época ajudam a manter os fios saudáveis e hidratados.

Analgésicos Naturais


Analgésicos Naturais
Analgésicos Naturais
A função dos analgésicos é amenizar ou eliminar as dores em qualquer parte do corpo, sobretudo na cabeça, mas também nos músculos e articulações. Existem diferentes tipos de analgésicos que podemos comprar nas farmácias, muitas vezes com o alívio rápido da dor. O problema é que, se esses analgésicos forem usados em excesso, podem ocorrer diversos efeitos colaterais.

Caso você seja o tipo de pessoa que toma muitos analgésicos (mais que 15 comprimidos no mês), o ideal é tentar alguns analgésicos naturais para amenizar o efeito negativo no organismo.

Cada organismo reage de forma diferente para cada componente, então faça testes e veja o que mais funciona para o seu caso.

Casca de Salgueiro
O uso da casca de salgueiro branco para alívio da dor vem desde a Grécia Antiga. Por ser rico em salicina, a casca de salgueiro branco tem o mesmo efeito da aspirina que compramos nas farmácias. A casca de salgueiro branco pode ser adquirida em lojas de produtos naturais, inclusive sob a forma de cápsulas para consumo imediato. Pode-se usar a casca de salgueiro para ajudar a aliviar o desconforto originado por dores de cabeça, dores lombares, osteoartrite e muitas outras doenças.

Analgésicos Naturais
Cúrcuma e Pimenta Caiena
Esta especiaria contém curcumina, um potente analgésico que ajuda a bloquear a dor no corpo e, por sua vez, a combater a inflamação. Pode-se consumir a cúrcuma no lugar dos fármacos, sem nenhum efeito colateral. Como foi demonstrado em vários estudos, a cúrcuma pode ajudar a deter as dores da artrite reumatoide, ao “anular” o envio de neurotransmissores ao cérebro.

A pimenta é um estimulante estimula o fluxo sanguíneo e assim alivia a dor. Da mesma forma, eles têm um ingrediente, a capsaicina, que bloqueia a dor, pois persuade o cérebro de que a área tratada não é, de fato, dolorosa e, portanto, cega os nervos.

Então, o cérebro produz a substância que acalma a dor. Capsaicina na pimenta caiena também reduz dor nas costas, dor muscular e dor devido à artrite.

Além disso, os dois ingredientes — cúrcuma e pimenta caiena — se potencializam quando ingeridos juntos, aumentando o aproveitamento pelo organismo.

Gengibre
A raiz do gengibre foi usada na antiguidade no tratamento de problemas como a artrite, graças à sua capacidade para reduzir a inflamação e a dor nas articulações. O gengibre, tanto em forma de chá como para uso tópico, tem um poderoso efeito anti-inflamatório e analgésico, capaz de combater diferentes doenças.

Cravo da Índia
O cravo é utilizado em todo o mundo. Ele é um excelente analgésico natural capaz de aliviar fortes dores de cabeça e de dentes. Esse benefício é atribuído aos seus conteúdos significativos de eugenol, componente ativo que tem propriedades anestésicas e antibacterianas, crucial para reduzir doenças e outros problemas associados.

Analgésicos Naturais
Bolsa de Água Quente ou de Gelo
Considere usar também compressa de água quente para aliviar cólica menstrual, compressa gelada para dor de cabeça e gelo para dores musculares.

O gelo: é um anti-inflamatório natural. Por isso, é indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Acidentes que possam causar edemas ou hematomas — como pancadas e torções — devem ser tratados com gelo. A temperatura fria contrai e diminui o fluxo de fluidos. O gelo também age como analgésico; por isso é bastante utilizado em esportes de impacto.

Compressa quente: a compressa quente age no corpo como um relaxante muscular. Por isso, é indicada quando a pessoa tem tensões musculares esporádicas como, por exemplo, torcicolos de causa não traumática ou fadiga muscular na região da lombar. O calor é um potente vasodilatador, o que causa o aumento da vascularização e oxigenação da musculatura.

Exercícios Físicos
A atividade física aumenta a produção de serotoninas e endorfina, que estimulam a sensação de bem-estar e diminuem a dor.

