Meu Twitter

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Benefícios da Laranja


Benefícios da Laranja

Benefícios da Laranja
Dificilmente alguém não gosta dessa fruta suculenta, doce e um pouco azedinha. E, por ser uma fruta tão comum e fácil de encontrar, deveríamos aproveitar e consumir muito mais!

Propriedades da Laranja

Quanto mais se estuda a laranja, mais compostos fitonutrientes são encontrados. Estes fitonutrientes incluem flavanonas citrinos (tipos de flavonoides que incluem as moléculas de hesperitina e naringenina), antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos, e uma variedade de polifenóis. Quando estes fitonutrientes são colocados em combinação a vitamina C, as propriedades antioxidantes se reforçam ainda mais.

A laranja possui vitamina C. Porém, em apenas uma laranja a quantidade é muito pouca: para se obter uma quantidade razoável, o ideal é tomar um suco, assim as vitaminas ficam mais concentradas.

A laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo.

O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides que apresentam propriedades anti-inflamatórias, antitumor e inibem a formação de coágulos no sangue.

Benefícios da Laranja
Benefícios à Saúde

Controla a pressão sanguínea
Combate o colesterol
Melhora os problemas digestivos
Estimula as funções intestinais
Previne gripes e infecções
Reforça as defesas do organismo
Corrige a acidez excessiva do organismo
Estimula o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias
Bagaço da Laranja

É no bagaço da fruta que são encontrados a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo. Na boca, ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso.

Fonte de fibra

A laranja é rica em fibras, que pode melhorar os níveis elevados de colesterol, ajudando assim a prevenir a aterosclerose. A fibra também pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle e pode ser útil para reduzir a constipação desconfortável ou diarreia naqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável. A fibra também ajuda na digestão, na desintoxicação do organismo e na purificação do sangue.

Suco de Laranja

Benefícios da Laranja
O suco de laranja sempre foi visto pelas pessoas como saudável. Nos últimos anos, entretanto, ele foi demonizado por muitos adeptos de uma alimentação natural. Isso porque há uma grande quantidade de frutose que pode acarretar diabetes (já que é o açúcar de várias laranjas ingeridas de uma só vez).

No entanto, pesquisas fresquinhas mostram que isso não é verdade: aliás provou-se que o suco até ajuda no emagrecimento, além de ser rico em nutrientes. Então vamos ter o bom senso, não precisa parar de beber o suco: basta não exagerar.

O suco tem potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Possui também betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C que facilita a absorção do ferro (de alimentos como feijão). O consumo da vitamina C também faz bem à pele.

Para aproveitar o máximo dos nutrientes do suco, prepare no liquidificador ou em uma centrífuga (que aproveita o suco da fruta inteira). Se você espremer a laranja, alguns nutrientes podem não ser aproveitados por completo.

Dicas

Antes da caminhada tome um copo de suco de laranja: ele dá energia e hidrata o corpo.

Consuma a vitamina C junto com a vitamina E. Assim, os antioxidantes tornam-se mais potentes. Fontes de vitamina E incluem amêndoa, semente de girassol, pimentão e grão de bico.

Qual a melhor forma de consumir a laranja?

A melhor forma é consumir é a fruta in natura. Dessa forma, você consegue obter o suco rico em nutrientes e também as fibras. Porém, pode também tomar um copo do suco por dia, que só trará benefícios à sua saúde. Viva a laranja! 🙂

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo, Não concordo, Importante,