Meu Twitter

sexta-feira, 5 de julho de 2019

5 Óleos Essenciais para o Inverno


5 Óleos Essenciais para o Inverno!
5 Óleos Essenciais para o Inverno!
O inverno já chegou e, especialmente aqui em Curitiba, já está ficando frio e com isso naturalmente as doenças respiratórias começam a aparecer.

Apesar de não estarmos oficialmente no inverno, já durante o outono as temperaturas oscilam muito e, com essas mudanças e diminuição da umidade do ar, fica muito propício para determinadas doenças aparecerem.

Afinal de contas, as mudanças bruscas de temperatura fazem com que o sistema imunológico, principalmente de crianças e idosos, fiquem mais suscetíveis a doenças.

No inverno temos mais propensão a ter gripes, resfriados, problemas respiratórios, amigdalite, sinusite, faringite e bronquite. Assim, a dica é experimentar o uso de alguns óleos essenciais que podem ajudar na prevenção e até tratar os males do inverno.

Esses são os óleos essenciais que mais estimulam nosso sistema imunológico:

5 Óleos Essenciais para o Inverno!
1. Óleo Essencial de Eucalipto
O primeiro óleo essencial da nossa lista é o de eucalipto (Eucalyptus globulus ou Eucalyptus radiata). Por ser rico em uma substância chamada cineol, é um potente expectorante das vias respiratórias, dissolvendo mucos e o ajudando em gripes, resfriados e peito cheio, além de útil em otites e bronquites crônicas.

O óleo essencial de eucalipto tem ação bactericida, adstringente, antisséptica e antifúngica. Usado no tratamento de asma, dor de garganta e febre, e também para espantar insetos, como tônico geral e para amenizar as dores de reumatismo.

2. Óleo Essencial de Orégano
Esse óleo tem propriedades antioxidantes, antifúngicas, antiparasitárias, antibióticas e antibacterianas que garantem ação contra gripes, resfriados, pneumonia, alergias e infecções causadas por bactérias e fungos. Também é usado para aliviar dores de cabeça, tratar micose, úlceras, infecções do trato urinário, candidíase e cólicas.

3. Óleo Essencial de Tomilho
O óleo essencial de tomilho é excelente para o inverno. Ajuda a tratar o sistema respiratório em: bronquite crônica, catarro nas vias respiratórias, catarros crônicos, sinusite, tosse e inflamações da boca e garganta. O óleo ajuda na desobstrução das vias aéreas e problemas respiratórios.

5 Óleos Essenciais para o Inverno!
4. Óleo Essencial de Hortelã
O óleo essencial de hortelã-pimenta é um analgésico natural muito eficaz para o relaxamento muscular. Ele pode ser utilizado para acalmar dores nas costas, nos músculos e na cabeça.

Inalar o óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a desobstruir as vias nasais e aliviar a inflamação na garganta. A hortelã-pimenta atua como expectorante e pode proporcionar alívio para resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite.

5. Óleo Essencial de Ravensara
Esse óleo é rico em propriedades antibióticas, antivirais, antifúngicas, antialérgicas, analgésicas, antiespasmódicas e expectorantes. Devido a esses benefícios, o óleo essencial é indicado como auxiliar no tratamento de: gripes, resfriados e pneumonia. Vale mencionar que, no caso da gripe, graças ao poderoso efeito antiviral do óleo, o tempo de recuperação é consideravelmente reduzido.

5 Óleos Essenciais para o Inverno!
Como usar os óleos essenciais?
Os óleos essenciais são extremamente concentrados, devendo ser diluídos para serem aplicados na pele. As formas de uso dos óleos são: massagens no peito, nas costas, nas têmporas ou em outras áreas afetadas, conforme a finalidade, inalação com algumas gotas na água quente, ou pingar umas gotas em um lencinho de papel e respirar. Na aromatização do ambiente, escalda pé e banho de imersão.

Pode ser usado em inalações, especialmente para favorecer a eliminação de muco e aliviar a tosse. No banho para aliviar a sinusite. Se for fazer massagens, o óleo essencial sempre diluído em algum óleo vegetal apropriado. Você pode fazer a mistura desses óleos, ou usá-los separadamente.




BelezaSaúde.com

Receitas Naturais para Cabelos Oleosos


Receitas Naturais para Cabelos Oleosos
Receitas Naturais para Cabelos Oleosos
Você tem cabelos oleosos, já testou vários produtos e nada resolveu? Que tal experimentar algumas receitinhas caseiras e naturais?

