Meu Twitter

segunda-feira, 21 de março de 2022

O Nome de Jacó Não Significa Enganador, Nem foi Mudado.

O Significado do Nome Jacó



Existe uma Mega diferença da interpretação do judaísmo do que a do romanismo e a do protestantismo. A interpretação do judaísmo está a anos-luz de diferença porque é feita do original hebraico. 
 Então qual é a vantagem de ser judeu? A circuncisão tem algum valor? Sim, há muitos benefícios. Em primeiro lugar, aos judeus foi confiada toda a revelação de Deus (Os Oráculos de Deus).
(Romanos 3.1‭-‬2 NVT). 
Que vantagem pode haver, então, em ser judeu, ou que utilidade existe na circuncisão? Muita, em todos os sentidos! Primeiramente, porque ao judeu foram confiadas as palavras de Deus (King James). Em outras versões os oráculos de Deus. 
 A Bíblia de Jerusalém Romanos 9.4.que são os israelitas, aos quais pertencem a adoção filial, a glória, as alianças, a legislação, o culto, as promessas,

5.aos quais pertencem os patriarcas, e dos quais descende o Cristo, segundo a carne, que é acima de tudo, Deus bendito pelos séculos!

Eles são o povo de Israel, escolhidos para serem filhos adotivos de Deus. Ele lhes revelou sua glória, fez uma aliança com eles e lhes deu sua lei e o privilégio de adorá-lo e receber suas promessas. Do povo de Israel vêm os patriarcas, e o próprio Cristo, quanto à sua natureza humana, era israelita. E ele é Deus, aquele que governa sobre todas as coisas e é digno de louvor eterno! Amém.
(Romanos 9.4‭-‬5 NVT). os quais são israelitas, de quem são a adoção, a glória, as alianças, a promulgação da Lei, o culto e as promessas; de quem são os patriarcas, e a partir deles é traçada a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo e de todos. Seja Ele louvado para sempre! Amém (Rm 9.4-5 King James). Para que o propósito de Deus, quanto à eleição prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama (Deus). Romanos 9.10. E não é só. Também Rebeca, que concebera de um só, de Isaac nosso pai,

11.quando ainda não haviam nascido, e nada tinham feito de bem ou de mal, — a fim de que ficasse firme a liberdade da escolha de Deus,

12.dependendo não das obras, mas daquele que chama — foi-lhe dito: O maior servirá ao menor,

13.conforme está escrito: Amei a Jacó e aborreci a Esaú. 

 Esse fato não é único. Também Rebeca ficou grávida de nosso antepassado Isaque e deu à luz gêmeos. Antes de eles nascerem, porém, antes mesmo de terem feito qualquer coisa boa ou má, ela recebeu uma mensagem de Deus. (Essa mensagem mostra que Deus escolhe as pessoas conforme os propósitos dele e as chama sem levar em conta as obras que praticam.) Foi dito a Rebeca: “Seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo”. Nas palavras das Escrituras: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”.

(Romanos 9.10‭-‬13 NVT). A Bíblia King James tem bom estilo literário. Romanos 9.9 Pois foi assim que a promessa foi declarada: “No tempo certo virei novamente, e Sara dará à luz um filho”. 10 Esse não foi o único evento; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo progenitor, nosso pai Isaque. 11 Contudo, antes mesmo que os gêmeos nascessem ou realizassem qualquer obra boa ou má, para que o plano de Deus segundo a eleição permanecesse inalterado, não por causa das obras, mas sim por aquele que chama, 12 foi-lhe dito: “O mais velho servirá ao mais novo!” 13 Como está escrito: “Amei a Jacó, mas rejeitei a Esaú”.

 A Santa inquisição liderada pelo catolicismo romano e o protestantismo luterano alemão, perseguiram os judeus. Como nos dias do apóstolo Paulo continuou a inimizade. Romanos 11.28. Quanto ao Evangelho, eles são inimigos por vossa causa; mas quanto à Eleição, eles são amados, por causa de seus pais.

29.Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.  

Muitos do povo de Israel agora são inimigos das boas-novas, e isso beneficia vocês, gentios. No entanto, porque ele escolheu seus patriarcas, eles ainda são o povo que Deus ama. Pois as bênçãos de Deus e o seu chamado jamais podem ser anulados (Romanos 11.28‭-‬29 NVT).

