Balaão
Leitura Bíblica: Números 22.1-7
Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6.24).
Balaão tornou-se conhecido pela curiosa conversa com a jumenta. Talvez você saiba apenas isto sobre ele, mas sua história traz importantes lições.
Ele não pertencia ao povo de Deus, mas o Senhor se revelou a ele. Quando Balaque, rei de Moabe, soube que os israelitas destruíram outros povos e se aproximavam de suas fronteiras, chamou Balaão para amaldiçoá-los. Este pareceu disposto a obedecer ao que Deus lhe dissesse e avisou o rei que nem se recebesse seu palácio cheio de ouro e prata como recompensa faria algo diferente do que o Senhor orientasse.
Deus disse com bastante clareza que ele não deveria acompanhar os moabitas. Porém, mesmo com esta ordem, recebeu-os em casa pela segunda vez e continuou insistindo com o Senhor. Lendo os capítulos 23 e 24, vemos que Balaão não amaldiçoou os israelitas. Só que, mais tarde, numa guerra entre Israel e Midiã, ele foi morto (Nm 31.8). O que aconteceu para que o Senhor permitisse que este homem recebesse o mesmo destino dos inimigos de Israel?
Há um episódio que quase passa despercebido: apesar de não ter amaldiçoado Israel, Balaão ensinou a Balaque como destruí-lo: os moabitas e midianitas convidariam os israelitas para uma festa religiosa em homenagem a seu deus, que envolvia idolatria e imoralidade sexual. Com isso, atraíram a ira do Senhor, que feriu seu povo com uma praga que causou milhares de mortes (Nm 31.16).
Frente a duas escolhas (obedecer a Deus ou receber riquezas), Balaão quis dar um jeitinho. No caso dele, como resultado de sua ganância, foi punido com a morte. Talvez você também esteja dividido entre obedecer às ordens de Deus e obter algum tipo de lucro com outros procedimentos. Não aja como Balaão! Confie que o Senhor suprirá todas as suas necessidades e mantenha-se obediente ao que ele disser. – BB
A obediência a Deus proporciona uma paz que dinheiro nenhum consegue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordo, Não concordo, Importante,