ACHAR QUE TUDO O QUE OUVIMOS É VERDADEIRO, QUE NUNCA HÁ SEGUNDA INTENÇÃO DO INTERLOCUTOR, É VIVER INGENUAMENTE, COM SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS PARA NOSSA VIDA.
VIGILÂNCIA TER COM RELAÇÃO A TUDO O QUE LEMOS, OUVIMOS E APRENDEMOS DE OUTROS SERES HUMANOS, PARA NÃO SERMOS ENGANADOS.
- NÓS PRECISAMOS ESTAR ATENTOS A DOIS ASPECTOS COM RELAÇÃO A TUDO O QUE OUVIMOS E LEMOS:
1- SE QUEM NOS FALA OU ESCREVE CONHECE A FUNDO O ASSUNTO, É ESPECIALISTA COMPROVADO, PESQUISOU ELE PRÓPRIO O TEMA, SABE DO QUE ESTÁ FALANDO OU É NO FUNDO UM IDIOTA QUE OUVIU FALAR E SIMPLESMENTE ESTÁ REPASSANDO O QUE LEU E OUVIU, SEM ACRESCENTAR ABSOLUTAMENTE NADA.
2- SE O AUTOR ESTÁ DELIBERADAMENTE MENTINDO.
AUMENTAR A NOSSA VIGILÂNCIA É UMA NECESSIDADE CADA VEZ MAIS PREMENTE NUM TEMPO QUE TODOS OS GURUS CHAMAM DE "ERA DA INFORMAÇÃO". DISCORDO PROFUNDAMENTE DESSES GURUS, ESTAMOS NA REALIDADE NA ERA DA DESINFORMAÇÃO, DE TANTO LIXO, QUE SÃO TRANSMITIDOS DIARIAMENTE POR BLOGS, CHATS, PODCASTS E INTERNET, SEM A MENOR VIGILÂNCIA EPISTÊMICA DE QUEM OS COLOCA NO AR. É MAIS UMA CONSEQUÊNCIA DESSA VISÃO NEOLIBERAL DE QUE TODOS TÊM LIBERDADE DE EXPRESSAR UMA OPINIÃO, COMO SE OPINIÕES NÃO PRECISASSEM DE RIGOR CIENTÍFICO E EPISTEMOLÓGICO ANTES DE SEREM EMITIDAS.
INFELIZMENTE NOSSAS UNIVERSIDADES NÃO ENSINAM EPISTEMOLOGIA, AQUELA PARTE DA FILOSOFIA QUE NOS PROPÕE INDAGAR O QUE É REAL, O QUE DÁ PARA SER MENSURADO OU NÃO, E ASSIM POR DIANTE. NINGUÉM NOS ENSINA NEM NOS AJUDA A SEPARAR O JOIO DO TRIGO. FOI POR ISSO QUE AS "ELITES" INTELECTUAIS DA FRANÇA, ITÁLIA E INGLATERRA NO SÉCULO XIV CRIARAM AS VÁRIAS UNIVERSIDADES COM CATEDRÁTICOS ESCOLHIDOS CRITERIOSAMENTE, JUSTAMENTE PARA SERVIR DE FILTROS E PROTEGER SUAS CULTURAS DE CRENDICES, RELIGIÕES OPORTUNISTAS E ESPERTOS PREGANDO MENTIRAS.
- HOJE, ESSA ELITE NÃO É MAIS LIDA, PRESTIGIADA, ESCOLHIDA, ENTREVISTADA NEM OUVIDA EM PRIMEIRO LUGAR. PELO CONTRÁRIO, ESTÁ LENTAMENTE DESAPARECENDO, COM SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS!
STEPHEN KANITZ É ADMINISTRADOR. www.kanitz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordo, Não concordo, Importante,