Se praticada regularmente, a atividade física não só alivia as dores de quem já sofre com a lombalgia, como também previne a dor nas costas em quem ainda não a sentiu. O exercício ajuda a fortalecer a musculatura, o que aumenta a sustentação do corpo, diminui o risco de lesões e melhora a postura.

Suplementação de Magnésio
O magnésio é essencial para manter o funcionamento do nosso corpo. Entretanto, devido ao aumento de consumo de comida industrializada, muitas pessoas sofrem com deficiência de magnésio. Tomar suplementos de magnésio melhora o funcionamento dos nervos e dos músculos, diminuindo as dores. A suplementação de magnésio também é muito eficaz para aliviar as dores de cabeça.

Acupuntura
Esta antiga prática médica chinesa busca aliviar a dor, alegando equilíbrio das “vias de energia natural do corpo”. Para esta prática, os acupuntores colocam minúsculas e finas agulhas na sua pele. A localização da inserção está relacionada à fonte da dor. A acupuntura pode aliviar a dor, fazendo com que o corpo libere a serotonina , um produto químico “sensacional” para alívio da dor.

Analgésicos Naturais
Óleos Essenciais
Para o alívio natural da dor de cabeça, dois óleos essenciais são eficazes: o óleo de hortelã-pimenta melhora a circulação e o óleo de lavanda reduz a tensão muscular – duas maneiras de parar rapidamente uma dor de cabeça.

Tente misturar algumas gotas de óleo de lavanda em suas mãos e, em seguida, esfregando a mistura na sua testa e na nuca. Você também pode diluir algumas gotas, misturando os óleos essenciais com óleo de amêndoa ou coco.

Água
Segundo especialistas, beber uma boa quantidade de água por dia pode ajudar a tratar várias dores. Por quê? A água ajuda a eliminar a histamina, um composto que desencadeia a dor de tecidos lesionados.

Quem sabe sua dor não é simplesmente desidratação? A água é um elemento chave para a cartilagem que amortece as extremidades dos ossos e, quando estes tecidos estão bem hidratados, eles podem se mover e deslizar uns sobre os outros sem causar dor.

E você, costuma tomar muitos analgésicos no mês? Que tal experimentar algo mais natural?

Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar!


Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar!
Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar!
Muitas pessoas me escrevem pedindo dicas para melhorar a saúde. No meio do mar de informação que temos hoje em dia, é natural que fiquemos perdidos. Por isso, resumi alguns tópicos que julgo mais importantes para a saúde: eles devem dar uma boa ideia do que considero mais fundamental, assim como direcionamentos de por onde começar.

Alimentação
Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar!
Ter uma boa alimentação é um dos ítens que é importante para uma boa saúde. Para manter-se em boa forma ao longo do tempo, o resultado vem 60% da alimentação e 40% dos exercícios físicos.

Muita gente quer saber qual é o melhor alimento para comer. Queremos uma fórmula pronta e eficaz para ter uma excelente saúde nutricional. A verdade é que não existe um alimento milagroso, nem sequer uma dieta ideal pronta. Cada um reage de forma diferente aos alimentos: o que é ótimo para um, pode não ser tão bom para outra pessoa. A melhor alimentação é você quem deve buscar, procurando conhecer a si mesmo, ao mesmo tempo que busca informações de qualidade. Hoje em dia, a informação sobre alimentação está disponível a todos, então não deixe de investigar!

Quem acompanha o blog, sabe que sempre procuro colocar um foco na boa alimentação. Existem aqueles alimentos que são verdadeiros remédios para nossa saúde: folhas verdes, brócolis, repolho roxo, açaí, cacau, frutas oleaginosas, semente de abóbora, cúrcuma, óleo de coco, abacate, linhaça, enfim, a lista é extensa. Existem também aqueles alimentos que devem ser evitados, como é o caso dos 10 piores alimentos para sua saúde.

Diante de todas as informações disponíveis, se você quer melhorar sua alimentação, a melhor abordagem é não ser radical. Alimentação também é prazer; não precisa cortar tudo radicalmente ou deixar de comer as “porcarias” bruscamente. Fuja das famosas “dietas”: acho que a dica mais importante é sempre procurar incluir um ou outro alimento bom, sempre ao poucos, sem se preocupar muito em cortar os alimentos ruins. A medida que você inclui os bons alimentos, você sente menos e menos vontade de comer os ruins — sem traumas e sem sacrifícios.

