Meu Twitter

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Dicas para Manter Sua Boca Saudável


Dicas para Manter Sua Boca Saudável

Dicas para Manter Sua Boca Saudável
A boca é uma das principais portas de entrada de doenças em nosso organismo. Por isso, cuidar da saúde bucal é fundamental. Por ser nossa grande vitrine de saúde, deve ser tratada rapidamente em qualquer sinal de doença.

Saúde bucal não significa apenas a ausência de cáries ou gengivites, mas o equilíbrio que vai desde a manutenção de uma boca limpa à formação óssea correta. São vários fatores necessários para que este equilíbrio seja atingido.

A boca e os dentes desempenham um papel importante em nossa vida cotidiana. Tem um grande peso no aparato digestivo, bem como nos permitem saborear os alimentos e formar as palavras quando falamos, entre muitas outras funções. Além disso, o sorriso é a expressão facial que mais atrai as pessoas, e nele os dentes também desempenham um papel importante.

Uma higienização correta acompanhada de uma alimentação saudável é a dupla ação que é extremamente benéfica à saúde bucal.

Dicas para Manter Sua Boca Saudável
Higiene Dental

Para se ter um sorriso bonito e saudável, deve-se ter alguns hábitos adequados de higiene oral desde pequeno, através da escovação após cada refeição, e completando a higiene com a escovação da língua, assim como o uso diário do fio dental.

Escove os dentes sempre após as refeições.
Escove a língua, gengiva e a bochecha.
Passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia.
Use enxaguante bucal de 2 a 3 vezes por semana.
Troque a escova dental a cada 4 meses.
Use uma escova macia e com o tamanho adequado para sua boca.
Faça uma limpeza eficiente a cada 6 meses no dentista para remover placas bacterianas e os tártaros.
Controle o crescimento da placa bacteriana.
As cáries devem ser tratadas o quanto antes, já que são um dos grandes inimigos dos nossos dentes. Tenha em mente que o dente não se regenera, por isso devemos prevenir que as cáries os destruam e deixem cicatrizes para sempre.

Dicas para Manter Sua Boca Saudável
Alimentação e a Saúde da Boca

A alimentação deve ser saudável, sem excesso de açúcares – Uma alimentação equilibrada, sem excessos, é sempre benéfica para a saúde geral. No caso particular da saúde oral, uma alimentação sem excessos de açúcar é fundamental. O principal é reduzir a freqüência de ingestão de alimentos açucarados.

Alimente-se de forma adequada, evitando o açúcar em excesso.
Ingira minerais como o cálcio para fortalecer os dentes.
Consuma grãos e alimentos ricos em fibras. O esforço da mastigação ajuda a levar as impurezas com mais facilidade.
Consuma maçã, manga, gengibre, abacaxi e limão. Estes alimentos ajudam a limpar os dentes.
Inclua a vitamina C na sua alimentação diária para evitar as doenças da gengiva.
Evite alimentos gordurosos, molhos, vinhos, sucos artificiais, refrigerantes, doces, condimentos fortes e cigarro — eles podem provocar cáries e prejudicar o esmalte dos dentes.
Dicas para Manter Sua Boca Saudável
Cuidado com as infecções bucais!

Fique muito atenta às infecções bucais. Dentes cariados, com tártaro, bolsas ao redor dos dentes, inflamações na gengiva são sinais de que há focos de infecções na boca. Se não forem tratados rapidamente esses microorganismos podem entrar na corrente sanguínea e afetar outros órgãos do corpo, causando doenças cardíacas, cardiorrespiratórias, dificultando o controle da glicemia, entre outras doenças bastante sérias.

10 Hábitos Saudáveis para sua Vida


10 Hábitos Saudáveis para sua Vida

10 Hábitos Saudáveis para sua Vida

Muitas vezes não temos tempo para cuidar da nossa saúde e bem-estar. Mas para um estilo de vida mais saudável, sempre precisaremos mudar nossas atitudes e termos mais consciência sobre nossas ações do dia a dia. Incluindo hábitos saudáveis, você mantém sua saúde física e mental, melhora a autoestima, ameniza os sintomas da depressão e da ansiedade, reduz o risco de doenças cardíacas e fortalece o organismo — enfim, aumenta sensivelmente sua qualidade de vida. Nosso corpo sempre reage de acordo com o tratamento que recebe. Existem alguns hábitos saudáveis simples que devemos cultivar. Seu corpo e sua mente agradecem!Abaixo estão algumas dicas, atitudes e passos que podem te ajudar nessa caminhada.

