Meu Twitter

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Ervas Aromáticas Super Saudáveis


Ervas Aromáticas Super Saudáveis

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
Ervas aromáticas são deliciosas e podem potencializar o sabor de qualquer receita. São também perfeitas para chás. Além disso, são sensacionais para a saúde, cheias de antioxidantes, vitaminas e minerais.

Você pode comprar as mais diversas ervas prontas (frescas ou secas) ou, melhor ainda, cultivá-las em uma horta caseira. Essas ervas são perfeitas para ter em casa, confira!

Louro

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
Normalmente usamos o louro com as folhas secas, mas ele pode também ser usado in natura. Os principais nutrientes da folha de louro são potássio, fibras, hidrato de carbono, vitaminas B6 e C, magnésio e ácido fólico.

Possui propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, hepáticas, expectorantes e estimulantes. A folha de louro é uma excelente opção para quem sofre de problemas digestivos como gastrite, úlcera, gases e inflamações no fígado. Serve ainda para aliviar cólicas menstruais, pois regula o fluxo e o ciclo menstrual, dores de cabeça, reumatismo, infecções de ouvido e na pele.

Alecrim

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
O alecrim é riquíssimo em antioxidantes e estimula o sistema imunológico. Ajuda a melhorar doenças como anemia, resfriado, arritmia cardíaca, bronquite, diabetes, menstruação insuficiente e problemas circulares. O alecrim tem poderosas propriedades antibacterianas, especialmente contra H. pylori (bactéria que causa úlceras de estômago) e estafilococos.

O chá de alecrim, assim como o seu óleo essencial, reduz fortemente problemas capilares como caspa e queda de fios. Cuida também muito bem da saúde da pele, deixando-a mais viçosa e bonita.

Cebolinha

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
A erva mais comum em nossa cozinha. A cebolinha, é um ingrediente que pode ser usado em praticamente todos os tipos de pratos salgados. É rica em vitamina C e também contém carotenoides, as vitaminas A e B, cálcio e ferro.

É um estimulante de apetite, ajuda a digestão e tem propriedades antissépticas. O ideal é usá-la fresca para tirar proveito de todo seu sabor, mas também pode-se picar e congelar que suas propriedades ficarão intactas.

Coentro

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
O coentro é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger as células contra o estresse oxidativo (causado pelos radicais livres – principal causa do processo de envelhecimento).

Ele é muito conhecido por seu poder de desintoxicação de metais pesados. A erva faz uma “varredura” desses metais, sendo talvez a única com esse poder de remoção. Possui qualidades relaxantes musculares e pode agir como um sedativo leve. Acalma os nervos, ajudando a aliviar a ansiedade e reduzindo os efeitos nocivos do estresse.

Cominho

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
O cominho é um dos membros da família da salsinha, uma erva aromática com um sabor amargo e forte e um aroma “quente” (devido à grande quantidade de óleo). É usado como um diurético e para o tratamento de dor de estômago e flatulência. O cominho estimula a menstruação, e também pode ser adicionado para gargarejar no tratamento de laringite.

Essa iguaria é também indicada para fortalecer o cabelo e deixar a pele mais bonita. Isso se dá pela presença de vitamina E, fósforo e timol, que eliminam as toxinas e evitam surgimento de espinhas e furúnculos.

Erva-Cidreira

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
A erva-cidreira possui uma grande quantidades de nutrientes essenciais, que fornecem uma ampla gama de benefícios de saúde. É uma fonte de vitaminas essenciais: vitamina A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), vitamina C e folato. Possui minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro, que são necessários para o bom funcionamento do corpo humano.

É antiviral, antiespasmódico, antibiótico e anti-inflamatório. O chá da erva cidreira promove bem-estar e tranquilidade.

Hortelã

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
A hortelã é um excelente remédio natural para tratar diversas enfermidades. Tem ação antibacteriana, antisséptica, digestiva, anti-inflamatória, redutora de gases, antiviral, descongestionante e antioxidante. Possui ação benéfica no que se refere a eliminação de impurezas e problemas na pele.

A hortelã também ajuda a eliminar gases, uma vez que facilita o funcionamento do intestino. Melhora as dores musculares, nervosas, reumáticas e é capaz de aliviar dores de cabeça e enxaquecas. O chá e o óleo essencial são excelentes para estimular o crescimento dos cabelos.

