Meu Twitter

quinta-feira, 24 de maio de 2018

O que um bom banho pode fazer pelo seu bem-estar?


O que um bom banho pode fazer pelo seu bem-estar?
O que um bom banho pode fazer pelo seu bem-estar?

O banho diário é uma ótima oportunidade para recuperar sua energia. Ele ajuda a aliviar o estresse, o cansaço e as tensões do dia a dia. Além disso, o banho pode ser um momento de prazer e de cuidar de sua beleza. Basta adicionar ingredientes como esfoliante corporal, bucha vegetal, óleos corporais, sabonetes líquidos cremosos, aromas diversos e incorporar massagens. É bastante importante e prazeroso também hidratar a pele após o banho.


Banho Quente
Água muito quente prejudica a pele. Nos dias mais frios, além de deixarmos a temperatura da água mais elevada, tendemos a ficar mais tempo embaixo do chuveiro. O problema é que esses banhos — apesar de deliciosos — ressecam a pele, que já sofre com o vento e a baixa temperatura.

O banho muito quente e prolongado retira o manto hidrolipídico, a camada natural de proteção da pele feita de água e gordura, especialmente quando combinado ao uso de bucha e sabonete comum.

O ideal é que a água seja sempre morna, que o banho nunca ultrapasse 15 minutos e que se use sabonetes neutros e hidratantes.

Mas se você não abre mão do banho quente e sua pele resseca muito, experimente os conhecidos óleos para banho no corpo antes de entrar no chuveiro. Eles podem ser aplicados na pele momentos antes da chuveirada, e o excesso será retirado no banho. Após o banho, restará uma película lubrificante, com leve brilho, que permanecerá protegendo sua pele. Procure os que combinam óleos de amêndoa, avelã, macadâmia ou semente de uva.

O que um bom banho pode fazer pelo seu bem-estar?

Banho Frio
Geralmente preferimos tomar banho com água morna ou quente, pois é mais relaxante, no entanto, não é o mais recomendado, já que foi comprovado que a água fria é mais benéfica para a nossa pele e algumas funções de nosso organismo.

Ao tomar banho com água fria nosso corpo reage imediatamente, estimulando o sistema imunológico tornando-o mais forte. Ao receber este benefício nosso organismo responderá melhor contra os vírus e infecções.


Para as pessoas com problemas de circulação, a água fria é uma terapia muito efetiva, pois favorece a boa circulação sanguínea e ajuda a repartir melhor o oxigênio e nutrientes em todo o organismo.

A água fria estimula nosso organismo, ativa os sistemas e põe nosso corpo em alerta. Recomenda-se tomar um banho de água fria para começar o dia e se liberar daquela sensação de cansaço, também é recomendado para depois dos exercícios físicos.

A água fria é muito benéfica para o cabelo, já que evita a sequidão, as altas temperaturas retiram a hidratação do cabelo tornando-o feio e pouco saudável. A água fria é ideal para prevenir a caspa e queda de cabelo.

Recomendações para a hora de tomar banho com água fria
Se você não está acostumado a tomar banho com água fria é possível que seja um pouco difícil começar a ter este bom hábito. Para começar a aproveitar seus benefícios você pode ir tomando a decisão de se adaptar a água fria e por em prática com muita frequência.

A primeira recomendação será começar o banho com água morna e baixando a temperatura da água de tal modo que não a mudança não seja brusca.

Com o passar dos dias podemos passar de uma temperatura morna para uma mais fria e assim começarmos a ter este bom costume.


No inverno também se recomenda manter o bom hábito de água fria. Nesta época pode ser um pouco mais custoso manter o costume, mas é muito prudente seguir em frente. No entanto, a pessoa não deve tremer de frio ou sentir frio extremo, neste caso, o melhor é optar pela água morna no período do inverno.

O banho frio também ajuda a deixar a pele mais firme, reduz as chances de queda de cabelos e ainda acelera o metabolismo.

Outros Tipos de Banhos
Banhos hidratantes, desintoxicantes e relaxantes deixam a pele hidratada, revitalizada e renovada. Além disso, tem poderes antiestresse, de eliminar dores, promover bem-estar e, claro, de deixá-la muito mais bonita.

