Meu Twitter

terça-feira, 23 de abril de 2019

Chá das Folhas de Amora


Chá das Folhas de Amora
Chá das Folhas de Amora
Para você que gosta de beber um chazinho, hoje em dia existem inúmeras opções no mercado. Porém, existem aqueles tipos de chás, que além de saborosos, trazem muitos benefícios à nossa saúde e bem-estar.

Você já experimentou o chá de amora? Possui vitaminas, minerais, antioxidantes e fitormônios.

O chá de folha de amora é proveniente da amoreira, uma árvore indígena oriunda do continente asiático que se espalhou para outras partes do mundo, incluindo o Brasil, cuja espécie nativa é a Rubus sellowii. Existem dez espécies de amora, sendo as mais conhecidas a amora branca e a amora preta.

Propriedades das Folhas da Amora
Chá das Folhas de Amora
A folha apresenta boas quantidades de ferro, vitamina C, potássio, manganês, magnésio, vitamina E, K e do complexo B.

A amora é rica em cálcio (proporcionalmente, cerca de 22 vezes mais que o leite), fibras, leveduras, flavonoides e antioxidantes.

Benefícios do Chá das Folhas de Amora
Chá das Folhas de Amora
Previne e trata a diabetes: O chá contém um composto químico, chamado 1-desoxinojirimicina (DNJ), que diminui os níveis de açúcar no sangue após as refeições ricas em carboidratos. Controlar os níveis de açúcar no sangue (glicose) é de vital importância para o tratamento da diabetes. Quando os níveis de açúcar no sangue sobem, o corpo responde produzindo mais insulina. Se a demanda por mais insulina ocorre com muita intensidade e frequência, a função pancreática de produzir insulina pode ficar comprometida.
Combate os radicais livres: O chá das folhas da amora é rico em antocianinas, responsáveis pela coloração da fruta, resveratrol e carotenoides. Todos esses elementos são antioxidantes capazes de amenizar os danos celulares causados pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce e até mesmo doenças cardíacas e câncer.
Com isso, temos efeitos positivos na prevenção da obesidade, na melhoria da prisão de ventre, no efeito bactericida e anti-inflamatório do nosso corpo. O chá de amora também contribui para equilibrar os níveis de pressão arterial, colesterol, glicemia e acumulo de gordura.
Melhora sintomas da menopausa: Um componente importante da amora, principalmente de sua folha, são os fitormônios, que se assemelham bastante a função do estrogênio no corpo da mulher. A infusão feita com as folhas da fruta tem o poder de reduzir as dores das cólicas menstruais e os efeitos nada agradáveis da TPM. Já na fase da menopausa, a bebida diminui aquela sensação de calor intenso que incomoda tanto. O chá da folha de amora também é utilizado para aliviar sintomas da menopausa e da cefaleia e irritação que ocorrem no período pré-menstrual. Isso se deve à presença de flavonoides, especialmente as isoflavonas.
O chá de folhas de amora é indicado para ser usado como auxiliar nos tratamentos contra dores de cabeça frequentes, insônia, alterações de libido, ansiedade e enfermidades nos rins e no fígado.
Possui ação anti-inflamatória, podendo ser usada para enxaquecas. Possui ação calmante (estresse e insônia), sendo um aliado às terapias para depressão.
Chá das Folhas de Amora
Como preparar o chá de amora?
Coloque duas colheres de chá de folha de amora em infusão em 250 ml de água (equivale a um copo americano de água). Deixe por dez minutos e pronto: pode consumir. As folhas podem ser naturais ou secas.

Quanto à temperatura da água, o ideal é estar entre 80ºC e 90ºC: quando pequenas bolhas vão surgindo e antes que a água comece a ferver. Dessa forma, evita-se que as folhas se queimem no processo e percam grandes partes de suas propriedades. E depois deixar em infusão por 10 minutos.

Tome 2 xícaras por dia nos intervalos das refeições.



Fonte: Beleza e Saúde . com