X
https://x.com/GercinoGer
domingo, 19 de janeiro de 2025
A EXULTAÇÃO DA ESPERANÇA
A exultação da esperança é a demonstração de grande alegria e prazer, ou seja, o júbilo.
A esperança é uma força para os fiéis, que se baseia na ressurreição de Cristo. A exultação da esperança é mencionada na Bíblia, no livro de Hebreus, capítulo 3, versículo 6.
A passagem diz: "Cristo, porém, como Filho, é fiel em sua casa. Esta casa somos nós, se guardarmos firme a ousadia e a exultação da esperança". Aquele que nos fala hoje é superior a todos os anjos, porque é o próprio Deus. Deus está falando hoje por meio do seu filho Jesus Cristo. Todos os ensinamentos que nos deixou estão exarados em suas sagradas escrituras. As perguntas que seguem, no entanto, são: Quem está ouvindo a sua mensagem? Quem está investindo tempo em conhecê-lo? E quem está levando essa mensagem a sério?
Significado de Impio
Religião.......................................................................................................................................................................................
Significado de Impio .............................................................................................................................................
Revisão por Denise Alves Pedagoga, mestre em Literatura e formanda em Teologia .........................................................................................................................................
O que é Impio:
Na Bíblia a palavra "ímpio" refere-se a alguém que vive de maneira contrária aos mandamentos e à vontade de Deus. Este termo é sinônimo de incrédulo, descrente, néscio, injusto, tolo, corrupto, insensato, enfim, um pecador impenitente. A palavra ímpio descreve alguém que pratica a impiedade, que é moralmente corrupto, injusto e que rejeita e desrespeita a autoridade divina.
A impiedade é o estado ou qualidade de quem não tem piedade, isto é, alguém sem devoção, sem fé, e sem afeição por Deus e seus ensinos. A vida dos ímpios é caracterizada por ações e comportamentos considerados pecaminosos, em direta oposição à justiça e à santidade de Deus. De modo geral, o ímpio não respeita aos preceitos de Deus, e não se importa de violar as Suas Leis.
Características dos ímpios na Bíblia:
1. Rejeitam a Deus: Os ímpios não reconhecem Deus em suas vidas e frequentemente negam Sua existência ou relevância. Ex: "Diz o tolo no seu coração: “Não há Deus”. Eles se corromperam e cometeram injustiças detestáveis; não há ninguém que faça o bem. (Salmos 53:1)
2. Têm comportamento imoral: Os ímpios são frequentemente associados a comportamentos imorais, como mentira, roubo, adultério, arrogância, egoísmo, vingança, desonestidade, crueldade e outros atos de injustiça. Ex: "As maldades do ímpio o prendem; e as cordas do seu pecado o aprisionam. Por falta de disciplina morrerá; andará cambaleando por causa da sua grande insensatez." (Provérbios 5:22-23)
3. São orgulhosos e arrogantes: Os insensatos são frequentemente pretensiosos e arrogantes, confiando em sua própria sabedoria e força em vez de buscar a orientação de Deus. Ex: "Na sua arrogância, o ímpio persegue o pobre; que aquele, porém, seja apanhado em suas próprias tramas. O ímpio se gaba da sua própria cobiça, e o avarento amaldiçoa e insulta o SENHOR. Na sua presunção, o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos. (Salmos 10:2-4)
4. Praticam a injustiça e desonestidade: A Bíblia descreve os ímpios como aqueles que praticam a injustiça e o mal, oprimindo os justos e os pobres. São perversos nas suas decisões e escolhas. Ex. "O ímpio aceita às escondidas o suborno, para desviar o curso da justiça." (Provérbios 17:23)
5. Não têm temor de Deus: Eles não temem a Deus, o que significa que não respeitam Seus mandamentos nem se preocupam com o julgamento divino. Muitas dessas pessoas também blasfemam e falam mal de Deus. Ex: "Por que o ímpio insulta Deus, dizendo no seu íntimo: 'De nada me pedirás contas!'?" (Salmos 10:13)
As consequências para os ímpios
Na realidade, as atitudes e comportamentos errados trazem sempre as suas consequências. A Bíblia apresenta uma realidade clara e séria dos frutos da impiedade. Os ímpios terão que arcar com as consequências dos seus atos. Temporariamente, os ímpios podem experimentar conflitos, derrota, falta de paz, e injustiças na vida.
Espiritualmente, os ímpios estão separados de Deus e cegos para a verdade. Nesta condição, eles não conseguem desfrutar das bênçãos de Deus. Eternamente, enfrentarão o juízo final e a condenação ao inferno, perdendo a vida eterna. Apesar dessas duras advertências, todos os ímpios são chamados ao arrependimento e à busca pela justiça e obediência a Deus.
"Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte‑se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte‑se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão."
- Isaías 55:7
Concluindo, ser ímpio na Bíblia significa viver de maneira que é contrária à vontade de Deus, rejeitando Seus mandamentos e praticando a injustiça. A impiedade é condenada nas Escrituras, mas Deus chama todas as pessoas ao arrependimento para serem perdoados e viver uma vida justa e piedosa.
Assinar:
Postagens (Atom)