Meu Twitter

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Óleo de Jojoba


Óleo de Jojoba
Óleo de Jojoba

A jojoba é uma planta parecida com um arbusto e é nativa da América do Norte. O fruto dado pela jojoba é parecido com um feijão, esverdeado e oval e que, quando retirada a casca, apresenta sementes em seu interior.


A partir do grão da jojoba é possível extrair o óleo. A produção do óleo do grão de jojoba era apenas um interesse das tribos nativo americanas, sendo usado para tratar ferimentos e problemas na pele. Depois, devido aos seus diversos benefícios, seu uso tornou-se muito amplo, principalmente na indústria cosmética.

Os grãos são colhidos manualmente. As cascas são retiradas e as sementes são prensadas a frio para a extração do óleo vegetal, que também é conhecido como uma cera líquida. A prensagem a frio não interfere na composição do óleo, mantendo assim seus nutrientes.

Óleo de Jojoba

Composição do Óleo de Jojoba
O óleo de jojoba é composto por vitaminas A, B1, B2 e E, ácido mirístico, mas sua composição é quase que exclusivamente dada pela ceramida, presente em 96% do óleo. A ceramida é um tipo de lipídio encontrado naturalmente entre as escamas dos cabelos.

Além das propriedades emolientes e umectantes da ceramida, a vitamina E presente no óleo confere efeito antioxidante, e o ácido mirístico proporciona ação anti-inflamatória e protege de irritações.

Óleo de jojoba também é fonte de vitaminas do complexo B, como é o caso da vitamina B5. O nutriente, que também é conhecido pelo nome de ácido pantotênico, ajuda no tratamento de reações na pele causadas pela radioterapia, além de poder acelerar o processo de cura de cortes e feridas.

Óleo de Jojoba
Benefícios para a Pele
Excelente para hidratar a pele seca, a pele absorve o óleo rapidamente sem deixar pegajosa.
O óleo de jojoba, por ser composto de ésteres de cera, é muito semelhante ao sebo produzido pela pele humana, sendo facilmente absorvido e dificilmente provocará algum tipo de alergia. Ele tem a capacidade de regular a produção de sebo, equilibrando para que não haja um excesso ou pouca produção. Por esta razão, o óleo é muito aplicado nos cosméticos para tratar espinhas, controlar a oleosidade e também para hidratar peles secas.
Previne a aparência de linhas de expressão e ajuda na cicatrização da pele
Previne o envelhecimento precoce da pele
Efeito antimicrobiano, impede o desenvolvimento de infecções bacterianas e fúngicas na pele.
Óleo de Jojoba

Benefícios para os Cabelos
Entre os benefícios do óleo de jojoba ainda estão os de ajudar a reabastecer a hidratação dos cabelos, melhorar a estrutura dos fios, tratar o couro cabeludo seco e combater a caspa.


Ele também é apresentado como algo que pode auxiliar na suavidade e brilho dos cabelos, além de contribuir com a eliminação do frizz de maneira natural.

No couro cabeludo, resíduos de condicionador, cremes e outros produtos podem se acumular, e quando a limpeza não é feita adequadamente, as películas ficam juntas umas às outras na superfície, dificultando a troca de células e o sebo fica encravado, provocando o endurecimento dos folículos.

O fato é que o sebo encravado no couro cabeludo impede o crescimento dos fios. Relatos afirmam que o óleo de jojoba ajuda no crescimento dos cabelos. O que de fato acontece é que o óleo dissolve esses sebos desobstruindo e oxigenando o couro e, assim, poderá produzir novas células que farão com que o cabelo cresça.

Além disso, o óleo é lubrificante, umectante e emoliente que amacia e nutre os cabelos quebradiços e é ótimo no tratamento de caspas. Como umectante, pode ser usado antes da lavagem dos cabelos, puro ou misturado com cremes de hidratação. É bom contra caspas — para dissolução dos sebos, deve ser aplicado somente na sua forma pura, diretamente no couro cabeludo, massageando-o. Também pode ser usado como finalizador. Com apenas duas gotas de óleo aplicadas nas pontas dos cabelos, as pontas espigadas e o frizz são amenizados.

Óleo de Jojoba

Como Usar o Óleo de Jojoba nos Cabelos?
Age como Limpador
Antes de lavar os cabelos, pingue algumas gotas do óleo de jojoba em todo couro cabeludo. Massageie bem e deixe agir por 10 minutos. Lave os cabelos normalmente. O óleo ajuda a eliminar restos de sebo que ficam encapsulados nos folículos pilosos. Suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias ajudam a manter o couro cabeludo limpo e saudável.

Proporciona Brilho e Maciez
O óleo ajuda a repor e manter a umidade natural do cabelo saudável, devolvendo a ele a luminosidade e brilho. Ao lavar os cabelos, separe a quantidade de condicionador e coloque 3 gotas de óleo de jojoba. Misture e passe nos fios. Em seguida, enxágue.

Estimula o Crescimento
O uso habitual do óleo de jojoba o torna um excelente remédio natural que ajudará seu cabelo a crescer de forma mais saudável. O óleo de jojoba tem a capacidade de abrir os poros, eliminando os depósitos de sebo que não deixam que as novas células capilares se multipliquem normalmente. Separe uma colher de sopa de óleo de jojoba, acrescente 2 gotas de óleo essencial de alecrim e 1 gota de óleo essencial de cedro. Passe no couro cabeludo massageando bem. Deixe agir por 10 minutos. Em seguida, lave os cabelos normalmente.

Melhora a Aparência das Pontas Ressecadas
Antes de dormir, coloque umas gotinhas nas pontinhas e massageie levemente. Repita o procedimento diariamente até melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo, Não concordo, Importante,