É importante também evitar fazer restrições a alimentos. Quanto mais variada sua alimentação, melhor. É preciso fornecer uma quantidade adequada de vitaminas e minerais para o corpo funcionar em harmonia, e isso só é possível obtendo nutrientes das mais diversas fontes. Com o solo mais empobrecido, isso fica cada vez mais difícil; por isso, além de variar os alimentos é bastante recomendado investigar alternativas de suplementação, como de sais minerais em geral, de vitamina D (importantíssima!), magnésio, cálcio, ou outras conforme sua necessidade específica. Hoje em dia existe uma deficiência crônica desses elementos, e melhorar nisso pode fazer uma diferença absurda na saúde (inclusive na beleza da pele, pela formação do colágeno e outros processos).

Seguem mais algumas dasdicas que considero importantes para uma boa alimentação:

Inclua na sua dieta alimentos anti-inflamatórios. A maior parte das doenças é causada por inflamações crônicas no organismo. Ingerir alimentos anti-inflamatórios reduzem essa inflamação proporcionando mais saúde. Evite usar açúcar em excesso, óleos de cozinhas(que se oxidam), gordura trans e álcool, que são alimentos extremamente inflamatórios.
Prefira alimentos naturais. Evite industrializados e prefira, sempre que possível,comer tudo orgânico: infelizmente o Brasil é o país com maior utilização de pesticidas nocivos à saúde.
Importe-se com o que você está ingerindo. Leia os rótulos dos produtos no supermercado. Evite comer fora, dando prioridade à comida em casa, preparada com ingredientes de qualidade e com o devido cuidado.
Não se esqueça de ingerir líquido durante o dia: água, chás, sucos, água de coco.
Evite comer em excesso. Cuidado com a falsa fome! Não comer em exagero é um dos segredos para quem quer viver 100 anos ou mais (e com saúde!).
Saiu uma pesquisa recentemente que o maior problema das doenças não estão na falta da comida e sim no excesso. Ou seja, as pessoas estão comendo demais, sem necessidade — e isso está deixando as pessoas doentes. Então, comer pouco ajuda muito a ter uma boa saúde.

Exercícios Físicos
Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar!
Para manter-se saudável e em equilíbrio, nosso corpo precisa de movimento. Os benefícios da atividade física são tantos que é impossível enumerar todos; alguns são: prevenção de diabetes, de doenças cardíacas, da obesidade e da hipertensão arterial, diminuição da depressão e da ansiedade, melhora no bom humor e autoestima…

As opções são diversas: corrida, musculação, pilates, treino intervalado entre várias outras. É sempre possível fazer exercícios em casa também. O importante é encontrar algo que seja prazeroso, pois somente assim poderá se levar a atividade por um longo prazo. Ah, e uma dica simples se você não está conseguindo manter sua rotina: faça seus exercícios pela manhã. É surpreendentemente eficiente! (se esse for seu caso, leia mais sobre isso.)

Isso tudo é muito bom, porém, ainda mais importante, é integrar a atividade física no seu dia a dia. Medidas simples — mas continuadas — como subir escadas, caminhar ou andar de bicicleta até o local de trabalho, fazer atividades domésticas, ir à pé na padaria ou supermercado, fazer sua própria comida, também podem ser considerados exercícios físicos. Aliás, esse é considerado o segredo #1 da longevidade em um estudo supercompleto realizado ao longo de muitos anos. Saiba mais aqui.

Ter boa vontade e separar um tempo para si mesmo para movimentar-se é dar a oportunidade de ter um corpo mais saudável, aumentar a autoestima, ter uma qualidade de vida melhor e investir num futuro sem complicações relacionadas à saúde. Mexa-se sempre.

Sono
Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar!
Dormir bem é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Se você não dorme bem, seu dia é ruim, seu aprendizado é ruim, seus relacionamentos são prejudicados, seus resultados no trabalho sofrem, além de você adquirir diversos problemas de saúde no longo prazo.

Se você não está acordando descansada e renovada, é importantíssimo dar prioridade para isso. Você pode pensar que é exagero mas, na minha opinião, se você não dorme bem, resolver esse problema deve ser sua primeira prioridade na vida, tamanha a importância disso.

