Meu Twitter

quinta-feira, 7 de abril de 2016

O Véu


O véu

Leitura Bíblica: Êxodo 26.31-35; Hebreus 9.1-10

O véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo (Mc 15.38).

É interessante entender o contexto do véu mencionado na leitura de hoje. Deus queria se fazer presente entre o seu povo, Israel, mas como ele – Deus – é santo, não poderia conviver com o povo pecador. Então mandou que fosse feito o Tabernáculo, que passou a simbolizar a presença de Deus no meio dos israelistas. No Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos ficava a arca da aliança, sinal de sua presença. Quem entrasse ali impuro morreria na hora, por isso só o sumo sacerdote entrava ali uma vez por ano, e isto só depois de ter passado por um cerimonial de purificação.

Tudo isso é interessante saber, mas o que tem a ver conosco? Tudo. Conforme o versículo em destaque, na hora da morte de Jesus o véu se rasgou, isto é, o caminho para Deus foi aberto. Foi o próprio Deus que rompeu aquela separação, pois o véu se rasgou de alto a baixo. Jesus, que é o Caminho (Jo 14.6), cumpriu a sua missão, tornou o caminho a Deus acessível a todos nós por meio de sua morte e ressurreição. Jesus levou sobre si os nossos pecados para que estes não mais nos impeçam de chegar a Deus. Por meio de Jesus Cristo temos acesso direto a Deus, sem precisar marcar hora, sem perder tempo, algo instantâneo. Que alegria: não precisamos passar por nenhum cerimonial, mas simplesmente, em qualquer lugar em que estivermos, podemos falar com Deus pelo tempo que quisermos. O apóstolo Paulo nos anima a manter constante comunhão com Deus – “Orem continuamente” (1Ts 5.17).

Muitas pessoas ainda não se conscientizaram de que o véu se rasgou e que podem se achegar a Deus. É pena, pois Deus já fez a sua parte para todos viverem em comunhão com ele. Basta a pessoa crer que Cristo morreu por ela, levou sobre si os seus pecados, confessá-los a Deus e receber o perdão e a vida eterna. Parece muito simples, e de fato o é, pois Jesus Cristo já fez a parte difícil. – HK
Não deixe nenhum véu separar você do amor e da presença de Deus. Ele ama você e quer se fazer presente em sua vida.

7 de abril - Devocional Diário CHARLES SPURGEON #98

Deus exige o Presente de Volta?

Deus Exige o Presente de Volta?

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida

(João 5:24).

Muitas pessoas que vieram para o Senhor Jesus Cristo não conseguem se livrar de uma dúvida: será que podem se perder novamente? Elas não se atrevem a responder com um definitivo "Não!", pois pensam na fraqueza de sua fé na vida cotidiana, em seus fracassos e nos erros cometidos; assim surgem dúvidas quanto à perda da vida eterna.

A Bíblia afirma em Romanos 11:29: "Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento". Portanto, Deus jamais exigirá a devolução de um presente que Ele nos deu! E a vida eterna é um dom que Ele concede a cada pecador que muda seu pensamento e modo de vida voltando-se para Deus e coloca sua fé em Jesus Cristo.

"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho." Cristo é a fonte dessa vida, e o crente a possui nEle, não em si mesmo. Portanto, ela não pode ser perdida; é absolutamente segura. Cristo é "o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 João 5:11 e 20). Assim, Cristo e nossa nova vida estão inseparavelmente unidos.

Ele mesmo disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um" (João 10:27-30).