Meu Twitter

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?


Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?
Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?
Vamos direto ao ponto: Não, não funcionam. Nenhum creme elimina rugas — e nem sequer as suavizam. Bom, pelo menos eu não conheço nenhum que faz isso. Desde que comecei notar minhas ruguinhas, nunca consegui exterminá-las, e olha que eu já usei muitos cremes.

Quero falar desse assunto aqui no blog, porque recebo muitos e-mails de leitoras querendo saber qual creme elimina rugas, que pagaram fortunas em produtos e que não notaram nenhum resultado. Então ficam frustradas e desanimadas em cuidar da pele. Tudo isso por muitas propagandas enganosas que prometem eliminar toda sua ruga. Bem, se houvesse uma forma tão fácil de eliminar rugas, não existiria mais ninguém com elas, não acham?

O que é a ruga?
As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Mais eficiente que o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada. A ruga é um processo de degradação das células que formam a pele. Se essas células morrem, elas deixam um espaço, que com o tempo vai se ressaltando com a morte de mais células.

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?
E o que faz um creme anti-idade?
Como vimos, os cremes anti-idade provavelmente não eliminam rugas. No entanto, isso não faz com que eles sejam inúteis. Eles possuem, sim, uma série de propriedades que ajudam a manter a pele bonita e saudável:

Uniformiza a tonalidade da pele
Estimula a produção de colágeno
Restaura a firmeza e a elasticidade da pele
Rejuvenesce a pele seca e sem brilho
Hidrata, proporcionando maciez
Retarda o aparecimento natural das rugas
A maioria dos cremes anti-rugas (assim como algumas maquiagens) vem com substâncias como o retinol (que promete o rejuvenescimento da pele), hidroxiácidos (também responsáveis pelo rejuvenescimento), enzima Q10 (que estimula o crescimento de células novas na pele), além de outras. Porém, ainda não foi provado cientificamente o poder desses cosméticos.

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?
E o que funciona para eliminar rugas então?
Ruga não se elimina, porém existem tratamentos como a toxina botulínica que ajudam a disfarçá-las. É um medicamento de origem biológica obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. Botox, como todo mundo fala, é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan. Os médicos usam o botox para suavizar as rugas dinâmicas ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.

No entanto, a toxina botulínica é um método invasivo e não-natural: minimiza rugas porque paralisa o músculo. Tem que ser reaplicada a cada seis meses ou um ano, e torna os músculos cada vez mais flácidos, pois causa atrofia muscular.

A cirurgia plástica é o método mais eficiente (porém altamente invasivo). Existem outros tratamentos que podem ajudar (como por exemplo CO₂ fracionado). Para conhecer as opções que mais se adaptam ao seu caso, o mais recomendado é sempre buscar um dermatologista.

Qual a melhor forma de prevenir as rugas?
Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?
A melhor forma de prevenir as rugas é começar a cuidar da pele desde cedo: quanto mais cedo começar os cuidados, melhor. Fazer o uso de hidratantes, protetor solar, DMAE, cremes à base de vitamina C; tendo a pele jovem, á a melhor forma da prevenção.

O seu dia a dia se reflete na sua pele. São dois os principais fatores que podem prevenir rugas:

Estilo de Vida: Pessoas saudáveis terão pele saudável. É necessário alimentar-se de forma correta, tomar bastante água, fazer exercício regularmente e dormir bem. Uma dieta à base de antioxidantes é capaz de reduzir os sinais da idade da pele. Evitar o açúcar, pois contribui para o envelhecimento da pele.
Cosméticos: Sempre usar protetor solar. Também, como vimos, o uso de bons cremes anti-idade funcionam sim na prevenção, e podem ajudar a manter sua pele mais saudável e evitar o surgimentos de novas rugas. Também é necessário ter um cuidado especial com a limpeza da pele: retirar a maquiagem à noite é fundamental para manter a pele saudável.
Por quanto tempo que devo usar um creme para notar seu efeito?
Não adianta começar a usar um produto hoje e querer que ele faça efeito imediatamente. Geralmente, a suavidade e a maciez já são sentidas assim que o hidratante é aplicado. Alguns ativos que podem estar presentes nas fórmulas, como as vitaminas C e E, o DMAE e outros podem demorar até um mês para agir. O ideal é que você use o mesmo produto por pelo menos 3 meses. Por outro lado, existem substâncias que se usadas por muito tempo podem gerar efeitos colaterais, ou então podem não fazer mais efeito. Nesses casos, é importante mudar o tratamento.

Enfim, minha intenção é a de deixar bem claro que existem muitas propagandas enganosas e que não existe nenhum produto que elimine as rugas, o que não tira totalmente o mérito dos cremes anti-idade.

Ah, e se alguém já usou algum produto que de fato eliminou rugas, por favor me avise, ok? 🙂

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo, Não concordo, Importante,