V. 28 Quanto ao Evangelho, eles são, na verdade, inimigos por causa de vós; mas quanto à eleição, amados por causa dos patriarcas. V. 29 Porque os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis (Rm 11. 28-29 King James). Foi um grande erro de Lutero que escreveu o livro: os judeus e suas mentiras e Hitler sendo luterano odiava os judeus. Dizer que o significado do nome Jacó é enganador, trapaceiro, mentiroso. É um ataque aos originais textos hebraicos, a nação judaica, e foi usado pelos protestantes nazistas que os judeus são mentirosos desde seus ascendentes, depreciando um dos heróis da fé, Príncipe, Guerreiro, Jacó. Cada palavra hebraica tem uma raiz e procedentes. Deus não muda o nome de Jacó. Deus troca o nome de Sarai para Sara, Deus troca o nome de Abrão para Abraão e nunca mais Sara é chamada de Sarai nem Abrão de Abraão, houve uma mudança. O que houve a respeito do nome de Jacó foi uma adição a Israel,  apenas uma adição. Pois ele continuou sendo chamado Jacó na Bíblia. Deus não muda o nome de Jacó, apenas adiciona Israel. A transliteração é a pronúncia. Iaaqov (português)  / Yaakov / Yakov. Iaaqov o significado de verdade do nome a luz de sua etimologia. Significa: Persistir,  Resistir, Alcançar, Agarrar com força. Se fosse resumir o significado de Jacó em uma só palavra seria: Persistência.

O que o profeta Oséias fala a respeito de Jacó.

 Ainda no ventre, Jacó agarrou o calcanhar de seu irmão; quando se tornou homem, lutou com Deus. Sim, lutou com o anjo e venceu; chorou e suplicou-lhe que o abençoasse. Ali em Betel, encontrou Deus, e Deus falou com ele.

(Oseias 12.3‭-‬4 NVT). Jacó é reverenciado pelos judeus e não é por menos, a partir de Jacó vem a nação de Israel, um grande exemplo a ser seguido, não tem sentido chamar esse Santo homem de Deus de enganador. A palavra principal Eqev está em Deuteronômio 7.12 Persistir. Traduzido por "se" nas traduções cristãs, que é uma péssima tradução desse versículo. Deus não muda o nome de Jacó, mas adiciona Israel. No mundo judaico: Iaaqov = Jacó. Significa perseverança, persistir. Toda palavra hebraica tem uma raiz. Da raiz da palavra Eqev, calcanhar, resultado, compensação, galardão. Existe uma porção da Torá chamada Eqev em Deuteronômio 7.12 persistir, insistir, perseverar. O nome de Jacó é carregado desse sentido. E a vida com Deus é isso, Perseverar, Persistir.

Luta e Vitória: Lições da Vida de Jacó

*Luta e Vitória: Lições da vida de Jacó*


Na provação do reencontro com seu irmão Esaú, qual foi o resultado da ação de Deus em Jacó? Permita-me antecipar: socorro na angústia, e isso em sete fases:

1. O Senhor proporcionou que Jacó tivesse fé unicamente em sua Palavra.
2. Ele lhe deu autoconhecimento.
3. Na medida em que Jacó adquiriu autoconhecimento, o conhecimento de Deus foi concedido a ele.
4. Ele o libertou de suas posses.
5. Ele o libertou das suas criaturas.
6. O Senhor se revelou pessoalmente a Jacó.
7. Ele destruiu a força própria de Jacó.

Vemos isso claramente nos versículos 22-24 de Gênesis 32: “Naquela noite, Jacó levantou-se, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos para atravessar o lugar de passagem do Jaboque. Depois de havê-los feito atravessar o ribeiro, fez passar também tudo o que possuía. E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer”.

Primeiramente Deus desenvolveu, em Jacó, a fé somente em sua Palavra! Durante todos esses anos Jacó já havia crido no Senhor, mas também acreditava em sua própria capacidade, em suas habilidades, em sua inteligência, em sua força. Agora, no entanto, quando tudo escapava de suas mãos, quando a sua capacidade não podia mais ajudá-lo e ele teve medo de Esaú, ele começou a orar. Em sua oração ele falou duas vezes: “Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste...” (verso 9), e: “Pois tu prometeste: ‘Esteja certo de que eu o farei prosperar...’” (verso 12). Isso o forçou a retornar para a única base confiável, ou seja, unicamente para a Palavra de Deus.

Talvez Deus já esteja operando isso em você, que vê o “Esaú” se aproximando, e não enxerga nenhuma saída. Volte para a Palavra de Deus! É como Martinho Lutero diz literalmente em sua versão original de Isaías 28.19: “Somente a provação nos ensina a observar a Palavra”. Todas as coisas são passageiras, mas ele e sua Palavra não. “Mas a palavra do Senhor permanece para sempre” (1Pedro 1.25), e: “... podemos confiar em tudo que ele faz” (Salmo 33.4, NVT). O mundo se abala e treme em suas bases. Tudo está em curso, tudo está em movimento. A pessoa atualmente não encontra mais amparo. Aqui, porém, há amparo, aqui há um fundamento eterno:

A Palavra de Deus é a verdade. Ela permanece para sempre.
Feliz é aquele que crê unicamente na Palavra! Para nós, filhos de Deus, isso proporciona uma santa e límpida calma nesta época tumultuada.

