Fazer exercícios ajuda a reduzir os sintomas da TPM?
A resposta é, sem sombra de dúvida, sim! Atividades de intensidade moderada, quando praticadas continuamente, aliviam cólicas, fadiga e dores.
Exercícios físicos regulares podem contribuir para a diminuição de sintomas negativos típicos do ciclo menstrual — como cólica, dor nos seios, fadiga, alterações de humor e fome excessiva.
Isso acontece porque a atividade física mexe diretamente com regulação dos hormônios no corpo. E os benefícios de uma vida ativa se dão não somente pelos efeitos positivos para a respiração, coração e metabolismo: ocorre também melhora na liberação de hormônios e em neurotransmissores associados com o bem-estar e níveis de humor.
Dentre esses hormônios, a dopamina, relacionada ao controle do humor, a adrenalina, a serotonina, muito ligada à sensação de felicidade, e insulina, que gera saciedade ao cérebro. Se a vida ativa for associada a uma alimentação balanceada, então os resultados são melhores ainda. O equilíbrio com horas suficientes de descanso e boa hidratação é ainda mais eficaz.
Fazer exercícios ajuda a reduzir os sintomas da TPM?
TPM, Menstruação e Exercício
Mesmo com todos os hábitos saudáveis, porém, não é incomum ficar mais cansada, desanimada e com cólica durante algum período do seu ciclo menstrual: isso acontece com a maioria das mulheres nesse período. Tudo isso ocorre por dois hormônios sexuais femininos: o estrogênio e a progesterona, que são os controladores do nosso ciclo menstrual e variam suas concentrações no organismo durante o mês.
No início do ciclo (quando a mulher está menstruando), os níveis hormonais são baixos e o desempenho físico costuma ser pior. Após a ovulação, a concentração de progesterona é alta, mas a de estrogênio é baixa, ocasionando fadiga, irritabilidade, dores de cabeça, retenção de líquido e outros sintomas. O período pós-menstruação é aquele em que o estrogênio atinge seu pico, e constitui a época em que a gente costuma ter mais resistência e sentir mais ânimo.
Fazer exercícios ajuda a reduzir os sintomas da TPM?
Mas e as cólicas?
Quando a cólica menstrual ataca, muitas vezes a última vontade é de se mexer com exercícios. Mas saiba que exercitar, em especial, a região pélvica, proporciona alívio para as dores abdominais. Fortalecer o abdômen também é uma boa solução. O importante é fazer aquela atividade que te proporcione prazer. Fazer uma caminhada leve em um parque, por exemplo, pode ser o melhor para a ocasião.
Exercite-se para aliviar a tensão
Além de ser benéfico para saúde, a prática de exercícios físicos também ajuda a minimizar os efeitos da tensão pré-menstrual. Isso acontece, principalmente, porque a atividade física estimula a produção de endorfina – hormônio ligado à sensação de bem-estar. Praticar exercícios aumenta o metabolismo e a circulação sanguínea, além de diminuir a ansiedade. Ou seja, todo exercício físico ajuda a controlar a TPM, mas yoga e alongamento são particularmente indicados, já que atuam também no combate ao estresse.
Fazer exercícios ajuda a reduzir os sintomas da TPM?
Além de atividades físicas, aposte na alimentação equilibrada
Além da prática de exercícios físicos, a alimentação também pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Alguns nutrientes são especialmente necessários nesse período para combater efeitos indesejados. Procure alimentos com ação anti-inflamatória, que reduz as cólicas e a retenção de líquidos. Vitaminas e Minerais reduzem a compulsão por doces e melhoram o padrão de sono e o humor. Já o chocolate meio amargo libera endorfinas e auxilia no relaxamento.
Fonte: Beleza e Saúde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordo, Não concordo, Importante,