Leitura Bíblica: Êxodo 26.31-35; Hebreus 9.1-10
O véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo (Mc 15.38).
É interessante entender o contexto do véu mencionado na leitura de hoje. Deus queria se fazer presente entre o seu povo, Israel, mas como ele – Deus – é santo, não poderia conviver com o povo pecador. Então mandou que fosse feito o Tabernáculo, que passou a simbolizar a presença de Deus no meio dos israelistas. No Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos ficava a arca da aliança, sinal de sua presença. Quem entrasse ali impuro morreria na hora, por isso só o sumo sacerdote entrava ali uma vez por ano, e isto só depois de ter passado por um cerimonial de purificação.
Tudo isso é interessante saber, mas o que tem a ver conosco? Tudo. Conforme o versículo em destaque, na hora da morte de Jesus o véu se rasgou, isto é, o caminho para Deus foi aberto. Foi o próprio Deus que rompeu aquela separação, pois o véu se rasgou de alto a baixo. Jesus, que é o Caminho (Jo 14.6), cumpriu a sua missão, tornou o caminho a Deus acessível a todos nós por meio de sua morte e ressurreição. Jesus levou sobre si os nossos pecados para que estes não mais nos impeçam de chegar a Deus. Por meio de Jesus Cristo temos acesso direto a Deus, sem precisar marcar hora, sem perder tempo, algo instantâneo. Que alegria: não precisamos passar por nenhum cerimonial, mas simplesmente, em qualquer lugar em que estivermos, podemos falar com Deus pelo tempo que quisermos. O apóstolo Paulo nos anima a manter constante comunhão com Deus – “Orem continuamente” (1Ts 5.17).
Muitas pessoas ainda não se conscientizaram de que o véu se rasgou e que podem se achegar a Deus. É pena, pois Deus já fez a sua parte para todos viverem em comunhão com ele. Basta a pessoa crer que Cristo morreu por ela, levou sobre si os seus pecados, confessá-los a Deus e receber o perdão e a vida eterna. Parece muito simples, e de fato o é, pois Jesus Cristo já fez a parte difícil. – HK
Não deixe nenhum véu separar você do amor e da presença de Deus. Ele ama você e quer se fazer presente em sua vida.