O segundo e o terceiro efeitos gerados em Jacó pelo Senhor, como consequência obrigatória do primeiro, foi o autoconhecimento e o conhecimento de Deus, pois em Gênesis 32.10 ele reconheceu: “Não sou digno de toda a bondade e lealdade com que trataste o teu servo”. Quando não cremos em mais nada além da sua Palavra, isto é, se perdermos a fé também em nós mesmos, então podemos reconhecer diante dele: “Ó Senhor, eu sou insignificante, miserável, incapaz, indigno, mas tu és misericordioso e fiel”. Então adquirimos o autoconhecimento e o conhecimento de Deus.

O quarto resultado foi que Jacó foi liberto de sua forte ligação com seus bens materiais, quando se desfez de todos os seus bens. Peça por peça foi requerido. Em primeiro lugar, ele dividiu os seus rebanhos, dispondo apenas da metade. Então ele separou ainda mais um presente para Esaú. Depois ele largou tudo isso e permaneceu apenas com sua família.

No entanto, o Senhor agiu ainda mais na vida de Jacó, isto é, o quinto resultado, a libertação das suas criaturas. O sol se pôs, e ele levantou-se no meio da noite, “tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos” (verso 22). Ele se dispôs a largar tudo, mas não as suas mulheres e filhos.

O Senhor, porém, o oprimiu ainda mais, porque desejava se encontrar com ele. No versículo 23 Jacó ainda estava amarrado, pois o relato diz: “Depois de havê-los feito atravessar o ribeiro, fez passar também tudo o que possuía”. O sofrimento aumentou, o nível da água subiu também em sua alma. Ele sabia: Esaú está se aproximando. Também suas criaturas, suas mulheres e filhos não podiam mais socorrê-lo. Ele necessitava de algo maior. E entre eles foi então plantada profeticamente a cruz do Gólgota, pois no versículo 24 consta: “E Jacó ficou sozinho”.

Veja, meu irmão e minha irmã, é isso que o Senhor deseja operar em você. Ele deseja que, entre você e o lado de cá, entre você e a criatura, esteja a cruz do Gólgota, de modo que comecemos a falar como Paulo: “Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo” (Gálatas 6.14).

Continuando a analisar os pontos sobre o reencontro de Jacó com Esaú, observamos que a cruz quer nos separar daquilo que nos aprisiona: das posses, da honra, do dinheiro e bens e até da família – “E Jacó ficou sozinho” (Gênesis 32.24a). Todavia, o Senhor operou algo ainda mais profundo em Jacó. Aqui vemos claramente a sua sexta ação. Por que Jacó ficou só? Justamente para que ele não precisasse ficar; afinal, quem não quer ficar sozinho sempre ficará a sós. Mas quem for abandonado nunca estará a sós. Quem conseguir compreender, que o compreenda. Pois o texto continua imediatamente: “E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer”. Esta foi a sexta ação que o Senhor operou em Jacó: o próprio Deus se revelou a ele.

Teria sido mais fácil para o Senhor simplesmente atender à oração de Jacó e condicionar Esaú a perdoar, de modo que a situação toda estivesse novamente resolvida. Mas o Senhor desejava muito mais do que apenas livrar Jacó de suas dificuldades. Ele desejava se revelar a ele. “Então veio um homem que se pôs a lutar com ele.” Filho(a) de Deus que clama: “Senhor, livra-me de todos esses problemas!”, saiba que o Senhor tem um interesse maior do que apenas libertar você dos problemas. Ele deseja se revelar a você nesses problemas, libertando-o, por um lado, com muito sofrimento das coisas criadas, mas, por outro lado, ligando-o mais firmemente ao coração dele. “Então veio um homem que se pôs a lutar com ele.”

Saiba que o Senhor tem um interesse maior do que apenas libertar você dos problemas. Ele deseja se revelar a você nesses problemas.
Com isso alcançamos a sétima e mais profunda ação do Senhor em Jacó. Aqui temos a essência da mensagem, ou seja: o Senhor começou a eliminar a força própria de Jacó. Precisamos observar que o texto não diz: “Jacó se pôs a lutar contra um homem”, mas: “Então veio um homem que se pôs a lutar com ele”. O Senhor apareceu no caminho de Jacó quando este ficou sozinho, e começou a lutar contra ele com o objetivo de quebrar sua vontade própria, sua carne e sangue, o potente ego.