Banho Hidratante
Durante o banho, a pele está mais receptiva e absorve melhor as substâncias ativas. As melhores plantas para suavizar, hidratar, nutrir e limpar são: camomila, calêndula, amor-perfeito, menta, flor de sabugueiro, rosa e flor de laranjeira.

Os sabonetes devem ser bem cremosos e hidratantes, envolvendo o corpo todo em espumas perfumadas que lavam e lubrificam. Em barra ou líquidos, procure os que são ricos em silicone, óleos lubrificantes (amêndoas, avelã, germe de trigo, abacate e castanha) nutritivos e suavizantes.

O que um bom banho pode fazer pelo seu bem-estar?
Banho Desintoxicante
O banho desintoxicante favorece a dissolução e expulsão das impurezas e uma desintoxicação natural do corpo. Ele é feito através da imersão em uma combinação de ervas medicinais, e o efeito é cientificamente comprovado.


Antes de entrar na água, deve-se passar um emoliente no corpo. O banho faz com que os poros se dilatem e as ervas penetrem, movimentando os líquidos intersticiais, expulsando ácidos e xantinas, diminuindo a taxa de adrenalina e promovendo uma desintoxicação efetiva. A exata combinação das ervas, o tempo e a temperatura são criteriosos e ajustados de acordo com a pressão sanguínea — de acordo com as necessidades de cada um. O resultado pode ser visto imediatamente com a mudança do aroma e da cor da água, que às vezes se torna turva.

Além de uma melhora em todo o metabolismo, o banho traz alívio de: dores musculares, dores de cabeça, problemas circulatórios, queda de cabelo, insônia, além de auxiliar no tratamento de odores, na obtenção de melhora da textura da pele e do brilho dos olhos. Uma vez o organismo desintoxicado, a mente se torna mais clara, favorecendo a memória e a atenção.

As algas usadas são ricas em sais minerais e microelementos que hidratam, protegem, esfoliam, tonificam, rejuvenescem e estimulam a circulação. Os óleos essenciais utilizados auxiliam no equilíbrio do metabolismo e do estado emocional durante o período de regimes de emagrecimento.

Banho Relaxante
O que um bom banho pode fazer pelo seu bem-estar?

Um banho relaxante consegue desfazer o estresse do dia a dia e proporciona relaxamento e tranquilidade. As ervas combinadas, proporcionam descontração muscular, revitalizam e oferecem um sono de maior qualidade.

Um bom banho pode ser ainda mais relaxante se combinado com outros ingredientes que favorecem a pele. Uma boa dica é acompanhar o seu banho de banheira com um delicioso chá. Além da sensação reconfortante, você também poderá usufruir das capacidades terapêuticas de cada planta. A camomila, por exemplo, é indicada para relaxar.

O que um bom banho pode fazer pelo seu bem-estar?

Um banho relaxante deve incluir espumas de banho, óleos aromáticos, pétalas de flores, de preferência em uma banheira espaçosa. Os óleos essenciais que ajudam a relaxar são: lavanda, ylang ylang, olíbano e laranja.

Benefícios de tomar banho antes de dormir
Tomar um banho quente ou morno antes de ir para a cama ajuda a relaxar os músculos. Para facilitar o sono, pingue umas gotinhas de óleo essencial de lavanda no chão do box. A lavanda acalma e melhora a qualidade do sono.

Uma chuveirada antes de dormir também traz benefícios para a beleza, pois a limpeza da pele ao fim do dia protege o rosto de rugas e marcas de expressão. Usar cremes hidratantes após o banho intensifica faz com que a pele, umedecida, absorva melhor o cosmético.

Antes de dormir, um banho quente alivia dores musculares, reduz a ansiedade, ajuda a descongestionar as vias aéreas e ainda pode diminuir inchaços do corpo.

Quem prefere um banho frio também pode tirar proveito da chuveirada antes de ir pra cama, pois a água fria estimula o sistema imunológico, a produção de hormônios antidepressivos e até previne resfriados. O banho frio não necessariamente irá tirar o sono, mas para antes de dormir o mais apropriado é o banho morno a quentinho.

Além de remover a sujeira, suor, poluição e oleosidade excessiva da pele, um bom banho de chuveiro, quente ou frio, é capaz de trazer diversos benefícios para a saúde física e mental, especialmente antes de ir para a cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo, Não concordo, Importante,