1. Mexa-se mais!

Dê prioridade às escadas: Subir as escadas tonifica os músculos da perna, em especial as panturrilhas e as coxas, além de garantir um ritmo cardíaco mais apto e desenvolvido. Incorpore a caminhada nas suas atividades, cuide da sua casa, faça sua própria comida. Enfim, sempre que possível, tenha um dia ativo. O exercício ajuda a aumentar a energia, reduzir o estresse e ainda mantém o peso sob controle.

10 Hábitos Saudáveis para sua Vida
2. Coma menos comida

Nosso corpo não precisa de tantas calorias assim. Comer menos não sobrecarrega o seu sistema digestivo, além de também melhorar o seu nível de energia. Comer menos também ajuda a controlar a ansiedade pelo açúcar. Inclua alimentos novos para tentar variar o máximo possível sua alimentação. O lema é comer de tudo e em pouca quantidade. Experimente!

3. Lave suas mãos e beba mais água

Essas são dicas simples, que quando são feitas pode fazer muita diferença na sua saúde. A maioria das pessoas toca os olhos ou nariz uma vez a cada três horas. Esse costume não é bom, pois cada esfregada pode transportar vírus. O ar seco suga a umidade do nariz e da garganta. A capacidade de afastar os vírus antes que eles dominem o seu corpo depende de um fluxo constante de secreções, que são auxiliadas pela água. Então não se esqueça de incluir a água e chás.

10 Hábitos Saudáveis para sua Vida
4. Priorize um bom sono

Cada vez mais se fala na importância de se ter um sono de qualidade. Dormir muito pouco (menos de cinco horas por dia) pode prejudicar até o coração. O sono é essencial para a saúde mental, a saúde da pele, para combater infecções e evitar a obesidade. Uma boa noite de sono proporciona clareza mental e energia para enfrentar o dia.

5. Previna-se contra doenças

É importante a realização de check-ups todos os anos. Para a mulher, é vital fazer a mamografia, considerando o alto índice de câncer de mama e a sua facilidade de tratamento quando o câncer é descoberto logo em seu estágio inicial. O homem precisa policiar-se, conforme a idade, em realizar o exame de próstata que apresenta as mesmas características do anterior: é facilmente tratável quando descoberto no começo. Fazer também os exames de sangue para se detectar doenças precocemente.

6. Aproveite o tempo no trânsito

Quando parada no trânsito, contraia os músculos abdominais, mantendo uma posição ereta da coluna. Esse exercício pode ajudar a definir o abdômen, ajudando a fazer aquela gordurinha indesejada ir embora. Aproveite esse tempo para escutar uma música ou até estudar na forma de áudios.

7. Separe um tempo para você

Mais do que apenas sua saúde física, é necessário que você descanse sua mente. E você tem diversas ferramentas à sua disposição, que vai desde a simples contemplação até ouvir um pouco de música. Menos de 15 minutos por dia de meditação é o suficiente para que você se sinta melhor.

10 Hábitos Saudáveis para sua Vida
8. Relaxe

Procure observar seu nível de estresse para que ele não acabe com sua saúde. O estresse pode causar úlceras, insuficiência cardíaca, contribuir para a hipertensão. Diversos estudos já ligaram o surgimento do câncer com o estresse. Leve a vida com mais leveza e bom humor. Isso não só afetará o ambiente em sua volta, mas também beneficiará sua saúde.

9. Seja mais organizado com suas coisas — e organize sua mente

Ninguém gosta de ser desorganizado, mas colocar ordem em tudo exige tempo. Porém, quando nos acostumamos, tudo fica mais fácil. Para ser mais organizado, aprenda a cuidar do seu espaço e gerenciar melhor o seu tempo para ter oportunidade de fazer tudo o que precisa. Você também pode tentar ser mais eficaz e conseguir cumprir mais objetivos de forma rápida. Por fim, todo esse processo também reduz o estresse e a ansiedade, dando a qualquer um uma sensação maior de controle do cotidiano.

10. Experimente o hábito da boa ação

Fazer boas ações não é somente ajudar quem é necessitado ou fazer algo fora do comum, mas sim alinhar suas ações para que elas sempre estejam criando algo positivo para você e para quem está ao seu lado. Viver de boas ações nos leva a um estado de pensamentos e energias mais positivas, o que consequentemente torna nossa vida mais saudável.

E você, tem algum hábito saudável? Compartilhe conosco!