Quem tem cabelos oleosos sabe o tamanho do incômodo. Manter os fios com balanço e um aspecto limpo é difícil e exige uma série de cuidados diários.

Há também fatores que contribuem para deixar os cabelos ainda mais oleosos. A causa do excesso de oleosidade é a produção exagerada das glândulas sebáceas, que produzem mais oleosidade que o necessário, podendo ocorrer por estresse ou até mesmo por alterações hormonais.

Em qualquer caso, especialmente nos mais excessivos, é interessante consultar um dermatologista. É sempre importante fazer o diagnóstico correto, para o tratamento adequado. Dependendo da gravidade, pode ser que sejam necessários até medicamentos.

Lavagem dos Fios
Higienizar os cabelos diariamente ajuda a reduzir a oleosidade: cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias. Ao lavar o cabelo é aconselhável o uso de shampoos adstringentes e cremes esfoliantes para o couro cabeludo. Um shampoo antirresíduo também ajuda. Os shampoos atuam diretamente no pH do cabelo, restabelecendo o equilíbrio; por isso é indispensável o uso de um bom shampoo. Se aplicar condicionadores, cremes leave-in ou máscaras de tratamento, jamais passe o produto no couro cabeludo.

Receitas Naturais para Cabelos Oleosos
Receitas Naturais para Melhorar a Oleosidade
Receita 1: Aloe Vera (babosa)
2 colheres de sopa de gel de aloe vera
5 gotas de óleo essencial de limão
100 ml de shampoo neutro
Como aplicar: Acrescente a babosa e o óleo essencial no vidro de shampoo. Misture bem. Lave os cabelos com esse shampoo de 2 a 3 vezes na semana.

Receita 2: Água com Vinagre
1 colher de sopa de vinagre de maça orgânico
5 colheres de sopa de água mineral ou filtrada
Como aplicar: Lave os cabelos normalmente. Prepare a mistura e coloque em um recipiente com borrifador. Borrife a mistura de vinagre de maça e água nos fios, inclusive no couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos. Depois, é só enxaguar.

Receita 3: Chá Verde e Hortelã
200 ml de chá verde
5 gotas de óleo essencial de hortelã
Lave os cabelos normalmente. Prepare um chá verde bem forte e coloque em um recipiente com borrifador. Acrescente as gotas de óleo essencial de hortelã e misture bem. Borrife a mistura do chá nos fios, inclusive no couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos, depois é só enxaguar.

Argila para Cabelos Oleosos
Receitas Naturais para Cabelos Oleosos
A argila desintoxica o couro cabeludo, deixando-o mais saudável, ativando a circulação sanguínea da área e regenerando o couro cabeludo. A argila funciona também como um produto de limpeza profunda, pois faz uma esfoliação limpando e retirando resíduos acumulados.

A melhor argila para tratar a oleosidade é a argila verde, pois tem ação adstringente. Ela também combate a caspa, controla a produção de sebo reduzindo a oleosidade e também trata doenças do couro cabeludo.

Saiba mais como preparar a argila e sobre a argiloterapia nesse post.

Óleos Essenciais para Colocar no Shampoo
Receitas Naturais para Cabelos Oleosos
Os óleos essenciais podem ser um verdadeiro tratamento para nossos cabelos. Eles ajudam no fortalecimento, queda, caspa e também são ótimos para tratar problemas de oleosidade. Segue uma receitinha com óleos específicos para cabelos oleosos. Veja também os melhores óleos essenciais para os cabelos.

Escolha um shampoo neutro (você encontra em farmácias de manipulação) ou use shampoo para crianças. Para 100ml de shampoo:

5 gotas de óleo essencial de Tea Tree
4 gotas de óleo essencial de Sálvia ou tangerina
5 gotas de óleo essencial de Hortelã pimenta
4 gotas de óleo essencial de Cedro ou patchouli
Como preparar o shampoo: Em um recipiente, pingue as gotas de óleo essencial descritas acima e acrescente aos poucos shampoo neutro e misture bem. Armazene em embalagem escura e, se possível de vidro, para melhor conservação das propriedades medicinais dos óleos essenciais.

E você, tem alguma receitinha natural para melhorar a oleosidade?





Fonte: Beleza e Saúde .com