Para melhorar seu sono, sugiro a leitura do artigo 15 Dicas Essenciais para um Sono Tranquilo e Reparador: lá tem um resumo de todas as dicas mais importantes.

E se seu sono continua deixando a desejar, não apele para remédios: há uma série de soluções naturais não-agressivas a serem tentadas.

Outra coisa a ficar bastante atenta é quanto ao uso de telefones celulares, computador, etc, perto da hora de dormir. Essa é a principal causa da epidemia de insônia que vivemos modernamente, e é importante dar atenção a isso: entenda mais sobre este problema.

Saúde Mental
Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar!
Tão importante quanto a saúde física é estarmos bem psicologicamente, não é mesmo? Ninguém quer ter uma mente perturbada e inquieta. Uma má higiene mental pode criar muitos problemas, por isso é importante estarmos atentos e cultivar bons hábitos mentais. Isso é muito individual para cada pessoa, porém algumas coisas são universalmente aceitas como mentalmente saudáveis:

Cultive hobbies. Desenvolva passatempos com os quais sua mente possa expressar suas emoções e alegrias. Alimente seu intelecto, diversifique seus interesses. Lembre-se de que, enquanto você preencher a sua mente com os próprios ‘alimentos mentais’, você irá sentir menos tédio e conflito interior.
Participe da vida em grupo. Cerque-se de amigos e familiares. Recupere amizades antigas ou faça amizades novas e verdadeiras para alimentar sua mente. Melhore as suas relações sociais e permita mais carinho e amor com as pessoas mais próximas a você.
Faça o bem! As boas atitudes que temos no dia a dia influenciam a sociedade, e fazem muito bem para nosso bem-estar e saúde mental. Nossas boas ações despertam nas outras pessoas o desejo dessa prática também, criando uma corrente de coisas boas ao nosso redor.
Desafie a si mesmo de tempos em tempos. Procure sempre se aperfeiçoar como ser humano. Busque um trabalho com significado e com um bom nível de desafio. Não tenha medo de sair de sua zona de conforto: é somente assim que conseguimos expandir nossas mentes e apreciar o que há de bom na vida. Libertar-se da preguiça é fundamental.
Cerque-se de beleza! Redecore sua casa ou jardim. Faça uma faxina de primavera. Coloque uma música alegre. Faça o que for necessário para sentir-se relaxada e em paz. Pratique qualquer forma de espiritualismo que lhe agrade.
Então, gostaram das dicas? Que tal começar hoje mesmo a fazer alguma coisa para melhorar o seu bem-estar? Cuide bem da sua saúde, ela é o bem mais precioso que podemos ter.

Manteiga Corporal para Peles Ressecadas


Manteiga Corporal para Peles Ressecadas
Manteiga Corporal para Peles Ressecadas
Um dos principais motivos para o ressecamento da pele é a pouca ingestão de água. Quando isso ocorre, a água, insuficiente, não chega até à pele. Outro motivo é não conseguir manter a água na pele, perdendo-a para o meio externo. Isso ocorre com o envelhecimento da pele, através da diminuição do manto hidrolipídico.

Fatores ambientais, como o vento, o sol, frio intenso e, principalmente, o ar seco, favorecem a perda da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação. O uso de sabonetes com alto grau de detergência (capacidade de retirar gordura) também compromete as funções do manto hidrolipídico causando desidratação e ressecamento.

A pele ressecada se acumula em camadas, tornando sua aparência enrugada, áspera e sem brilho. Para evitar esse problema, é necessário tomar certos cuidados para prevenir e manter sua pele fortalecida e saudável.

Manteiga Corporal para Peles Ressecadas
Como tratar a pele ressecada?
Além de tomar muita água, deve-se: evitar banhos quentes, além de usar sabonetes emolientes, óleos corporais e hidratantes.

Porém, uma forma de hidratação ainda mais eficaz para peles mais ressecadas é a manteiga corporal. As manteigas são mais densas, concentradas e mais “potentes” que os cremes e loções. Geram uma hidratação mais intensa e duradoura, ideal para peles secas e áreas ressecadas do corpo, como mãos e cotovelos. Proporciona emoliência e sedosidade à pele.