Manjericão

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
O tempero indiano famoso no mundo todo é uma excelente fontes de nutrientes para o organismo. Tanto o chá como seu uso em pratos ajuda a diminuir flatulência.

O manjericão possui vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais como o cálcio, zinco, manganês, magnésio, ferro e potássio. É um excelente antibacteriano e auxilia ainda na saúde do coração. Por atuar como antioxidante, ajuda a controlar os níveis de colesterol e protege contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Orégano

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
O orégano é muito usado como tempero em nossa culinária. Tem propriedades medicinais poderosas que nem sempre são consideradas por quem o utiliza. O chá de orégano pode ser utilizado contra tosse, dor de cabeça e irritação; tem ação anti-inflamatória e antibactericida e reduz a glicemia em diabéticos.

O orégano possui vários compostos fenólicos, lipídios e ácidos graxos, flavonoides e antocianinas. O chá de orégano é bastante popular no combate a distúrbios gastrointestinais e na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue.

Poejo

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
O poejo, também conhecido no Brasil como “hortelãzinha”, é uma das espécies mais conhecidas do gênero menta. Devido às suas propriedades benéficas para o sistema digestivo, é utilizado para eliminar os gases e é bom para aliviar a digestão pesada.

O poejo serve para ajudar no tratamento de tosse, falta de apetite, digestão difícil, gases, cólicas intestinais, coriza, gripe, resfriado, catarro, bronquite, asma, vermes intestinais, febre, transtornos menstruais, crise nervosa e reumatismo. Possui propriedades de ação digestiva, estimulante, tônica estomacal e sudorífera.

Salsinha

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
A salsinha (ou salsa) também proporciona muitos benefícios à nossa saúde. Apresenta propriedades que podem purificar os órgãos vitais, é diurética, rica de vitaminas vitais para nossa saúde – C, B 12, K e A. Esta erva mantém o seu sistema imunológico resistente, fortifica os ossos e contribui para a saúde do sistema nervoso.

O uso diário da salsinha é um tônico para o coração, pela presença de folato. A salsinha também possuiu propriedades anti-inflamatórias, portanto seu uso continuo melhora as dores articulares. A salsinha é uma usina de clorofila: isso ajuda a frear o crescimento de bactérias ruins. Ela purifica os rins e fortalece o sistema imunológico.

Tomilho

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
Existem muitas variedades de tomilho mas somente poucas são usadas na culinária, caso do tomilho comum e do tomilho limão. É muito utilizado na medicina natural porque tem vários fitonutrientes, vitaminas e minerais saudáveis que ajudam a prevenir as doenças.

Tomilho é uma das fontes mais ricas de potássio, ferro, cálcio, manganês, magnésio e selênio. O potássio é essencial para o funcionamento e controle dos fluídos do corpo próprio; ajuda a manter a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Salvia

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
A sálvia favorece o trânsito intestinal e melhora a digestão. A ação diurética da sálvia evita a retenção de líquidos. O consumo frequente do chá de sálvia ainda limpa completamente as vias respiratórias, cura hemorroidas, melhora o fluxo de sangue na menstruação, trata cólicas e alivia os sintomas da menopausa. A sálvia é antioxidante, calmante e anti-inflamatória.

A sálvia serve também para facilitar o tratamento de aftas, bronquite, caspa, catarro, gengivite, reumatismo, vômito, tosse, diarreia, diabetes, indigestão e das ondas de calor comuns na menopausa.

Pimenta Malagueta

Ervas Aromáticas Super Saudáveis
Um ingrediente poderoso, com muitos usos. A pimenta malagueta é usada nas dietas para limpar e desintoxicar o organismo. Tem sido usada para uma variedade de problemas, incluindo azia, delírio, tremores, gota, paralisia, febre, dispepsia, flatulência, dor de garganta, dispepsia atônica, hemorroidas, menorragia em mulheres, náuseas, amigdalite, escarlatina e difteria.

A pimenta estimula o nosso sistema nervoso a liberar a adrenalina e noradrenalina, que atuam na diminuição do apetite. Ela também ativa a colecistoquinina, que está relacionada à saciedade.

Qual é a sua erva preferida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo, Não concordo, Importante,