A luta de Jacó naquela noite precisa ser considerada em duas fases, conforme lemos, por exemplo, em Oseias 12.3: “... como homem lutou com Deus”. Jacó se opôs a Deus com suas próprias forças, negando a total reivindicação do Senhor sobre a sua vida. Ele se portou valorosamente em sua luta, pois vemos a afirmação poderosa e incompreensível do Senhor, que lutou contra ele naquela noite: “Quando o homem viu que não poderia dominar Jacó...” (Gênesis 32.25).

É chocante quando observamos como a santa Majestade, o onipotente Deus, respeita a vontade da pessoa e como ele mesmo constata: “Se essa vontade não permite se dobrar e quebrantar, eu não a domino”. Aqui também se encontra o meu tremor em relação a muitas pessoas crentes. Naturalmente você é um “Jacó”, um abençoado; mesmo assim, o Senhor até agora não lhe “dominou”, ainda não conseguiu conduzir a sua vontade própria à capitulação, à submissão. “Quando o homem viu que não poderia dominar Jacó...” Que palavra terrível! Com sua força Jacó lutou com Deus.

Há quanto tempo você se opõe a Deus com suas forças? Há quanto tempo você, com a vontade própria de sua carne e sangue, se opõe à exortação e aos convites do Espírito Santo? Você não está vendo como a noite se aproxima de sua vida? Você não vê “Esaú” o assaltando? “Então veio um homem que se pôs a lutar com ele.” Veja bem: justamente você, irmão, irmã, obreiro, vocês são esse Jacó! Deus está falando com vocês! “Quando o homem viu que não poderia dominar Jacó...” É isso que ele precisa constatar a respeito da sua vida?

Graças a Deus houve também uma segunda fase nessa luta. No versículo 25 lemos: “Quando o homem viu que não poderia dominar Jacó, tocou-lhe na articulação da coxa, de forma que a deslocou enquanto lutavam”. O que significa isso? O Senhor destruiu a força humana de Jacó, sua região lombar. E o forte, orgulhoso e autossuficiente Jacó desmoronou e quebrou. Quando, ao final, ele estava como um mísero montinho aos seus pés, o Senhor lhe disse: “Deixe-me ir, pois o dia já desponta” (verso 26).

Começou ali a segunda fase dessa batalha noturna. Não era mais o homem que lutava, mas Jacó começou a lutar. Ele se pendurou ao pescoço do seu Deus, e ele clamou, gritou, chorou e soluçou. E essa luta culminou num grito – enquanto se agarrava em Deus, que pretendia ir embora: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes” (verso 26). Essa segunda fase da luta de Jacó também está descrita em Oseias 12. A primeira fase foi: “... como homem lutou com Deus” (verso 3). A segunda fase é: “Ele lutou contra o anjo e saiu vencedor; chorou e implorou o seu favor” (verso 5). Ali – em sua fraqueza – ele se tornou poderoso. Ali – em sua miséria – ele se tornou um príncipe, um príncipe de oração: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”.

O Senhor o abençoou imediatamente? Não. Ele perguntou: “Qual é o seu nome?” (Gênesis 32.27). Por que o Senhor perguntou o nome dele? Porque, precisava Jacó se identificar e estabelecer o acordo entre ambos. 

*Gênesis 32.29*
 *A revelação do nome de alguém era como um passo avantajado, no sentido de firmar-se uma amizade íntima e de estabelecer-se uma aliança mútua (Bíblia Shedd).*


Então o Senhor o abençoou, adicionando a Jacó mais um nome Israel; de um guerreiro em um Príncipe (Guerreiro) de Deus. Deus apenas adiciona novo nome, pois ele continua sendo chamado de Jacó na Bíblia, a interpretação hebraica é mega diferente e anos-luz melhor. E o efeito disso? De Peniel saiu um Jacó que mancava, e o sol nasceu num novo céu sobre ele. Os seus olhos ficaram diferentes, pois ele disse: “Vi a Deus face a face...” (verso 30).

Seu coração estava renovado, pois ele testemunhou: “... minha vida foi poupada” (Gênesis 32.30). Seu relacionamento com Esaú mudou, pois ele conseguiu se curvar diante de seu irmão. No entanto, o efeito profético foi ainda maior: Jacó foi transformado em Israel, e em Israel nasceu Jesus; em Israel Jesus morreu e ressuscitou; em Israel Jesus subiu ao céu; e em Israel ele voltará.

Ó filho(a) de Deus! Em espírito posso ver esse Homem. Quem era esse Homem com quem Jacó lutou? Ele não quis revelar o seu nome a Jacó. Naquela ocasião, esse nome ainda não havia sido revelado: era Jesus Cristo. Deus em Jesus, que também fala agora com você. Você não se dispõe a ser quebrantado, para que você também – tomado por sua própria fraqueza – se torne um príncipe de oração e confirme essa sua nova orientação com esta vitoriosa oração: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”?