A manteiga corporal é composta por manteigas de diversas plantas do Brasil, principalmente a manteiga de karité, cupuaçu, óleos e vitaminas que promovem hidratação profunda.

A manteiga de karité é rica em vitamina A e E, ácidos graxos essenciais e é um hidratante maravilhoso. É também um emoliente, que amacia e acalma a pele inflamada, reduz cicatrizes, manchas e suaviza as rugas e estrias.

Manteiga Corporal para Peles Ressecadas
Receita Natural: Manteiga Corporal de Karité para o corpo
Agora está chegando o inverno e, com o frio, nossa pele tende a ressecar bastante. A dica é então fazer uma manteiga corporal, que é um creme mais concentrado e que normalmente é bem mais eficiente para peles ressecadas.

A manteiga de Karité contém altos níveis de ácidos graxos essenciais e antioxidantes, que reparam a pele danificada. Essa manteiga corporal nutritiva contém óleo de rosa mosqueta, que auxilia e uniformizar o tom da pele, além de evitar o envelhecimento precoce da pele.

Manteiga Corporal para Peles Ressecadas
Ingredientes
30 ml de creme base
1 colher de chá de óleo de rosa mosqueta
1 colher de chá de óleo de amêndoa
2 colheres de sopa de manteiga de karité
1 colher de chá de glicerina
3 gotas de óleo essencial de sândalo
3 gotas de óleo essencial de lavanda
3 gotas de óleo essencial de ylang ylang
Modo de Preparo
Primeiramente derreta a manteiga karite em banho-maria. Coloque os óleos e a glicerina. Misture bem. Acrescente o creme-base e mexa mais. Acrescente os óleos essenciais e continue mexendo um pouco enquanto a mistura esfria. Transfira para um recipiente limpo e tampe.

Armazene em local fresco e seco ou na geladeira.

Conserva-se por 6 semanas

Modo de Uso
Aplique no corpo inteiro com movimentos ascendentes concentrando-se nas áreas mais secas.

Algumas sugestões de Manteigas Corporais
Existem vários bons produtos no mercado. Seguem algumas sugestões para compra:

Manteiga Corporal Bacuri Loccitane
Manteiga Hidratante Melting Caramel
Manteiga Reparadora Ucuuba Ekos

Chá especial para o inverno!


Chá especial para o inverno!
Chá especial para o inverno!
Em dias mais frios, quem não gosta de tomar um chá bem quentinho e ainda cheio de benefícios para saúde?

Nos dias frios estamos mais sujeitos aos agentes poluentes emitidos na atmosfera, pois o calor sobe e o frio desce. Com esse choque térmico, é formada uma barreira, e os poluentes não se dispersam e ficam estacionados aqui na biosfera. O ar nesse período então fica mais carregado de poluição, amenizado apenas quando tem chuvas e ventos. Os sintomas desse fenômeno podem ser sentidos na forma de ardência e vermelhidão nos olhos, coceira na garganta e no nariz, alergias e até resfriados.

Chá especial para o inverno!
No inverno tendemos a nos alimentar pior. Comemos em maior quantidade e alimentos mais calóricos e industrializados, e deixamos de lado as saladas. Ainda fazemos menos exercícios. Isso pode baixar nossa imunidade e nos deixar mais suscetíveis à doenças.

Receita do Chá Especial
Aqui vai uma receita de um chá que tem ações antioxidante, anti-inflamatória, termogênica e diurética. Esse chá é rico em flavonoides, minerais (como magnésio, ferro e cálcio), fibras e vitamina C. Melhora o sistema imunológico, possui propriedades anti-bacterianas e antivirais, reduzindo também a pressão arterial.

Chá especial para o inverno!
Ingredientes

1 colher de sopa de hibisco.
2 pauzinhos de canela.
1 punhado de anis estrelado.
10 unidades de cravo da índia.
1 pedaço de gengibre descascado e fatiado.
10 folhas de hortelã.
Suco de ½ limão.
1 litro de água.
Como fazer o chá?
Ferva um litro de água. Desligue o fogo. Acrescente todos os ingredientes menos o limão. Tampe a panela e deixe em efusão por 10 minutos. Em seguida acrescente o limão, misture bem e coe o chá. Beber 3 xícaras do chá ao longo do dia.

E você, costuma beber chá? Qual é o seu preferido?

