Meu Twitter

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Benefícios do Mamão


Benefícios do Mamão

Benefícios do Mamão

O mamão é uma fruta muito nutritiva, que contém vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais como: ferro, cálcio e fósforo. Ele possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.

O mamão é fonte de carotenoides, como o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína. Carotenoides são complexos químicos e vitamínicos muito importantes na prevenção de doenças de retina, como degenerações de mácula e distrofias retinianas. Os carotenoides também atuam como coadjuvantes no tratamento de doenças relacionadas a essa parte do olho. A fruta também tem ação benéfica sobre os quadros de catarata e pode ajudar a prevenir e a cuidar da doença, evitando a progressão acelerada.

Mais Benefícios do Mamão

Benefícios do Mamão
Ajuda a regular o intestino, pois possui boa quantidade de fibras, que aumentam o peristaltismo (contrações), facilitando assim a evacuação.
Possui carotenoides que estão relacionados a funções antioxidantes ou ações biológicas, como fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras.
Rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), que auxiliam no sistema imunológico.
É rico em vitamina C, que acelera a cicatrização e possui propriedades antioxidantes, capazes de bloquear a formação de diversas substâncias causadoras de câncer. Aliás, possui mais vitamina C que a laranja e o limão.
Possui fósforo, que aumenta a resistência dos atletas, combate a fadiga e é um bom tônico geral.
Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão que funciona como facilitadora do processo digestivo de proteínas. Destaca-se ainda sua utilização industrial ou comercial, para o amaciamento de carnes.
Ótimo para pacientes com dificuldade de mastigação ou convalescentes por ter a polpa macia e fácil de mastigar e digerir.
Contém fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.
Contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo.
É diurético, emoliente, laxante e refrescante.
Bom depurativo do sangue.
Benefícios do Mamão para a Pele

Benefícios do Mamão
O mamão nutre a pele e não é comedogênico, sendo ótimo para hidratar a pele oleosa. A parte interna da casca do mamão também pode ser aproveitada e é ótima para tirar manchas da pele do rosto. Basta esfregá-la no rosto por alguns instantes insistindo nas regiões afetadas e lavar a seguir água fresca.

Que tal então fazer uma máscara de mamão para pele?

Ingredientes

Um pedaço de mamão (suficiente para cobrir o rosto)
Modo de preparo

Abra o mamão, retire as sementes e amasse a polpa com um garfo.
Já com a pele limpa, aplique a polpa do mamão, massageando até espalhar por todo rosto.
Deixe agir por 20 minutos.
Depois é só lavar o rosto com água fria.
Outras Dúvidas sobre o Mamão

Quanto e como consumir?

Não precisa ser muito: uma fatia pequena do mamão formosa ou uma metade do mamão papaya, diariamente, em qualquer horário do dia.

Para potencializar a ação é bom ingerir também o zinco, que está presente por exemplo na castanha do pará. As gorduras podem potencializar a ação dos carotenoides no organismo. Por isso, vale a pena ralar uma ou duas castanhas do Pará sobre o seu mamão, antes de consumí-lo. Além de comer o mamão in natura, pode-se usá-lo em sucos, vitaminas e shakes.

Posso consumir as sementes?

Sim, as sementes de mamão também possuem propriedades medicinais. Elas são muito boas no tratamento de vermes intestinais.

Existe diferença entre o mamão Papaya e o mamão Formosa?

Os benefícios e as propriedades são praticamente as mesmas. Porém, o mamão Formosa leva uma pequena vantagem por conter menor teor de açúcar e também menos agrotóxico.

E você, costuma incluir mamão no seu dia a dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo, Não concordo, Importante,