Óleo Essencial de Eucalipto


Óleo Essencial de Eucalipto
Óleo Essencial de Eucalipto
O óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus Labill) é nativo da Austrália e se espalhou nos últimos séculos para outras partes do mundo, incluindo Índia, Europa e África do Sul. Embora muitos países produzem óleo de eucalipto em pequenas quantidades, a principal fonte de óleo de eucalipto para o mundo é a Austrália.

Propriedades do Óleo Essencial de Eucalipto
Antiviral (Influenza A, Herpes simples e Zoster)
Bactericida (Staphylococcus, Bacillus subtilis e Micrococcus glutatmious)
Fungicida (Cândica albicans)
Anti-inflamatório do sistema respiratório (Ajuda a diminuir a febre em caso de infecções)
Expectorante e mucolítico, para gripes, resfriados, tosse, bronquite, pneumonia, acúmulo de catarro, sinusite, infecções de garganta.
Antisséptico no sistema urinário e diurético — ameniza problemas como cistite e nefrite
Repelente, para mosquitos, pulgas e moscas
Diurérico e descongestionante
Óleo Essencial de Eucalipto
Composição do Óleo Essencial de Eucalipto
Os óleos de eucalipto são produzidos a partir de mais de 100 compostos diferentes. Seus principais componentes são a-pineno, b-pineno, a-felandreno, 1,8-cineol, limoneno, terpineno-4-ol, aromadendreno, epiglobulol, piperitona e globulol.

Benefícios do Óleo Essencial de Eucalipto
Óleo Essencial de Eucalipto
Melhora a exaustão mental e estimula a atividade mental, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro. Melhora a concentração.
O óleo de eucalipto pode ser usado para tratar problemas respiratórios, como tosse, gripe, resfriados, congestão nasal e sinusite.
O óleo de eucalipto é indicado para pele oleosa. Reduz a secreção das glândulas sebáceas e ajuda no processo inflamatório, reduzindo acne e escoriações.
O óleo de eucalipto também estimula a resposta do sistema imunológico, permitindo que os glóbulos brancos do corpo absorvam os nutrientes necessários para lutar contra a doença.
O óleo de eucalipto alivia dores. Aplicação tópica de algumas gotas de óleo de eucalipto pode livrá-lo de suas dores musculares, inflamação, dores de cabeça e enxaquecas. O cineol presente no óleo aumenta a circulação sanguínea e relaxa os músculos. Também acalma instantaneamente seus nervos para lhe dar um alívio imediato da dor e da inflamação.
O óleo de eucalipto também pode ser usado nos cabelos. Melhora a caspa reduzindo a queda de cabelo. Pode ser adicionado em shampoo e condicionadores.
Atua como repelente de insetos, eliminando as moscas, pernilongos e pulgas.
Purifica o ar, deixa o ambiente refrescante e limpo. Mata as bactérias e germes e causam doenças.
Óleo Essencial de Eucalipto
Como Usar o Óleo Essencial de Eucalipto
Existem diversas formas de usar o óleo essencial de eucalipto.

Para beleza da pele e cabelos: em cremes, óleos corporais, massagem, banhos, compressas, escalda-pés, argilas e shampoo.
Purificador do ar: difusor elétrico e borrifador (basta colocar umas gotinhas do óleo na água e borrifar o ambiente)
Doenças respiratórias: Inalação. Basta pingar umas gotas na água quente e respirar profundamente. Pingar 2 gotinhas no lenço de papel e respirar.
Para alívio da dor: fazer massagens no local. Use um óleo carreador (óleo vegetal) e acrescente algumas gotas do óleo essencial. Misturar e passar na pele.
O óleo essencial de eucalipto combina bem com: alecrim, zimbro, lavanda, hortelã-pimenta, cedro, lemongrass, gerânio, melaleuca, coentro, erva-cidreira, pinho, tomilho.

Óleo Essencial de Eucalipto
Contraindicações no Oso de Óleo de Eucalipto
Pessoas com pressão arterial elevada e epilepsia devem evitar o uso desse óleo.
O uso excessivo pode provocar dores de cabeça.
As mulheres grávidas não deve usar óleo de eucalipto.
Evitar o uso excessivo em crianças
O óleo essencial de eucalipto não deve jamais ser ingerido.